quinta-feira, 31 de maio de 2018

As três esferas


Quero agradecer, de coração, aos que leem e comentam as orações que registro em minha "page". Porém, por mais que sejam concordes comigo; creio ser difícil imaginar o que sinto quando me ponho a orar. Logo no início de minha vida cristã, percebi a grande importância de buscar a presença de Deus. E também me dei conta que emoção, razão, e espiritualidade jamais poderão traduzir fielmente, aquilo que se passa no íntimo de alguém que ora (digo por experiência própria). Ou seja: Ainda que estas três esferas que definem nossa conduta, sejam depuradas dos resquícios da impureza e da maldade; elas nunca serão capazes de interpretar com exatidão o agir de Deus, na vida daquele que se encontra no lugar de oração.

Na verdade... Mesmo aqueles que leem e concordam com as orações que aqui posto; eles só conseguirão entender aquilo o que eu me proponho a transmitir, se buscarem a Deus em espírito e em verdade. É que a questão não é apenas orar a Deus - seja buscando bens e serviços, ou se queixando dos problemas e lutas que enfrenta. Sinceramente... Creio poder dizer que o prazer e valor da oração não está em oferecer algo a Deus, ou receber algo dele... Vai muito além disso! Pois, ainda que a disposição de obter ou dar algo a Deus seja importante; a verdade é que estar com Deus, em um encontro amoroso entre filho e Pai, é o ápice da vida de oração! Um prazer que supera qualquer outro que tenhamos na vida! Glória a Deus!

Fico a tentar imaginar o sentimento do salmista, ao escrever esta oração: "Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras." (Salmos 73:23-28). Todavia... Isto só possível se orarmos como ele orou.

Vejo nesta canção, uma profunda e oração:
https://youtu.be/SRjWqPdH6UY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ninguém explica Deus

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Por mais que tentemos; jamais conseguiremos entender a grandeza de Deus... Ele está em todos os lugares, vê todas as coisas, e sabe como tudo que se relaciona ao ser humano se inicia, transcorre e termina. Sim! Deus é de natureza insondável, inexplicável! E à quem questiona o meu entendimento, eu pergunto: Como pode o ser humano, finito e limitado, explicar o Deus eterno; se não consegue explicar a si mesmo? Na verdade, teorias sobre a origem e natureza do ser humano, vão sendo empilhadas no arquivo morto da história. Portanto... Como poderá o homem entender e explicar a grandeza de Deus?

Encerro com a seguinte questão: Por que as pessoas, pensando ser senhoras de si, têm a tendência de imitar aquelas pessoas que elas mesmas desprezam? Vemos filhas revoltadas com o proceder de suas mães, se tornarem suas imitações; e filhos revoltados com erros de seus pais; que, ao estar na mesma situação deles, repetem os mesmos erros que antes censuravam. Percebo uma tendência, de pessoas oprimidas pelos mais terríveis e cruéis ditadores, se tornarem cópias exatas de seus opressores. É tão comum imitarmos aqueles que menos admiramos. Enfim... Não conseguimos entender a nós mesmos.

Neste salmo, dá pra perceber claramente o sentido da reflexão do salmista, ao procurar demonstrar o seu senso de pequenez: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre." (Salmos 131:1-3). E na contramão deste sentimento de humildade, vemos tantos se tornarem arrogantes por se julgarem grandes demais.

Creia na assertiva desta canção: Ninguém explica Deus:
https://youtu.be/LYsaKn8FRhc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de maio de 2018

Boa lembrança

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Vez por outra, precisamos nos reportar ao passado... Algumas vezes, para consultar referências valiosas; outras vezes, para reviver boas lembranças. Todavia... Jamais devemos nos deixar prender ao passado - seja por mágoa, seja por saudosismo. Hoje mesmo, fiz uma visitinha ao passado em busca de referências que representam balizas em minha vida. E encontrei no arquivo de boas lembranças, alguns tesouros que lá procuro manter. Sei que existe também o arquivo de lembranças ruins; Entretanto... Ele está sempre empoeirado - com sua porta trancada e emperrada; pois, eu jamais me aproximo dele.

Em meu passado encontro pérolas! Eis algumas: Outubro de 64 - mês em que eu, pecador, fui redimido. Janeiro de 68 - mês em que este redimido foi ordenado pastor. Junho de 69 - mês em que  fui batizado com o Espírito Santo. Julho de 70 - mês em que me casei com a esposa que Deus me deu. Maio de 71 - mês em que nasceu nosso primeiro filho. Maio de 72 - mês em que nasceu nosso segundo filho. Abril de 73 - mês em que nasceu nosso terceiro filho. Janeiro de 77 - mês em que nasceu nossa filha. Julho de 93 - mês em que fui ungido Bispo. Estas recordações sempre me motivam. Glória a Deus!

Vejo neste texto, duas importantes exortações: "Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca; Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra. Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações." (Salmos 105:4-8): A que nos ordena buscar força em Deus; e a que nos ordena lembrar as maravilhas que fez em nossas vidas. Desta lembrança e socorro, o crente se alimenta.

Você não vai se arrepender de ouvir esta canção:
https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Guardando o coração

A imagem pode conter: texto

Ontem, a IMW da Região Europeia fechou o ciclo de abordagens sobre a "semana do coração abrasado". Neste domingo, preguei sobre este tema - pela manhã, na IMW da Gafanha da Nazaré; e pela tarde, na frente missionária de Ílhavo. Em ambas as igrejas, enquanto eu pregava, louvei a Deus por ter o coração aquecido. E pelo modo de reagir dos irmãos presentes em ambos os cultos, pude perceber que os seus corações também se aqueceram com a mensagem de Deus pregada por este pequeno servo. Que bênção! Um sentimento de temor pairou sobre nós.

Tenho percebido que o coração do crente - para se manter purificado e aquecido - precisa ser guardado por Deus (Provérbios 23.26); ser guardado pelos filhos de Deus (Provérbios 4.23); e ser guardado pela Palavra de Deus (Salmo 119.11). Em minhas observações, tenho notado que o coração humano é alvo preferencial de sentimentos pecaminosos e contraditórios. E a falta desta fórmula bíblica tem levado muitos crentes a transformar seu coração perdoador e motivado; em um coração rancoroso, magoado, desanimado. Precisamos guardar o coração!

Este texto alerta quanto ao perigo de um coração frio: "E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:15-19). Precisamos manter nosso coração aquecido!

Sou sempre abençoado ao ouvir esta canção de Alda Célia:
https://youtu.be/bu9zbHd_Zos

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de maio de 2018

Idade avançada

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Hoje, ao orar; senti alegria, por ter chegado a uma idade que considero avançada - podendo dizer, como o profeta Samuel: "Ebenézer! ...até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Samuel 7:12); e, como o rei Davi: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Salmos 37:25); dizer como o profeta Daniel: "O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões" (Daniel 6:22); e, também, como o apóstolo Paulo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13). Amem!

Em oração, vejo que vivemos tempos confusos (nossos ancestrais na fé se sentiriam "fora do chão", se pudessem retornar à este mundo e ver aquilo que o mundo se tornou. Penso que a própria Igreja primitiva (mesmo com todas as dores sofridas) não tenha enfrentado o tipo de padecimento que, nos dias de hoje, um verdadeiro crente sofre (são tantos desvalores; tantas profanações; tanto escárnio). Devemos estar sempre vigilantes. E, em mundo tão corrompido e perverso; devemos ser cada dia mais Filadélfia e menos Laodiceia. Amém!

Sou fascinado pelo testemunho de Paulo: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." (Filipenses 2:13-16). Quanta riqueza! Quanto ensino sagrado!

Faz bem ouvir e cantar esta canção com Ozeias de Paula:
https://youtu.be/Pjcrp4g0GvU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 26 de maio de 2018

Flerte e sensualidade

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Falando em família... Desde que aceitei a Cristo, aprendi que, para o crente, existem valores inegociáveis (a família está entre eles). Infelizmente, quando alguém se afasta de Deus; acaba por se afastar de valores que consideramos sagrados. E assim, vemos casais se separarem, insatisfeitos com o jeito de ser do outro; ou tentados por alguma "oferta de ocasião" que - com flerte e sensualidade - acaba por seduzir seu coração. Eles agem, como se uma simples troca de cônjuge pudesse resolver os problemas que uma relação em crise costuma criar. Melhor que trocar de cônjuge é trocar de atitude.

Infelizmente, vemos crescer o número de cristãos (até mesmo líderes espirituais) a cair nas armadilhas do sentimento e da emoção - certos de estarem fazendo a coisa certa. No entanto, os tais parecem não perceber que a aliança conjugal é biblicamente indissolúvel. Ou seja: Ela só pode ser rompida, quando existe infidelidade conjugal, ou quando um dos cônjuges vem a falecer. Enfim... À luz da Palavra de Deus, ruptura dos votos conjugais só é aceitável havendo morte ou traição de uma das partes. Portanto... Sempre que houver crise conjugal; o perdão e a reconciliação é a melhor decisão.

Este é um daqueles textos bíblicos que um casal em crise deve manter sempre diante dos olhos: "Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19.3-9). Pois... O casamento é um vínculo santificado.

Sempre que ouço esta canção, me sinto motivado:
https://youtu.be/FoFbr6wYSrM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de maio de 2018

O mal no mundo

A imagem pode conter: texto

Ao longo do tempo, tenho notado que - assim como as bênçãos de Deus permeiam nossa vida (o sol, a chuva, o pão, a água, o trabalho, a família, e tantas outras); às quais, geralmente, atribuímos natureza espontânea; assim também, os flagelos de Deus sobre a rebeldia humana (pragas, enchentes, terremotos, tornados, pestes, e tantos outros) são vistos, pela grande maioria das pessoas, como eventos naturais e circunstanciais. Quanto a mim, vejo as calamidades (no Brasil e no mundo) como: sofrimento e angústia das nações, como expressão do juízo do Deus eterno. E isto é apenas o "princípio de dores".

Penso que o único modo de se entender a relação de causa e efeito entre o mal moral e o mal natural, é o cultivo de uma vida de oração. A Palavra de Deus propõe: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (Jeremias 33:3). A Bíblia assevera que a causa do mal no mundo é o pecado; o qual se apresenta sob as mais diversas formas (idolatria, feitiçaria, adultério, pornografia, violência, mentira, e muitas outras). Porém... "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9). Amém.

Assim falou Deus a Salomão: "Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Crônicas 7:12-15). Humilhação e oração a Deus é o melhor remédio.

Devemos estar em alerta, como esta canção propõe:
https://youtu.be/5DK-mYpCasM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Igreja, última fronteira

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Na vida, deparamos com os mais diversos tipos de pessoas: Os sensíveis e os insensíveis; os piedosos e os impiedosos; os humildes e os arrogantes; os bondosos e os cruéis... É uma lista interminável. Todavia, por mais diverso que seja o caráter e o estilo de alguém; ao final de tudo, só haverá dois rios para desaguarem: Ou o da Vida (os salvos); ou o da morte (os perdidos). A Bíblia diz que "para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem" (2 Cor. 2:15). Portanto... Precisamos nos auto-examinar, para vermos que perfume estamos exalando.

Sempre que penso a Igreja, eu a vejo como embaixada do céu neste mundo. Ou seja; a Igreja é a linha de fronteira entre o reino da Luz e o reino das trevas. Portanto... Nossa posição é a de um embaixador; cuja missão é anunciar os valores do reino de Deus aos que estão sob cativeiro no reino dos homens. Paulo se refere ao reino que representa, ao declarar: "Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Efésios 6:20). Enfim... O cerne da diplomacia do reino de Deus é pregar a Cristo e advertir quanto à brevidade deste tempo. 

A Palavra diz que Deus "nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:18-21). Então... Anunciar Jesus é nosso dever.

Oração pela pátria! Cristão de outra nação, podem pôr "meu país" no lugar de "meu Brasil":
https://youtu.be/kVJwJtH4zYI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Aliança de amor

A imagem pode conter: texto

Hoje estive orando, com o meu pensamento voltado para a minha aliança com Deus. Realmente, preciso muito cultivar e fortalecer esta aliança que define minha vida - presente e futura! Já não é de hoje, eu sei que as alianças pressupõem o comprometimento das partes aliançadas. Portanto, entendo que Deus já definiu seu compromisso comigo. Quanto a mim, também definir meu compromisso com ele. Até porque, nesta aliança, eu sou a parte beneficiada. Esta aliança está firmada com o sangue do sacrifício de Cristo. Obrigado, Senhor Jesus!

Sempre que penso na nobreza e perenidade de minha aliança com o Senhor, vejo crescer em meu coração o devido sentimento de gratidão. Que amor! Que entrega! Que sacrifício! Meu Pai! Na verdade, a morte de Jesus não fez dele apenas o maior mártir de toda a história humana. Ela também fez dele a mais importante dádiva do amor de Deus por todos nós. Amor este, revelado em Jesus e consumado na cruz. Ah... Se todos entendessem o valor da aliança com Deus! Haveríamos de ver toda a humanidade contrita, sob a sombra da cruz de Cristo.

Nesta aliança, "foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis" (Colossenses 1:19-22). Jesus, nossa aliança com Deus! 

Esta canção expõe com clareza o valor desta aliança:
https://youtu.be/fTtvs1RJwzc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 22 de maio de 2018

Devo ser perseverante

A imagem pode conter: texto

Se alguém me perguntar que tipo de cristão eu sou, logo eu respondo: Sou um cristão perseverante... Perseverante na fé e perseverante na Palavra; enfim... Perseverante nos valores espirituais e morais propostos nas Escrituras sagradas. Se esta resposta provocar uma nova indagação, arguindo sobre o  "porque" desta minha resposta; com paciência eu direi que vivo em um mundo onde o engano prospera. Mundo em que a vida cristã de muitos adeptos se tornou mera opção religiosa - sem traços de conversão - bem distante do padrão de uma vida disciplinada, regida pela bandeira da santidade bíblica.

Na verdade, face ao crescimento da iniquidade; um grande número de cristãos tem reduzido o seu testemunho cristão a um mero jogo de palavras; sem o menor compromisso com os ensinos da Bíblia sagrada. Acerca disso, o próprio Jesus assim nos adverte: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21). E, segundo o versículo 22 deste texto, nem certos obreiros cristãos escapam a esta advertência de Jesus. Enfim, devemos ser firmes em Jesus - perseverantes na fé e nos ensinos da Palavra de Deus.

Assim falou Jesus: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." (Mateus 7:13-17). É meu dever produzir bons frutos!

Canção valiosa para este tempo, sempre relevante:
https://youtu.be/p1P8iPz-eLw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Confiança plena

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Madrugada tranquila aqui em Cascais... Eu orando na sala de irmãos muito queridos. Obrigado Senhor, por estas vidas! Enquanto eu oro, ponho perante o Senhor a minha vida, seus limites e preocupações (enumerei todas que lembrei). Também expus o problema da crise de confiança (haverá quem não tenha este problema?). Citei algumas pessoas nas quais não sei se posso confiar... (elas estão inseridas entre as reticências; onde devem permanecer, até que a confiança seja restaurada). Então, pedi ao Senhor que faça de mim uma pessoa sempre confiante e confiável.

Em oração, depositei minhas preocupações e intercedi pelos que lembrei. Então, pelo Espírito entendi que devo descansar em suas promessas. E que devo aprender a ouvir com seus ouvidos e ver com seus olhos. Ou seja: Aprender a pensar com a mente de Cristo. Pois, agindo assim, poderei encontrar doçura até em um leão morto - se eu procurar ver com os seus olhos. Pai! Isto é por demais grandioso! Tu és sobremodo Glorioso! Enfim... Entendi que, ainda que tantas pessoas façam jus à minha confiança; porém, confiança irrestrita, encontramos somente em Deus.

Que promessa tem este salmo: "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (Salmos 121:1-8). Que preciosidade!

Esta canção de Bruna Karla sempre me comove e desafia:
https://youtu.be/JGcDPPjyqks

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 20 de maio de 2018

Sem medo ou dúvida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, meme e texto

Em minha vida, o dia presente sempre declara os princípios do dia seguinte... Para que eu não perca a mais importante pauta da vida: Que é viver, crescer e amadurecer em Cristo. Sou convencido crônico, da necessidade de viver e andar segundo o propósito de Deus. E isto significa que - assim como o corpo precisa se nutrir de pão e a alma de conhecimento; minha fé é alimentada pela Palavra do Pai; minha esperança e sustentada pela Promessa do Filho; e meu amor é fortalecido pela Presença do Espírito. Portanto, creio poder dizer, sem a menor sombra de dúvida: Vivo e sou mantido pela graça de Deus!

Sei que não sou perfeito... Nem ouso pensar que sou o único crente fiel na terra. Todavia, estou plenamente convencido que sou salvo pela graça de Deus, redimido pelo sangue de Jesus e iluminado pela luz do Espírito Santo. E a minha convicção não se baseia em algum mérito ou qualidade que eu porventura tenha. Não mesmo! Sei que sou o que sou pela graça de Deus e isto não me faz melhor ou pior que ninguém; mas, me torna aceito aos olhos do Pai. Portanto, em nome e por amor de Jesus, posso aqui declarar - sem medo ou dúvida - que sou o que sou, porque Jesus me salvou e o Pai me aceitou!

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Rom 14:8-11). Viver ou morrer, só em Cristo!

Esta é uma das canções inesquecíveis do Grupo Logos:
https://youtu.be/q1t6icWGe_c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 19 de maio de 2018

Ponho plena fé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ponho plena fé na importância de uma visão acertada de Jesus; embora eu saiba que opiniões, as mais diversas, são elaboradas a seu respeito. Hoje, enquanto eu ainda orava, me lembrei desta canção interpretada por Elon Cavalcante: "Sonho Dourado". Em certa ocasião, Jesus indagou aos seus discípulos, sobre a opinião das pessoas a seu respeito... E ouviu de Pedro a resposta esperada: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus 16:16. Então, entendi que a nossa resposta sobre quem é Jesus para nós, deve ser verdadeira e convincente.

Obrigado, meu Senhor; por me concederes a graça de entender a importância da fé - não em um jesus de ocasião; mas em Jesus Cristo, o nazareno de mãos feridas, único Salvador nosso; em cujos ombros esteve minha cruz punitiva, por ele carregada, até à conclusão do meu resgate. Como faz bem saber que Jesus não é um mero fundador de uma religião qualquer; porém, o Salvador de todos nós e o Filho eterno do Pai eterno. Seu nome vai se propagando em todo universo - sem que haja qualquer outro capaz de salvar; pois em sua morte está a oportunidade do perdido e esperança do crente.

A Bíblia demonstra que Jesus é nome sobremodo glorioso: "Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:10-12). O nome para ser amado e exaltado.

Vez por outra, me ponho a ouvir esta bela canção:
https://youtu.be/V7G8cAtFFf4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Vocação e relevância

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

É raro eu acordar mal disposto; tão raro, que não consigo lembrar a última vez em que tal coisa aconteceu (se é que aconteceu). Na verdade, nós fomos criados com propósito de servir; e isto deve se sobrepor aos nossos humores (alegria ou tristeza, calma ou irritação); pois a vida deve focar sua vocação e relevância. As vezes fico a pensar em minha jubilação (imposta por leis humanas); porém, jamais permitirei que ela se sobreponha ao caráter e grandeza da missão que recebi do Senhor; pois o fim de meus atos administrativos, não encerra meus atos pastorais nem a minha natureza de servo.

Em nossas andanças (pelo reino de Deus e pelo reino dos homens); é tão comum vermos vidas, outrora felizes, se tornarem amargas e queixosas (não me perguntem as razões). Sei que cada um deve ter suas próprias razões... Porém, um cristão de verdade não deve aceitar que as circunstâncias da vida (certas ou erradas) interfiram em sua missão de amar e servir com alegria - à Deus e aos homens. Na verdade, os caminhos que trilhamos, ao longo de uma vida, nem sempre nos favorecem (as vezes, até atrapalham). Enfim... As aflições do presente não devem afetar nossa bem-aventurança futura.

Este testemunho de Paulo é serve de excelente base para reflexão: "Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo." (2 Coríntios 12:14-16). Assim como Paulo, podemos encontrar na Bíblia nossa real finalidade.

Ouvir esta canção é um grande deleite, para a alma e o espírito:
https://youtu.be/5BCuZ1tFcmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Frase que ouvi

A imagem pode conter: texto

Quero aqui dizer que em minha vida, história e família, tenho belos e vivos o testemunhos de muitos milagres (em meu corpo, ministério família). E mantenho comigo a certeza, que existe uma relação direta de causa e efeito, entre os milagres ocorridos e orações feitas. Sim! É isto mesmo! Sem qualquer sombra de dúvida, eu posso dizer: Aquele que semeia orações, colhe milagres. E sinto em meu espírito profunda gratidão a Deus; pois, por seu Espírito posso entender a importância da oração contrita, grata, rendida.

Sempre me lembro desta frase que ouvi: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder" (atribuída ao saudoso Billy Graham). E creio poder dizer que sempre haverá um belo desfecho e um grande testemunho na vida de quem ora de verdade. Gosto muito de para ouvir a canção "com muito louvor" - composta pelo Pastor Elizeu Gomes e interpretada por Cassiane. Concordo com ela, quando diz que: "oração é alimento"; e "nunca vi um justo sem resposta". Aleluia!

Vamos refletir sobre esta oração de Elias:

"Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!"
(1 Reis 18:36-39)

Oração que trouxe milagre em sua esteira.

A oração pode provocar milagres e trazer respostas de Deus:
https://youtu.be/d_icn2_1Dho

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Há luz e paz no vale

A imagem pode conter: texto

Como é bom saber que a alegria do Senhor, a cada manhã, bate a nossa porta - impulsionada pela misericórdia do Senhor, que se renova cada manhã (porém, alguns insistem em manter a porta fechada). Perdem os que se fecham em si mesmos! Pois.. Se os olhos se abrirem para a presença de Jesus e o coração se abrir para as promessas de Deus, a vida ganha impulso e toma outro rumo. A Bíblia diz que devemos confiar eternamente no Senhor, "porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26:4).

A Palavra de Deus declara que o ímpio é como uma tamargueira plantada nos lugares secos do deserto (Jeremias 17.6); mas que o justo é como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas (salmo 1.3). Portanto, é uma grande bênção confiar e descansar no Senhor. Assim, mesmo quando o dia for sombrio haverá luz e paz no vale. Glória a Deus! Podemos perceber com clareza que a diferença entre ser ímpio e ser justo está na pessoa de Jesus. Se estivermos em Jesus tudo se tornará novo (2 Coríntios 5.17). Amém!

Como é bom poder saber que "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade." (Salmos 125:1-3). Devemos confiar sempre no Senhor; pois só Ele é o fiel guarda e ajudador dos que nele confiam. Aleluia!

Esta canção nos encoraja à confiança no Senhor:
https://youtu.be/J_r3-3z_2MI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 15 de maio de 2018

Vida relevante

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e texto

Tivemos um fim-de-semana bem intenso... Sábado - cinco horas de ministração sobre doutrinas wesleyanas, no CEFORTE de Aveiro; domingo - duas ministrações (manhã em noite) sobre a urgente necessidade de sermos "cheios do Espírito", na Igreja Restaurada de Cristo em Viseu... Ufa! Isto, sem contar a viagem para Viseu (ida e volta). Então... Eu pergunto: Como fazer um tal esforço, sem manter o nível mínimo de oração? Pois é! A oração é bom condutor da graça que deve fluir - em e através de nós. Obrigado, Pr Rogério e família; pelo bem à nós proporcionado!

Tenho satisfação em poder servir ao meu Deus e ao meu próximo; embora, reconheço, eu não seja o Seu melhor vaso (ou sequer esteja entre os melhores). Todavia... Faz bem ao meu espírito saber que o fim alcançado justifica a existência prevista. Sei que o Senhor é minha razão de ser. Mas, não devo jamais esquecer que Ele deve ser também minha razão de viver! Ou seja: Ainda que eu me ocupe com tanta coisa - e me sinta e ressinta com os efeitos por elas causados; devo nutrir sempre em meu espírito a certeza de ter vida relevante - aos olhos de Deus e dos homens.

Não há um obreiro que, de quando em vez, não se volte para este texto: "Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (1 Coríntios 13:9-12). Seu foco é perfeição cristã e vida futura.

Jesus deve ser causa e razão do meu cantar e viver.
https://youtu.be/pc78XGKYcsI

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Tempo de escândalos

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Vivemos um tempo de escândalos... Um quadro de proporções assustadoras, com cenas que vão se tornando corriqueiras entre nós: Como crentes se desviarem da fé, ou simplesmente se afastarem da igreja - justificando sua atitude com alegação de mau testemunho de crentes (algumas vezes, até de pastores). Na verdade, estes são dias de valores morais em franca decadência. É tão alarmante o quadro, que até as igrejas mais cuidadosas com a conduta de seus membros sofrem os efeitos de tais escândalos.

Na verdade, o Senhor Jesus nos advertiu, quanto à inevitabilidade dos escândalos, ao dizer: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18.7). Devemos também pensar no testemunho de Paulo, quando nos exortou a não tornarmos sem efeito a graça recebida, ao dizer: "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;" (2 Coríntios 6:3). Viver santamente é preciso!

Leia: "sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Tim 4:12-16). Medite neste ensinamento!

Este deve ser o nosso cuidado e o nosso testemunho:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 13 de maio de 2018

Cheios de amor e do Espírito

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ao orarmos, aprendemos lições importantes. Hoje, aprendi estas outras duas: A primeira: É que devemos sempre pedir a Deus que nos encha com o seu amor; pois, somente o Seu amor nos dá plena condição para lidar com a carência dos que nos rodeiam e atender positivamente ao imperativo para os servir. Então, pedir a Deus que me encha com o seu amor deve ser prioridade nas orações que faço; posto que - quando falta o amor de Deus; a insensibilidade toma conta e a vida é banalizada. Portanto, neste mundo mergulhado em miséria e sofrimento - com pessoas explorando e magoando outras pessoas; só cheios do amor do Senhor poderemos ser úteis.

A outra lição importante que hoje eu aprendi, na presença do Senhor: É que devemos lhe pedir que nos encha com o Espírito Santo. Em sua presença, somos certificados quanto à nossa fragilidade - ante as tentações e provações que aqui enfrentamos. Quando pecamos ou sofremos, temos a tendência de atribuir à outrem a culpa por nosso estado de dor e sofrimento. Porém, quando somos cheios do Espírito Santo; somos capacitados a suportar o sofrimento e a nos arrependermos da maldade do nosso pecado - sem atribuir aos outros as nossas culpas e as nossas dores. Outra cena bem comum: É vermos crentes que vivem sempre a se queixar dos outros.

Devemos ser cheios do amor de Deus: "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nos devemos amar uns aos outros." (1 João 4:7-11). Pois o amor e a unção do Espírito, podem curar os nossos males.

Devemos ser cheios do Espírito: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:15-18). "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." (Atos 4:31). "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo." (Atos 13:52). Pois o amor e a unção do Espírito, podem curar os nossos males.

Hoje achei por bem deixar estas duas canções, que abrangem o pleno conteúdo desta mensagem.
Precisamos ser cheios do Espírito Santo: https://youtu.be/sF8C9aHs_3I
Precisamos ser cheios do amor de Deus: https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 12 de maio de 2018

A mais urgente missão

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A Igreja de Jesus tem a mais urgente missão a ser cumprida na terra. Todavia, é importante saber que esta missão não se restringe ao tempo que passamos no templo - seja em culto ou em reunião de negócios; pois, em nossa condição de sal da terra e luz do mundo, temos um "ide" a considerar e vidas a alcançar! E esta missão se sobrepõe à qualquer outra missão que tenhamos no mundo; que é (aos que estão no vale da sombra e da morte) testemunhar do amor de Deus (o Pai); e da graça salvadora de Jesus (o Filho). Enfim; de tudo que tenho crido e vivido, posso dizer que não existe missão mais relevante.

O mundo precisa saber que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (coisa que todo cristão sabe, desde que começou a dar os primeiros passos na vida cristã). Todavia, importa saber também que este conhecimento não deve se restringir à uma mera conscientização intelectual. Pois, ele precisa arder em cada um de nós, como brasas vivas, nos impulsionando ao mister de testemunhar aos perdidos que só em Jesus há salvação (Atos 4.12). Enfim... Se em algum lugar, seja de perto ou de longe, existir um cristão renascido; sua missão é contribuir para o novo nascimento de outras pessoas.

Jesus é o Salvador: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:16-19). Esta é a mensagem a ser anunciada.

Quanta verdade expressa em uma só canção:
https://youtu.be/wUijoctDPHU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Este belo planeta

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Por mais que oremos e agradeçamos; jamais conseguiremos preencher a quota de gratidão devida ao Senhor; seja pela real grandeza, seja pela real beleza, de um mundo natural coberto de luz e cor - desde o belo canto dos pássaros, até o doce perfume das flores; tudo é belo ao derredor! Por mais que o ser humano queime, esburaque e bombardeie este belo planeta; ele continua sendo obra de rara beleza... Resistindo ao tempo e à agressão de quem o devia cuidar. Como o salmista diz: "Um dia faz declaração ao outro dia; uma noite mostra à outra noite sabedoria" (salmo 19.2) - ciclo que se repete, até que chegue o Dia tão esperado.

Aqui prostrado, me rendo à tua majestade! E te louvo pela parte desta bela criação que profundamente me toca: Uma herança em forma de mulher; e outra herança em forma de filhos. A canção diz que "tu és o mesmo pra sempre! O teu amor não muda"... E sempre que vejo a luz do sol se espalhar na terra e o brilho da lua se refletir no espelho d'água me lembro de uma outra canção que declara "quão grande é o meu Deus". Obrigado Senhor; por esta luz que me ilumina os olhos, renova a minha mente, e alegra o meu coração! Tua bondade e misericórdia dura para sempre! Obrigado, meu Deus; por eu ser quem sou e por ter o que tenho!

Aqui se vê o valor do ser humano:

"Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!"
(Salmos 8:1-9)

Uma obra prima da criação de Deus.

Esta canção me traz grande quebrantamento! Louvo a Deus por ela:
https://youtu.be/kbk0-6Hy43o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Desigualdades

A imagem pode conter: texto

Vivemos em um mundo de desigualdades... Mundo, em que se vê pessoas verdadeiras "demais" (chegam a ser grosseiras em seu modo de dizer suas "verdades") convivendo com pessoas mentirosas "demais" (mentem nos negócios, entre amigos, em família, e até brincando). Nele, vemos crescer perverso desnível social entre pobres e ricos. E vemos também, humildes cristãos convivendo com cristãos soberbos; em que a religiosidade fanática contracena com religiosidade de aparência. E este triste quadro tem levado boa gente a descrer da bondade e bons crentes perderem a fé.

Sei que não é difícil perceber tais desigualdades; difícil mesmo é saber lidar com elas. E para sabermos conviver com tais desigualdades, sem naufragamos no mar do pessimismo e descrença, devemos manter nossa atenção na Palavra de Deus; pois a Bíblia revela que a origem dos paradoxos e contradições da vida está na queda de Adão e Eva - origem do pecado no mundo. E o pecado trouxe consigo a morte à todos os homens. Desde então, o mundo se tornou assentamento de condenados - razão pela qual Jesus veio ao mundo, para nos libertar do vale da sombra da morte.

Jesus morreu para nos dar vida: "E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:13-17). Ele é a Luz deste mundo.

Jesus é a certeza de termos um mundo melhor no futuro:
https://youtu.be/w6vjsjxVGGM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 8 de maio de 2018

Sonhos e visões

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Meu Pai! Que bênção é poder estar no lugar de oração - lugar de conforto e alívio! Ao pensar em segurança, sei que em meu kit de sobrevivência não existe nada que se compare a estar diante de Ti em oração; pois o Senhor, além de me proteger, me acalma concedendo graça e perdão. Por que iria eu buscar em outra fonte aquilo que só encontro na Fonte da Vida? Louvado seja Deus! Sei que não devo ignorar a voz do Teu Espírito, nem silenciar a minha; pois elas se entendem, se completam. Faz muito tempo, eu aprendi que Tua Presença e minha presença precisam sempre se encontrar e caminhar juntas.

Sei que só em Jesus posso vencer as etapas que encontro no Caminho da Vida. Também sei que não devo inverter a marcha, nem a ordem dos fatores que devem pautar a vida de quem anda no Espírito. Portanto, ajuda-me a trilhar o Caminho Estreito - mesmo atravessando mares ou desertos; ou que seu curso passe pelo vale sombrio. Aprendi na Palavra que os jovens têm visões e aos velhos restam os sonhos. No entanto, eu gostaria de ter estas duas faculdades, por serem dois recursos de grande ajuda. Pois eu sei que o andar na Vereda direita - ora vendo, ora sonhando - torna a jornada mais aprazível e menos sufocante.

É linda esta oração de Moisés: "E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui." (Êxodo 33:12-15). É de grande inspiração à nossa oração.

Deus dos antigos! Que enviou Jesus para nos salvar:
https://youtu.be/iE9xDUTQg20

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Neste meu sonho

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

Nestes últimos dias, tenho sonhado mais vezes... Isto me leva a lembrar deste texto bíblico: "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos" (Atos 2:17). Ainda é madrugada... Mas já sonhei. E neste meu sonho eu me vi, juntamente com Maria Célia, passando por um caminho entre dois altos rochedos (como uma fenda em fragoso alcantil). Era tão estreito; que quase dava para abrir os braços e tocar seus dois lados.

Senti grande temor... Gritei à Maria Célia que se apressasse. Havia penumbra. Entretanto... Dava para contemplarmos, correndo entre aquelas duas altas escarpas, um riacho manso, diáfano. Estou a pensar no texto que diz: "estreita é a porta, e apertado o caminho" (Mateus 7:14). Vivemos dias ameaçadores; sempre com a sensação de que o dia seguinte pode não nascer... Como se a vida estivesse em suspense - ante a presença de um mal invisível que, a qualquer instante, pode por fim a tudo. Mas... Aos que vão pelo Caminho estreito (que é Jesus), sempre haverá segurança e paz.

Nós cristãos convictos, devemos nos apegar à esta mensagem que o Senhor Jesus nos deixou: "...Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:2-6). Segundo a Palavra, se n'Ele estivermos não temos mais o que temer!

Esta canção cristã é um bálsamo para o coração:
https://youtu.be/vZEYj-40EaQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 6 de maio de 2018

A dor do pecado

A imagem pode conter: texto

Hoje ao orar, minha mente se voltou para o salmo 51; salmo que foi gerado em meio à dor do pecado do salmista. Nele, podemos ver a dor de Davi ao confessar seu pecado. Ou seja: Ele busca na instância própria, perdão e clemência; pedindo coração puro e espírito reto; e que a alegria da salvação lhe fosse restituída. A verdade sobre a dor do pecado que quase o destruiu poderá ser claramente vista. Como é salutar perceber a atitude sensata de Davi - ao recorrer à única Fonte capaz de lavar o pecado humano.

Em oração, logo pensei na dor produzida pelo pecado (uma Dor moral, que pode se tornar psico-somática); um sofrimento que se propaga, em ondas de dor indeterminada, por todo o corpo sem que possa ser erradicada por tratamento convencional. Eu já vi as mais diversas tentativas de auto-libertação desta grande dor. Em casos extremos, existe possibilidade da dor do pecado levar ao suicídio (aconteceu com Judas). Porém, longe de eliminar a dor do pecado, o suicídio pode transporta-la para a eternidade.

A Bíblia diz que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:4-6). Glória ao Senhor!

Jesus é o único que pode perdoar pecados, pois veio buscar e salvar o perdido:
https://youtu.be/8-oBoaH5SEs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 5 de maio de 2018

Eu sou um milagre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Estive a pensar na grandeza de Deus e na vastidão do seu amor; e minha memória se fixou no salmo 23... O salmo do Pastor. Fui edificado com esta lembrança; pois a minha memória foi tomada por uma espécie de caleidoscópio, em que as cenas foram sendo passadas e repassadas, desde aquele abençoado dia, em que a graça me salvou. Foi como assistir a projeção de um filme. Pensei no Deus de milagres; então, me dei conta de que sou um milagre! Pois eu faço parte do milagre da criação, do milagre da salvação. 

Posso aqui dizer que sou tomado pela convicção, que tudo que me tem acontecido - seja bom, seja ruim - redundou em um fim proveitoso. Aleluia! Portanto... Agradeço pelas lutas passadas e dores sofridas; pois... "O Senhor é meu Pastor; nada me faltará". Mesmo tendo atravessado provações bem difíceis não me deixei impressionar; pois sei que "Ainda que  eu andasse pelo vale da sombra da morte não haveria de temer; pois Deus está comigo". Enfim... Não devo me queixar daquilo que coopera para meu bem.

A mensagem deste salmo, jamais perderá sua validade:

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."
(Salmos 23:1-6).

E os que nele meditam, jamais perderão sua qualidade.

Que benção de canção! Por favor, ouça atentamente este vídeo:
https://youtu.be/CGXH4jadJ7Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Apego ao Deus vivo

A imagem pode conter: texto

Ontem, enquanto Maria Célia dirigia o culto na frente missionária em Ílhavo, fui profundamente tocado pelo salmo que ela separou para a leitura devocional (o salmo 91). E seu verso 14 me inspirou à pregar sobre o apego ao Deus vivo. Nesta manhã, ao me prostrar perante o Pai de Jesus Cristo (que também é o meu Pai, mediante o meu novo nascimento); agradeci, por entender a importância deste amor: O amor de Deus por nós e nosso amor por Ele. Ligados em amor... Nem mais, nem menos. Sinto que o apego aos valores sagrados é missão impossível se não temos vida baseada na oração e regrada na Palavra de Deus.

Fico a pensar, em como é difícil se apegar a Deus com amor (muitos se apegam apenas na dimensão confessional e ritualista). Porém o Pai assim nos adverte: "Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão." (Provérbios 8:17); o apóstolo assim nos fala: "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19); e o próprio Filho assim nos exorta: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14:23). Ao refletir, me lembro de uma antiga canção cristã que nos fala: "Onde há amor, os muros cairão... A noite dia será."

Este é o mais profundo texto sobre o amor: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13:1-3). E a sua continuação explica o "por que" de sua importância.

Aleluia! Obrigado, meu Senhor, por Teu amor!
https://youtu.be/jXw9r2zgDtY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sacrifício de Abraão


Vez por outra, sou levado a pensar na saga de Abraão, o "pai da fé". Nas coisas que precisou fazer, para que Deus fizesse o que fez através dele. Sempre chego a conclusão que existe um altar de sacrifício a espera da oferta daqueles que o Senhor convoca para uma determinada missão. Aconteceu com Abraão; acontece conosco. Para podermos ver o que Abraão viu, precisamos ter a vida no altar e fazer estas três coisas: Permanecer, perseverar e permitir. Cabe aqui uma explicação sobre o que precisamos fazer.

Nós precisamos: 1. Permanecer: Demorando-nos no altar - sem darmos ouvidos á voz da impaciência. 2. Perseverar: Resistindo, firmes e constantes - sem perder o rumo nem o foco da missão. 3. permitir - Estando submissos, esperando o agir de Deus - sem pressa ou precipitação; dando liberdade ao Espírito Santo para falar, sensíveis à Sua voz, sem oposição a Deus! Então, se esta for nossa postura no altar do sacrifício - organizando e vigiando a oferta; veremos fogo de Deus cair e queimar nosso sacrifício!

A Bíblia diz que Abraão creu no Senhor:

"Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele... E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates"
(Gênesis 15:6-12;17-18).

Deus lhe imputou justiça mediante a fé.

Música linda e profunda! É boa para se ouvir e cantar:
https://youtu.be/UstadqwNkIg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Esta noite sonhei

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Depois de um feriado tão abençoado, na presença de amigos e irmãos; tivemos uma noite não menos abençoada, com a graça de Deus permeando o meu sono e os meus sonhos (raramente eu sonho; mas esta noite sonhei). Ainda há pouco, saí do lugar de oração, onde estive orando a Deus (intercessão e louvor se conjugando). Quando penso no que Deus fez por mim, enviando Jesus para me salvar... Fico sem palavras! Eu estava morto e ele me trouxe à vida. Antes, condenado; agora, absolvido; antes, um pecador perdido; agora, um pecador redimido. Glória ao Senhor!

Jesus, Cordeiro santo de Deus, que trouxe vida e paz à todos os que "estavam assentados na região e sombra da morte" (Mateus 4:16). Sempre que eu oro, sou lembrado daquilo que o Senhor Jesus fez em meu favor. Ele enfrentou e venceu a morte, o mundo e o mal; e deste modo, me livrou da morte, do mundo e do mal. Só Jesus para nos trazer tão grande salvação. Ver sua vida é ser motivado; viver sua vida é ser transformado. Aleluia! Que bênção recebe quem se rende a Cristo: Único nome, na terra e no céu, capaz de salvar todos aqueles que à ele se entregam.

Pense nisto: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Romanos 5:6-10). É ler e meditar.

Ao Cordeiro de Deus seja glória pra sempre:
https://youtu.be/S2sPnd-Aeuw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 1 de maio de 2018

Criação de Deus


Quando alguém me pergunta como vejo este mundo; tenho duas respostas prontas, instintivas: Uma delas, é que vivo em um mundo em flagrante desobediência aos ensinamentos bíblicos; e quanto a isto, creio que qualquer cristão (mesmo os mais liberais) há de concordar comigo. E a outra, é que procuro admirar com simplicidade e encantamento, as belezas naturais que este mundo expõe - em um conjunto de sons e de cores (comuns ou exóticas) que deslumbram pessoas dos gostos mais variados (as cores das plantas, o cantos mavioso das aves, o rugido e grunhido dos animais). Glória a Deus! É bênção purinha!

Na verdade... Um dos meios, para qualquer cristão tornar sua existência menos penosa - em um mundo tão contraditório; é amar e admirar menos o mundo carnal - ferido pela pecaminosidade humana; passando a amar e admirar um pouco mais as belezas do mundo natural, reveladas nas cores e nas formas da criação de Deus. Até porque, a Bíblia diz que "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmos 19:1). Então... Seja no céu, seja na terra; podemos nos enriquecer com a manifestação da glória de Deus nas obras por Ele criadas - do brilho dos astros, ao som das aves.

Este é um dos salmos, que expõe a grandeza das obras de Deus: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste." (Salmos 8:1-5). Exaltado seja o Senhor Jesus!

Sou um admirador do canto dos pássaro - tributo de louvor ao Deus de amor:
https://youtu.be/cSNra-UIoHQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar