domingo, 1 de dezembro de 2019

Boa convivência


Sinto tristeza, quando percebo alguns que não conseguem viver em paz com seu próximo. Na verdade, os que assim procedem não se dão conta do que perdem por não conseguirem conviver respeitosamente com sua família e seus amigos (e tantos vivem assim). Mas, para vivermos uma vida abençoada na terra; precisamos viver bem - com Deus, com a família, e com os amigos. E para que isto seja possível, precisamos cumprir as obrigações e respeitar os limites que permeiam as relações humanas. As vezes perdemos pessoas que amamos, por não entendermos nossos limites e deveres.

Família e amigos são tesouros que precisamos amar e preservar. Então, devemos poupá-los de nosso mau humor e dos desgastes produzidos por convivência próxima; pois se não soubermos conter nosso temperamento irascível; nossos queridos vão aos poucos se afastando de nós. Devemos poupar o nosso próximo do nosso destempero; pois família e amigos são dádivas de Deus que devem ser cultivadas e preservadas. Enfim... Precisamos alivia-los de nossas cargas. Algumas vezes, a medida do respeito à uma boa amizade chega ao limite do razoável e do suportável, sem que percebamos.

Este é um maravilhoso é este ensino bíblico: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:29-32). Este ensino, se praticado, pode aproximar de nós parentes e amigos.

Nossa comunhão e amizade, custou a vida de Jesus:
https://youtu.be/zb7rNY5TjW4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar