domingo, 9 de agosto de 2020

Quando o amor esfriar

Dias atrás (manhã aqui em Portugal e madrugada lá no Brasil) pensei nesta advertência divina ao pastor da igreja em Éfeso: "Tenho porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor" (Apoc 2:4). Então, vemos que deixar o primeiro amor é uma atitude antiga. Mas a proliferação de casos de abandono do primeiro amor nos remete à este texto do sermão profético de Jesus: "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." (Mat 24:12). E neste triste quadro, o pior é vermos certos crentes - na igreja e fora dela, cujo testemunho cristão parece indicar que deixaram o seu primeiro amor. E isto é um risco à vida!

Segundo a Palavra, o esfriamento do amor se assenta sobre a multiplicação da iniquidade. Na verdade, iniquidade é como um vírus que se propaga contagiando todo aquele que o toca ou que é por ele tocado. Segundo a Bíblia, "o pecado é a vergonha das nações." (Prov 14:34). O pecado - ao mesmo tempo que é envergonha os povos, tira a vergonha do indivíduo. E ainda pior é vermos tanta gente que - além de ter perdido a vergonha de pecar, ainda se vangloria de seu pecado. É triste ver muitos chegarem ao cúmulo de apresentar como benção de Deus (?) a nova amante, fruto de seu relacionamento extra conjugal.

Sempre penso nesta advertência do Senhor, feita ao pastor da igreja em Éfeso: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Apo 2:2-5). Advertência que ainda está em vigor!

Voltar ao primeiro amor pode resolver quase tudo na vida:
https://youtu.be/-WJVX_m1ofM

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar