segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Plena paz e alegria

Pense nestes três recursos especiais dados por Deus:

1. Plenitude do Espírito Santo. Este vem em primeiro lugar, pois dá sentido aos dois seguintes e do qual ambos dependem. A Bíblia diz que "quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (Jo 16:8). Assim, a presença do Santo Espírito em nós é essencial ao convencimento pessoal, das tendências pecaminosas e do inevitável julgamento divino.

2. Abundância de paz. Paz que nos é dada por Jesus (João 14:27); pois ele é o "Príncipe da paz" (Isaías 9:6). Paz que é o selo da justificação; pois a Bíblia nos declara que "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1). Paz que é essencial à uma vida serena e tranquila, incrementada pelo Santo Espírito de Deus.

3. Transbordante alegria. A alegria que vem pela presença de Jesus (Jo 16:22) faz brilhar os olhos do crente e contagia os que estão à sua volta, pois "O coração alegre aformoseia o rosto" (Prov 15:13). Enfim, ao soprar sobre nós o seu Espírito (Jo 20:22) Jesus nos torna "cheios de alegria e do Espírito Santo" (Atos 13:52); razão pela qual, viviam plenos e felizes.

Nesta mensagem, este texto é como a cereja do bolo: "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado." (Isaías 61:1-3). E esta canção de Alda Célia se baseia neste texto: https://youtu.be/LzDrgCNvB8g

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 30 de agosto de 2020

Intercedendo sempre


Sempre recebo informação que, em algum lugar, irmãos intercedem por nós. Obrigado Jesus, por nos tornar lembrados por intercessores! Perdi a conta, das vezes que disse que orar nunca é demais; é sempre de menos. Obrigado Senhor, por me fazer entender esta máxima! Sei que, desde os dias primitivos, a Igreja se curva em oração em favor de povos não alcançados; por paz e justiça na terra; por Israel; e por inúmeros motivos! Porém, a oração (segundo meu entendimento) nunca foi tão urgente e necessária, como neste nosso tempo.

Hoje, enquanto eu ainda orava, pensei na progressão do engano e no recrudescer da maldade (maldade e engano são palavras que revelam o estado em que o mundo vive). Me lembrei desta exortação bíblica, a qual nos alerta que Deus "ao culpado não tem por inocente" (Ex 34:7; Num 14:18; Naum 1:3). Ou seja: Não há como esconder o pecado "sob o tapete"; pois o Senhor vê e sabe todas as coisas. Enfim, nos conforta saber que, por meio de Jesus, nosso Deus está sempre pronto a perdoar o pecador arrependido e o absolver de seus atos pecaminosos.

Neste texto, percebemos a importância do arrependimento e conversão, para o perdão e salvação: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio." (Atos 3:19-21). Enfim, a salvação é um ato da graça de Deus revelada em Jesus Cristo.

Aleluia! A salvação eterna só é encontrada em Jesus:
https://youtu.be/cOE7hcsdIzY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de agosto de 2020

O valor da confiança

Em Deus tenho posto a minha confiança (Salmos 56:11):

Uma palavra que - na Bíblia, salta aos olhos de quem a lê; é a palavra confiança. Estou convencido que a confiança tranquiliza; e que sua presença afugenta insegurança, desfaz a ansiedade, estabelece a paz, veste de brilho o confiante, e autentica a fé bíblica na vida e nas obras de quem a possui. Então, a confiança precisa ser revelada na prática.

Em minha vida, tenho procurado demonstrar a confiança através de serenidade e equilíbrio. Segundo entendo, confiança deve ser exercida na seguinte ordem: Confiança em Deus, sem reservas. Confiança nas pessoas, sem exageros. Confiança em nós mesmos, sem abusos. Enfim, o temor do Senhor deve ser a base à sustentar nossa confiança.

A Palavra de Deus declara que "No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos." (Provérbios 14:26). Pois "O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte." (Provérbios 14:27). Portanto, a confiança - para estar segura e eficaz; ela precisa estar assentada sobre o temor do Senhor. Amém.

Este texto acentua o valor da confiança "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17:7-8). Assim ele define o perfil de quem confia no Senhor: BENDITO! Esta canção do Logos corrobora o que tentei expor: https://youtu.be/dxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Hoje eu faço 75 anos


Em manhã igual às outras, orei como sempre oro. Porém, minha palavra inicial foi de gratidão à Deus, pelos 75 anos de vida que hoje completo... Três quadras de século. Meu Deus! Alcancei uma marca que nunca pensei alcançar. Obrigado, Jesus! Desde que me entendo por gente, desfruto do amor de Deus. Porém, logo que me tornei crente, percebi que - ainda que o seu amor por mim seja incondicional; a sua graça não é! Pois o Deus de amor - por mais que nos ame, não nos obriga à abraçar a graça sem que a desejemos. Logo, ainda que seu amor não nos recuse; sua graça não nos aceita sem condições prévias.

Em meus 75 anos de vida, sou convencido que Deus me amou - antes mesmo de eu nascer; e que preparou a minha salvação há muito tempo atrás, ao entregar seu Filho unigênito para morrer na cruz. Porém, ele me salvou de fato, quando me entreguei sem reservas ao meu Senhor e Salvador Jesus. E hoje, do alto de meus 75 anos, posso olhar sobre os ombros e dizer, como Samuel: "Ebenézer" (1 Samuel 7:12). Pois até aqui o Senhor me tem ajudado! Melhor ainda, posso olhar à frente e manter meus olhos fitos em Jesus sabendo que o Deus que até aqui me ajudou, continuará ajudando, até o fim da jornada.

Em meu caminhar, procuro fazer deste testemunho de Paulo, uma espécie de bordão em que me apoio: "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:22-24). Obrigado meu Deus, por minha jornada terrena e minha vida futura!

A vida só é bem vivida quando segue os passos de Jesus:
https://youtu.be/tfewn3ETjF8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Maturidade e lealdade

Me preocupa a crescente crise na família:

Infelizmente, já de há muito se tem tornado algo corriqueiro, lares em crise, amargura família causada por desentendimentos, os quais poderiam ser evitados se - além do amor conjugal que é fundamental, houvesse também uma boa dose de humildade e tolerância; pois, um lar não vive apenas de abraços e amassos... Maturidade e lealdade é preciso!

Infelizmente, crescem os usos e abusos de intolerância e ofensa entre cônjuges reconhecidamente cristãos - alguns membros ativos de boas comunidades evangélicas; sem que os mesmos percebam que o amor de Deus em um crente "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7). Vida cristã impõe que amar e perdoar é preciso!

Infelizmente, este mandamento de Jesus tem sido ignorado (ou recusado) por inúmeros crentes: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15:12). E a insistente recusa em praticar este mandamento é a causa maior, dos grandes males morais e espirituais que afligem igrejas e famílias inteiras.

A Palavra de Deus impõe à todos nós: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" (Romanos 12:10-12). Como diz esta canção, onde há amor, os muros cairão: https://youtu.be/jMvcN41gmRs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

As doutrinas bíblicas


Neste domingo, preguei sobre o valor da disciplina bíblica. Discorri sobre os princípios e doutrinas que fluem das Escrituras Sagradas. Pois nelas, aprendi que os nossos pecados nos separam de Deus e encobrem o Seu rosto de nós (Isaías 59:2); e que - ao nos afastar da graça de Deus, o nosso pecado nos aproxima da desgraça do inferno; porquanto, destrói nossa honra, rouba nossos sonhos, devasta nossa razão - confundindo a nossa família e nos privando das melhores amizades. Isto o pecado nos faz.

Sinto grande força moral e conforto espiritual, por ter aprendido na Bíblia que o Filho de Deus veio ao mundo para salvar os pecadores; que o Espírito de Deus percorre toda a terra para garantir o pleno cumprimento do eterno propósito; que a Palavra de Deus proclama em toda terra que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador do pecador arrependido; e que a graça de Deus está sobre toda a terra, para garantir salvação à todo aquele que crê em Jesus. Enfim, crer na Bíblia o obedecer seus ensinos é ser livre.

Pense nisto: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:23-26). E creia nisto!

Esta bela canção foi composta e entoada por Alda Célia:
https://youtu.be/T6MyCyKSsk4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Nova ordem mundial

Dois mil anos passaram... Parece que foi ontem:

Orei pedindo a Deus fé apta para lutar e vencer, esperança que saiba aguardar a Promessa, e amor capaz de liberar perdão. Pois, preciso estar preparado para o bom combate da fé, para a esperança demorada, e para amar o meu próximo, mesmo quando for por ele hostilizado. Sei que parece algo simples, trivial... Mas não é! Só mesmo com a ajuda do Alto.

Me preocupa a nova ordem mundial, já em preparativos para se instalar, com o trono do governante supremo sendo preparado para receber o ditador do governo global que está sendo montado. Que o Senhor nos guarde do horror da guerra, do terror do sistema, e das falsas religiões - mesmo das que em nome do engano, se camuflam de cristianismo.

Nestes tempos difíceis, se existe a doença, temos o Remédio (a Palavra); se existe o "homem do pecado", temos o "Homem de dores"; se existe o diabo e seus demônios, temos Jesus e seus anjos; se existe inferno presente, temos a promessa futura; pois... "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor!

A fé alimenta nossa esperança: "Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Malaquias 4:1-2). E o amor nos capacita suportar. Enquanto refletimos, cantemos "Sou feliz com Jesus": https://youtu.be/_y-WEnlloe8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

As nossas lembranças


Nesta manhã - nem tão cedo como devia, pude me prostrar e buscar a face do Senhor. Enquanto orava, fiz uma resenha das lembranças... E louvei ao Senhor por tudo! Na verdade, nossa mente é acumulador de lembranças (boas e ruins) onde nos detemos para rebuscar valores memorizados com o passar do tempo. Ao crente sadio, faz bem saber que não depende de ver e sentir a presença de Deus, para saber que ele está perto. Então - mesmo não o vendo ou sentindo, me alegro em saber que o Senhor - assim como o ar que eu respiro, está em todos os lugares por onde vou passando. Louvado seja nosso Deus!

Enquanto eu ainda orava, fui lembrando amigos e irmãos (alguns já descansam com o Senhor)... Todos nós carregamos lembranças boas e ruins, para sempre ligadas à nossa história de vida. E há mérito em sabermos lidar com elas - sendo gratos pelas boas; e guardando as ruins em arquivo morto, após tirar-lhes lições de vida. Gosto de pensar que não dependendo mais de representações visíveis da presença de Deus para sentir segurança. Afinal, faz tempo abri mão de símbolos religiosos que garantissem sua presença comigo. E assim, ao renunciar às figuras místicas, acabei por me sentir mais perto de Deus.

Neste mundo, nossa vida se desgasta e se esvai, como água sendo derramada de um vasilhame. Todavia, a nossa fé deve se manter viva, sem levar em conta a realidade aparente: "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas" (2 Coríntios 4:16-18). Enfim, o Senhor é Deus! E sempre será Deus!

Que benção! Aprendi a te adorar pelo que és: Deus vivo!
https://youtu.be/JPqitveFAGo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de agosto de 2020

O revolto mar da vida

Um barquinho no revolto mar da vida:

Assim é a nossa vida: Como um barquinho que navega - sem leme e sem vela, em busca de um porto seguro. Infelizmente, por falta de plano piloto e mapa de navegação, muitos barquinhos semelhantes ao meu, vivem navegando em círculo - sem chegar à lugar algum; e, pior ainda, alguns se perdem na tempestade - sem que se saiba nada sobre seu paradeiro.

Quanto à mim, posso dizer que meu destino mudou, desde que aceitei Jesus como meu piloto e a Bíblia como o meu mapa de navegação. Então, enquanto vou singrando mar afora; vejo inúmeros barquinhos - assim como o meu; os quais, sem a presença do "Piloto" que eu tenho e sem o "Mapa" que eu utilizo; não terão chance alguma de chegar ao porto desejado.

O problema é o vento forte: "E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!" (Mat 14:28-30). Todavia, a solução é Jesus.

Que experiência maravilhosa esta: "E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança." (Mateus 8:23-26). Minha vida é como este barquinho, rumo ao porto seguro: https://youtu.be/OuoMC95I148

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de agosto de 2020

Aspirar o seu perfume


Sei que vivo em um mundo corrompido pelo pecado que produz violência, miséria, e morte. Sei que este mundo em que vivo é regido por pecadores inimigos do bem, injustos em suas ações, e perversos em sua intenções. Todavia, me conforta saber que existe um Deus no céu, Juiz de toda criação, que fará reta justiça na terra, sentenciando bons e maus pelos seus atos. E este Deus é generoso provedor e amoroso salvador de todo aquele que crê em Jesus. Aleluia! E melhor ainda é poder sentir o dom do amor manifesto em Seu Filho e aspirar o perfume de "rosa de sarom" e "lírio dos vales" que Jesus exala. Glória ao Senhor!

Sei que minha velha natureza - destruída pelo pecado, foi restaurada pela fé em Jesus e seu sacrifício em favor de todos nós pecadores. E sei também que - por meio do sangue de Jesus e da graça que seu vicário sacrifício liberou; me tornei uma nova criatura, de alma lavada pelo sangue remidor de Jesus que foi vertido na cruz. E melhor ainda é saber e sentir que o seu amor sacrificial por mim resultou em nova vida - semelhante à dos apóstolos, profetas, e mártires do cristianismo primitivo; e que virá o dia (e já está breve) em que deste mundo mau já não haverá lembrança; pois nesse dia, a tão sonhada vida eterna, afinal se revelará

Daniel falou ao rei sobre Deus no céu: "Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser" (Daniel 2:27-29). Sendo Jesus é a expressão visível de sua divina pessoa.

Aleluia! Glória a Deus! Pois existe um Deus no céu:
https://youtu.be/cYmzvqiUZEc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O amor sempre ajuda

Em tudo, devemos ser moderados:

Hoje de manhã, busquei no Senhor, uma boa dose de sabedoria do Alto, para saber o que falar, o que não dizer, e quando silenciar; pois vivemos em um mundo com seus nervos à flor da pele. Vejo pessoas e famílias "partirem pra cima" de alguém com quem conversam, pelo simples fato de se irritarem com respostas dadas ou com falta de resposta.

Do jeito que as pessoas estão agindo e reagindo, a prudência recomenda resposta branda e conduta equilibrada. A Bíblia diz que "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor." (1 Cor 16:14). Penso que esta recomendação deve estar baseada no fato que "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Cor 13:7). O amor sempre nos ajuda.

Na vida, em nosso trato com as pessoas, devemos agir com prudência, sabedoria, paciência e tantas outras qualidades que facilitam e tornam brandas as conversações; todavia, a Bíblia nos recomenda que "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Col 3:14). Há momentos em que a palavra é prata e o silêncio é ouro.

Sobre conversação, a Bíblia assim nos orienta: "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). Eis uma boa canção para ouvir e contar, quando não sabemos o que dizer: https://youtu.be/jZ3oy-ObEzs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Coração quebrantado


Ao longo de minha vida, tenho sido grandemente edificado com o salmo 108. Nele se destaca a importância do coração estar preparado para louvar e adorar ao Senhor. Ou seja: Adorar não é tão somente abrir a boca e entoar canções sacras; pois para que nossa adoração seja aceita, precisamos ter o coração puro e a alma lavada. E confirma o que digo, a resposta de Deus à esta indagação de Davi: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente." (Salmos 24:3-4). Louvado seja o nosso Jesus!

Para nos aproximarmos de Deus, devemos ter o espírito contrito e o coração quebrantado; pois, "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." (Salmos 34:18). E assim, para que a nossa oração seja ouvida pelo Senhor, ela precisa brotar de uma vida marcada por quebrantamento (humilhação) e contrição (arrependimento). Porém, nosso coração precisa ser muito bem guardado; pois, a Palavra de Deus diz que "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23).Enfim... O coração preparado é um coração bem protegido e quebrantado. 

Para meditar:

"Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens. Exalta-te sobre os céus, ó Deus, e a tua glória sobre toda a terra. Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos. Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote. Meu é Gileade, meu é Manassés; e Efraim a força da minha cabeça, Judá o meu legislador. Moabe a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato, sobre a Filístia jubilarei. Quem me levará à cidade forte? Quem me guiará até Edom? Porventura não serás tu, ó Deus, que nos rejeitaste? E não sairás, ó Deus, com os nossos exércitos? Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem. Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos."
(Salmos 108:1-13).

Para obedecer.

O meu coração deve estar firme e preparado:
https://youtu.be/mZO3OKPN4to

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Este tempo de engano

Precisamos entender estes nossos dias:

Vivemos em um mundo marcado por simbolismo. E nele, três animais simbólicos se espreitam e se estudam: O urso soviético, o dragão chines, e a águia americana... E não para por aí! Pois são observados de perto, pelos tigres asiáticos (termo cunhado nos anos 80) que são: Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong... Todos eles sob o olhar do santo, poderoso e eterno Deus.

A Bíblia preconiza um tempo de grave ameaça ao mundo, protagonizada por três símbolos animalescos: A "besta da terra" (o falso profeta) Apoc 13:11-12; a "besta do mar" (o anticristo): Apoc 13:1; e o "dragão vermelho" (a antiga serpente): Apoc 12:3,9). Sou inclinado à pensar que vivemos em meio à uma geração perversa, neste tempo de engano e de extrema maldade.

Sinto grande conforto em saber que, após a tribulação causada pela trindade satânica, "o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar." (Isaías 27:1). Enfim, temos esperança! Pois não há mal que se eternize... E a doce paz de Jesus o Rei dos reis, reinará doce e eterna.

Sou um grande admirador das canções apocalípticas de Elson Rodrigues. E esta sua canção resume aquilo que na Bíblia está escrito: https://youtu.be/xmcewIIrYic

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de agosto de 2020

O coração preparado


Neste mundo é algo comum de se ver: Pessoas (ate mesmo cristãos professos) que cansaram de lutar e assumiram a derrota como algo insuperável e definitivo. E assim, em estado de sofrimento crônico e decepção profunda, seguem vivendo uma vida mergulhada em fracasso e mágoa; vendo os seus mais lindos sonhos se tornarem pesadelos. E o pior é que nem percebem que - na vida de todos, a diferença entre a derrota e a vitoria é: Vontade de viver, força para lutar, e fé em Jesus para vencer!

Na verdade, muitos que vivem de fracasso em fracasso, nem percebem que a vida segue em sua rotina - independentemente de alegrias e tristezas que se intercalam; e que a Palavra de Deus sempre concede uma nova chance à todos nós (e até mesmo aos pecadores inveterados deste mundo) oferecendo o divino perdão e vida vitoriosa aos que - arrependidos de seus pecados, se entregam ao Senhor Jesus, crendo de coração em seu sacrifício lá na cruz, e seguindo firmes e confiantes em suas promessas.

Este testemunho apostólico nos revela a Fonte de nossa vitória: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:55-58). Sim! A vitória é nossa, em Cristo Jesus nosso Senhor!

A Bíblia deixa claro que "Derrota não é coisa de cristão":
https://youtu.be/1SMxTQZ7K-0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sempre há propósito

Com Jesus seguindo sempre em frente:

Sou convencido que - por mais que certos acidentes e decepções magoem; tudo que acontece ao cristão que ama realmente à Cristo, coopera para seu bem (ontem, na IMW de Lagos, preguei sobre isto). Uma antiga canção declara que "onde existe a graça do bondoso Deus, tudo que se passa nos conduz ao céu". Eu creio nisto!

O salmista Davi, em seu salmo 23, me incentiva à assim crer e declarar: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4). Assim, por mais que as sombras escureçam o meu caminho, seguirei firme nas promessas de Jesus.

O Apóstolo Paulo assim se expressa aos irmãos de Filipos: "E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho" (Filipenses 1:12). Então, penso que todo cristão maduro precisa saber lidar e o que dizer, ante os contratempos da vida. Ou seja: Com louvor e gratidão à Deus.

Vez por outra, esta promessa de Deus ao povo de Israel me vem à memória: "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2). Enfim... É assim que precisamos crer! E é deste modo que devemos viver!

Na luz do dia ou na sombra da noite, sempre seguindo Jesus: https://youtu.be/CGXH4jadJ7Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de agosto de 2020

Nossa própria história


Como me faz bem examinar algumas histórias bíblicas! Hoje mesmo, enquanto eu ainda orava, me lembrei de algumas... Saga de pessoas anônimas que protagonizaram histórias inesquecíveis que somente foram vividas mediante o seu devido encontro com Jesus. Qual o cristão, minimamente conhecedor das Escrituras, que não se lembra do "menino e seus cinco pães e dois peixes"; ou do "filho da viúva de Naim" - arrimo de família, cujo corpo ainda jovem estava sendo levado ao cemitério em marcha fúnebre; ou da mãe, cuja filha estava "miseravelmente endemoninhada"? Todos estes tiveram como denominador comum, seu encontro com Jesus.

Uma dos benefícios que a oração sempre nos proporciona é o de lembrar e relembrar histórias de vida - umas que nos advertem à ser cuidadosos; e outras que nos inspiram e motivam. Porém, melhor ainda que histórias como as que citei; são aquelas protagonizadas por nós mesmos - oriundas de nossa experiência pessoal com Jesus. Qual o crente que não lembra pequenos flash - de sua breve ou longa vida cristã; nos quais, a intervenção do Senhor Jesus trouxe proteção e providência? Sim! Porque, melhor ainda que as histórias por nós conhecidas, são as histórias vividas por nós mesmos - filhos de Deus que somos! Resgatados e redimidos por Jesus.

Naquele tanque em Betesda, esta história de amor e de vida foi escrita: "E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava" (João 5:5-9). Enfim, em qualquer lugar, todo aquele que crêr em Jesus também terá sua própria história.

Adoremos Aquele cujo amor é maior que nosso pecado e culpa:
https://youtu.be/qgo5pXa3_jw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de agosto de 2020

As grandezas de Deus

Devemos pensar na grandeza de Deus:

Há noites em que me ponho à pensar nas obras de Deus... E me pergunto: Como pode alguém, em sã consciência, lhe negar a autoria do firmamento? Ao elevar meus olhos ao céu, me deslumbro com com seu brilho e vastidão! E louvo ao Deus eterno que semeou o céu e povoou a terra. Meu Deus! Como pode alguém não lhe atribuir a existência de tudo?

Ante-ontem, por descuido meu, sofri forte queda na sala e fraturei o úmero (osso que liga o braço ao ombro); e podia ter sido pior se o Senhor não tivesse amenizado a queda. Na vida, acidentes acontecem; e nem sempre haverá uma razão proposital para os mesmos. Todavia, o propósito de Deus permanecerá firme, mesmo em frente aos imprevistos desta vida.

Logo no início de minha conversão, encontrei esta preciosidade nas Escrituras: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28). Uma das primeiras lições que aprendi, logo no início da vida cristã: É que a Palavra de Deus à tudo tem resposta.

Este texto me inspira à agradecer pelo que foi revelado e glorificar pelo que é inexplicável: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:33-36). Aleluia! Neste mundo sem paz, Deus guia minha vida: https://youtu.be/leAgKXVAG0M

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Jesus mudou meu viver


Hoje me lembrei de um menino... Um menino lá de Jurujuba, das brincadeiras na praia da várzea, do morro do lazaredo, do riso aberto e das lágrimas encobertas, dos medos e incertezas. Menino sem noção dos perigos e problemas à sua volta; cheio de sonhos, mas sem saber como realiza-los. Menino cuja vida era um risco - para si e para os outros. Menino interessado em viver, sempre com medo de morrer. Menino sem futuro... Salvo se algo lhe acontecesse. E aconteceu! Sim... Eu era aquele menino.

Como poderia eu esquecer o que mudou minha vida? transformando meu viver conturbado em jornada segura! Enfim... O meu viver se dividiu em antes e pós Jesus. Pois Jesus Cristo mudou meu viver! E assim, após outubro de 1964, meu roteiro foi mudado. Sim, porque - desde que passei a seguir o Mestre dos mestres, passei a ver a vida de outro modo. E hoje eu me sinto seguro - seguindo entre luzes e sombras, com o olhar sempre posto em Jesus, a Luz do mundo! Porquanto nele está meu futuro.

Trago para minha vida, este testemunho de Paulo: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé" (Filipenses 3:7-9). Glória a Deus!

Hoje sou feliz, pois Jesus Cristo mudou meu viver:
https://youtu.be/DwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Minha força é o Senhor

Desde que me entendo por crente:

Ouço crentes atribuírem à si mesmos (ao seu esforço e suor) suas vitórias e conquistas. Alguns chegam à dizer: "Eu ralei muito para conseguir". Ledo engano! Na Bíblia, vemos Sansão cheio de si, dizer que venceria os filisteus por si mesmo... Sem saber que "retirou-se dele a sua força" e "que já o Senhor se tinha retirado dele." (Juízes 16:19-20). Meu Senhor! Como é triste ver algo assim.

Penso no que Jesus nos disse: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5). Este texto explica o fracasso dos que tentam resolver as coisas por si mesmos e do seu próprio jeito. Pois, devido à isto, lares fracassam, igrejas esfriam, e vidas se perdem. Meu Deus! Quando iremos entender isto?

Vejo crentes insistindo em agir por conta própria - na criação dos filhos e na condução dos negócios... E pondo tudo à perder! Pois a Bíblia diz que "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127:1). Infelizmente, veremos tantos crentes sofrerem, até se darem conta disto.

A Palavra de Deus fala que "O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará? O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria." (Provérbios 18:13-15). Enfim... Precisamos buscar conselho e direção do Senhor. Ouça a mensagem do salmo 127, cantada pelo Grupo Logos: https://youtu.be/iellsDTRdew

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de agosto de 2020

E por mais que oremos

Na vida de toda gente - pra não dizer de qualquer crente, os problemas e aflições são presença constante. Quando penso na existência humana, logo me vem à mente a figura de uma escada... Os seus degraus representam esforços à serem feitos, rumo às etapas à serem vencidas. Já ouvi dizer que, para algumas pessoas, a escada de sua casa define o prolongamento de sua vida; pois o esforço rotineiro que fazem galgando os seus degraus é como um exercício de condicionamento físico que diminui certos eventos perigosos (avc, infarto, etc). Isto também acontece na vida espiritual: As nossas lutas e aflições - ou nos levam à oração, ou podem nos levar ao enfraquecimento.

Não é de hoje, venho dizendo que - por mais que se ore, orar nunca é demais (na verdade, orar é sempre de menos). Portanto, precisamos orar sempre; pois, em nossa vida, as provações estarão sempre presentes. Enquanto escrevo, me vem à lembrança uma antiga canção de Jair Pires (do dueto Jair e Hosana, ambos falecidos) na qual afirmou que "neste mundo todo mundo tem problema". E os problemas mais difíceis, geralmente ocorrem no seio da própria família. Logo - se não temos problemas alem dos domésticos, estes já são motivo suficiente para orarmos mais. Uma vez que a oração sempre pode transformar o mal dos homens em benção de Deus.

Medite neste texto: "Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:14-19). E procure praticar o mesmo.

É verdade! Neste mundo, todo mundo tem problema:
https://youtu.be/V7133mBa6hE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Amor essência de Deus

O amor torna feliz quem o possui:

Ontem em nossa igreja, tomando por base 1 Coríntios 13, preguei sobre o amor. Afirmei que seu não tiver amor, serei apenas barulho. Pois sem amor, minha fé de nada vale; e sem amor, minhas virtudes não terão proveito algum (1 Cor 13:1-3). Penso que em meu viver - antes de qualquer outra coisa, preciso dar preferência ao amor.

Neste texto, aprendi que o amor - sendo sofredor e benigno, não é invejoso, soberbo, leviano, ganancioso. Então, se eu tiver amor, serei alguém decente, paciente, justo, e verdadeiro; pois o amor não é irritante ou desconfiado. Quem ama crê, espera, suporta (1 Cor 3:4-8). Enfim, o verdadeiro amor nunca falha e jamais acaba.

A Palavra de Deus resume, no assunto aqui proposto, a beleza e a nobreza do amor. E define o seu valor supremo declarando que "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:13). Pois, o amor é a essência do próprio Deus sendo ele causa e efeito da redenção humana.

O amor é lindo: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1 Coríntios 13:1-8). O amor é sem fim! https://youtu.be/ZwzKT14tKKo 

cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de agosto de 2020

Quando o amor esfriar

Dias atrás (manhã aqui em Portugal e madrugada lá no Brasil) pensei nesta advertência divina ao pastor da igreja em Éfeso: "Tenho porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor" (Apoc 2:4). Então, vemos que deixar o primeiro amor é uma atitude antiga. Mas a proliferação de casos de abandono do primeiro amor nos remete à este texto do sermão profético de Jesus: "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." (Mat 24:12). E neste triste quadro, o pior é vermos certos crentes - na igreja e fora dela, cujo testemunho cristão parece indicar que deixaram o seu primeiro amor. E isto é um risco à vida!

Segundo a Palavra, o esfriamento do amor se assenta sobre a multiplicação da iniquidade. Na verdade, iniquidade é como um vírus que se propaga contagiando todo aquele que o toca ou que é por ele tocado. Segundo a Bíblia, "o pecado é a vergonha das nações." (Prov 14:34). O pecado - ao mesmo tempo que é envergonha os povos, tira a vergonha do indivíduo. E ainda pior é vermos tanta gente que - além de ter perdido a vergonha de pecar, ainda se vangloria de seu pecado. É triste ver muitos chegarem ao cúmulo de apresentar como benção de Deus (?) a nova amante, fruto de seu relacionamento extra conjugal.

Sempre penso nesta advertência do Senhor, feita ao pastor da igreja em Éfeso: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Apo 2:2-5). Advertência que ainda está em vigor!

Voltar ao primeiro amor pode resolver quase tudo na vida:
https://youtu.be/-WJVX_m1ofM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de agosto de 2020

Sentido real das coisas

Devemos atentar ao sentido real das coisas:

Ontem, na leitura do texto de abertura do culto em Lagos, pensei no sentido desta declaração de Davi: "Despertai, saltério e harpa; quero acordar a alva" (Salmos 108:2). Em minha opinião, se os revisores - ao atualizarem os intérpretes originais, entenderam ser melhor grafar este texto lógico: "eu mesmo despertarei ao romper da alva"; então, retiraram do texto sua poesia.

Na verdade, o salmista pretendia era alegorizar o seu desejo de se antecipar à própria alva - dando a ideia de quer acorda-la com seu louvor ao Senhor; ordenando saltério e harpa que despertassem para o louvor. Em suma, Davi pretendia liberar o som do louvor na madrugada, disposto à tirar a alva de seu estado adormecido. É assim que todos nós devemos louvar e adorar!

Na Bíblia é frequente o uso de figuras comparativas e alegóricas que pretendem transmitir um ensino que ultrapassa o senso imaginário lógico. Creio ser esta uma das razões que levou Jesus a advertir que precisamos ter olhos de ver e ouvidos de ouvir. "Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver." (Isaías 42:18). Precisamos ter olhos e ouvidos espirituais.

Amém! "Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens." (Salmos 108:1-4). Aleluia! Em minha juventude, esta canção edificou muita gente: https://youtu.be/CmtII4EF89E

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Os milagres acontecem

Neste mundo - ante circunstâncias imprevisíveis (muitas delas tão desfavoráveis) devemos viver um dia de cada vez. Em minha vida, quantas vezes me prostrei para orar ao Senhor - sem saber o que fazer no minuto seguinte; apenas confiado que Deus tinha a resposta apropriada para o que parecia ser impossível... E o milagre sempre aconteceu! Digo milagre porque não tenho outra palavra para explicar aquilo que considero inexplicável. Digo em testemunho da verdade, que inúmeras vezes presenciei a intervenção divina em minha vida, família e ministério. E foi seguindo no curso do milagre que pude chegar até aqui.

Por maiores que sejam as provações e desafios, devemos manter o lugar de oração sempre aquecido. Afinal, nunca sabemos quando algum mal vem bater à nossa porta. Então, precisamos de três recursos sobremodo importantes, para lidar com aquilo que é imprevisível (ou improvável); e estes três recursos são: Sabedoria, discernimento, e perseverança. Portanto, precisamos orar buscando sabedoria de Deus, discernimento de espírito, e perseverança na fé; pois o milagre não é uma plantinha que vai sendo regada e que cresce com o passar do tempo. Não mesmo! Pois, o milagre é um recurso surpreendente, as vezes tão inesperado.

Este milagre trouxe vida: "E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe." (Lucas 7:11-15). Nosso Jesus opera milagres!

Aleluia! Em Cristo Jesus o milagre pode acontecer:
https://youtu.be/WoYoT1fR8qo


Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Meu descanso é Jesus

Em minha vida, decidi descansar no Senhor:

Sei que para muitos, esta pode se soar como bela frase de efeito. Porém, em minha vida, ela é um testemunho tão real como a água que bebo e o ar que respiro. Faz tanto tempo que tomei esta decisão de descansar em Jesus; e eu não saberia dizer quando ou onde começou. O que eu sei é que ela foi gerada e consumada na Palavra de Deus.

Certa feita, em uma praia da Galileia, Pedro disse à Jesus: "sobre a tua palavra, lançarei a rede." (Lucas 5:5). E, parafraseando Pedro, eu posso dizer que sobre a Palavra de Jesus posso descansar na rede. Jesus disse: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29). Amém!

Estou certo de que - lá em Betânia, a agitação de Marta tinha tudo a ver com sua falta de descanso na palavra de Jesus. E o próprio Jesus lhe advertiu: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:41-42). Maria descansava no Senhor!

Este texto destaca a confiança no Senhor: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos" (Sal 37:3-7). E ele nos insta à confiar e descansar em Jesus. Após refletir é bom ouvir esta linda canção: https://youtu.be/dxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Coisas que acontecem


Em nossa vida, coisas boas e ruins, grandes e pequenas, acontecem. E devemos dar graças à Deus por todas elas. Mas... Alguém dirá: "Não vou agradecer por coisas ruins que me acontecem". Até entendo este sentimento; porém, a Palavra nos diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tes 5:18). Mas... Dirá o crente: "Por que devo dar graças por coisas que não acho boas?". Eu respondo com a Bíblia: Porque "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28). Amém!

Domingo - após termos ficado retidos cinco meses no Brasil (devido à pandemia); participamos da Ceia do Senhor, com nossos queridos irmãos da IMW de Lagos. Benção purinha! Pois a alegria do reencontro compensa a prolongada ausência. Além do que... Nunca saberemos dos livramentos de Deus, recebidos durante esse tempo; pois alguns males dos quais o Senhor nos livra estão encobertos aos olhos. O que Maria Célia e eu sabemos é que "Até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Samuel 7:12). Somos gratos à Deus, por termos presidido o culto de comunhão da Ceia do Senhor - participando de sua mesa com os irmãos.

Este salmo - em sua maravilhosa mensagem e proposta, deve preencher todos os cantos e recantos de nosso coração: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Salmos 133:1-3). Estou convencido que a comunhão com os irmãos representa um sinal de vida cristã autêntica - baseada no amor do Senhor, sem a qual o cristão jamais terá a paz do céu.

Comunhão com os irmãos é fator de vida e integração:
https://youtu.be/shCXKj0Gd3E

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Sigo olhando pra Jesus

Afinal, para quem devemos olhar?

Eu não teria como contar as vezes que preguei, sobre a necessidade de olharmos para Jesus, Na vida, existem ações muitos importantes; porém, considero algumas essenciais (e não me refiro ao respirar, comer, trabalhar)... Estou pensando em vida e missão cristã! E os valores que na vida, julgo essenciais todos se relacionam com Jesus.

Meus valores essenciais são estes: Olhar para Jesus como Senhor e crer nele como Salvador; seguir seu caminho e buscar sua presença; obedecer sua Palavra e cumprir seu propósito; ser fiel até à morte e herdar a corôa da Vida. Preciso dizer mais alguma coisa? Penso que não! Pois o que foi dito é essencial. Enfim, viver é amar e servir Jesus.

Digo que Jesus é essencial, "Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." (2 Coríntios 1:19-20). Razão porque devemos olhar para Jesus.

Devemos atentar ao testemunho dos servos de Deus, como este: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias." (Salmos 34:4-6). E manter nossos olhos em Jesus contemplando seu rosto de amor: https://youtu.be/vTAMAK-Qsco

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Orando bem mais cedo


Por razão que eu não consegui identificar, senti necessidade de levantar bem mais cedo que o habitual, para buscar a face do Senhor. Já faz tempo, aprendi que não necessitamos de um motivo especial para orar costumeiramente. Assim, para orar,  preciso de três coisas essenciais: mente aberta, coração contrito, e espírito quebrantado. Tenho percebido que joelhos dobrados, olhos lacrimejantes, e voz tremida não são sinais indiscutíveis de oração contrita e aceitável. Pois, se assim fosse, algumas pessoas que parecem orar tanto não seriam tão duras, incrédulas, e insensíveis. Orando, devemos ser sinceros e objetivos.

Algumas vezes, sinto vontade imperativa de orar, sem que haja uma razão plausível. Em situação assim, logo penso em algo que aprendi faz muito tempo: Os mais importantes motivos de oração, nem sempre são conhecidos. Mas, como Deus sabe de tudo; devemos nos deixar conduzir pelo Espírito ao lugar de oração; pois, lá no final, saberemos os porquês. Pois certas soluções e respostas que a oração traz, talvez nunca venhamos a saber. A Bíblia diz que "não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rom 8:26). Louvado seja o Senhor!

Sobre como orar, este texto bíblico nos ensina o essencial: "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Romanos 8:24-27). Louvado seja Deus!

A oração em amor é reconfortante e transformadora:
https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 2 de agosto de 2020

A cabeça no lugar certo

Devemos manter a cabeça no lugar:

Hoje me lembro desta frase atribuída ao fundador do Exército de Salvação em 1865, William Booth: "Devemos manter os pés aquecidos, a cabeça fria, e o coração fervendo". Realmente... Ante o terrível calor deste tempo - de decadência, desastres, e pragas; precisamos manter a cabeça no lugar, para não sermos contagiados com o estado de loucura em que o mundo vive.

Infelizmente, vejo muitos crentes pensando exatamente como pensa este mundo. Ou seja: acham normal, certos usos e costumes que fazem deste mundo, uma reprodução dos dias de Babel e de Sodoma que o tornam em uma espécie de babilônia global. E como se não bastasse, vemos o vírus da morte seguindo no rastro do cavalo amarelo do Apocalipse cavalgando sobre a terra.

Penso vivermos a abertura do quarto selo do Apocalipse: "E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." (Apocalipse 6:8). Pois ele é contextual com a realidade que hoje se vive. Senhor Jesus!

Neste mundo - em nossa condição de filhos de Deus, somos tentados e perseguidos... Mas, a Bíblia assim nos conforta: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Mal 4:2). Obrigado, meu Pai! Por todo bem que nos foi dado em teu Filho Jesus! De vez em quanto sou levado a me abater; mas... Sinto Cristo! https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 1 de agosto de 2020

Amor de Deus por nós


Nas Escrituras, encontramos figuras que, em suas entre-linhas, destacam o amor de Deus por todos nós. Uma delas é a figura do pardal e da andorinha - pássaros cujo canto é desagradável; mas, que encontram lugar para seus ninhos na casa de Deus (salmo 84). Outra figura é a do corvo, ave ainda mais desagradável de se ver e ouvir - e ainda considerada por muitos como de mau agouro. Todavia, segundo a Bíblia, "Deus os alimenta" (Lucas 12:24). Que Jesus maravilhoso é este nosso! Ele nos ama!

Anos atrás - ainda em minha juventude, participei de uma peça teatral intitulada "O ferreiro" - dirigida pelo então Capitão Paulo Franke, do Exército de Salvação. A peça versava sobre um suposto ferreiro que havia feito os cravos que perfuraram as mãos e pés de Jesus; o qual, tomado pela culpa de ter feito aqueles cravos, se sentiu perdoado ao saber que Jesus perdoara Pedro, discípulo que o negara. Enfim, não tenho como não pensar e valorizar o tão grande amor de Deus por nós, revelado em Jesus.

Grande amor de Deus: "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:16-19). Glória ao Senhor!

Glória a Deus! O seu amor não muda e jamais falhará:
https://youtu.be/1qM7450-q-w

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar