segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Santo avivamento


Tenho dito que - seja qual for o motivo ou circunstância, orar é sempre melhor. Hoje mesmo, ao orar, pensei nos avivamentos bíblicos (nos dias de Débora, de Samuel, de Davi, de Salomão, de Josias, de Esdras); até chegar ao avivamento iniciado pelo próprio Jesus, nos dias apostólicos. Desde então, vemos os avivamentos - na Itália, na Alemanha, na Suíça, na Morávia, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Brasil (só para citar alguns). Acredito haver um avivamento em curso no universo cristão, cujos efeitos são visíveis em dois segmentos definidos na parábola das "Dez virgens" (Mateus 25:1-13): Cinco loucas e cinco prudentes.

Vivemos dias de provocação (várias organizações injuriam e difamam a fé cristã), à qual não devemos dar resposta. E à eles, se seguem os dias de mobilização (movimentos mundiais aplaudem os ataques contra os cristãos); até chegarmos aos dias de confrontação (guerra declarada contra Israel e contra a Igreja). Dias sobre os quais, o próprio Jesus advertiu que "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" (Mateus 24.22). Penso não estarmos longe dos dias referidos por Jesus. Portanto, este é um tempo oportuno para buscarmos a Deus!

Esta parábola retrata o estado da Igreja - dos dias primitivos aos dias atuais:

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25:1-13)

Quanto à nós, nosso procedimento vai indicar o grupo do qual fazemos parte.

Aleluia! O nosso Deus é o nosso Castelo forte:
https://youtu.be/0yq9_vgwXfY

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar