sexta-feira, 17 de março de 2023

Efeito bumerangue


Senti desejo de escrever sobre julgamento - não um julgamento qualquer; mas, julgamento temerário. E tomo por base o texto "com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós" (Mat 7:2). Ele é verdadeiro e não há engano nele, pois saiu dos lábios de Jesus. Nele vejo que a regua que vai me medir é o meu modo de julgar... Verdade.

Jesus também nos diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados." (Mat 7:1). Vemos neste texto que nossa maneira de julgar será usada em nós. E temos este ponto de inflexão: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (Jo 7:24). Isto nos leva a entender que não é pelo que vemos e pensamos; existe um modo correto de julgar. Porém... Quem se julga capaz?

Paulo assim nos questiona: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." (Rm 14:10). E Tiago nos adverte: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ...Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tg 4:11-12). Meu Senhor!

Finalizo com este pensar de Paulo: "a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha" (1 Coríntios 4:3-5). https://youtu.be/YpvevrCYjpk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar