sexta-feira, 7 de abril de 2023

Males no mundo


Quando eu estava fazendo o meu mestrado em teologia, recebi como tarefa, explicar o mal que Deus criou, tomando como base o seguinte texto do Livro de Isaías: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas" (Isa 45.7). Minha primeira impressão foi que seria uma tarefa simples; mas logo percebi que não era tão fácil como pensei.

Então, tentando entender o texto, logo percebi que existem estes dois tipos básicos de mal: O mal natural e o mal moral. Este último (o mal moral) é promovido pelos poderes do inferno, sendo lamaçal de todo pecado, e tem no ser humano seu principal vetor. Ou melhor dizendo: A humanidade é - em um só tempo, sua propagadora e sua vítima; e sofrerá as graves consequências deste mal.

Já o mal natural é resposta da natureza que se torna em punição ao mal moral, por ser (salvo exceções) um dos instrumentos do juízo de Deus. Enfim, quando este mal responde como agente do juízo divino, seja sobre comunidades e nações que aos olhos de Deus se tornaram irrecuperáveis, suas consequências podem ser catastróficas e eternas. Sodoma, Gomorra e Pompéia foram assim extintas!

O mundo sofre com vulcões, tsunamis, trovões, relâmpagos. E a Bíblia diz que no fim dos dias haverá "um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra". E com este tão grande terremoto, "a grande cidade" vai se dividir "em três partes, e as cidades das nações" vão caír e Deus lhes dará "o cálice do vinho da indignação da sua ira." (Ap 16:17-19). Meu Jesus amado! https://youtu.be/nsYcRlvHtQU

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

  1. Glórias a Deus! Concordo com a sua colocação, afinal, Deus está no controle de tudo que ele formou, ou seja, só ele o único, sabe o que faz. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, caro amigo e irmão. Só Deus para nos valer.

    ResponderExcluir

Compartilhar