sexta-feira, 3 de abril de 2020

A Igreja e Israel


Nestes dias difíceis - ainda mais aflitivos devido à pandemia, fico a pensar... Israel: Povo nascido em Abraão, o pai da fé. Igreja: Povo renascido em Cristo, o salvador do mundo. Em meu pensamento, não resisto às indagações: Por que a humanidade tanto resiste à voz de Deus? Por que o ser humano tanto se degrada e se rebela contra Quem o veio salvar? Por que o mundo tanto odeia e persegue estes dois povos, se eles são instrumentos de graça e de paz para a humanidade? Israel e Igreja: dois povos de Deus que caminham em linhas paralelas; mas que se unirão, ao fim da missão distinta que devem cumprir.

Eu me pergunto: como idealizar um mundo melhor, restaurado e evoluído - física e espiritualmente; sem inserir o Israel de Deus e a Igreja de Cristo em nossas motivações? Olhando a História, vemos que os mais importantes feitos em prol da humanidade têm o protagonismo de Israel e da Igreja. E digo isto, porque as melhores leis, as mais belas obras de arte, as mais lindas canções, os mais puros conceitos, e os mais valiosos feitos científicos foram produzidos por piedosos judeus e dedicados cristãos. Por Israel, o Deus eterno se torna conhecido. E por meio da Igreja, a graça salvadora é manifesta ao mundo.

Este texto lança luz sobre o mistério que é a relação de Israel com a Igreja:

"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades."
(Efésios 2:11-16)

Ao final, Israel e Igreja se tornarão um só povo, tendo Jesus como Senhor.

O Israel (e a própria Igreja) que hoje chora, amanhã irá sorrir:
https://youtu.be/i1rqpEqK77k

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar