segunda-feira, 4 de março de 2024

Dor do fracasso


Estive orando... Meu Jesus! A vida intercala vitórias e fracassos... Adão, naquele jardim; Sansão, naquele quarto; Davi, naquele o terraço; Elias, naquela caverna; Jonas, naquele porão; Pedro, naquele pátio... A lista, longe de estar completa, é interminável. Todavia, bem pior que esta lista é a lista dos fracassados... Nem dá para elaborar. Nela, estão os que fracassaram sem o menor sinal de arrependimento, remetidos ao fim dos inconversos. Se eu fosse tentar compor, iniciaria, talvez, com Caim; ou com Saul... Talvez, com Judas. Pois, citar quem se perdeu eternamente não é tarefa fácil. Melhor mesmo é pensar nos que se reergueram.

Na verdade, seja qual for a situação - seja fracasso familiar, fracasso profissional, fracasso moral, fracasso espiritual; importa saber que o Senhor está sempre pronto a receber aquele que tendo fracassado, se ergueu de sua queda e voltou aos braços do Pai (o filho pródigo é um exemplo clássico). Este caminho de volta é bem mais difícil... Melhor é não fracassar! Porém, Jesus acolheu Pedro que o havia negado. Mas, o maior entrave à recuperação é o orgulho de se reconhecer fracassado e a tendência de lançar sobre os mais próximos (cônjuges, igrejas, irmãos, amigos) a culpa pelos fracassos pessoais. O melhor mesmo é reconhecer e se arrepender.

A Bíblia diz que o filho pródigo "levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado" (Lucas 15:20-24). Enfim, mesmo sendo grande fracasso, sempre haverá o Pai a espera.

Na vida cristã, em tempo de guerra ou paz, sempre lutar:
https://youtu.be/AuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar