domingo, 31 de março de 2024

O saber e crer


Que prazer eu sinto por saber e crer... Jesus Ressuscitou! Louvado seja o Messias redivivo! Jesus deu sua vida na cruz, e a tomou de volta (Jo 10:17), por todos nós pecadores (1 Jo 3:16), para que pudéssemos ser salvos pela graça (Ef 2:8). Meu Senhor! E ainda tem gente que não crê! Que mortal tristeza! Pois "Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho" (1 Jo 5:9). Maravilha!

Todo cristão sabe (se não sabe, deveria saber) que crer em Jesus é essencial à vida. Os antigos patriarcas e profetas sabiam e criam nesta verdade. Crer em Jesus é essencial ao novo nascimento. Pois, assim como a fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11:1), o novo nascimento é essencial para ver o reino de Deus (Jo 3:3). Amém.

Os judeus celebravam a páscoa uma vez por ano, tendo o cordeiro no centro da mesa. Mas, nós cristãos precisamos celebrar a páscoa todos os dias, tendo Jesus (o Cordeiro de Deus) como centro de tudo. Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada, assim se propôs: "para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Fl 1:21). Enfim... Crer em Jesus está acima do viver e morrer. Glória a Jesus!

Devemos crer no testemunho de Deus; "porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1 João 5:9-11). https://youtu.be/3wVaDeVWI5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 30 de março de 2024

Os tres pontos


Em meu jeito simples de viver, creio que não devo me preocupar com o fim do existir. "Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:8). Infelizmente, muitos que dizem crer e esperar em Jesus, nos dão a impressão que centram sua emoções, decisões e espectativas, com base nos negócios desta vida - sem sentir que a vida se esvai como um conto ligeiro; sem ao menos pensar nesta advertência do Senhor: "Louco, esta noite te pedirão atua alma, e o que tens preparado para quem será?" (Lc 12:20).

No mundo, nós que cremos em Jesus, devemos focar os nossos olhos em tres pontos que se interligam: Na Obra de Deus, na Palavra de Deus e no Filho de Deus. Pois, os que isto fazem, não se frustrarão, nem errarão o caminho. Paulo, pensando em si, falou: "eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." (2 Tim 1:12). E pensando em nós, ele disse: "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto" (Rom 8:28). Enfim, viver é calibrar a vida no propósito de Jesus.

Existem muitos textos bíbicos que resumem o modo ideal de viver a vida cristã. Este é um deles: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:6-7). Amém.

Como diz esta abençoada canção, somos diferentes:
https://youtu.be/KoWA4ad0dSY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de março de 2024

Cordeiro de Deus


Sexta-feira da paixão é o modo como chamam este dia - não qualquer paixão, mas a paixão de Cristo. Todos os que conhecem a história de Jesus, sabem o que isto significa... A manjedoura recebeu o menino Jesus que nasceu por nos amar (Mt 1:23), a cruz recebeu o homem Jesus que morreu para nos salvar (Fl 2:8) e o céu recebeu o divino Jesus que ressuscitou para nos levar (Lc 24:6). Amém.

Se o mundo buscasse saber sobre Jesus, para nele crer "como diz a Escritura" (Jo 7:38), logo perceberia que amar e crer em Jesus mudaria para sempre a sua sorte. Porém, infelizmente, o mundo o odeia tanto que dele blasfema e persegue aqueles que o amam e o seguem. E esta é a razão maior de tanta miséria e sofrimento no mundo. Logo, não devemos amar o mundo (1 Jo 2:15). Só Jesus nos pode salvar.

As profecias bíblicas falam sobre a razão das dores no mundo... Tudo isto tem a ver com dois fatores: sua obstinação em abraçar "o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hb 12:1); e sua recusa em aceitar Jesus "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29). Enfim, quem crê em Jesus "não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (Jo 5:24). Louvado seja o Senhor!

A Bíblia dia que o Senhor Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." (Isaías 53:4-5). Amém. https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de março de 2024

Não há tempo


Hoje o dia promete... Cansativo, e curto para fazer tudo que preciso, e véspera de uma longa viagem. Então, precisei orar mais cedo e um puco mais. Não sei se é impressão minha, os dias parecem ser mais curtos e rápidos - como final de água em vidro emborcado e final de grãos de areia em uma ampulheta... Talvez, o fim dos dias no relógio do tempo. Parece que até mesmo quem não tem nada a fazer, começa a pensar que não tem tempo pra nada. Brincadeiras a parte, vejo pessoas correndo pra lugar nenhum, como se estivessem a procura de algo (sem saber o que) ou fugindo de alguma coisa (sem porque)... São dias difíceis!

Na verdade, sobra tempo para se fazer maldade... É o que mais vemos! Gente morrendo sem saber por quem e porquê, gente presa sem justa causa, gente enganando e sendo enganada, e uns poucos tirando proveito de tudo isso... Sem perceber que seu próprio tempo está se findando. Ou seja: vivemos nesta montanha russa que gira cada vez mais depressa. E a Palavra diz que "Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra." (Ecl 3:17). Enfim, a Bíblia nos diz que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ecl 3:1). Devemos estar atentos!

A Bíblia assim nos diz: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Timóteo 4:1-5). Amém Jesus!

Esta antiga canção diz muito sobre este nosso tempo:
https://youtu.be/BdIv_HfdOPg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de março de 2024

Ter bom ânimo


Estou a pensar na importância de termos bom ânimo... Bênção purinha! No passado, este Deus em quem nós cremos disse a Josué: "Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9). E esta promessa cabe perfeitamente na vida de todos que temem ao Senhor. Amém!

Sei que vivemos em um mundo em guerra e habitamos em uma terra que geme; porém, nada que hoje nós sofremos é diferente do que sofreram os servos de Deus do passado. Mas, em todos nós, cabe esta promessa de Jesus: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33). Louvado seja o Senhor!

Haverá prestação de contas, como na parábola dos talentos (Mt 25:14-30); e nem todos subirão com Jesus, como na parábola das dez virgens (Mt 25:1-13); e disto não devemos ter qualquer dúvida. Enfim, o importante é ter bom ânimo e ser fiel até o fim (Ap 2:10). Pois Jesus disse: "outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará" (Jo 16:22).

Deus disse a Josué: "como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou" (Josué 1:5-7). https://youtu.be/KE_S832APWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de março de 2024

Nossos valores


Em dias tenebrosos, nós cristãos devemos permanecer entre as "muitas luzes" (Atos 20:8) que estão a nossa volta. As luzes que me refiro são as geradas pela presença do Senhor. Ou seja: A lâmpada da Palavra de Deus, o fogo do Espírito de Deus, o Caminho iluminado que nos leva ao céu... Estas são luzes a perder de vista! Mas, para que o nosso caminhar seja de fato uma estrada iluminada, precisamos rever a qualidade de amizades e conceitos que influenciam a nossa vida. Pois, em se tratando de nosso eterno futuro, todo cuidado é pouco. Ainda mais que "o diabo, vosso adversário, anda em derredor" (1 Ped 5:8). Só com Jesus.

O cristão, em sua jornada neste mundo, precisa estar munido de seu equipamento de viagem; o qual é formado por um pacote de bens e valores que precisamos levar sempre conosco. Então, devemos estar revestidos de "toda a armadura de Deus" (Ef 6:13), sem esquecermos nenhum de seus itens; tendo nas mãos "o escudo da fé" (Ef 6:16) e "a espada do Espírito" (Ef 6:17). Assim como as virgens prudentes que "levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas" (Mt 25:4). Pois a história nos ensina que não basta ter só a lâmpada (as loucas também uma tinham). Daí ter dito Paulo: "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). Amém Jesus!

Pedro assim nos ensinou: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." (1 Pedro 5:6-10). Aleluia!

Se o medo vier, devemos recusa-lo, em nome de Jesus:
https://youtu.be/yDC83IuXwzE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de março de 2024

O mundo mau


Fico a pensar... Neste tempo do fim, tudo fica bem mais claro. Desde os antigos tempos, o mundo alimenta e promove os seus conflitos: Conflito entre irmãos (os mais famosos se deram entre Abel e Caim e Esaú e Jacó) conflito entre povos (entre judeus e árabes é o mais antigo) entre nações (o mais recente é entre Rússia e Ucrânia), até mesmo entre crenças... É pecado sobre pecado.

Jesus é o Principe da paz e Salvador do mundo! Eis é a síntese da mensagem cristã à humanidade. Deus sabe que o mundo não deseja, nem paz, nem salvação. E ele sabia de antemão que o mundo não aceitaria sua oferta (antes, pelo contrário, ele a odeia). Então, porque enviou Deus o seu Filho ao mundo? Penso que isto aconteceu para que os seres humanos se tornem indesculáveis.

A Bíblia diz que nos dias de Noé a terra se corrompeu e encheu de violência. "E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." (Gn 6:11-12). Então, Deus mandou o dilúvio para destruir... Depois, por amor, Deus enviou Jesus para salvar. Mas o mundo odiou seu Filho e amou outros deuses. Porém, só mesmo Jesus pode nos salvar.

Disse Jesus: "Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado,mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. Aquele que me aborrece, aborrece também a meu Pai. Se eu, entre eles, não fizesse tais obras, quais nenhum outro têm feito, não teriam pecado; mas, agora, viram-nas e me aborreceram a mim e a meu Pai." (João 15:22-24). https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de março de 2024

Voz enganosa


Desde o episódio de Eva no Eden, as pessoas convivem com vozes enganosas, infiltradas entre boas vozes. E contra elas, o cristão deve lutar; ou, então, ignorar. Tais vozes procuram interferir em nosso falar e agir, em nossa vida e conduta; vozes que não devemos admitir (nem mesmo no pensamento); pois seu objetivo final é nos "roubar, matar e destruir" (Jo 10:10). Logo, devemos orar e vigiar, sempre!

A Bíblia assim nos adverte: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Co 15:33). Portanto, por mais amadas e respeitadas que sejam as pessoas a nossa volta, devemos ter cuidado com as conversações que permeiam a nossa convivência. Porquanto, o diabo pode se infiltrar (como fez com a serpente e até mesmo com Pedro). Então, "Não deis lugar ao diabo." (Ef 4:27). Amém!

Sem ser contra os bons conselhos e motivações que, muitas vezes, recebemos daqueles que querem o nosso bem; digo que devemos aprender a filtrar as vozes que ouvimos; pois, estas vozes podem incluir vozes enganosas infiltradas entre elas. Eva sempre ouvia a voz de Pai (Gn 3:13) e Pedro sempre ouvia a voz do Filho (Mt 16:23); todavia, isto não os impediu de ser assediados pela voz do engano... Vigiemos!

De tudo que tenho visto, este é dos melhores antídotos contra vozes enganosas: "não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. ...Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5:17-20). Amém. https://youtu.be/B2R5h3lq7hc

Cordialmente;
bispo Calegari

sábado, 23 de março de 2024

Vinda iminente


Em meio as forte chuva, peço ao Senhor que abra os meus olhos para ver sua Palavra, e abra os meu ouvidos para ouvir seus ensinos, e abra minha boca para falar sua mensagem. Ó Senhor! Aproveito o ensejo do momento, para interceder em favor dos cristãos sinceros que, equivocadamente, admiram gente pérfida, impiedosa, detratora, eivada de maldade e perversão. Misericórdia Senhor!

Neste tempo de engano, vejo gente que se diz cristã defender gente abortista, roubadora de bolsos, e de mentes, e defensora de conceitos perversos e enganosos, sobre família e identidade humana... Neste tempo, vemos muita gente que se diz cristã defender abertamente gente perversa justificando sua errada escolha com argumentos de justiça social... Meu Senhor! A quem estão tentando enganar?

Jesus, no sermão escatológico (mateus 24 e 25) fala sobre o perigo do engano (Mt 24:4). Por tudo que estamos vendo, entendemos que a vinda de Jesus está próxima. Aos que questionam sua vinda "dizendo: Onde está a promessa da sua vinda?" (2 Pd 3:4) Jesus assim adverte: "eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Ap 22:12). Maranata!

Jesus nos adverte que "haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória" (Lucas 21:25-27). https://youtu.be/03IEsqsUTjE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de março de 2024

Visões de Deus


Na Bíblia, temos este testemunho de Ezequiel: "estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus." (Ez 1:1). Hoje em dia, não é muito diferente... Vivendo em um deserto, entre cativos, sempre haverá um rio nas proximidades, onde nos refrescamos, e saciamos nossa sede, e temos visões de Deus... Assim que eu me sinto. Como Balaão, "o homem de olhos abertos" (Nm 24:3), também sou um homem de olhos abertos; Porém, com uma diferença: Ele tinha seus olhos abertos para o ouro de Balaque; mas os meus, para o "tesouro escondido no campo" (Mt 13:44). Amém Jesus!

Na verdade, todo ser humano (os cristãos inclusive) vive de sonhos... Uns vivem como Dom Quixote de La Mancha (de Miguel Cervantes) com sua visão focada em dragões imaginários; e outros, como Balaão, com visões de grandeza e riqueza. Eu prefiro, a semelhança de Ezequiel, as visões de Deus... Elas fazem bem, à mente e ao coração. Enfim... Visões humanas motivadas pelos bens da terra, nos levam aos perigosos sonhos do mundo. Já as visões divinas iluminadas pelos bens do céu, nos levam aos sonhos de Deus - produzidas que são nos bastidores do lugar santo, entre anjos e querubins. Amém! Que bênção!

Sobre si, disse Paulo que "há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar. De um assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isso, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve." (2 Co 12:2-6). Esta visão lhe causou espinho na carne.

Esta canção parece estar em linha com esta mensagem:
https://youtu.be/kKuqCwizTGE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de março de 2024

Creio em Deus


Me lembro de ter lido, há anos atrás, a declaração de um famoso cantor ingles que dizia ter, por terapia, deixado de crer em Deus. E eu, com muito esforço, tenho perseverado na fé em Deus (Melhor pra mim, pior pra ele). Porque está escrito: "sem fé é impossível agradar-lhe; pois, é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam." (Heb 11:6).

Me sinto feliz por ser um crente a moda antiga... Dos que agradecem ao Senhor por tudo - tudo mesmo! Sou grato ao Senhor, pela fé que tenho, pela paz que sinto, pela água que bebo, pelo pão que como... Como não ser grato ao Senhor?! Se ele é o Criador de tudo! Autor da vida, Rei do universo, Senhor do céu, da terra e de minha vida! "Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável." (2 Cor 9:15).

Na verdade, a vida humana pode ser dividida em dois tipos básicos de pessoas: os que creem em Deus e os que nele não creem. Sem aqui considerarmos os que creem nos deuses do paganismo, podemos sim declarar, com base escriturística, que os que não creem em Jesus sofrerão penas impostas aos infieis. E os que nele creem brilharão, assim como "as estrelas, sempre e eternamente." (Dan 12:3).

Disse Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." (João 5:24-25). Que bênção! https://youtu.be/GwMd5nC0RsI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de março de 2024

Orando melhor


Se orarmos do jeito certo, alcançaremos a resposta desejada. Pois, se assim não fizermos, cairemos no que diz Tiago: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Duas atitudes devem fundamentar as nossas orações: São elas, gratidão e contrição. Ser contrito é demonstrar sincero arrependimento e verdadeira disposição em buscar o divino perdão.

Sou grato ao Senhor por me ter dado vida e propósito, amor e graça, salvação e missão, perdão e paz, casa e família, Cordeiro Calvário e ... A lista é quase infinita (não para por aqui). Infelizmente, muitos falsos conceitos sobre restituição, sobre predestinação, e sobre vida humana em geral (até mesmo a vida cristã) tem levado muitos a infundadas e errôneas suposições. Orando bem vivemos bem.

Por causa do pecado adâmico e de suas trágicas consequências para a humanidade inteira, Jesus se tornou o "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Ap 13:8). Em razão disto, a Bíblia diz que Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). E para este efeito Jesus veio "para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). Enfim, ter Jesus é ter o que a graça pode oferecer.

Este texto diz mais do que parece dizer: "Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus." (1 João 3:9-10). Amém. https://youtu.be/_kkx3gcOmlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de março de 2024

Paz ou guerra


A Palavra de Deus diz que "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?" (Sal 27:1). Então, vivendo num mundo em guerra, sinto paz. Pois Jesus é o "Príncipe da Paz." (Isa 9:6). E assim, me sinto em paz e seguro; "Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão" (Sal 27:1-5). Que bênção, meu Jesus!

Olhando o mundo em que eu vivo, logo percebo que ele está em guerra. Porém, observando a Palavra de Deus, eu encontro estas duas respostas do céu: a resposta de paz (Gen 41:16) e a resposta de guerra (Exo 14:14). Portanto, seja na guerra ou na paz, sempre há de haver resposta de Deus. E assim crendo e vivendo, procurarei me sustentar e me mover pela Bíblia sagrada. Glória a Deus!

Sei que nesta guerra, Deus é "o meu lugar forte e o meu libertador" (Sal 18:2). E que "a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (2 Cor 4:17). Porém, sei que "a tribulação produz a paciência" (Rom 5:3). Enfim, digo como Davi: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sal 40:1). Amém.

Devemos dizer como Davi: "Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo." (Salmo 27:3-4). Amém. https://youtu.be/HSSs3Ugt2O4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de março de 2024

Onde Jesus está


Há dias que uma antiga canção resolve nos visitar. E dela recordamos, sem saber porque. Hoje aconteceu de novo comigo. "Eu só quero estar onde tu estás" é o seu título. Estar onde o Senhor está, deve ser o mais valioso desejo de um discípulo seu. Jesus prometeu estar conosco "todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mat 28:20). Na Bíblia está escrito que um dia "encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tes 4:17). Mas, até que enfim esse dia chegue, temos um caminho a percorrer e uma missão a cumprir. Portanto, enquanto o dia não vem, sigamos firmes na fé e perseverantes em Jesus.

Desejar estar onde Jesus está é o desejo de todo ser humano que crê na imortalidade da alma e na bem-aventurança eterna. Porém, não basta apenas desejar; é preciso crer em Jesus (Atos 16:31) observar seus ensinos e perseverar na fé (Mat 24:13). Assim falou Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Portanto, se há real desejo em nós, de uma dia estar onde Jesus está, precisamos crer e viver nele, uma nova vida em Cristo. Porque, "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Cor 5:17). Enfim, ter a vida nova em Cristo é tudo de bom!

Assim falou Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida... Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu-lhe o poder de exercer o juízo,porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação" (João 5:24-29). Nós estaremos para sempre com o Senhor.

O cristão de verdade deve querer estar onde Jesus está:
https://youtu.be/Nlt4mD5okd4

cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de março de 2024

Viver nova vida


O dia amanhecendo e eu orando e louvando um trecho do salmo 86 musicado. Obrigado Senhor! As vezes, nem sabemos que dizer ou fazer. Em momentos assim, quando não há nada a dizer ou fazer, o melhor mesmo é nos aquietarmos deixando Deus falar e agir. Pois, enquanto oramos e louvamos, Deus vai na frente abrindo caminho e formando a nossa linha de defesa. Louvado seja Deus!

Em dias como estes que vivemos, se ficarmos olhar e pensar nas injustiças e maldades praticadas pelos homens, corremos sério risco de nos embrutecer e revoltar... Aconteceu com Asafe. Em momentos assim, nossa antiga natureza se revigora e tenta impor seu ritmo "carne contra carne". Em Asafe, este mal perdurou até que ele entrou "no santuário de Deus" (Sal 73:17). A melhor decisão!

Em certas ocasiões - ainda que nem sempre seja tão simples entender, o cristão precisa fechar a janela da alma e abrir a clarabóia do espírito... Afinal, ver o céu de estrelas e bem melhor que ver o chão de lama. Pois, entre o céu e o chão, existe uma vida a ser vivida! E ela incorpora familiares e amigos, deveres e lazeres... Nunca esquecendo que o cristão é um peregrino em direção ao céu.

"Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus... Louvar-te-ei, Senhor, Deus meu, com todo o meu coração e glorificarei o teu nome para sempre" (Salmo 86:8-12). https://youtu.be/dktSXNCUZ7c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de março de 2024

Bondade eterna


Hoje orando, entoei este pequeno trecho, desta canção que é tão inspiradora: "És fiel em todo tempo! Em todo tempo tu és tão, tão bom! Com todo fôlego que tenho, eu cantarei da bondade de Deus." O Deus que nunca nos deixou sem testemunho! Davi diz que "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Sl 19:1). Deus é Bom! Na dúvida, olhemos o céu estrelado!

O Senhor, mesmo expulsando do Jardim o casal que deu ouvidos a serpente, não nos deixou sem testemunho... Abel, Enoque, Noé, Abraão, José, Moisés, Débora, Rute, Ester, Davi, Elias, Daniel (e tantos outros) são testemunhas disto. E na "plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei" (Gl 4:4-5). Que bênção, meu Jesus!

Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho Jesus para desfazer o mal feito por Adão e Eva. Pois, "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). Hoje, somos o que somos e temos o que temos, porque Jesus deu sua vida para salvar a nossa... Como diz Paulo: "pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã." (1 Co 15:10). Glória ao Rei Jesus!

Vemos na terra, marcas da bondade de Deus. E sobre o seu cuidado para conosco, a Bíblia nos diz que: "aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus" (2 Co 9:10-11). Amém Senhor Jesus! https://youtu.be/Odx8ple6obI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de março de 2024

Creio em Jesus


Quando as nossas lutas parecem ser maiores que nossa capacidade de reagir, e o mal do mundo parece ser mais que suportável, devemos buscar nas sagradas Escrituras as armas certas para lutar e vencer. A fé é uma dessas armas. A fé é tão necessária que Jesus disse sobre ela: "Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?" (Lc 18:8). Meu Senhor Jesus!

A fé é um recurso indispensável ao bom combate (2 Tm 4:7); portanto, precisa ser guardada. A fé é tão eficaz que Jesus disse a um pai, cuja filha morrera: "Não temas, crê somente" (Mc 5:36). E à mulher, cujo irmão morrera e fora sepultado, disse Jesus: "Não te hei dito que, se creres,verás a glória de Deus" (Jo 11:40). Ao leproso curado Jesus disse: "a tua fé te salvou" (Lc 17:19).

Segundo as palavras de Paulo ao carcereiro em Filipos, a fé em Jesus é essencial à Salvação; e isto se pode ver neste texto: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16:31). E aos que dizem crer em Deus, a Bíblia os adverte que "também os demônios o creem e estremecem" (Tg 2:19). Enfim, disse Jesus: "credes em Deus, crede também em mim" (Jo 14:1).

Devemos crer em Jesus! Pois, "sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo" (Hb 11:6,7). https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de março de 2024

Divina Vontade


Estou a pensar na "boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2). Quanto bem ela nos traz! E ao fim de um processo, ainda que doloroso, ela sempre traz agradável sensação aos que lhe são sujeitos. A vontade de Deus é tão urgente e importante, que o próprio Jesus, no "Pai nosso", nos ensinou a declara-la: "Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu" (Mt 6:10). E para reforçar este imperativo, ele nos dá este exemplo: "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mt 26:39). Então, a vontade de Deus deve se sobrepor à nossa própria vontade.

No que concerne à vontade, temos duas opções: a vontade divina e a vontade humana. Então, eu pergunto: qual delas vamos adotar? A Bíblia e o bom senso bradam aos ouvidos que a primeira é melhor; pois a segunda pode ser perigosa. Mas se somos espirituais, as duas podem se harmonizar. E isto é possível se vivermos no Espírito. Pois, "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." (Gl 5:25 ). Ao longo da vida, vi gente dominada por seus caprichos e vontades, até ao ponto de arruinar sua vida, família, saúde e negócios. Isto é tão triste. O melhor mesmo é conhecer e obedecer a vontade de Deus. Amém.

A Palavra de Deus nos oferece este ensino e exortação: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:6-8). Este texto resume a vontade de Deus para o nosso bom viver.

Adoração é excelente meio de chegar à Vontade de Deus:
https://youtu.be/bf3_W2iSKPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de março de 2024

Sociedade morta


Estou a pensar no Brasil... Suas matas, suas águas, suas cores, suas dores... Seus paradoxos. Vemos nesta nação, ricos e pobres, culpados e inocentes festejando... Festejando o que? Corpos sarados e almas enfermas, cérebros cheios e cabeças vazias... Fazendo o que? Senhor! Se olharmos bem, acharemos inocentes e culpados vivendo juntos e justiça e injustiça morando na mesma casa... Cenas tristes.

Esta é a razão do Brasil, país do futuro, sempre voltar ao passado: Ruíns escolhas e pérfidas decisões. Ou seja, a nação que sempre volta ao passado, nunca terá futuro. Porém, do passado distante, profecias que nos chegam nas asas do vento do Espírito, dizem que o fim está muito perto... Será mesmo? O que sei é que, se cremos, nada temos a perder; e se não crermos, perderemos até o que pensamos ter.

A semelhança de Arão, durante a praga (Num 16:48), nos movemos entre os vivos e os mortos... Ou seja, vivemos entre vivos e mortos, ou entre mortos-vivos... Não sei. Até porque, sobre isto, assim falou Jesus: "Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos." (Mateus 8:22). Enfim, o que eu de fato sei, é que vivendo em meio a uma sociedade morta, precisamos confessar, seguir e pregar Jesus.

A Bíblia diz que Jesus "estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus" (Jo 1:11-13). Glória ao Senhor Jesus! https://youtu.be/gG5rpzfmfbw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de março de 2024

O Deus Criador


Em madrugada calma, prostrado aos teus pés - "Deus dos antigos, cuja forte mão rege e sustém os astros na amplidão" - me sinto tão seguro, por saber que o Deus que modelou do pó o ser a quem deu vida soprando em suas narinas o folego que lhe trouxe à existência... É por esta razão que elementos químicos encontrados no barro estão entranhados em nossas células, carne e ossos... Isto é maravilhoso para alguém como eu, partícula de pó em suspensão, abençoado com o dom de viver. Que benção! Obrigado Senhor! Deus dos antigos - de Adão a Noé, de Abraão a Moisés, de Samuel a Daniel... Louvado seja Deus!

Me sinto firme na fé e seguro em crer - não nos deuses da moda, criados por homens desviados da verdade sagrada, feitos a sua própria imagem ou a semelhança de um animal que rasteja. Pois, minha esperança está no "Deus dos antigos, cuja forte mão rege e sustém os astros na amplidão." Pois, sendo por ele criado do pó, me tornei alma vivente. E sendo por ele redimido, me tornei filho adotivo, pelo sangue de Jesus que removeu minha natureza pecaminosa e recriou a nova criatura que hoje eu sou, lavado e remido no sangue de seu amado Filho Jesus que "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10). Amém.

Pense na resposta de Jesus a Nicodemos, quando este lhe fez esta estranha pergunta: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (João 3:4-8). Amém.

Esta canção precisa sempre ser cantada pelos fiéis da terra:
https://youtu.be/EpzCRAJyubE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de março de 2024

Jesus conosco


Há dias que choro e riso se misturam... Ontem foi um desses dias. O que dizer, da sensação a indicar que as lágirmas insistem em correr pelo rosto... Como se sua fonte estivesse no transbordo. Algumas vezes, penso que isto nada tem a ver com tristeza ou alegria... São reações nem sempre explicáveis. Mas, importante é saber que Jesus está sempre conosco, mesmo que não o sintamos.

No caminho para Emaús, aqueles dois discípulos nem se deram conta de quem seguia com eles... Era Jesus! Mas, eles não se aperceberam. Também comigo aconteceu, vezes sem conta, sem que eu me desse conta... Penso ser assim com toda gente. Porém, nossa ignorância não altera o resultado de sua presença conosco. Pois, como aconteceu em Emaús, nosso coração também arderá.

Enfim, com Jesus seguindo ao lado (ou no coração) sempre haverá livramento e resposta, ainda que nem sempre o sintamos. Porém, mais importante que sentir, é crer nesta sua promessa: "e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mateus 28:20). Enfim... Digamos como disse Davi: "O Senhor é o meu pastor; e ele não me faltará." (Salmo 23:1). Amém.

Assim diz o Senhor: "Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador" (Isaías 43:1-5). Que benção Jesus! https://youtu.be/DUafkxDGjn0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de março de 2024

Abrigo de Deus


Que benção maravilhosa é habitar no abrigo de Deus! E este abrigo tem nome: Jesus. Sobre este Abrigo, a Bíblia diz que ele é "Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Is 9:6); e que ele "ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si" (Is 53:4). A Bíblia diz que Jesus era o Verbo e que "o Verbo era Deus" (Jo 1:1); e que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14). É Deus conosco "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2:9). Em Jesus!

A real valorização da vida, da família, da crença e da liberdade só é plenamente possível, quando olhamos estes valores através de Jesus. Precisamos entender que uma família (ou uma nação) só será feliz se viver a unidade na diversidade. Mas, isto só é bem entendido através de Jesus. Pois é a falta de Jesus que leva o ser humano a tentar criar e impor - assim como em Babel, uma unidade de aparência, separando a humanidade em "nós ou eles" e tentando silenciar - até mesmo por meios violentos, os que pensam diferente. Enfim, se diversidade é conflitante, a unidade sem Jesus é tão perversa e ultrajante... Só Jesus!

Jesus, o Verbo divino feito carne assumindo sua forma humana, resume o processo redentor, com estas palavras: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt 11:27-30). Enfim, se queremos felicidade eterna, ela reside na pessoa de Jesus.

Creio firmemente que o abrigo de Deus está em Jesus:
https://youtu.be/IYrOwg2VpvE

Cordialmente;
Bispo Calegari


sábado, 9 de março de 2024

Grande prazer


Que prazer eu senti neste fim de madrugada... Uma canção de louvor foi o gatilho (está no comentário). Ela me fez chorar e cantar! O Deus eterno, criador do céu e da terra... Que maravilha! Em dias difíceis, ele nos guia aos "pastos verdejantes e águas tranquilas" (Sl 23:2), e na fome nos sacia com "o pão vivo que desceu do céu" (Jo 6:51), e afofa nossa "cama na doença" (Sl 41:3).

O Deus eterno que nunca visto, enviou seu "Filho unigênito" (Jo 1:18) para o tornar conhecido, como Deus e "Pai nosso" (Mt 6:9). Então sem Jesus, os deuses dos homens são figuras toscas esculpidas no pau e na pedra, forjadas no metal, rabiscadas no papel; Pois Jesus é a Fonte do conhecimento de Deus. Esta fonte borbulha em nosso interior, pelo seu Espírito que nos foi dado.

Penso que os cristãos (me refiro aos que seguem verdadeiramente a Jesus) ao longo de toda a história da Igreja, sempre se sentiram abençoados e fortalecidos com as canções de louvor (me refiro às que são inspiradas e extraídas nas Escrituras). Logo, todos os que se tem deixado conduzir pelo Espírito que nos guia "em toda a verdade" (Jo 16:13), estes entendem o que aqui eu digo.

Meu Deus! "tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia, clamarei a ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas" (Salmo 86:5-8). https://youtu.be/dktSXNCUZ7c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de março de 2024

Sempre que oro


Em alta madrugada, orando ao Senhor, agradeci por estas tres razões especiais: o seu amor que entregou o seu Filho Jesus, "para que tod\o aquele que nele crê não pereça, mastenha a vida eterna." (João 3:15); o seu perdão liberado por amado Filho, conforme ele mesmo disse: "para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" (Mateus 9:6); a sua graça concedida através de seu Filho Jesus, a qual nos salva "mediante a fé" (Efésios 2:8). Ó Senhor Jesus! Obrigado! 

Na casa em que moro, tenho meu lugar de oração. Ele não diminui a importância dos lugares onde oro, mas é o meu preferido. Tenho dito que no lugar de oração, algumas coisas precisam morrer, para que outras possam nascer. Na verdade, orando entendemos as verdades manifestas nos lugares altos. Então, somos movidos a rever conceitos e valores... Ou seja: lugar de oração é um laboratório de transformação de caráter e mudança de vida. Enfim, orando mais, pecamos menos. Amém.

Que bela oração de Davi. De grande inspiração para quem deseja orar: "Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos." (Salmo 63:1-4). https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de março de 2024

Viver na Palavra


A Bíblia declara que "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei." (Sal 28:7). Então, seja qual for o tamanho de minhas lutas e provações, eu devo crer, pensar e falar em linha com esta declaração. Porquanto "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

Nós que cremos em Jesus, sabemos que o mundo nos odeia e ofende. Mas, a Bíblia nos declara que "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo 2:17). Então, nas coisas ruíns desta vida, digamos que "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Amém. Que bênção Jesus!

Enfim, nós que combatemos o bom combate, devemos seguir firmes na fé, pois a vitória é nossa, pelo sangue de Jesus. Pois, concernente aos que lutam contra o mal, a Bíblia declara que "eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho." (Ap 12:11). Enfim, nós cristãos devemos ser "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor." (1 Co 15:58).

"Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (1 João 4:4-6). https://youtu.be/pFomj7p5tZ8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de março de 2024

Qual voz ouvir


Nós cristãos vivemos um tempo de engano e confusão, como raras vezes se viu. Pecados não podem ser nominados, leis são feitas para penalizar os bons e anistiar os maus, roubar e matar são males menos graves que opinar... E até inverteram conceitos de mocinho e bandido. A confusão é tão grande, que o mal se revela a luz do dia, sem medo ou pudor. O mundo se indispõe contra valores sagrados e tradições judaico-cristãs milenares. O mundo diz o que quer, nas escolas e academias, sem qualquer respeito ao pensamento divergente; antes, pelo contrário, procura silenciar as vozes discordantes. São sinais do fim.

A missão de Jesus é buscar e salvar. A missão do diabo é roubar, matar e destruir. E este mundo, alinhado com o diabo, engana e corrompe os incautos e odeia aqueles que professam fé em Jesus e na doutrina bíblica. Infelizmente, pela inconstância de muitos crentes, vemos cristãos seduzidos por opiniões errôneas sobre a Bíblia, e influênciados por maus exemplos, e inflamados por desejos carnais, sendo atraídos pelo engano do mundo afundando no lodaçal do pecado... Lares desfeitos, crenças corrompidas, infidelidade aberta... Ignoremos as vozes deste mundo, para ouvirmos a voz do Senhor.

A Bíblia diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; pois, se fossem de nós, ficariam conosco." (1 João 2:15-19).

Na vida cristã, o que deve valer é o que o Senhor diz:
https://youtu.be/wxEabNAdlD0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de março de 2024

Doce lembrança


Em madrugada fria e calma, meu espírito foi despertado para antigas lembranças que sustentam o meu presente! Que bênção! Como faz bem ter na memória, lembranças edificantes que nos inspiram a seguir buscando a presença de Deus. Pois, elas, além de dar razão e sentido a vida, perpetuam em nós bens e pessoas de inestimável valor para nós. Senhor Jesus! Obrigado!

Ao longo de minha vida, muitas vezes, me senti cansado, deprimido (isto está na memória). E nessas situações, Deus me fez saber que ele é meu refúgio e meu descanso em meios às lutas. Lembrei-me de algumas ocasiões em que me senti a beira da queda, enfraquecido, sob o calor de fortes tentações; e do modo como Deus me conduziu para posição bem mais segura.

Tenho também lembranças ruíns - de dor, turbulência e desgaste. Cheguei a murmurar de coisas que eu não entendia; sem perceber, naquela altura, que aquelas sensações ruíns eram meios de tratamento e depuração para meu viver cristão. E por elas, Deus me fez ver que fui chamado para ser adorador e não murmurador, para servir e não ser servido. Então eu suportei.

Enfim, eu me sinto tão grato ao Senhor, pelas lembranças que, ao longo do tempo, carrego comigo! E assim, ao mesmo tempo em que meu coração estremece de gratidão a Deus, fico a pensar nos crentes que conheci; os quais, por se deixarem dominar pelo espírito de murmuração, foram se afastando do Senhor, até perderem a visão de Deus e a alegria da salvação.

O apóstolo Paulo nos fala por meio destes dois textos: "quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho" (Fil 1.12). "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8.28). https://youtu.be/TWPOh7jtVYg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de março de 2024

Dor do fracasso


Estive orando... Meu Jesus! A vida intercala vitórias e fracassos... Adão, naquele jardim; Sansão, naquele quarto; Davi, naquele o terraço; Elias, naquela caverna; Jonas, naquele porão; Pedro, naquele pátio... A lista, longe de estar completa, é interminável. Todavia, bem pior que esta lista é a lista dos fracassados... Nem dá para elaborar. Nela, estão os que fracassaram sem o menor sinal de arrependimento, remetidos ao fim dos inconversos. Se eu fosse tentar compor, iniciaria, talvez, com Caim; ou com Saul... Talvez, com Judas. Pois, citar quem se perdeu eternamente não é tarefa fácil. Melhor mesmo é pensar nos que se reergueram.

Na verdade, seja qual for a situação - seja fracasso familiar, fracasso profissional, fracasso moral, fracasso espiritual; importa saber que o Senhor está sempre pronto a receber aquele que tendo fracassado, se ergueu de sua queda e voltou aos braços do Pai (o filho pródigo é um exemplo clássico). Este caminho de volta é bem mais difícil... Melhor é não fracassar! Porém, Jesus acolheu Pedro que o havia negado. Mas, o maior entrave à recuperação é o orgulho de se reconhecer fracassado e a tendência de lançar sobre os mais próximos (cônjuges, igrejas, irmãos, amigos) a culpa pelos fracassos pessoais. O melhor mesmo é reconhecer e se arrepender.

A Bíblia diz que o filho pródigo "levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado" (Lucas 15:20-24). Enfim, mesmo sendo grande fracasso, sempre haverá o Pai a espera.

Na vida cristã, em tempo de guerra ou paz, sempre lutar:
https://youtu.be/AuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de março de 2024

Fé e bom ânimo


Creio que hoje, mais que nunca, precisamos ler, crer e viver esta promessa feita por Jesus: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). Sei que ao longo do tempo, o povo de Deus sofreu agruras diversas; mas, neste tempo, o mal se expande como nunca antes... Logo, tenhamos bom ânimo!

Tenho como promessa para os que creem em Jesus, esta declaração da Palavra de Deus: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus." (Hb 4:9). Assim crendo, devemos viver animados em Cristo, perseverantes nas provas, e firmes na fé "sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pd 5:9). Então, fé e bom ânimo é condição essencial!

Vejo hoje, várias leis sendo quebradas, crimes sendo perpretados, e escândalos sendo praticados - até mesmo por muitos que se dizem cristãos e até "judeus e não são, mas mentem" (Ap 3:9). Jesus assim advertiu: "Ai do mundo por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem" (Mt 18:7). Sempre bom ânimo!

Pela graça de Jesus, temos esta promessa: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que se mude a terra, e ainda que se transportem os montes para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza." (Salmo 46:1-3). Glória ao Senhor! https://youtu.be/8Iby-x3wLZU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 2 de março de 2024

Jesus nos ajuda


Há cristãos atribuindo à si mesmos (seu esforço e suor) suas vitórias e conquistas. Um chavão muito usado pelos que pensam assim é este: "Eu ralei muito para conseguir". Isto é jactância! Infelizmente, há muitos sofrendo deste mal. Até Sansão, tão cheio de si, pensava vencer os filisteus por si mesmo. Sua jactância invalidou seu nazireado. Pois, sem saber que sua força se fora, pois "o Senhor se tinha retirado dele" (Jz 16:19-20) ele foi vencido pelo inimigo. Muitos crentes agem por sua conta - na família e nos negócios, com risco de pôr tudo a perder! Pois, "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127:1). Amém.

Na verdade, devido a jactância, há tantos crentes sofrendo o que não precisariam sofrer, sem se darem conta disto. Pois isto não tem nada haver com o sofrer por amor a Cristo. Todos nós precisamos pensar um pouco mais, nisto que disse Jesus: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15:5). Este texto explica o inevitável fracasso dos que tentam resolver as coisas por si mesmos, do seu próprio jeito. Enfim, em razão disto, lares se fragmentam, igrejas se esfriam, e vidas se perdem. Muitos, sem assumir sua culpa, ainda culpam os outros por seu fracasso.

A Palavra de Deus nos diz que "Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro. A fazenda do rico é sua cidade forte e, como um muro alto, na sua imaginação. Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade. Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará? O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a ciência." (Provérbios 18:10-15). Enfim, se o crente deseja vencer o mundo e os medos, ele deve buscar conselho e direção do Senhor. E Deus dará!

Esta linda canção do Logos facilita nosso entendimento:
https://youtu.be/iellsDTRdew

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar