segunda-feira, 6 de março de 2023

Pai /Filho /Espírito


O profeta Isaías declara que "o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." (Is 7:14). E o evangelho de Mateus nos testifica que "grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória." (1 Tm 3:16). E João atesta que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1:1); e que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14). Glorificado seja Deus!

Na verdade, as Escrituras demonstram com clareza uma relação complexa e indivisível entre Pai/Filho/Espírito Santo; a qual, a tradição cristã achou por bem definir como "mistério". Ou seja: Deus é: O "Pai nosso que está no céu" e que se revela ao mundo por seu Filho que é "Deus conosco" e ambos se fazem ouvir pelo "Espírito de Deus" que ambos enviam aos renascidos para os guiar em toda a verdade. E este mistério se torna audível e visível no batismo de Jesus; no qual, há um só tempo, o PAI testifica do céu sobre seu Filho, no momento em que o FILHO é batizado e recebe sobre si o ESPÍRITO SANTO em forma corpórea... MISTÉRIO!

João testificou: "Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo... E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo." (Luc 3:16-22). E Jesus concluiu: "ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mat 28:19). Amém. Glória ao nosso Deus!

Que benção! Em Jesus, Deus se faz presente entre nós:
https://youtu.be/U8IrKPxVqbo

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar