sexta-feira, 14 de abril de 2023

O amor original


Des'que me entendo por crente, tenho ouvido falar sobre o primeiro amor (sobre quem o pratica e quem dele se afasta). E as canções sobre ele... São lindas! Então, logo procurei conhecer melhor sua fonte e origem... E assim, em meu imaginário, vislumbrei a face de Jesus refletindo o primeiro amor. Sim! Porque Jesus é - há um só tempo, nascedouro e vertedouro do amor original. E quem dele se aproxima, sente o coração aquecer com suas chamas; ao passo que aquele que dele se afasta - ainda que conserve traços de vida com Deus, vai se apagando aos poucos, até deixar de luzir o brilho que só este amor pode produzir.

O primeiro amor não faz parte de uma suposta escala numérica, como eu pensava (segundo, terceiro, etc). Pois, aquilo que está implícito em Apocalipse 2:1-5 é o conceito de amor original e demais amores que dele derivam; ou seja: Amor à família, amor aos amigos, amor aos inimigos... Em suma, amor ao próximo. Portanto, para que haja o amor estendido aos outros, precisamos amar a Deus sobre todas as coisas, que é o primeiro amor (Mat 22:37); e amar ao próximo como a nós mesmo (Mat 22:37). Pois, "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso" (1 João 4:20). Enfim... Amar é preciso!

Assim falou o Senhor ao anjo da igreja de Éfeso: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:1-5). E esta solene advertência é extensível aos cristãos de todas as gerações.

Meu Jesus amado! Como precisamos desta proximidade:
https://youtu.be/w8qr2dbZSb0

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar