terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Manjedoura e cruz


Quando o nosso sono é interrompido por algum desconforto além do físico, devemos nos levantar e orar (isto hoje aconteceu comigo e penso acontecer com todas as pessoas). Me derramei em lágrimas - desde o meu ajoelhar perante o Senhor, até ao meu levantar do lugar de oração). Algumas vezes, nem sabemos identificar a razão. Mas, sei que me prostrei com sentimento de contrição e me ergui com sentimento de gratidão. Meu Deus... Como entender isto? Em tais situações, me vem ao espírito a este texto: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tes 5:18). Glória a Deus!

E por falar em sentimentos inexplicáveis, tento entender o sentimento humano, durante o natal; a conclusão é que não é tão simples assim. Então, me reporto ao momento histórico e profético em as histórias têm seu início. Belém, lugar de alegria aos que esperavam a redenção de Israel; e Jerusalém, lugar de dor que resultou em salvação para os que estavam perdidos no vale da sombra da morte. Isaías profetiza os dois momentos: Seu nascimento (capítulo 9:1-7) e sua morte (cap 53:1-7). E Jesus diz para que veio (Lucas 19:10). Enfim, na saga da Igreja cristã, manjedoura e cruz são figuras que se entrelaçam.

Eterna glória ao Deus eterno!

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:8-14)

Anjos e homens o anunciem!

"Aleluia", de Handel (da obra clássica "O Messias"):
https://youtu.be/79M0P74d6ZA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar