terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Ano que passa


O tempo passou... E a contagem regressiva já vai se finalizando, rumo a virada do ano. 2019. Dentro de horas, se ouvirá o espocar do fogos e o folguedo da humanidade. E ao longo deste ano que vai terminando (enquanto o tempo foi passando), tantas tragédias mundiais ocorreram (algumas ainda estão em curso e provavelmente atravessarão a fronteira que divide 2019 e 2020). Que Deus nos dê a graça de viver um tempo de paz e sossego, em meio as incertezas. E que se confirme entre nós, a bendita esperança de que dias bem melhores virão.

Vivemos um tempo de proliferação de doenças graves, conjugado com a descoberta de vacinas e medicamentos capazes de as debelar. Um tempo em que os homens exibem nas mãos - orar uma arma de guerra, ora uma bandeira de paz. E até mesmo as previsões se dividem - entre otimistas e pessimistas. Todavia, o povo de Deus tem como conhecer o que a Bíblia diz sobre este nosso tempo (existe nas Escrituras, um quadro escatológico bastante preciso); para que as tribos (israelitas e cristãs) não sejam pegas de surpresa, no desenrolar profético.

Que todo o povo de Deus possa dizer como Samuel: Ebenézer!

"Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais."
(Lucas 12:35-40)

Que todos os filhos de Deus possam dizer como João: Maranata! 

Bendito Galileu! Jesus, nosso amado salvador:
https://youtu.be/9lITXS-Iz3M

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Palavras lançadas


Todos nós, mesmo os mais consagrados crentes, temos dificuldade para conter as palavras. É comum, em um momento de desabafo, dizermos qualquer coisa que nos venha à mente, sem medirmos a rudeza de algumas palavras e expressões. Na verdade, em certas ocasiões, é difícil conter os sentimentos e as emoções; fato que depois nos obriga a pedir perdão e desculpas - prejuízo menor de quem diz o que não deve e que nem sempre consegue por fim à dor e revolta de um coração ferido. Desde criança ouço dizer que palavras lançadas ao vento não podem ser recolhidas. Portanto, precisamos comedir as palavras.

E por falar em palavras impróprias ditas em momento de forte tensão emocional, aprendi que até mesmo no ambiente familiar - lugar em que nos sentimos mais à vontade, alguns palavreados e expressões devem ser evitados. Até porque o ambiente familiar deve ser exemplar, para a formação das famílias nascidas de nossos filhos. Enfim... Cônjuges e filhos devem entender que é bem melhor trocar gentilezas e orações, do que viver trocando ofensas. E os internautas precisam ter cuidado com o que postam! Pois, certas palavras lançadas na rede, podem causar profundas dores, duras reações, e danos irreparáveis.

A mente insensata profere palavras insensatas; e as palavras insensatas aumentam a insensatez: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente." (1 Cor 15:33-38). A mente sábia fala palavras sábias.

Precisamos abolir as más palavras e as más conversações:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de dezembro de 2019

O tempo passa


Meu Deus amado! Hoje é o último domingo do ano de 2019 (como o tempo passa). E já encerradas as celebrações do natal; eis-me aqui, em tua presença, no lugar de oração. Por tua Palavra, sou ensinado que não sei orar como convém (Romanos 8:26); e daí vem a necessidade de pedir ao Senhor (como seus discípulos fizeram) que me ensine a orar (Lucas 11:1)! Meu desejo é orar melhor, louvar melhor, servir melhor; mas não tenho conseguido. E mesmo assim, tenho conforto, segurança, e paz em tua presença. Que bem me faz saber que sou teu filho, adotado por ti, através de Jesus (Efésios 1:5). Assim, tenho mil razões para viver eternamente feliz!

Meu Pai amado! Ainda em tempo aprendi que teu filho é todo aquele que adotas, mediante o novo nascimento; e que teu servo é aquele que nomeias. Aleluia! Portanto, em minha condição de filho e de servo do Deus vivo, eu me sinto no dever de exercer com temor e honra - tanto a minha filiação como o meu chamado; pois sei que o dia chegará, do inevitável acerto de contas com o Senhor. Obrigado meu Senhor; por poder desfrutar da graça imersa em teu amor que fez de mim um salvo, servo, redimido, e renascido. Enfim... Te agradeço pela fé que uma vez nos foi dada (Judas 1:3); e por entender verdades que, pelo Espírito, se pode conhecer.

A Bíblia diz que: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." (1 Cor 2:9-12). Obrigado Deus, por ser teu filho.

Aleluia! Temos mil razões. Louvado seja Deus!
https://youtu.be/fTtvs1RJwzc

Cordialmente;
Bispo Calegaria

sábado, 28 de dezembro de 2019

As duas realidades


Em nossa jornada, no caminho da vida, precisamos ter sempre consciência de nossa necessidade de Deus e certeza da fidelidade de Deus para conosco. Pois, se entendermos e conjugarmos estas duas realidades; então saberemos que, para cada dor ou problema, Deus terá sempre uma resposta apropriada. Portanto, se a dor sofrida não for por um divino fim, Deus enviará alívio imediato. E se o problema nos afligir, Deus entrará com solução. Entretanto, é preciso saber que a resposta de Deus é sempre responsiva, provocada no lugar de oração. Ou seja: Se buscarmos a Deus, as coisas mudarão. E disto tenho plena certeza!

Devemos ter na mente que a oração de Moisés abriu o mar vermelho, a oração de Elias fez cair fogo do céu, e a oração de Daniel fechou a boca dos leões. Portanto, a providência divina é acionada pela oração fervente contrita. Todavia, nosso grande problema é a nossa tendência para queixa (alguns se queixam de quase tudo, até mesmo de certas bençãos). Mas, se atentarmos bem, logo veremos que o queixume - além de não trazer solução alguma, pode prolongar o nosso sofrimento. Enfim, bom e misericordioso é nosso Deus - sempre pronto a nos perdoar e nos proteger; pois é fiel e amoroso. Disto posso testemunhar!

Este texto é o final da oração de Habacuque, registrada neste capítulo: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)." (Hab 3:17-19). Obrigado, meu Senhor; por teu fiel cuidado para conosco.

Ebenézer! Até aqui a mão do Senhor me sustentou:
https://youtu.be/ioo28MqeuC8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Sua obra prima


A Escritura Sagrada assim resume a criação do ser humano: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27). Ao criar o homem, Deus o criou perfeito e o envolveu em manto de inocência. E à obra prima de Sua criação, Deus concedeu belos dons e talentos; os quais podem ser expandidos e até aprimorados, ou então, atrofiados e desperdiçados - dependendo do rumo que cada ser criado der à sua própria vida. Mas... O nosso Deus nos criou perfeitos.

Segundo o relato da Queda, nas Escrituras, houve tentação no jardim; onde o espírito de engano e sedução se fantasiou de serpente e atraiu a atenção da ingênua Eva. Então Eva, cedendo aos argumentos da razão e seguindo os ditames da emoção; logo se entregou àquela voz até então desconhecida; porém, contrária às advertências e ensinos de Seu sábio criador. E assim, este terrível ato desnorteou o seu marido e devastou a terra. Enfim... O Deus que nos criou perfeitos, enviou Jesus para nos buscar e salvar.

Este testemunho de Isaías foi replicado por Mateus: "Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Isaías 9:1-2). E nele consta que Jesus veio restaurar o ser humano caído e desgraça.

Senhor! Meus dons e talentos são pra te servir:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Concerto Nº 3, de Mozart, lindamente executado:
https://youtu.be/kwBmpt98clg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O melhor presente


Ontem (Natal) foi um dia propício para nos levantarmos mais tarde. Porém, nestes últimos dias, tenho me levantado bem mais cedo para orar (e ontem não foi diferente). Segundo meu entender isto nunca é casualidade. Clamei, chorei, intercedi, cantei... Penso que orar é excelente antídoto que previne contras as ofensas sofridas e o cotidiano violento e decadente em que este mundo vive. Ou seja: Creio que não devemos nos abater ante o mal crescente; nem nos iludir com o lado deslumbrante do mundo. Enfim, não devemos contar com intervalo para descanso, neste terrível combate contra as hostes infernais.

Por melhores que sejam os presentes, recebidos e oferecidos no natal; eles nunca serão melhores que o Presente em forma humana que nos foi dado por Deus. Jesus! Bem maior e melhor que qualquer coisa que o mundo possa me tirar ou me oferecer. Assim, na posse deste tesouro eterno, vou seguir com fé - escalando altas montanhas ou remando contra a maré. Logo, seja qual for o problema ou aflição, não devo me assustar ou desanimar! Pois tenho a presença de Deus comigo, na pessoa do Espírito Santo. Enfim... A graça que tenho e os bens que busco, compensam qualquer sacrifício ou sofrimento.

No reino dos homens, é preciso ganhar para... Ganhar:

"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos."
(Filipenses 3:7-11)

Mas, no reino de Deus, é preciso perder para... Ganhar.

"Sou feliz com Jesus!" (Coral e orquestra ABDA):
https://youtu.be/_y-WEnlloe8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Natal de Jesus


Sempre me pego à surpreender-me, diante da rapidez com que o tempo passa! Faz tão pouco tempo, celebrávamos o natal em nossa casa em Petrópolis; e hoje, o estaremos celebrando aqui em Lagos, cidade onde residimos. Que bênção é ter motivos para o comemorar (e eu tenho, muitos)! Sinto um misto de alegria e tristeza. Alegria por ter nossa filha, genro, alguns netos, sobrinhos e nossa cunhada conosco; e tristeza, por ter os nossos filhos, noras e alguns netos tão distantes de nós... Saudades. Porém, pretendo celebrar em plenitude a importância e significado deste dia; pois ele indica que Jesus nasceu em Belém!

Me preocupa ver alguns cristãos discutirem se o dia 25 é ou não o real. Uns declaram ter descoberto o "dia exato" (algo tão impreciso quanto o dia que negam). Outros, minimizam a importância do dia, alegando não saberem se é o dia certo. Meu Deus! Será que não percebem que a importância da celebração não está no acerto do calendário; e sim, no real significado do nascimento do Messias! E que discutir se é ou não é será como discutir com quem casou Caim... Tanta discussão sem o menor proveito para o real enriquecimento espiritual. Enfim, louvemos ao Senhor neste Natal de Luz! O Natal de Jesus!

Que privilégio desses humildes pastores! Foram as primeiras testemunhas deste glorioso evento:

"E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito."
(Lucas 2:15-20)

Que unção receberam! Pois o seu testemunho maravilhava e edificava a todos os que os ouviam.

Ó noite santa! Nela celebramos o Natal de Jesus:
https://youtu.be/zakCo7uWV3w

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Manjedoura e cruz


Quando o nosso sono é interrompido por algum desconforto além do físico, devemos nos levantar e orar (isto hoje aconteceu comigo e penso acontecer com todas as pessoas). Me derramei em lágrimas - desde o meu ajoelhar perante o Senhor, até ao meu levantar do lugar de oração). Algumas vezes, nem sabemos identificar a razão. Mas, sei que me prostrei com sentimento de contrição e me ergui com sentimento de gratidão. Meu Deus... Como entender isto? Em tais situações, me vem ao espírito a este texto: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tes 5:18). Glória a Deus!

E por falar em sentimentos inexplicáveis, tento entender o sentimento humano, durante o natal; a conclusão é que não é tão simples assim. Então, me reporto ao momento histórico e profético em as histórias têm seu início. Belém, lugar de alegria aos que esperavam a redenção de Israel; e Jerusalém, lugar de dor que resultou em salvação para os que estavam perdidos no vale da sombra da morte. Isaías profetiza os dois momentos: Seu nascimento (capítulo 9:1-7) e sua morte (cap 53:1-7). E Jesus diz para que veio (Lucas 19:10). Enfim, na saga da Igreja cristã, manjedoura e cruz são figuras que se entrelaçam.

Eterna glória ao Deus eterno!

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:8-14)

Anjos e homens o anunciem!

"Aleluia", de Handel (da obra clássica "O Messias"):
https://youtu.be/79M0P74d6ZA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Viagem ao céu


Vou usar uma figura simples, para resumir a vida neste mundo: Vejo este planeta como um tipo de nave mãe - cheia de gente que segue na viagem que se inicia com o seu nascimento e termina com sua morte. Dela saem duas naves com destino oposto, para os mais diversos gostos e desejos: Uma nave vai para o céu; e segue roteiro nobre - com curso voltado para ocupações e diversões sadias, de acordo com a vontade do Deus criador, e com alvo traçado: O céu de luz onde está Jesus. A outra nave, seu destino final é o inferno; e ela alterna lapsos de prazer de péssimo gosto com lapsos de medo e incerteza.

Na viagem para a eternidade, todos fazem suas escolhas. Alguns preferem seguir no caminho largo - tentando levar consigo, aqueles que conseguem seduzir. Os tais tentam ocultar seu desespero com as diversas máscaras que disfarçam sua dor - vivendo à procura de prazer desregrado, de vícios, e de vãs filosofias); sem a menor ideia de que esta é uma nave sem futuro; cujo destino é o pior possível, pois seu alvo é o inferno que insistem em afirmar que não existe. E os que optam pelo céu pleno de graça e luz, seguem firmes à Jesus, o Caminho da Vida; pois seu guia é o "Amigo do Noivo": Espírito Santo.

Caminho de Luz:

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vô-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas."
(Filipenses 3:13-21)

Caminho eterno.

Glória a Deus! Eu vou seguir com fé em Jesus:
https://youtu.be/TnTMayKHhOY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de dezembro de 2019

Sempre que eu oro


Sempre que oramos trazemos perante o Senhor, as declarações e as indagações presentes na vida de um crente ligado às coisas de Deus. Tomando o profeta Daniel como exemplo, quase podemos ouvir sua fervorosa oração, cheia de declarações e indagações... Meu Deus! São tantas declarações de fé e de amor ao Senhor, intercaladas com indagações comuns ao crente. Tais como: "Por que?", "até quando?", "quando será?", "como será?" Enfim... Perguntas, para a maioria das quais não haverá resposta imediata; pois a respostas às mesmas virão somente com o passar do tempo - como um teste à nossa paciência.

Nesta manhã, ao me apresentar perante o Senhor; trouxe comigo declarações e indagações (marcadas por intercessão), sob o manto de adoração e louvor ao Deus criador. "Será que haverá um avivamento mundial antes da vinda de Jesus?" Orei por ele. "Terão os crentes gerados nestes dias nebulosos, o coração ligado ao céu?" Intercedi por eles. "Estará a maioria desses crentes - embalados por propostas de um mundo favorável aos seus sonhos; ciente daquilo que está por vir, ainda em nossa geração?" Não sei. Todavia... Louvei a Deus por poder abraçar verdades proféticas que muitos crentes parecem ignorar.

Este é o desfecho da última oração, com registro, de Daniel:

"Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias."
(Daniel 12:8-13)

Esta oração pode dar uma ideia daquilo que pretendi dizer.

Tu és fiel Senhor! Eu sei que sempre és fiel à mim:
https://youtu.be/inZOZLHsKAw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 21 de dezembro de 2019

A vida humana


No mundo dos homens - independentemente dos dons e habilidades naturais - dentre os diversos perfis humanos existentes, as pessoas são responsáveis pelas decisões que tomam, quando adotam um estilo para viver; ou seja: O seu "modus vivendi" e o seu "modus operandi". Entretanto, por mais diferenças de estilo vida que possamos ver neste mundo - seja vida alegre ou melancólica, indolente ou cuidadosa, cosmopolita ou bucólica; ao final, a humanidade se dividirá em dois grupos básicos (e em função deles, as escolhas são feitas e as decisões tomadas): A vida com Deus e a vida sem Deus.

Na verdade, a vida humana - por mais comedida ou exagerada que ela seja, sempre colherá os frutos produzidos pelas escolhas que fizer. Então, por mais venturosa que seja uma vida bem vivida - seja à beira-mar ou no topo de imponente montanha. Seja em um oásis no deserto ou em uma ilha paradisíaca na imensidão do oceano, enfim... O lugar que escolhemos viver, não é tão importante como imaginamos. O importante é verificar se ela está sendo vivida sobre a melhor base que existe: Sobre o fundamento da Palavra de Deus. Pois, o melhor viver nesta vida é a vida que vivemos com Jesus!

Este é o fundamento da vida: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." (Mateus 7:24-27). A vida com Deus.

A vida só é bem vivida, quando a vivemos com Deus:
https://youtu.be/Pjcrp4g0GvU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Benção e maldição


O crente que ora, tem o seu entendimento e o seu discernimento ampliado. E deste modo, a Palavra de Deus se torna mais clara ao seu coração. Jesus disse que o Pai faz "que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mateus 5.45). E esta declaração demonstra que mesmo os piores pecadores desfrutam das bençãos derramadas pelo Senhor. Todavia, penso existir crente a viver intercalando vida cristã formal com vida profana informal. Ou seja: É possível alguém passar boa parte de sua existência alternando bênção e maldição; sem ao menos pensar no triste fim que isto pode trazer.

Dou graças a Deus, por Jesus me ter tirado do charco em que eu vivia (Salmo 40:2). Desde então, tenho podido viver e andar em Sua presença. A Palavra de Deus diz que os que decidiram viver segundo o propósito de Deus, sofrerão lutas e provações. E ela me faz saber que a vida neste mundo é de curta duração e que a vida futura será bem melhor. Na verdade, os prazeres deste mundo podem significar sofrer eternamente. Enfim... Entendo que sendo a vida tão breve, vale a pena trazer no corpo as marcas do sacrifício de Jesus; pois ao fim de tudo, os que sofrem por amor a Jesus, viverão felizes para sempre.

Este salmo oferece um testemunho de plena confiança no cuidado de Deus: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira." (Salmos 40:1-4). E os que acreditam na eficácia da graça, viverão eternamente com o Senhor.

Aleluia! Vida com Jesus é vida realizada e feliz:
https://youtu.be/mXsQAyUkM0M

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Vejo as pessoas


Dias atrás, ao lembrar as muitas viagens que Maria Délia & eu já fizemos, logo pensei - que em cada ônibus, barco, ou avião em que viajávamos, tínhamos à nossa volta a síntese de toda a humanidade... Almas, vidas, espíritos. Aprendi com a Bíblia que uma alma vale mais que o mundo inteiro (Mateus 16:26). Também aprendi com o Talmude que aquele que salva uma vida, está salvando o mundo inteiro. Tenho chegado à seguinte conclusão: Quando um grupo, pequeno ou grande, se reúne (com suas opiniões, medos e conflitos); ali está o núcleo da humanidade inteira.

Vejo pessoas vivendo, como se tudo girasse em torno de si mesmas (seus desejos, seus gostos, suas ideias); e a melhor palavra para explicar este modo de ver e de viver a vida é "egoísmo". Isto me faz entender que o conhecimento da Palavra de Deus e a adoção de seus ensinos tem inestimável valor. E o texto "tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." (Mateus 7.12) indica que meus direitos e deveres se cruzam com direitos e deveres de toda humanidade. E sua quebra é a causa de todo mal existente no mundo.

Este é Jesus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:16-19). Salvador do mundo.

Jesus! Único capaz de salvar a humanidade caída:
https://youtu.be/qMAU31A9UGA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Tantos enganados


Dentre as sensações que o momento de oração traz, está o peso daqueles que se desviam do caminho do Senhor. Na grande maioria dos casos, vemos como causa a troca de valores. São muitos que trocam os bons amigos por más companhias; e os que trocam alegria do Senhor por alegria mundana. E o que dizer, dos que trocam a amor de Deus pelo amor ao mundo? E há os que trocam o culto cristão por baladas, discotecas, batidões... E ainda pior é ver e ouvir aqueles que pensam ter ambas as coisas (amor de Deus e amor do mundo). Meu Senhor! São tantos os enganados.

Não vai longe o tempo em que um desviado - quando confrontado por um servo de Deus, assumia seu desvio e buscava auxílio para se reerguer. Hoje em dia, até ameaçam processar os que questionam sua conduta retrógrada. Infelizmente, nos dias de hoje, a grande maioria das pregações que se ouvem já não é mais sobre vida de renúncia, dedicada com Deus; e sim, vida de sucesso, abençoada por Deus - Sem perceberem que vida abençoada é expressão que vai muito além dos benefícios terrenos que alguém consiga usufruir neste mundo passageiro. Misericórdia!

Este texto precisa ser levado em consideração:

"E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."
(Apocalipse 3:14-19)

Pois ele pode ajudar na restauração do desviado.

Volte para o Senhor Jesus! Ele ainda te espera:
https://youtu.be/CCY6eOApmfM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Vida sem rumo


Penso que a vida de todos nós intercala riso de alegria com gemido de dor; pois nisto se resume a vida do ser humano neste mundo. Todavia, consigo ver neste quadro, o modo de viver de um crente em Jesus - encontrando força em meio à fraqueza e alegria em meio ao sofrimento. A Bíblia diz que o cristão é odiado por este mundo. Portanto, quando vemos um crente de braços dados com o mundo, isto talvez não seja só amor ao mundo; mas também, danosa cumplicidade com os seus gostos e preferências.

A canção postada abaixo diz sobre Deus: "Tu és o mesmo pra sempre; o teu amor não muda." Ela me faz lembrar que o amor de Deus sinaliza ao pecador que existe esperança para quem crê em Jesus. Somos Suas criaturas; porém, Deus nos deseja ter como filhos. Mas, isto só se torna possível, quando - em Cristo, nascemos de novo; pois o Senhor Jesus, "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" (João 1:12). Obrigado meu Jesus, por teu amor!

A Palavra de Deus assim nos adverte: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:15-17). Infelizmente, vemos muitos crentes no Senhor Jesus andando na direção inversa à esta advertência.

Meu Senhor Jesus! Aleluia! O teu amor não falha:
https://youtu.be/1qM7450-q-w

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Santo avivamento


Tenho dito que - seja qual for o motivo ou circunstância, orar é sempre melhor. Hoje mesmo, ao orar, pensei nos avivamentos bíblicos (nos dias de Débora, de Samuel, de Davi, de Salomão, de Josias, de Esdras); até chegar ao avivamento iniciado pelo próprio Jesus, nos dias apostólicos. Desde então, vemos os avivamentos - na Itália, na Alemanha, na Suíça, na Morávia, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Brasil (só para citar alguns). Acredito haver um avivamento em curso no universo cristão, cujos efeitos são visíveis em dois segmentos definidos na parábola das "Dez virgens" (Mateus 25:1-13): Cinco loucas e cinco prudentes.

Vivemos dias de provocação (várias organizações injuriam e difamam a fé cristã), à qual não devemos dar resposta. E à eles, se seguem os dias de mobilização (movimentos mundiais aplaudem os ataques contra os cristãos); até chegarmos aos dias de confrontação (guerra declarada contra Israel e contra a Igreja). Dias sobre os quais, o próprio Jesus advertiu que "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" (Mateus 24.22). Penso não estarmos longe dos dias referidos por Jesus. Portanto, este é um tempo oportuno para buscarmos a Deus!

Esta parábola retrata o estado da Igreja - dos dias primitivos aos dias atuais:

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25:1-13)

Quanto à nós, nosso procedimento vai indicar o grupo do qual fazemos parte.

Aleluia! O nosso Deus é o nosso Castelo forte:
https://youtu.be/0yq9_vgwXfY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de dezembro de 2019

Profetas do fim


Nós, Igreja do Senhor, necessitamos de um avivamento; pois os dias se sucedem muito rapidamente, abreviando a segunda vinda de Jesus. Mas, enquanto este dia não chega, vemos a maldade aumentar, a insegurança assustar, a libertinagem solta, e a angústia estampada na vida de muitos - sob as mais diversas formas (medo, vício, depressão, loucura). E em meio à anarquia crescente, boas instituições se enfraquecem, governos se desmoralizam, famílias se desfazem... Até as igrejas cristãs estão sob ameaça. Dizer mais o que? Creio que o fim se abrevia; mas... Parece que nem mesmo alguns segmentos da Igreja se apercebem disto.

Eu me julgo otimista e motivador por natureza - sempre motivando os enfraquecidos e encorajando os amedrontados. Por estas e por outras razões, digo que não me vejo como um daqueles profetas do fim. Por outro lado, não consigo manter silêncio ante esta situação que vivemos; especialmente conhecendo a Bíblia como conheço. Como posso dizer que tudo está bem, se tudo está tão mal? Não mesmo! Pois vejo certos pastores brutalizarem ovelhas, certos profetas se venderem, e certos cristãos profanarem o Templo do Senhor... Todavia, o que posso dizer é que haverá paz para os que, apesar das trevas, vivem em Cristo e permanecem fieis.

Este e outros textos da Bíblia, nos advertem quanto à este tempo: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5). Estas são palavras duras! Porém, confirmadas pelo que nós temos visto.

Ó Espírito Santo, Fogo divino! Vem arder em nós:
https://youtu.be/G-1NLAAiQR0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de dezembro de 2019

Nobres sentimentos


Em dias como os que vivemos, orar e viver na presença de Deus é essencial! Nossas lutas são diárias e nem sempre sabemos como as enfrentar. Algumas vezes, até as vencemos; mas, sem saber o que fazer depois.... Meu Senhor! Como precisamos estar em tua presença. Foi diante de ti que o sábio rei Salomão aprendeu a dividir uma criança sem a ferir - desvendando a mãe farsante e devolvendo o filho vivo à sua verdadeira mãe. Ó meu Jesus! Como é importante aprendermos contigo a tomar decisões que não coloquem em risco a vida de terceiros. Só tu para nos ensinar!

Gosto muito de cantar a canção "Ensina-me" (perdi a conta, das vezes que a cantei). Na verdade, precisamos da doutrina do Senhor, para vivermos uma vida com significado e propósito. Como esta canção fala ao meu coração! Pois a nossa vida deve ser repleta de amor, em contraposição ao ódio; e de perdão, em contraposição ao rancor. Na verdade, todo amor e perdão professado, sem que a fonte dos mesmos seja o Senhor, nada mais é do que intensão vazia. Pois somente em Jesus, somos capazes de adquirir e conservar tão nobres sentimentos em nosso coração.

Este texto está sempre em minha lembrança:

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
(Mateus 11:25-30)

Creio não haver melhor meio de aprendizado.

Ensina-me Senhor Jesus, a viver segundo teu propósito:
https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Música que costumo ouvir neste arranjo coral e orquestra:
https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

Falar a Palavra


Na vida, somos (ou nos tornamos) aquilo que falamos. Assim, palavras mansas demonstram doçura e queixumes demonstram amargura; a maledicência demonstra inveja e reclamações demonstram ingratidão. Então, como diz a Bíblia: Na vida humana, "da abundância do seu coração fala a boca." (Lucas 6:45). Como é bom dizer e viver o que a Bíblia diz! E logo ao cair da noite falar: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Salmos 4:8). E na manhã de um novo dia, poder dizer: "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Salmos 3:5). Aleluia!

O cristão renascido e renovado, deve dizer o que a Bíblia ensina e viver o que a Bíblia diz! Portanto, precisamos externar nossa fé e segurança no Senhor dizendo como Davi: "eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus." (Salmos 40:17). Nas provas, exaltar a Deus como fez Maria: "minha alma engrandece ao Senhor," (Lucas 1:46). Em meio às lutas da vida, falar como Paulo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13). Enfim, dizer como João: "Amém. Ora vem, Senhor Jesus." (Apocalipse 22:20). Glória a Deus!

Estas são orientações da Palavra:

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós"
(Efésios 4:25-31).

E assim o filho de Deus deve viver!

Se vivermos e falarmos por fé, vai dar tudo certo:
https://youtu.be/Ym2HNPrqk_c

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Jesus é a nossa Paz


Precisamos orar um pouco mais, para podermos discernir melhor este tempo. Pois, estamos a viver dias difíceis, complexos, marcados por contradição... Cujas janelas estão abertas para os quadros proféticos do Apocalipse. A Bíblia declara que "quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão" (I Tes 5.3). Não me engano ao dizer que este é o tempo. Pois, enquanto os lobos falam de paz fazendo a guerra; os cordeiros sentem o clima de guerra desejando a paz. Um dia, todos hão de saber que a verdadeira paz só pode ser obtida em Jesus, o Príncipe da Paz!

Nesta manhã mesmo, prostrado em oração, agradeci ao Senhor por poder discernir este tempo. Devemos dar graças a Deus; quando, pelo Espírito, podemos entender o real significado da "boa parte" escolhida por Maria (Lucas 10:42); a qual, nada mais é do que se prostrar aos pés de Jesus e acatar seus ensinos. Pois a boa parte não é escolher melhores empregos, melhores amigos, melhores igrejas... A melhor parte é estar na presença de Deus! Sei que existem muitos que são favoráveis à Jesus; Mas, isto não é a mesma coisa que estar aos pés de Cristo. Temos o exemplo da irmã de Maria: A dedicada Marta se dispôs a servir à Jesus; Mas... Foi Maria que escolheu estar aos seus pés.

Jesus é a verdadeira paz: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:23-27). Portanto, paz verdadeira, somente em Cristo Jesus!

Somente em Jesus, temos a garantia de paz verdadeira:
https://youtu.be/mXsQAyUkM0M

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Espelho da alma


A obra que Jesus fez em mim, tornou o meu viver venturoso e desafiador. Glória a Deus! As vezes, o meu sentimento de gratidão dá a sensação que vai explodir em meu peito. Nessas ocasiões me pergunto: "Como o crente pode ser tão queixoso e murmurante? Se a graça de Deus por nós vai muito além de qualquer mérito! Creio que o sofrimento humano é menor que a maldade de seu pecado. E aos que à Deus questionam: "por que nascem crianças doentes, deformadas?" ou "por que existem pestes e tragédias?"... Eu advirto que tais perguntas deveriam, antes, ser feitas diante do espelho da própria alma.

Que Deus é amoroso e misericordioso eu nem precisaria dizer... Seu amor é mais vasto que o universo e mais profundo que o oceano. Só tentar imaginar é missão impossível! Pois viver com Jesus faz toda a diferença - entre a morte e a vida, entre o bem e o mal, entre a vitória e o fracasso! Segundo a Bíblia, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37). Jamais conseguirei entender ou explicar em detalhe a graça que me faz cantar, o perdão que me faz perdoar e o amor que me faz amar até os inimigos. Enfim, nós os crentes somos felizes em Jesus e as vezes nem nos damos conta.

Devemos procurar viver a nossa vida "Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (Colossenses 1:12-16). Glória à Jesus eternamente!

Jesus é a nossa alegria e nossa Rocha eterna:
https://youtu.be/c3HceHUIGsE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Ter mente de Cristo


Estive orando à Deus nesta manhã... Louvado seja Deus! Faz um bem tremendo, adorar ao Senhor no lugar de oração; pois ali, a graça se intensifica e apura o discernimento. Glória a Deus! Ao orarmos com coração sincero, a nossa mente se volta para verdades espirituais que podem mudar e redirecionar nossa vida. E nelas, a adoração e o louvor se destacam como bases sustentáveis, para o exercício de nossa devoção e o cumprimento de nossa missão neste mundo. Como entendermos com a mente carnal, verdades presentes no abstrato? Daí, ser necessário mergulharmos na oração e na Palavra.

Em oração, meu espírito analisa revelações sutis e penso na canção "Consagração". Medito no sentimento manifesto, logo no início da canção: "Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou; de gratos louvores transborda o meu coração..." Amém! E considero a atitude dos discípulos - quando impedidos de pousar em aldeia samaritana, por estarem indo para Jerusalém (os discípulos queriam que Jesus os autorizasse à aplicar uma dura punição àqueles samaritanos); ao que Jesus "repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois." (Lucas 9.55). Na verdade, não nos conhecemos muito bem.

Assim nos falou o Senhor Jesus: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar." (João 16:12-15). É o Espírito Santo que nos capacita a entender tudo aquilo que é necessário (até sobre nós mesmos) ao nos dar a mente de Cristo.

A vida cristã deve marcada por consagração:
https://youtu.be/dpx6GN2pQXU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Em meu relicário


Nesta vida, não são poucas as vezes que nos sentimos como que perdidos... como que presos em um labirinto, sem saber que direção seguir - onde cada caminho que escolhemos seguir, parece nos levar à um beco sem saída. Em minha vida, sempre que me sinto assim - sem escolhas fáceis e opções válidas, logo eu me volto para Aquele que é "o Caminho, a Verdade, e a Vida" (João 14:6). Aí, me dou conta de que - estando em Cristo, nunca estou só e perdido. Jesus amorosamente diz aos que estão nele: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9). Assim, Ele é a nossa Entrada para um novo mundo, cheio de graça e bondade; e a nossa Saída para uma vida totalmente nova cheia de desafios e oportunidades.

Em minha vida cristã, tenho percebido que as canções de louvor que costumamos cantar, dizem tudo que precisamos dizer (e ouvir); mesmo dizendo tão pouco. A grande maioria das canções de louvor à Deus, foram compostas em momentos difíceis (ou fáceis), como testemunho do amor e do cuidado de Deus por nós. Eu mesmo - em meu relicário de canções, guardo inúmeras delas (dos mais diversos estilos) que muito me ajudaram (e continuam ajudando). E em momentos de alegria ou de tristeza, sempre recorro à elas. Que benção é poder entoar ao Senhor um cântico de louvor (novo ou antigo) que traduz a nossa fé e esperança. Venho fazendo isto desde sempre! E, enquanto vida eu tiver, não pretendo silenciar o meu cantar. Pois Deus é fiel e cumpridor de promessas.

A Bíblia diz: Este é o Caminho: "Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam. Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá. Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Isaías 30:18-21). Jesus é o Caminho para a Vida!

Benção purinha! Deus fará um caminho pra você:
https://youtu.be/WBjhxLUcS70

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de dezembro de 2019

Caminho do Senhor


Manhã desafiadora... Em meu lugar de refúgio, em jejum e oração, cheguei clamando pelo sangue de Jesus. Meu Deus! Que socorro nós temos em Ti! Logo pensei no povo de Israel, tão ferido, empobrecido e aprisionado no Egito. Mas era questão de tempo... Mal sabiam os egípcios que o anjo do Senhor passaria por sua terra e o juízo divino ia ferir de morte cada família. Porém - ao Seu povo, Deus deu uma estratégia: Sangue puro e protetor marcando e guardando portas e janelas das casas tementes. Aleluia!

Nas portas e janelas israelitas, temos uma alegoria perfeita da plena justificação e proteção que nos vem pelo sangue de Jesus. Glória a Deus! Na cruz, de seu corpo crucificado, o sangue escorreu - até não restar uma gota sequer... Sangue derramado, para nossa expiação e salvação eterna. Que bênção! Obrigado, amado Pai celeste, pelo sangue derramado de teu santo Filho Jesus que se entregou por nós! Pois seu puro e precioso sangue tem poder para nos limpar de todo pecado e nos proteger de todo mal.

Eis alguns testemunhos bíblico do valor do sangue:

Disse o Senhor: "E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito." (Êxodo 12:12-13). E muitos séculos depois, a alegoria se materializou: "Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." (Hebreus 13:11-12). Enfim: "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:7). Os ardis de satã são terríveis; mas... Os salvos por Jesus "o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:11). Amém.

Louvado seja Deus pelo precioso nome de Jesus!

Louvado seja Deus! No sangue de Jesus há poder:
https://youtu.be/vt3CaeqctL0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de dezembro de 2019

Provas e aflições


Na medida em que o tempo foi passando, fui aprendendo e me convencendo que não devo me deixar abater - a ponto de ser vencido; ou mesmo de olhar para trás; ou mesmo de lamentar - como se o meu sofrimento fosse maior que o sofrimento dos outros; ou como se a minha dor fosse a pior dor desta vida. Na verdade, por maiores que sejam nossas dores e necessidades; sempre haverá gente que sofre tanto como nós (as vezes, até mais). Segundo a Palavra de Deus, todos os crentes passam por provas parecidas, ainda que por diferentes razões; sem que isto os possa vencer, se estiverem firmados em Jesus.

Não me envergonho de dizer que - em minha vida, houve um tempo em que murmurei contra situações e pessoas (como se elas fossem causa dos meus problemas) murmurando até de coisas que não entendia; sem entender que todas aquelas dores e sensações ruíns, nada mais eram que meios usados por Deus para corrigir e tratar minha vida e meu ministério. Na verdade, em tais ocasiões, Deus me alertou para o fato de que fui chamado para servir e não para ser servido. Enfim, crentes em Jesus devem ser adoradores, não murmuradores. Sou grato ao Senhor por entender que a murmuração enfraquece o gozo da salvação.

A Bíblia diz:

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça."
(1 Pedro 5:6-10)

Amém Jesus.

Deus! Sempre pronto a nos socorrer e nos ajudar:
https://youtu.be/s74NutG8K5c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Tendência de julgar


Sempre que eu oro, não tenho como não pensar na fragilidade humana. A Palavra de Deus diz que Ele vê loucura nos homens e até nos anjos (Jó 4:18). A própria Bíblia denuncia homens santos que - movidos por atitude passional - cometeram erros irreparáveis. E esta oração de Davi expõe nosso demérito: "Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." (Salmo 130:3-4). Somos frágeis e incapazes. Porém, o divino perdão, liberado por Jesus, pode absolver dos atos pecaminosos e palavras impensadas os que se rendem contritos aos pés do Senhor.

Na verdade, todos temos a tendência de julgar pela aparência. E assim, corremos o risco de condenar alguém que Deus perdoou e justificou - esquecendo que nossa missão é anunciar a graça salvadora ao pecador, por mais delituosos que sejam seus pecados. Enfim, as boas novas do perdão devem ser direcionadas - tanto ao crente vencido pelo pecado; como ao pecador inveterado. Como é bom saber que em Jesus Cristo não há pecador que não possa ser salvo, nem pecado que não possa ser perdoado. Como é bom crer que, em Cristo, o caminho de volta ao Pai pode ser trilhado pelo crente remido por Jesus.

A Bíblia diz: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:6-9). Isto devemos fazer.

Por seu amor Jesus nos salva, perdoa, e liberta do pecado:
https://youtu.be/8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Boas lembranças


Como faz bem acordar com boas lembranças! Pois elas melhoram os sentimentos; uma vez que nosso coração se sente confortado e renovado com as lembranças que sempre nos edificaram. Como faz bem ocupar a nossa mente com coisas edificantes! Lembranças que sabermos serem verdadeiras e que nos inspiram a perpetuar nos bastidores da memória, bens e pessoas que nos edificam. Mas, infelizmente, alguns preferem manter em sua memória, lembranças magoantes que nenhum bem faz à quem as possui.

Na vida, são tantas as vezes que nos sentimos abatidos por dores morais que doem mais que dores físicas... Aliás, das dores físicas nos esquecemos mais depressa. Em minha vida, sempre que me senti assim, lembrei que o Senhor é meu refúgio e meu descanso em meios às lutas. Tantas vezes, me senti enfraquecido, prestes a cair - sob o fogo intenso da tentação e afrontado pelo ardil de satanás. Mas Deus, em seu amor por mim, me guardou em segurança dirigindo meus passos à uma posição bem mais segura.

Deus nos ouve: "Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma. Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou." (Salmos 116:1-6). Aleluia!

Que benção! Deus é meu refúgio e fortaleza. Louvado seja o seu nome!
https://youtu.be/HWVuBlxj0Fg?list=RDby8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Aliança fortalecida


Em oração, devemos expor diante de Deus, a insegurança e o medo que aflige à todos nós. Nossas preocupações - mesmo sendo infundadas, precisam ser levadas e deixadas em nosso lugar de oração. A família - sendo a parte mais importante da vida de todos nós, deve ser sustentada e resguardada em oração; bem como os nossos amigos e os nossos valores. Também devemos orar por nosso trabalho; pois nele, granjeamos o nosso sustento. Ah... E precisamos também buscar em Deus, forças para perdoar quem nos trai; pois só o perdão pode libertar da angústia que decepção sempre impõe.

Aprendi que é mais fácil amar inimigos do que perdoar amigos. Pois a traição de um amigo, além de abalar nossas estruturas espirituais, pode nos provocar mágoa crônica. Trabalhando com casais em crise, tenho visto a devastação que a infidelidade conjugal pode causar. Nela, os amantes não se incomodam em dividir a cama com os cônjuge de ambos. Pois esta terrível relação não se baseia em aliança sagrada; mas sim, em uma cumplicidade ilícita nutrida por paixão doentia. Enfim... Os cônjuges e os amigos têm entre si uma aliança exclusiva; que, quando quebrada, é como se nosso mundo caísse.

A Palavra de Deus registra um dos episódios mais tristes, na saga dos patriarcas; que foi a terrível traição dos irmãos de José. As Escrituras sagradas relatam que "os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa." (Atos 7:8-10). José sofreu prisão, açoites, abandono e injustiças diversas. Porém, isto não o impediu de se manter fiel à Deus e à tradição de seus pais. Que benção! Deus o libertou e fez dele governador do Egito.

Traição produz dor tão cruel que só o perdão alivia:
https://youtu.be/zx7QrUOScXw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Vazio existencial

Ainda falando sobre a pequenez humana, declaro que minha pequenez não me aflige; pois sei que ela é como um casulo, menor que o homem interior que nela habita; casulo este, cada dia mais apertado por conter este ser eterno que não para de crescer: O meu "eu" verdadeiro que é imagem e traz as marcas de seu Criador. Assim, não me confundo com minha frágil aparência; pois sei que sou maior do que pareço ser. Mas... Não tão grande como Satã tenta me convencer que sou; ou como, ingenuamente, alguns admiradores pensam que sou. Pois sou barro convertido em gente, elevado à posição de filho de Deus!

Na verdade, no outro extremo da mania de grandeza gerada pela vaidade humana, está a falta de autoestima de muitos, que não se dão o menor valor - mesmo sabendo que são filhos de Deus; ou no mínimo, suas criaturas. Enquanto sigo admirando a beleza da criação, multicor e multiforme; vejo gente (até mesmo bons, mas desorientados cristãos) olhar com pessimismo a vida (como se o seu real valor fosse o que lhe damos ou o modo como a vemos) e se tornar seu próprio carrasco, buscando na morte fuga para sua dor e fracasso... Cruel engano! Pois, só em Jesus é que nos livramos do vazio existencial.

O nosso corpo, assim como nossa alma e espírito, pertence ao Senhor:

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1 Coríntios 3:11-17). "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
(1 Coríntios 6:19)

Portanto, somente o Senhor tem o direito de lhe pôr fim à sua existência.

Aleluia! Grande é Jeová! Faz tão bem ouvir esta linda canção que enaltece o nosso Deus:
https://www.facebook.com/coraleorquestraabda/videos/469576213577689/

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

As nossas lágrimas


Em dias tão confusos, como os que vivemos, precisamos continuar em oração - buscando em Deus entender os sentimentos de fragilidade e impotência que nos rodeiam e tentam nos invadir. Na verdade, não somos por nós mesmos capazes de entender a fraqueza que as vezes sentimos. O que não podemos é permitir que ela se imponha sobre o propósito de Deus para a nossa vida. Portanto, não podemos deixar que ela fragilize nosso interior; pois, nas profundezas do nosso espírito reside a nossa força.

Precisamos nos vestir com esta certeza: Não há mal que o Senhor não possa curar e problemas que ele não possa resolver. E como oração nunca é demais, devemos orar sempre. Se as lágrimas brotarem, não devemos impedi-las; pois é delas a missão de lubrificar nossos olhos, regar nosso rosto, e aliviar nossa alma aflita. Então, elas precisam escorrer pela nossa face seguindo em direção à "taça de ouro" que as levará à presença de Deus. Enfim... Não devo impedi-las de seguirem o seu glorioso destino.

Pensemos nisto:

"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." (Salmos 139:1-4). "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." 
Salmos 139:23,24)

Busquemos isto!

Prostrado ao pé da cruz, clamo o sangue de Jesus:
https://youtu.be/eXsrUykIpIQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar