sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sempre orando


Estou a pensar em Bartimeu... Ele não podia ver, mas sabia ouvir - e clamar! Isto mudou a sua história e sua vida. Como me faz bem conhecer esta parte de sua história que mudou sua vida! Nas Escrituras, auscultamos vidas gritarem por socorro divino até serem ouvidas! E Jonas foi uma delas, ao clamar: "Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu" (Jn 2:2). Glória a Deus!

Bartimeu era cego, mas não era mudo, nem surdo (alguns cristãos agem como se fossem). Pois decidiu clamar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim" (Mc 10:47). Muitos se deixam intimidar pela voz da oposição. E Bartimeu não era desses, pois "muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais" (Mc 10:48). Que benção! Ele ouviu, clamou, e foi ouvido.

Penso que todo cristão precisa ter o seu "momento Bartimeu"... Pedro tinha! Pois, "sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!" (Mt 14:30). Jonas também tinha e assim fez: "Na minha angústia clamei ao Senhor" (Jn 2:2). Jó nos adverte que "os hipócritas de coração ...não clamam por socorro" (Jó 36:13). Clamemos ao Senhor.

Lázaro, mesmo já morto, ouviu quando Jesus "clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele" (Jo 11:43-45). https://youtu.be/dc6oADkbQSw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Minha nova vida


Meu Senhor! Ao longo da vida, caminhamos entre coisas encobertas e coisas reveladas... A vida é assim. E entre o bem e o mal, uma linha foi indelevelmente traçada, para definir o espaço do interesse humano - uns inclinados para o bem, outros para o mal. Pois, em função de nosso livre harbítrio, a escolha é sempre nossa. Pois disseste: "Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição" (Deut 11:26). Nossa decisão define o caminho a seguir, como disseste: "Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte" (Jer 21:8). Foi assim que "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:42). Amém.

Gosto muito daquela canção que em sua letra diz que "minha história dividiu antes e depois pelo sangue de Jesus" (Renascer Praise). Que benção é saber que o nosso irmão mais velho (Jesus) amado no céu e odiado no mundo, por meio de seu sangue que derramou por nós, nos lavou e capacitou a seguir o caminho do bem. E isto nos deu a condição de fazer a melhor escolha, assim como Moisés: "Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado" (Heb 11:25). "se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos" (Rom 14:8). Enfim... Somos do Senhor!

A Bíblia diz que "vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. E terás por contaminadas as coberturas de tuas esculturas de prata, e o revestimento das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui." (Isaías 30:19-22). Enfim, no Dia do Senhor, o fim das coisas será melhor que seu começo.

Esta é a canção, a qual referi na oração... Benção purinha!
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de junho de 2023

A paz do Senhor


Madrugada mal inicia e eu a pensar na paz; não qualquer paz, mas "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Fil 4:7). E esta paz só é sentida pelos que a recebem de Deus sendo concedida e manifesta pelo próprio Jesus que disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).

A paz à qual me refiro, não é circunstanciada, é internalizada pela justificação pela fé. Pois, sendo "justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rom 5:1). Isto quer dizer que aquele que tem Jesus como psicoterapeuta, não precisa de psicólogo. Pois, ao ministrar seus ensinos ele disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz" (João 16:33).

Esta paz que penso, responde ao posicionamento mental; pois, ao falar com Deus, o profeta assim assevera: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). Enfim, estando em nós, tenhamos "paz uns com os outros." (Mar 9:50). Isto se constroi fazendo tudo "para a paz e para a edificação de uns para com os outros" (Rom 14:19).

Assim nos ordena a Palavra de Deus: "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Romanos 12:16-18). https://youtu.be/BUmTrtAOo_k

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de junho de 2023

As nossas armas


A Bíblia diz que os antigos servos de Deus venceram suas lutas "pela fé" (Hb 11:33), receberam "a mente de Cristo" (1 Co 2:16), santificaram seu comer e viver "pela palavra de Deus e pela oração" (1 Tm 4:5). E se mantiveram "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança" (Ef 6:18). Enfim, que a vida cristã exige luta - também chamada de "bom combate" (2 Tm 4:7) todo cristão conhecedor da Bíblia já sabe. Porém, alguns se esquecem de entrar na batalha com a "palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça" (2 Co 6:7). Agindo assim nós não vencemos.

Aos que posso chamar de irmãos em Cristo, eu digo que o crente é - antes de tudo, um adorador. Mas é também combatente numa guerra, cujas armas diferem das guerras deste mundo. Pois, as suas lutas não são "contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Ef 6:12). Então, nesta guerra, só vestido de "toda a armadura de Deus" (Ef 6:13) ele vencerá. E entre as armas para esta luta, destaco estas três: o "escudo da fé", o "capacete da salvação", e a "espada do Espírito" (Ef 6:16-17). Pois, somente assim nós venceremos.

Nas Escrituras, somos assim ensinados: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Ef 6:10-13). Não basta ser guerreiro (lembremos de Sansão). Devemos estar precavidos e bem armados.

Esta canção nos fala sobre as marcas feitas nesta guerra:
https://youtu.be/KU-s8Mzzz6A

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Eu não estou só


Dentro de momentos, a luz do sol surgirá emoldurando o formato da montanha aqui tão pertinho... Que maravilha! Obrigado meu Senhor, por tua presença e a paz dela advinda. Que tu és o Deus eterno eu sempre soube; porém, que tu és o meu Deus e Salvador, só após ter sido lavado por Jesus e selado pelo Santo Espírito... Que benção! Pois sei que não estou só, tu estás comigo.

Estive orando - como que imerso em óleo sagrado, cheio de gratidão ao Senhor, por saber que ele está comigo. Que alegria é fazer parte da multidão de adoradores conhecidos no céu, ainda que desprezados na terra. E nesta condição me achego ao Deus vivo, em tempo oportuno, para buscar sua face e orar - tanto por aqueles que me querem bem, como pelos que me querem mal.

Nas tábuas de carne, do meu novo coração, eu trago gravado o nome de meus queridos e os apresento diante do Pai que amorosamente nos deu seu Fílho Jesus, através do qual, nos deu seu Espírito Santo... Que riqueza! Pois, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2 Cor 5:19). Amém.

Ao falar sobre o seu Espírito em nós, disse Jesus: "vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós." (João 14:17-20). https://youtu.be/OEPqF8fWdWM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 25 de junho de 2023

Orar para vencer


Uma das atividades mais importantes da Igreja vem sendo suprimida... Eu me refiro à oração. Vemos novos ministérios serem inseridos no plnejamento de diversas igrejas - se somando a outros já existentes; ao passo que o ministério de intercessão e de oração vem sendo esvaziados em suas programações rotineiras... Isto é preocupante. Em muitos lares cristãos, a voz dos que oravam não é mais ouvida. Então, me pergunto: Se deixarmos de orar, o que virá em seu lugar? Pois, a oração está para a vida cristã, como a respiração está para a vida humana; se pararem de respirar e de orar, ambas acabam por morrer.

Tenho entendido que as vozes dos cantores e dos pregadores, não terão o mesmo resultado - seja na edificação, na exortação, ou na consolação, se as vozes da oração perderem sua intensidade e forem silenciadas por completo. Ouvimos as vozes dos que cantam sendo entoadas com entusiasmo que as vezes chega às raias do frenesi; e no sentido inverso, vozes dos que oram vão sendo silenciadas. O louvor e o frenesi dos levitas que levaram a arca até o local de sua guerra contra os filisteus, não os livrou da derrota; antes, agravou ainda mais sua ruína. Enfim... A oração (ou falta dela) definirá o rumo das nossas guerras.

Houve um tempo em que "o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." (Atos 12:1-5). Estas e outras orações contribuiram para a derrota do rei Herodes e a libertação do apóstolo Pedro.

Sempre que o crente se dispõe a orar, a vitória logo vem:
https://youtu.be/zzm9cTP93WQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de junho de 2023

Rompendo em fé


Segundo a Bíblia, podemos pela fé, romper as barreiras que sempre se levantam à nossa volta tentando nos limitar e enfraquecer. São barreiras físicas e espirituais, naturais e sobrenaturais; as quais, pela fé, podem ser rompidas e superadas em nome de Jesus. Pois, sobre elas, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rom 8:37). E nossa fé é nutrida pela Palavra de Deus.

Em frente à sepultura de Lázaro, já morto há quatro dias, "Disse Jesus: Tirai a pedra." (João 11:39). ). E a Marta, irmã do defunto, disse Jesus: "Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40). E a Lázaro, já em adiantado estado de putrefação, Jesus "clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu" (João 11:43-44). A vitória sorri para quem tem tem fé!

Nos dias passados, servos de Deus (mulheres e homens) "pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões" (Heb 11:33) - quem não se lembra da noite de Daniel, na cova dos leões? Sua fé no Senhor e suas promessas foi regiamente recompensada. Também nestes dias, os que creem no Deus de Daniel, vencerão pela fé, em nome de Jesus.

As Escrituras Sagradas estão a nos declarar que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:1-3). https://youtu.be/P2mWn9h411g

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Viver no Senhor


A vida humana - do alvorecer ao entardecer da existência, é como um sopro ligeiro. Exatamente como a Bíblia diz! Que "toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor" (1 Ped 1:24). Portanto, a vida deve ser vivida na presença de Deus contracenando com "a fé, a esperança e o amor" (1 Cor 13:13). Pois, se assim ela for vivida - por mais longo que seja seu sofrer, ou mais curto o seu viver, ao fim de tudo, seu futuro será eternamente feliz. Então, se alguém me perguntar: "Como chegar a está qualidade de vida?" Logo respondo: Vivendo cada dia no Senhor Jesus!

Ao considerarmos o viver em Cristo, devemos entender que este tipo de viver exige renúncia. Pois "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." (2 Tim 3:12). Em seu tempo na terra - aos que se dispunham a segui-lo, Jesus nunca ocultou esta verdade: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:19). Todavia, ele deixou aos que nele querem viver, esta promessa: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mat 28:20). Que benção!

A Bíblia diz que "Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir." (Salmo 103:13-18). Amém.

Que benção! Sempre cantarei tua bondade Senhor Jesus:
https://youtu.be/sTDln6ZTuXo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Jesus é Emanuel


Muitos cultivam as ideias mais diversas (algumas delas absurdas e blasfemas) sobre a pessoa de Jesus. Num determinado dia "entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia." (Mat 21:10-11). Ou seja: Gente que sequer imaginava que Jesus era bem mais que um profeta, pois não o conheciam.

Em seu tempo, principais do povo o chamavam de enganador: "aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias ressuscitarei." (Mat 27:62-63). E até de blasfemo: "Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?" (Luc 5:21). E ainda hoje, vemos inúmeras pessoas dominadas e induzidas pelo espírito de engano, a pensar e falar muito mal de Jesus.

Os discípulos também tinham ideias diversas (embora não ofensivas) sobre Jesus que, vez por outra, vinham a tona. No barco, eles diziam entre si: "quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mar 4:41). Enfim, sobre ele, o Pai assim falou: "Este é o meu amado Filho; a ele ouvi." (Luc 9:35). Pois "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo." (2 Cor 5:19). Amém.

A Bíblia diz que, certa feita, Jesus "interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus 16:13-16). https://youtu.be/tBRKJ1GS0Js

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de junho de 2023

O mal evoluindo


Assim como em dias frios, devemos nos agasalhar; nestes dias maus, devemos nos precaver. Pois vivemos dias de maldade extrema. Neste tempo, são muitos os que vivem "Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons" (2 Tim 3:3). São dias tão sedutores, que muitos crentes nem percebem o quanto se afastaram da genuína vida com Deus. Jesus nos alertou dizendo que se estes dias "não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria" (Mat 24:22). E nos advertiu dizendo: "Lembrai-vos da mulher de Ló." (Luc 17:32).Logo, Em dias assim... Vamos orar como nunca!

Em nossos dias, o mal se multiplica e diversifica tanto, que não temos como nos atualizar com sua evolução. E ele afeta lares, igrejas, escolas, governos... Dias em que o gênero humano está sendo distorcido e as instituições mais credíveis sendo postas na berlinda, adjetivadas com os piores termos possíveis. Até onde isto vai é difícil saber; mais facil é saber como vai terminar. Então, em meio aos desmandos e desatinos, o melhor mesmo é nos precavermos - como as vírgens prudentes que esperavam o noivo (Mat 25:1-13) e o sábio construtor que construiu sua casa sobre a rocha (Mat 7:24-27). Enfim... Precisamos orar e vigiar!

O Senhor Jesus assim nos alertou: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mateus 7:22-25). E vigiar e orar sem cessar!

Se existe um tempo para desvio, este não é o tempo.
https://youtu.be/m1Z7rcetr8A

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de junho de 2023

Estado de graça


Que prazer senti esta manhã! Algo parecido com o sentimento do salmista querendo acordar a alva... Meu Deus! Nada será melhor que estar em tua presença - ainda que tanto relutemos em atender este chamamento. Obrigado Senhor! Pelo nosso despertar em estado de graça. Pois, assim como Davi "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Salmos 3:5). Amém.

Que benção Senhor! É saber que, ainda que haja desgoverno na terra, há governo no céu. Portanto - diferentemente do mundo que te rejeita e ofende, o teu povo pode te adorar e louvar; mesmo em dias tão hostís como os que vivemos. E como no passado, teu povo prossegue em fé e trabalho, não só "pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna" (João 6:27).

Obrigado Senhor! Pois, a tua Palavra diz que os teus filhos "Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão" (Salmos 37:19). Eu creio! E ainda que, algumas vezes, nos deixes passar maus momentos, teu Espírito está sempre a nos dirigir. Pois disseste: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mateus 28:20). Louvado seja Deus!

"Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens." (Salmos 108:1-5). https://youtu.be/WL9bu2IFNZc

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 19 de junho de 2023

O reino de Deus


No dia em que chegarmos a entender a importância da vida que é realmente vivida em Jesus, esse será o dia mais importante e semente do resto dos dias de nossa existência na terra, com desdobramentos por toda a eternidade. Jesus compara este entendimento ao de quem encontrou "um tesouro escondido num campo" (Mat 13:44) e ao de quem achou "uma pérola de grande valor" (Mat 13:46). É esta a razão, pela qual ele advertiu Marta dizendo que "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:42). Pois todo aquele que por meio de Jesus se apega ao reino de Deus é possuidor da maior riqueza.

No sermão da montanha, Jesus põe em destaque a importância do reino de Deus com esta advertência: "buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mat 6:33-34). Nesta palavra, Jesus assevera que os bens e riquezas deste mundo não se comparam ao valor e nobreza do reino de Deus. Portanto, priorizar o reino de Deus e sua justiça é dever de todos e prioridade os sensatos. E o primeiro passo para o obter é crer em Jesus como único Salvador.

A Bíblia diz que Jesus foi batizado no Jordão e "logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mar 1:9-15). Amém.

O reino de Deus é puro, perfeito, e subsiste eternamente:
https://youtu.be/dd6HAZEAvlk

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de junho de 2023

A Verdade divina


Estou a pensar neste texto sagrado: "Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." (2 Cor 13:8). Ou seja: A verdade pode se contrapor à verdade. Mas... Como? Penso que isto se dá, quando a verdade contraposta pode se tornar capaz de causar dano, ou de lançar dúvidas, ou de trazer mais problemas que soluções. Porém, pode haver outras explicações mais fundamentadas.

Na vida, a verdade maior se sobrepõe à verdade menor. E segundo a Bíblia, contra a Verdade sagrada, suprema e eterna, não vale conceitos e argumentos contradizentes, ainda que verdadeiros. Pois ela é última palavra sobre qualquer assunto. Ela é "verdade de Deus" (Rom 15:8). Verdade que é revelada em letra (a Bíblia) e em carne (Jesus) e que é a única com real poder para libertar. Amém.

Para reforçar o que aqui exponho, deixo estes textos: 1) Disse Jesus: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32) que se conjuga com este: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36) e com este: "a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Enfim, a Bíblia é esta Verdade vista em letras; e Jesus, o Verbo que se fez carne (João 1:14).

Na Bíblia, assim está escrito: "porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade ...Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco ...A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós." (2 Coríntios 13:8-14). Aleluia!! https://youtu.be/Brek7NOKdLw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de junho de 2023

O jeito é só orar


Seja qual for a situação em que nos encontremos - seja antes ou depois da mesma, orar é sempre a melhor medida. Porém, ainda que haja prontidão do espírito humano investido da graça de Deus, a carne - nova ou velha, é sempre fraca. Mas, nunca devemos esquecer que de Deus que nos diz: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Cor 12:9). Que maravilha! Se temos Deus ao nosso favor, temos o mais poderoso aliado que alguém poderia ter. Glória a Jesus!

Paulo expressa sua confiança na graça de Deus dizendo: "sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Cor 12:10). Então, mesmo nos sentindo enfraquecidos por lutas e provações, devemos ter sempre em mente que na fraqueza, o poder de Deus é aperfeiçoado. Enfim, "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31). Glória ao bendito nome de Jesus!

O salmista orou ao Senhor dizendo: "Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas. Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho." (Sal 18:28-32). Que benção! Amém, Jesus!

Frente às lutas e provações desta vida, o jeito é orar:
https://youtu.be/hFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de junho de 2023

E orando sempre


Hoje a noite, serei preletor na abertura do Congresso de Intercessão da 1ª Região. então, que o Espírito Santo me conceda a unção que capacita a dizer na justa medida, o que for estritamente necessário. Até porque, intimidade na oração (se é que esta intimidade pode ser alcançada) é um tema complexo. E minha oração é que este congresso produza em nós, os efeitos esperados.

Vai longe o tempo em que me dei conta que falar sobre oração é bem mais fácil que a pôr em prática. Quanto à intimidade com a oração, digo que se a oração fosse um ser vivo, não seríamos tão íntimos como pode parecer. Até porque, mesmo sendo a oração, algo tão necessário, estamos sempre a evita-la. E se o Espírito não nos ajudasse, nem saberíamos faze-la como convém.

Há dias que orar exige um tão grande esforço que mal conseguimos resistir. Em dias assim, o que fazer? Devemos continuar em oração! Porque não há um meio melhor de nos comunicarmos com este Deus vivo que assim nos motiva: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jer 33:3). Enfim, orar sempre! Em nome de Jesus Cristo.

O salmista se valeu deste recurso estando alegre ou triste, ou carente de perdão, ele assim orava: "Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração... Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele" (Sal 4:1-3). https://youtu.be/by8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Jesus é conosco


Solidão... Este sentimento que dominou o coração de Elias, ao fugir de Jezabel, é tão comum no ser humano. E o transtorno que provocou em um dos maiores profetas de Deus que já existiu, demonstra que ninguém está imune ao mesmo. Há quem se sinta só em uma casa cheia de gente. Este fato serve para mostrar que esta dolorosa sensação pode estar mais na mente, dos por ela dominados, do que nas circunstâncias que os rodeiam. Penso não haver no mundo quem, em algum momento, não tenha se sentido só. E este sentimento, ao se tornar crônico, pode levar à depressão e até a perda da vontade de viver. Misericórdia Senhor!

Na Bíblia, nos momentos em que Deus fala sobre este assunto, destacamos dois. Um, ao dizer a Elias: "deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal" (1 Reis 19:18). Ou seja: O homem de Deus não estava tão só como pensava. Outro, quando Jesus disse aos seus discípulos: "me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32). Jesus só sentiu solidão, ao ser deixado só, para que por nós morresse: "Deus meu, por que me desamparaste?" (Mat 27:46). Enfim, temos Jesus a dizer: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mat 28:20). Amém, Jesus!

Sobre o tempo em que esteve sepultado, disse Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (João 16:20-22). Jesus conosco para sempre! Glória ao Senhor!

O cristão pode entoar esta canção: Sei que não estou só!
https://youtu.be/1gPwbl-eo4s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Dores e aflições


Des'que me entendo por crente, decidi buscar em Deus meu socorro e meu refúgio. E ao longo desta busca, versos e canções bíblicas muito me ajudaram. Ainda me lembro de uma delas que dizia: "No mundo a gente chora de tristeza, no mundo a gente ri pra não chorar..." cujo refrão respondia: "Há um lindo pais onde existe amor, onde não há guerras e nem dor." Amém! Benção!

Nesta vida, não devemos dividir o mundo entre inocentes e culpados; pois, as aflições que aqui sofremos, são muito mais um processo que um castigo. Tanto que lembando aos discípulos sobre dores que estes lhe trariam, Jesus assim os confortou: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33).

Paulo, após listar as aflições sofridas, declara sua vitória dizendo: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8:37). Então, acima de nossa lista de dores e aflições, temos o amor de Jesus por nós. Enfim... As dores e aflições - causadas por nós mesmos, ou por algum agente externo, são remédio que cura e pão que alimenta. Glória a Jesus!

A Bíblia diz que somos filhos de Deus. E sendo filhos, somos "herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rm 8:16-18). Amém. https://youtu.be/zuqKuabUZT0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de junho de 2023

Firme confiança


Meus irmãos, como precisamos orar! E fechar nossos olhos e nossos ouvidos às narrativas enganosas e profanas que confundem até muitos cristãos em toda a terra. Se quisermos escapar aos males que assombram o mundo, precisamos manter nosso coração na Palavra de Deus e nossos olhos nas promessas de Jesus, retendo "firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Heb 10:23). A Bíblia declara que "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tim 1:7). Então, sem levar em contas as provações, vamos manter nossa confiança nas promessas de Jesus. Bendito seja Deus!

Em nossa condição de filhos de Deus, devemos estar "preparados para responder com mansidão e temor" (1 Ped 3:15) aos que questionam a razão de nossa esperança. E não devemos esperar tanto dos homens, pois "O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra" (Salmo 124:8). Devemos orar com fé viva em Jesus, pedindo "com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" (Tiago 1:6). Na verdade, orar com fé é o melhor modo de trazer à existência, as promessas do Senhor. Pois, "sem fé é impossível agradar-lhe" (Heb 11:6). Amém.

O salmista declara que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã... O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Salmo 46:1-7). Que benção! Em qualquer situação, o Senhor nosso Deus é nosso socorro! Amém.

Corpo terrestre, primeira casa; corpo celeste, segunda casa:
https://youtu.be/NvLcinbLT2U

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Ponto de ruptura


Madrugada mal se inicia e eu a perguntar... Senhor! Em até que nível o gênero humano se corromperá sem consequências? Se na primeira civilização o ponto de ruptura se deu nos dias de Noé e culminou com o dílúvio; e em Sodoma, este ponto se deu nos dias de Abraão e terminou com fogo e enxofre... Nos dias de hoje, quando se dará seu ponto de ruptura? E como este terminará?

Em qualquer tempo, respondendo aos que quebram as suas leis e promovem a ruptura moral, Deus declara: "Não entrarão no meu repouso." (Heb 4:5). E a todos os que gemem e sofrem sob o peso da desordem moral instituída, a Palavra de Deus declara que "resta ainda um repouso para o povo de Deus." (Heb 4:9). Pois Deus é primeira e última instância daqueles que padecem.

Enfim, nós que esperamos na verdade sagrada e na justiça eterna, devemos, "pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Heb 4:11). Então, o nosso repouso - em sua primeira fase, é o Senhor Jesus que nos falou dizendo: "Dormi agora e repousai" (Mat 26:45). E a última fase será o céu de luz reservado aos fiéis da terra. Amém Jesus!

Somos bem-aventurados! Pois temos em sua Palavra, Jesus a nos dizer: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mat 11:28-30). Amém. https://youtu.be/y2_pxNYbPUA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de junho de 2023

Geração vendida


Penso que até os mais desavisados cristãos já devem ter percebido que dois espíritos malignos caminham de mãos dadas, pelo mundo afora, açodando uma geração vendida: E são eles, o espírito de blasfêmia e o espírito de engano. E sua atividade é tão intensa e contagiante que a maior parte dos moradores do mundo está embriagada com o cálice de perversão com que os embebedam. E até que a besta do mar se imponha sobre os povos, este mal irá crescer... Somente o Deus vivo pode pôr fim a este pesadelo. Então, até que se dê a parusia, devemos fortalecer as nossas bases espirituais e bem fincar nossas estacas morais. Amém.

Segundo um antigo provérbio portugues, "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe". Estou convencido que o criador deste dito que se popularizou, tinha em mente a vida secular e seus desdobramentos. Pois, se o avaliarmos sob a ótica da eternidade, poderemos ver que chegará o tempo em que "os que sofrem perseguição por causa da justiça" (Mt 5:10) terão suas dores findas. "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor" (Ap 21:4). Enfim, os fiéis "resplandecerão como o fulgor do firmamento ...como as estrelas sempre e eternamente" (Dn 12:3). Amém.

A Bíblia diz que "naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas." (Mc 13:24-29). Amém.

Estou entre aqueles que cantam esta antiga canção:
https://youtu.be/C66nODZ85wQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de junho de 2023

Jesus sendo Deus


Jesus é maravilhoso! O profeta Isaías declarou que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6). Isto revela que Jesus reune em si, atributos que só a Deus pertencem. Suas duas naturezas fazem dele único capaz de salvar. Bendito seja Jesus!

João declarou que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1). E declara ser Jesus o Verbo divino ao dizer que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14). A fé em Jesus enfurece o inimigo e o motiva a atacar a Igreja e sua semente (Apo 12:17). Glória a Jesus!

Com suas duas naturezas, Jesus é tão Deus, que o trouxe aos homens; e é tão Homem que os leva a Deus. Ao dizer "ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6) e "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9) Jesus revela sua posição! Enfim, "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou" (João 1:18). Isto faz dele o único e suficiente Salvador.

Assim está na Escritura: "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino." (Heb 1:6-8). Amém, Senhor Jesus! https://youtu.be/AZA7apKkraM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Sangue de Jesus


Hoje, enquanto orava, fui levado a pensar na suprema importância do sacrifício de Cristo... Sua vida se esvaindo e seu sangue se derramando na cruz. Meu Deus! Seu suor transpirando de seus poros e seu sangue esguichando de suas chagas são milagrosos remédios que curam enfermos e fazem mortos levantarem dos sepulcros. Seja bendito o sangue de Jesus! E ainda em oração, me lembrei desta antiga canção: "Clamarei, clamarei, pelo sangue de Jesus. Ele é paz e segurança, alegria, vida e luz." Voltei no tempo e me vi com minha Bíblia e meu acordeon, tocando, cantando, pregando... Que benção eu recebi por seu sangue derramado!

Louvado seja Jesus! Seu precioso sangue carmesim nos torna brancos como a neve, pois nos lava de todo pecado. Na cruz duas valiosas e Indispensáveis coberturas nos foram por Jesus conquistadas: A do sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado. E a do óleo do Espírito que nos capacita a cumprir todo propósito de Deus. Então, a lavagem pelo sangue de Jesus prepara quem se converte para receber a unção pelo óleo do Espírito. Ou então, melhor explicando: Se o sangue de Jesus nos lava e capacita para o reino, o óleo do Espírito nos capacita e empodera e para a missão. Purificação e Poder! Enfim... Incomparáveis coberturas!

Em seu exílio em Patmos, assim escreveu "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" (Ap 1:4,5). E em Betânia, Jesus assim falou: "recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8). Amém!

Que maravilhosa graça! Só mesmo pelo sangue de Jesus:
https://youtu.be/EevMfxAlIOk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Um novo coração


Hoje pensei no coração - não no que os médicos dizem sobre ele, mas no que diz a Bíblia a seu respeito. E ela diz: "Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pro 4:23). Logo, devemos guardar o nosso coração! Pois dele "procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos..." (Mat 15:19).

Ainda sobre o coração, Deus assim nos falou: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." (Pro 23:26). Portanto, precisamos fazer esta entrega! No passado o profeta disse: "tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração" (1 Sam 13:14). Davi era esse homem! Ainda hoje Deus busca corações adoradores (João 4:23).

A Bíblia nos diz que subirá ao monte do Senhor "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente." (Sal 24:4). E também diz que os olhos do Senhor "passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele" (2 Crô 16:9). Então, devemos ter um coração segundo a Bíblia.

Segundo a Palavra de Deus, os que desejam estar em sua presença, devem dele se aproximar "com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:22-24). Amém! https://youtu.be/u6ttZxR0dSA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Justificação pela fé


Na Bíblia, assim nos diz Paulo: "não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé" (Rm 1:16,17). Este grande apóstolo da Igreja, também declara que "andamos por fé e não por vista" (2 Cr 5:7). Na verdade, a justiça não se revela na lei; e sim na graça. Mas é a fé o gatilho que dispara em nosso favor a graça salvadora, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Ef 2:8). Logo, devemos viver pela fé!

Falando aos gálatas, Paulo assim adverte aquela Igreja cristã dizendo: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gl 5:4). Logo, baseados neste entendimento, podemos inferir que a lei é impeditivo à justificação pela fé; pois, não havendo justificação pela fé, a lei nada poderá fazer. Habacuque declara que "o justo pela sua fé viverá." (Hab 2:4). E esta declaração é tão importante que Paulo a reproduz em três das epístolas: "o justo viverá pela fé" (Gl 3:11; Rm 1:17; Hb 10:38). É como Marcos Salles diz em sua canção: "Não caminhamos pelo que vemos; o que nos move é o que nos cremos." Amém.

Paulo declara: "o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada... Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gl 2:16,19-21).

Assim devemos viver a vida em Cristo: Rompendo em fé:
https://youtu.be/evJYLj4YmgU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de junho de 2023

Geração perversa


Durante o sermão do Pentecostes, Pedro concluiu o mesmo com estas palavras: "Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40). Então, fico a me questionar: Terá sido aquela geração mais perversa que a geração deste nosso tempo? Penso que não. Ao se referir a este tempo, Jesus assim falou: "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria" (Mat 24:22).

É tão triste e assustador ver o que acontece com a geração de nosso tempo... Meu Senhor! É tanta inversão de valor e tanta rebelião contra o céu; e em termos de crença e conduta, cresce a adoção do que há de pior. Ou seja: São escolhas ruíns, práticas ruíns, e blasfêmias contra o Criador). Em muita gente, vemos o ódio estampado no rosto e nos olhos... Só Jesus para nos valer.

Sobre o fim dos dias, Jesus nos diz: "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mat 24:12). Estes dias são como os dias de Noé. E diz também que "como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mat 24:37). Enfim, ele adverte: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Ap 3:11). Amém.

Em dias como estes que vivemos, devemos voltar nossos olhos para a Palavra de Deus que assim nos adverte: "houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição" (2 Pd 2:1). https://youtu.be/KXJ1qpHZnE8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de junho de 2023

O dever de clamar


Hoje bem cedo, estive orando ao Deus vivo que se revelou ao mundo através de seu Filho Jesus; e que por meio dele, veio salvar os perdidos. Me prostrei em sua presença e derramei minha súplica. Como não orar, vivendo num mundo tão desviado da verdade? Neemias, ao ouvir sobre o estado de desolação de Jerusalém, assim escreveu: "assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." (Nee 1:4). Que benção existir pessoas, como Neemias, que não se omitem de orar. Pois, nenhum processo de restauração terá chance de sucesso se não for sustentado e envolto em fervente oração.

Na Bíblia, Jesus nos adverte "sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Luc 18:1). Então, devemos fazer como aqueles irmãos em Jerusalém que "perseveravam unanimemente em oração e súplicas" (Atos 1:14). Neemias, ao saber do estado de miséria em que Israel vivia, assim orou: "Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado" (Nee 1:6). Enfim... Precisamos orar!

Intercessão de Habacuque: "aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força. Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos. Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; os outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem." (Hab 3:2-6).

Em certos problemas e aflições desta vida, o jeito é orar:
https://youtu.be/uM4U3g1gtqw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de junho de 2023

Maravilhosa graça


Hoje de manhã, aqui na linda Cabo Frio, estou a pensar nos erros tão comuns aos crentes... Um deles, de pensar que a graça tudo permite. Que a graça se sobrepõe à lei nós sabemos; pois é patente na Bíblia que a lei veio "para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Rom 5:20). A graça tem um kit de socorro urgente que tira o pecado.

A Bíblia diz que a salvação é pela graça. Logo, "se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça" (Rom 11:6). Porém, sabemos que a graça não exlui de seu kit, as boas obras. Posto que fomos "criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efé 2:10).

Enfim, em seu kit de primeiros socorros, a graça inclui o sangue de Jesus que "nos purifica de todo o pecado" (1 João 1:7) e a justificação, pois a Bíblia diz que somos "justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rom 3:24). Então, "cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus" (Atos 15:1). É graça de Deus em Cristo.

"A graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tito 2:11-13). https://youtu.be/BbwNxL9NmXM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de junho de 2023

A nossa confiança


Faz muito tempo, decidi depositar toda a minha confiança no Senhor... Aconselho os que me acompanham a fazer o mesmo! O salmista, ao recordar o que Deus fez em sua vida, assim se expressou: "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos." (Sal 40:2). Ou seja: Todo bem que temos está contido nas promessas do Senhor, a qual é anterior, subsequente e superior à lei (Gál 3:18). Então, devemos confiar em Deus! Pois ele concede graça aos que têm fé em Jesus. Porém, confiar em Deus não se restringe a uma confissão oral; é abraçar sua Palavra e crer em suas promessas.

Assim falou o Senhor a Jeremias: "Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras." (Jer 18:2). E isto porque na modelagem do barro ainda informe, aprendemos muito sobre o propósito de Deus para com aqueles que ele chama e capacita. Então, para nosso conforto em meio às provas, digo que aprendemos muito mais, sobre o amor e cuidado de Deus, na sala da aflição do que na sala do banquete. Há ocasiões em que a dor sentida é tão grande que nos confundimos tentando entender o por quê da mesma. Enfim... Em ocasiões assim, o melhor remédio para qualquer dor sentida é confiança nas promessas do Senhor.

Em seu sofrimento, Jó assim questionou os seus detratores: "Por que me perseguis assim como Deus, e da minha carne não vos fartais? Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro! E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:22-25). E depois de tudo, disse a Deus "Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42:4-5). Ele envolveu sua dor no véu da confiança.

Esta canção minimiza o lamento e prioriza a confiança:
https://youtu.be/l-FlUQn2Xb4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 2 de junho de 2023

O arrependimento


Hoje senti desejo de falar aos que pecam - não o pecador contumaz; mas aos cristãos que vivem de pecado em pecado. E não falo como juiz de quem quer que seja; mas, como um dentre os irmãos. A Bíblia diz que pecam os que mentem, os que adulteram, os que vivem de explorar seu próximo, os que duvidam do amor e bondade de Deus. Pois, "tudo o que não é de fé é pecado." (Rm 14:23).

Sabemos que "a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes." (Gl 3:22). Porque está escrito que "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16:16). Porém, os cristãos que vivem a pecar devem adotar este mandamento: "não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior." (Jo 5:14).

Jesus nos adverte dizendo: "Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Mc 1:15) e nos manda produzir "frutos dignos de arrependimento" (Mt 3:8). Então, vivamos na graça que salva, envoltos no perdão que absolve, desfrutando a paz que Jesus dá, sempre lhe pedindo que nos guarde "da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo" (Ap 3:10) sem menosprezar o "não peques mais" (Jo 8:11).

Em nossa vida cristã, devemos centrar toda a nossa atenção no seguinte texto bíblico: "filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:1-2). Amém. https://youtu.be/fAFWRneSVKk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar