sexta-feira, 24 de março de 2023

Coração humano


Ontem, conversei com minha querida esposa Célia (áudio e vídeo, pelo WhatsApp); ela, na mesa de jantar com Rui e Romi, na casa do Pr Hermes e Giovana, em Aveiro; eu em Petrópolis, em uma reunião de oração com Dani, Alessandro e Bia... Haja coração! E por falar em coração, Blaise Pascal (um cristão brilhante do século 17, cuja vida durou apenas 39 anos) conceituou que "o coração tem razões que a própria razão desconhece". E Salomão, o Rei mais sábio que existiu, diz em um de seus provérbios: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Prov 4:23).

Na verdade, o coração tem seus segredos... E segundo os conceitos (bíblico e extrabíblico) aqui citados, o nosso coração não é apenas um potente órgão de bombear sangue. Ele também guarda sentimentos (bons e maus) que afetam profundamente o nosso viver. Portanto, segundo a Palavra de Deus, ele deve ser guardado. Pois, além dos bons sentimentos que enobrecem nosso viver, "do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mt 15:19). Enfim, nosso coração precisa ser lavado por Jesus e santificado pelo Espírito Santo, para que o mal não tenha nele espaço.

Lemos na Bíblia que veio o profeta Hanani "a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti." (2 Crô 16:7-9). Jesus purifica o coração.

Ó Jesus, dá-me um coração semelhante ao teu:
https://youtu.be/u6ttZxR0dSA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar