segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Amor essência de Deus

O amor torna feliz quem o possui:

Ontem em nossa igreja, tomando por base 1 Coríntios 13, preguei sobre o amor. Afirmei que seu não tiver amor, serei apenas barulho. Pois sem amor, minha fé de nada vale; e sem amor, minhas virtudes não terão proveito algum (1 Cor 13:1-3). Penso que em meu viver - antes de qualquer outra coisa, preciso dar preferência ao amor.

Neste texto, aprendi que o amor - sendo sofredor e benigno, não é invejoso, soberbo, leviano, ganancioso. Então, se eu tiver amor, serei alguém decente, paciente, justo, e verdadeiro; pois o amor não é irritante ou desconfiado. Quem ama crê, espera, suporta (1 Cor 3:4-8). Enfim, o verdadeiro amor nunca falha e jamais acaba.

A Palavra de Deus resume, no assunto aqui proposto, a beleza e a nobreza do amor. E define o seu valor supremo declarando que "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:13). Pois, o amor é a essência do próprio Deus sendo ele causa e efeito da redenção humana.

O amor é lindo: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1 Coríntios 13:1-8). O amor é sem fim! https://youtu.be/ZwzKT14tKKo 

cordialmente;
Bispo Calegari

5 comentários:

  1. A prova que temos Deus em nossas vidas é termos amor. Deus é Amor.
    Pr. José Roberto Galvão

    ResponderExcluir
  2. É verdade precisamos aplicar a beleza e a nobreza desse amor. Que Deus nos ajude a conservar está essência. Um abraço Sr.Bispo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Sou uma aprendiz, a cada dia decido Praticar o Amor principalmente nos Atos de Justiça.
    Choro muitas vezes sentindo a dor do próximo...

    ResponderExcluir

Compartilhar