sábado, 8 de agosto de 2020

Sentido real das coisas

Devemos atentar ao sentido real das coisas:

Ontem, na leitura do texto de abertura do culto em Lagos, pensei no sentido desta declaração de Davi: "Despertai, saltério e harpa; quero acordar a alva" (Salmos 108:2). Em minha opinião, se os revisores - ao atualizarem os intérpretes originais, entenderam ser melhor grafar este texto lógico: "eu mesmo despertarei ao romper da alva"; então, retiraram do texto sua poesia.

Na verdade, o salmista pretendia era alegorizar o seu desejo de se antecipar à própria alva - dando a ideia de quer acorda-la com seu louvor ao Senhor; ordenando saltério e harpa que despertassem para o louvor. Em suma, Davi pretendia liberar o som do louvor na madrugada, disposto à tirar a alva de seu estado adormecido. É assim que todos nós devemos louvar e adorar!

Na Bíblia é frequente o uso de figuras comparativas e alegóricas que pretendem transmitir um ensino que ultrapassa o senso imaginário lógico. Creio ser esta uma das razões que levou Jesus a advertir que precisamos ter olhos de ver e ouvidos de ouvir. "Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver." (Isaías 42:18). Precisamos ter olhos e ouvidos espirituais.

Amém! "Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens." (Salmos 108:1-4). Aleluia! Em minha juventude, esta canção edificou muita gente: https://youtu.be/CmtII4EF89E

Cordialmente;
Bispo Calegari

8 comentários:

Compartilhar