domingo, 7 de janeiro de 2024

Sentados à mesa


Estou a pensar em Jesus com dois de seus discípulos, ambos tristes e cansados após a longa jornada, de Jerusalém para Emaús (chegaram ao anoitecer). Eles ainda não tinha percebido que seu acompanhante era o próprio Jesus; pois, com seus olhos toldados de tristeza, não reconheceram seu mestre ao seu lado. Mas, estando com eles à mesa e partindo o pão, eles o reconheceram.

Mesa é lugar de comunhão, onde a família se reúne a sua volta, para comer e comungar... Sou devedor deste momento. Nela, a família - enquanto come, pode pôr em dia os seus assuntos; e em volta dela, com os pratos ainda emborcados, aquele que a preside pode ordenar a oração e desejar bom apetite aos integrantes... Sem perceber, estamos perdendo este tão valioso hábito.

Antes desta reunião em volta da mesa, Jesus participou de uma outra (bem mais importante) pouco antes de seu martírio. E a conversa em torno dessa outra mesa foi tão profunda e enriquecedora que ocupou cinco capítulos do Evangelho de João. Na verdade, se trouxermos Jesus para estar conosco à mesa (no almoço e no jantar) os nossos olhos estarão bem mais abertos.

Jesus em Emaús com 2 discípulos, "estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?" (Lucas 24:30-32). https://youtu.be/mJBkt47amgg

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar