segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Palavras lançadas


Todos nós, mesmo os mais consagrados crentes, temos dificuldade para conter as palavras. É comum, em um momento de desabafo, dizermos qualquer coisa que nos venha à mente, sem medirmos a rudeza de algumas palavras e expressões. Na verdade, em certas ocasiões, é difícil conter os sentimentos e as emoções; fato que depois nos obriga a pedir perdão e desculpas - prejuízo menor de quem diz o que não deve e que nem sempre consegue por fim à dor e revolta de um coração ferido. Desde criança ouço dizer que palavras lançadas ao vento não podem ser recolhidas. Portanto, precisamos comedir as palavras.

E por falar em palavras impróprias ditas em momento de forte tensão emocional, aprendi que até mesmo no ambiente familiar - lugar em que nos sentimos mais à vontade, alguns palavreados e expressões devem ser evitados. Até porque o ambiente familiar deve ser exemplar, para a formação das famílias nascidas de nossos filhos. Enfim... Cônjuges e filhos devem entender que é bem melhor trocar gentilezas e orações, do que viver trocando ofensas. E os internautas precisam ter cuidado com o que postam! Pois, certas palavras lançadas na rede, podem causar profundas dores, duras reações, e danos irreparáveis.

A mente insensata profere palavras insensatas; e as palavras insensatas aumentam a insensatez: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente." (1 Cor 15:33-38). A mente sábia fala palavras sábias.

Precisamos abolir as más palavras e as más conversações:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar