quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Obrigado Senhor


Obrigado Senhor, pela noite que se foi e pelo dia que chegou. E que nele, possamos manter bem firmes nossos pés no chão, nossa cabeça no céu, nosso coração na Palavra e nossa vida em tuas mãos. Neste dia que mal se inicia, sustenta e protege Israel, "nação santa", e a Igreja, "povo adquirido" (1 Pd 2:9). Pois, se "os dias são maus" (Ef 5:16), este não será tão diferente. Ó Senhor!

Obrigado Pai, por teu "dom gratuito" que é "a vida eterna em Cristo Jesus" (Rm 6:23). Pela Palavra eu sei que há tres tipos de mortos no mundo: Os que morreram fisicamente; os que estão espiritualmente mortos (Mt 8:22) e os que morreram para este mundo (Cl 3:3). Pai, há certos líderes cristãos que estão espiritualmente mortos (Ap 3:1) e nem se dão conta disso. Só a misericórdia!

Obrigado Jesus, por teu nascer em Belém (Lc 2:11) e teu morrer em Jerusalém (Lc 23:46). A tua vida entre nós se esvaiu em dor e sangue na terra, para que tivéssemos a vida eterna no céu. Tu és o Senhor! "porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação" (Ap 5:9). Enfim, em meu coração não cabe toda gratidão que eu sinto!

A Bíblia diz: "sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia" (1 Pd 2:9-10). https://youtu.be/1RkFhAN4TQA

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Adoração e louvor


Desde muito cedo, aprendi que devemos adorar a Deus, pelo que ele é; e o louvar, pelo que ele faz. A Bíblia ordena que "Todo ser que respira louve ao Senhor." (Sal 150:6). E a Bíblia também ordena que "ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fil 2:10-11). Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e até os anjos adoraram e louvaram; (vemos na Bíblia que até demônios o adoraram). Portanto, todos nós devemos adorar e louvar a Jesus, aquele que vive e reina para sempre. Senhor!

Adoração e louvor fazem parte do culto e do devocional cristão. E lutas e tribulações da vida não servem de razão para que deixemos de louvar e adorar. Jó adorou e louvou em seu momento de dor mais intensa; Paulo e Silas, feridos de açoites, louvaram e adoraram na prisão; No mundo inteiro, povos de todas línguas e nações louvam e adoram o Deus eterno e seu Filho Jesus. Portanto, não há motivos que justifiquem esta omissão. Enfim, os cristãos que vivem sua vida sem atitude de louvor e adoração - além do agravo espiritual, vivem num tipo de limbo de final imprevisível. Adoremos e louvemos ao Senhor!

A Bíblia diz que Jesus "sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." (Heb 1:3-6). Te Amamos ó Senhor!

Canções são cantadas em louvor e adoração ao Senhor:
https://youtu.be/-3NdT-_XNKw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Alerta máximo


Em nossos dias, penso não haver quem não esteja preocupado com a situação deste mundo; nem mesmo os que dela fazem uso, para conspirarem contra pessoas de bem e se apropriarem daquilo que não lhes pertence. Vivemos um tempo de angústia para povos e nações da terra; em que o engano, a violência e a desfaçatez é uma bebida misturada que embriaga e enlouquece os poderosos da terra.

Enquanto busco entender melhor este quadro, fico a pensar... Até quando a maldade e decadência humana seguirá avançando, antes da intervenção divina punir a humanidade rebelde? E ao pensar neste Brasil de nossos dias, penso que o engano e a maldade já estão em seu limite. O mal se desmascarou e agora, sem disfarce, agride e escarnece daqueles que ainda lhe resistem. Até quando?

Penso que este estado de coisas, como caudal de lama, seguirá o seu curso, até que Deus lhe ponha fim. Ou seja: é questão de tempo. Pois a Bíblia nos diz que "quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas essas coisas serão cumpridas" (Dan 12:7). Então, "Deus julgará o justo e o ímpio" ((Ecl 3:1,17). Somente em Jesus Cristo, estaremos seguros e livres do temor do mal.

No tempo em que Deus falava aos pais pelos profetas, assim escreveu o sábio: "Vi mais debaixo do sol: no lugar do juízo, impiedade; e no lugar da justiça, impiedade ainda. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra." (Eclesiastes 3:16-17). Jesus! Penso estarmos chegando a este tempo. https://youtu.be/Yeg2ibWQaWU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 28 de janeiro de 2024

Vivendo pela fé


É comum, na oração, pensarmos nos desafios pela frente... Viver com qualidade é um deles, viver sem escândalo é outro... E o grande desafio do Cristão que é viver pela fé. Isto pode ser possível? Claro que sim! Adão. Pela fé, alcançou misericórdia; Abel, pela fé, foi aceito no altar; Abraão, pela fé, foi guardado por Deus; Jacó, pela fé, se tornou Israel; José, pela fé, teve sonhos de Deus; Samuel, pela fé, foi chamado criança; Jeremias, pela fé, foi chamado no ventre; Ester, pela fé, salvou o seu povo; Daniel, pela fé, foi amado por Deus; Pedro e Paulo, pela fé, se tornaram apóstolos... E eu digo: Não há viver melhor que o viver pela fé. Assim creio!

Na epístola aos hebreus, o viver pela fé é revelado como essência de muitos homens e mulheres de Deus (alguns deles estão na relação acima). Na verdade, a fé pode abrir porta em paredes fechadas, colocar visão nos olhos dos cegos e pôr canção na língua emudecida. Pela fé, podemos suportar a dor e a ofença, vencer as lutas tentações, preservar a família e perseverar no Caminho da Vida. Sei que, algumas vezes, o inimigo e o vento forte nos causam medo (isto aconteceu com Pedro, na mar da Galiléia, onde ele quase se afogou)... Enfim, o Senhor Jesus é Salvador e o Espírito Santo ajudador de todo aquele que tem sua fé nele firmada.

Somos justificados pela fé em Cristo Jesus, "ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei. É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente." (Romanos 3:25-29). Amém.

Esta canção põe alegria e beleza em nosso viver pela fé:
https://youtu.be/I-7lM4m0jyM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 27 de janeiro de 2024

A vinda de Jesus


Estou a pensar... Desde o dia que aceitei Jesus e que por ele fui aceito, tenho ouvido falar que Jesus voltará. E desde a primeira vez que ouvi, me apeguei a esta promessa. Mas no mundo que alterna dor e prazer, frequentemente, intercalamos desejo de ficar com desejo de partir. E até mesmo Paulo, após dizer que "o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fil 1:21) falou viver este conflito.

Nestes dias, os que esperam a vinda do Senhor podem ver que tudo sinaliza para a brevidade da mesma. Ou seja: no mundo inteiro cresce o ódio contra os judeus e os cristãos; os quais são perseguidos em todos os lugares; o engano subtraindo o lugar da verdade, no coração de muitos; e a fé, esperança e amor perdendo espaço para o ódio e a loucura, em muitos corações. Ó meu Jesus!

Em meio a tudo que se passa, temos Jesus a nos dizer que "Aquele que perseverar até o fim, será salvo" (Mat 24:13). Então, para o nosso próprio conforto e incentivo, temos as bem-aventuranças (Mat 5:3-12). E aos que pensam poder abrir mão da fidelidade sem risco, a Palavra de Deus assim nos adverte: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10). Ora vem Jesus.

Sobre o conflito de viver na terra ou no céu com Jesus, Paulo escreveu: "nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos." (Rom 14:7-9). https://youtu.be/Nwo4Ue-HzcM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Quatro palavras


Alguns minutos atrás, o garnisé branco, residente ao nosso lado, deu o seu primeiro canto; o tico-tico rei que reina na mata defronte a nossa casa, deve estar ainda dormindo... E eu, acordado faz tempo, sinto a paz e a calma - não do lugar tranquilo em que vivo, mas do Deus a quem eu sirvo. Enquanto estive prostrado, me lembrei deste texto: "Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma. Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva. Render-te-ei graças entre os povos, ó Senhor! Cantar-te-ei louvores entre as nações." (Salmo 108:1-3). É como hoje eu me sinto. Aleluia! Glória ao Senhor!

Nesta manhã, estas quatro palavras marcaram meu coração: adoração, gratidão, contrição, intercessão. Meu coração está transbordante. Louvado seja Jesus! Pois ele é a razão deste meu sentimento. Se ele não se tivesse humanizado... Se ele não tivesse dado sua vida em nosso resgate... Se ele não tivesse derramado o seu sangue por nós... Se ele não tivesse ressuscitado... Meu Deus! Não preciso me fixar nestes "se". Pois, o Verbo se fez carne, se tornou Homem de dores, derramou por nós o seu Sangue ao dar sua Vida por nós, Ressuscitou e subiu ao céu, de onde um dia Voltará para nos buscar... Amém! Glória a Jesus! Maranata!

Jesus "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:3-6). Este é o Jesus em quem nós cremos e vivemos. Amém.

Esta linda canção é inspirada no texto citado no início:
https://youtu.be/FMsVbw7n1YY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Eis nossa marca


Pela Palavra de Deus, sabemos que todo aquele que é filho de Deus, traz sobre si a marca da promessa. E é por esta marca que nós somos identificados, na terra e no céu. Pois, em dias confusos e enganosos, como estes difíceis dias em que nos vivemos, o rebanho do Senhor está bem marcado. Quem não têm Deus como Pai, será também marcado; porém, com outro tipo de marca.

Penso poder dizer que Deus tem algum tipo de sinete com o qual somos marcados. E a marca da promessa é para ser vista como uma espécie de lembrete; para que saibamos quem somos (filhos de Deus), de quem somos (do Pai nosso) e para onde vamos (morar com Jesus). A Bíblia diz que "se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele." (1 Cor 8:3). Que benção! Aleluia!

Enfim, somos conhecidos por Deus (2 Tim 2:19), pelos que temem a Deus (2 Reis 4:9) e até pelos demônios (Atos 19:15). Então, vamos manter nossa marca visível e indelével, firmados em Jesus que nos diz: "em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (João 5:24). Amém.

Disse Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco" (João 14:23-25). Ter Jesus é ter a marca da promessa. https://youtu.be/7atHFokGQxk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Onde quero estar


Meu Senhor... Moisés, na fenda da rocha, viu tua sombra passar diante dele; Davi, se sentindo triste e cansado, nas cavernas em que estivera, pediu ao Senhor que o levasse para a Rocha mais alta que ele, pois sob as tuas asas tinha abrigo seguro; Elias, na caverna da fuga, ouviu o teu chamado para fora; e Daniel, na caverna em que foi lançado, tinha o teu anjo ao seu lado. Ó meu Deus! Todos estes homens sabiam que sua segurança estava em ti. Josué e Calebe sabiam que, contigo no combate, não seriam derrotados; ao passo que os dez espias que iam com eles, se sentiam como insetos. Bom mesmo é estar contigo Jesus!

Meu Jesus... Só em ti, estaremos seguros e descansados! Diferente de muitos, que se apegam às fracas tábuas de salvação, Pedro tinha tanta certeza de sua segurança em ti que assim falou: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus" (Jo 6:68-69). E Paulo, em suas mais duras lutas e tendo este sentimento de Pedro marcando o seu viver em Cristo, ousou dizer: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31). Pois ele sabia que no Senhor "somos mais do que vencedores" (Rm 8:37). Aleluia.

Davi assim orou: "Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Desde o fim da terra clamo a ti, por estar abatido o meu coração. Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu, pois tens sido o meu refúgio e uma torre forte contra o inimigo. Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no oculto das tuas asas. Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações. Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem" (Salmo 61:1-7). Amém Senhor Jesus!

Se estivermos na presença de Jesus, estaremos seguros:
https://youtu.be/kHbj_cpRZl0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Tripé da vitória


Nossa vida na terra deve ser de esperança e certeza. Porém, a maioria das pessoas parece não crer e sentir deste modo. São os vencidos por depressão e pessimismo, sempre nostálgicos e melancólicos, presos a um passado de perdas vivendo em função de tristes lembranças. Para o seu mal, parecem ignorar que ter esperança de vida e certeza de fé é muito melhor.

A Palavra de Deus nos oferece este tripé de sustentação: Fé, esperança e amor. E ele é uma forte base para a vida com qualidade. Pois a vida, para ser plenamente realizada, deve manter seu foco em Jesus. Então, o viver em Cristo retroalimenta conceitos e valores cristãos de valioso significado para o ser humano; especialmente, para aqueles que têm a sua fé em Jesus.

Na verdade, a esperança e a fé, são dons transitórios (no céu, serão desnecessários). Pois, enquanto a esperança vislumbra o que Deus vai fazer (e isto nos motiva); a fé nos revela aquilo que Deus está fazendo (e isto nos realiza). Porém, o amor é tão eterno quanto Deus (e isto o torna dom supremo). E os cristãos necessitam dos três para serem livres e felizes. Amém.

A Palavra de Deus chama a nossa atenção para o fato que "agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor." (1 Cor 13:12-13). Amém. https://youtu.be/CTfSor8yvo4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Mundo perdido


Como me faz bem acordar pensando que "Este é o dia que o Senhor fez". E assim, como fez Davi, "regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Sal 118:24). Sei que temos dores e aflições; mas, temos também prazer e alegria! E precisamos viver por eles embalados. Deus criou este mundo, para nele vivermos, como em um imenso jardim. Se ele se degradou, nós o degradamos; se ele se tornou mau, nos o fizemos assim. Na fauna brasileira, existe a diferença entre entre o boi e o porco; é que enquanto o boi se alimenta e preserva as raízes, o porco se empanturra emporcalhando tudo a sua volta. E eu pergunto: Com qual deles, nos assemelharemos?

Neste mundo mau e sem futuro, apenas judeus e cristãos o poderiam ajudar. Porém... Como ajudar a quem tanto os odeia? Sim, Jesus veio para nos salvar. Mas poucos desejam esta salvação. Fico a pensar... Tenho visto até judeus e cristãos negando sua crença e herança... Lamentável. Pois a salvação veio dos judeus e passa pelos cristãos. Enfim, a Palavra se fez carne e veio ao nosso encontro, para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10). Ela tomou forma humana (com nome Jesus) e se esvaiu em suor e sangue, para nos comprar da terra, e nos mudar, até chegarmos "à medida da estatura completa de Cristo" (Efé 4:13). Amém!

Em Patmos, João viu "no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e ...veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação" (Apocalipse 5:6-9). Que benção! Bendito seja nosso Jesus!

Jesus! O "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29):
https://youtu.be/S2XfHUrY8EU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de janeiro de 2024

Espírito de medo


Na vida humana, o medo tem sido uma das mais dolorosas sensações. Grandes homens de Deus do passado sofreram esta dor... Medo de viver, medo de morrer, medo de sofrer, medo de fugir... Meu Deus! Tanto medo há no mundo. Senhor! Falando por mim mesmo, digo que não sei quantas vezes a dor do medo. Mesmo sem sabermos o porque, esta dor as vezes nos aflige.

Na Bíblia, Temos alguns exemplos de medo... Adão sentiu medo e se escondeu, ao ver que estava nu. Moisés sentiu medo e fugiu, ao ser descoberto. Elias sentiu medo e enfraqueceu, quando perseguido... Me sinto fortalecido com esta palavra de Davi: "O Senhor está comigo; não temerei" (Sal 118:6); e corajoso com este dito de Jesus: "sou eu; não temais" (Mat 14:27). Amém.

Na verdade, se cremos no cuidado de Deus para conosco, não temos razão para ter medo. Pois, "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31). Ao exortar e encorajar o jovem Timóteo, paulo assim lhe orientou: "Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tim 1:7). Enfim, em Jesus, não há razão para medo. Amém.

Está escrito: "Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:1,2). Glória a Deus! https://youtu.be/P_qJH9-I9qk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de janeiro de 2024

Tempo de vigiar


Meus amigos de todas as manhãs (o tico-tico rei e o galo garnisé) estiveram cantando o tempo todo em que estive orando... Na verdade, a canção em louvor ao Senhor pode ser um tipo de oração; e suas notas musicais podem intercalar dor e prazer, alegria e tristeza, louvor e gratidão. Estando a orar, fiquei a pensar nos bons cristãos (não sei se existem maus cristãos)... Talvez, os maus cristãos nem sejam cristãos). Então, tentei ver os cristãos em dois grupos: Os que, por estarem bem de vida (e na vida) não desejam que Jesus venha tão depressa; e os que, sob fortes dores, suspiram por seu breve regresso... DIZ MARANATA!

Vários sinais vão se sucedendo; e tanto a nação de Israel, como Igreja do Senhor, precisam se atualizar nas profecias bíblicas. Na verdade, a preparação para o arrebatamento é mais simples do que se imagina... É só manter a luz acesa, azeite estocado, e não viver como virgem enlouquecida. Não sei se outros percebem... Há crentes (e até mesmo obreiros) fazendo loucura até no culto cristão (penso dos adoradores nos piores dias de Arão, no deserto, e nos piores dias do sacerdote Eli). Cultos em que se sente de tudo, menos a presença de Deus! É um tempo de alerta, de respeito ao sagrado, de vigilância. VIGIA CRISTÃO!

Como nos dias de Noé, "será também nos dias do Filho do Homem... da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos... Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida perdê-la-á, e qualquer que a perder salvá-la-á. Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, e outro deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e outro deixado." (Lucas 17:26-36). AMÉM!

Meu Senhor! Como precisamos manter este fogo aceso:
https://youtu.be/TA_Q6kmZJfI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

São maravilhosas


Até onde podemos ver, as obras de Deus são maravilhosas! Ao olhar suas obras, o salmista exclamou: "Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos." (Sal 118:23). Melhor seria se todos fizessem coro com ele dizendo: "Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." (Sal 139:14). Amém!

Na Bíblia está escrito que "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam." (Sal 18:30). Na verdade, a humanidade está dividida em duas espécies de pessoas: Aquelas que reconhecem as obras de Deus como grandiosas e maravilhosas; e aquelas que detratam e maltratam estas mesmas obras... Bem melhor é fazer parte da primeira espécie. Aleluia!

Em meu humilde senso de observação, tenho percebido que - enquanto a maioria das pessoas, maldosamente, tratam as obras de Deus como maravalha; aqueles que temem a Deus, as tratam como maravilha. Ó meu Senhor! Que grande privilégio é crer! Pois "a fé não é de todos" (2 Tes 3:2). Enfim, reconhecer que, olhando nossa própria existência, as tuas obras são maravilhosas. Que maravilha!

Este salmo diz: "Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces... Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir" (Salmo 139:1-6). Louvado seja o Senhor! https://youtu.be/6Q6CqJAuWWM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Professando a fé


Existem textos bíblicos essenciais à vida cristã; e os professar é suprir com valor, a nossa própria vida em Cristo. Dos muitos que conheço, escolhi alguns. Este é um deles: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." (Efé 2:8). E se salvação é dom de Deus, eu pergunto: Porque tantos recusam esta graça que nos vem por Jesus? Outro texto tão emblemático quanto este é: "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Cor 5:17). Então, se desejamos viver o Novo de Deus, devemos nos tornar novas criaturas no Senhor Jesus.

Na verdade, se desejamos investir em nossa vida com Deus, há tantos textos a serem professados. Cito este outro: "em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Rom 8:37). Mais que vencedor não é o que vence na vida (isto é só vitória); mais que vencedor é aquele que vence pela fé! E para vencer pela fé é preciso viver e lutar pela fé. Enfim, um dos que mais me empolgam é este: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tim 4:6-7). Não entendo porque tantos desistem de combater e guardar sua fé... Ao longo de minha vida, este texto sempre tem me motivado.

Enfim, sempre penso neste testemunho de Paulo: "com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé" (Fil 1:20-25). Belo exemplo.

Viver pela fé em Jesus Cristo é andar de valor em valor:
https://youtu.be/PachscL0_Pk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Minha vida nova


Os que vivem em Cristo, têm seus pecados cancelados e suas culpas revogadas. Sei que isto não pode ser cientificamente comprovado... Todavia, a historia da cruz justifica a sua crença; e os que nela foram incluídos por Cristo Jesus, são salvos pela graça, ilibados pelo perdão, e abraçados pelo amor. Pois, "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rom 8:1). Amém.

O mundo em que vivemos, segue seu curso no universo intercalando noite e dia, sem oferecer qualquer esperança aos que a ele se apegam. Mas, os que se apegam a Jesus com amor, ouvem Deus dizer: "Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome" (Sal 91:14). Então, qualquer que seja a situação, abraçar Jesus é mais seguro. Amém.

Tomei minha decisão por Cristo Jesus (em outubro vai fazer 59 anos) e jamais tive a menor ponta de arrependimento. Na verdade, nos bons e maus momentos que a vida me entregou, sempre senti sua presença comigo - até mesmo com calor e arrepio... Algo sobrenatural! Zilanda canta que "vem o dia que o sol não vai nascer e a lua nunca mais aparecerá..." Jesus é melhor! Amém.

A Bíblia diz que "depois da aflição daqueles dias,o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. E aparecerá no céuo sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" (Mt 24:29-30). https://youtu.be/C66nODZ85wQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Paraíso terrestre


Desde sua criação, o ser humano aprendeu a buscar a presença do Senhor. E os que isto não fazem, estão na contramão da existência... Como não basta saber sobre o pão, para dele viver; assim também, nas basta saber sobre Deus, para nele viver. A presença de Deus no coração faz viver o espírito em condição de desfrutar corretamente da vida. Na terra, Deus criou um belo jardim (para bilhões de pessoas) e nele nos colocou. Mas o homem, desde o início da história, de Deus se desviou. Então viu o Senhor que "a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau." (Gên 6:5). Que pena.

Orando de manhã, percebi um pouco melhor a riqueza e beleza da criação... Na galáxia, a terra é planeta singular... Feito para abrigar o ser que Deus criou. Mares cheios de vida, florestas verdejantes, temperatura compatível com sua necessidade. Suas quatro estações separam o inverno do verão, com a valiosa mediação da primavera e do outono... É benção demais! E Deus se coloca ao dispor do ser humano, como nenhum outro deus seria capaz de fazer. "Porque, desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera" (Isaías 64:4). Que benção Senhor!

Em um passado distante, Deus assim falou: "Porque derramarei água sobre o chão sedento e torrentes sobre a terra seca. Derramarei o meu Espírito sobre a sua posteridade e a minha bênção sobre os seus descendentes, e eles brotarão como a relva, como salgueiros junto às correntes de água. Um dirá: 'Eu sou do Senhor'; outro se chamará pelo nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: 'Eu sou do Senhor'; e por sobrenome tomará o nome de Israel. Assim diz o Senhor, o Rei e Redentor de Israel, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus." (Isaías 44:3-6). O Deus que enviou seu Filho Jesus é único!

E o Deus todo poderoso que é Criador e Senhor eterno, continuou dizendo: "Quem, assim como eu, fez predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha diante de mim! Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir! Não fiquem apavorados, nem tenham medo. Por acaso não revelei e anunciei isso a vocês muito tempo atrás? Vocês são as minhas testemunhas. Será que há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça." (Isaías 44:3-8). Este Deus maravilhoso enviou o seu Filho Jesus, para ser Salvador dos que nele acreditam; e seu Filho retornará ao mundo, pra nos levar consigo. Amém Jesus!

O Senhor nos tem falado, até com canções como esta:
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Casamento bíblico


Precisamos investir na família.Porque, antes que houvesse calvário e pentecoste, que houvesse Israel e Igreja, antes mesmo que houvesse governo humano, Deus criou o homem do pó e a mulher de uma de suas costelas; e os uniou no primeiro matrimônio; e os abençoou, e ordenou que se multiplicassem. Então, eles se tornaram pai e mãe de Abel, Caim, Sete... E de toda a família humana.

Casamento, para ser bíblico, deve ser heterossexual (homem e mulher) e monogâmico (um só cônjuge). Então, homens - desconhecedores ou descrentes das Sagradas Escrituras, podem até compor matrimônios de formato diferente daquele que Deus criou; porém, para o chamar de casamento bíblico, devem seguir o único manual do Construtor da família que é a Bíblia Sagrada. Amém.

Na verdade, Deus criou o homem a sua imagem, e a mulher a imagem do homem, e os uniu em matrimônio; e neste contexto, O Deus vivo criou a ordem humana. Porém, o homem ao se perder, e com o passar do tempo, preferiu a desordem humana (criada por ele mesmo). Daí, a idolatria, o ateísmo, as guerras, a opressão dos mais fracos pelos mais fortes... Somente Jesus o pode salvar!

"E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne: esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gênesis 2:22-24). Amém. https://youtu.be/FoFbr6wYSrM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de janeiro de 2024

Rocha e Refúgio


Ao longo do tempo, aqueles que servem a Deus em espírito, têm sido ameaçados e perseguidos. Ao que tudo indica, estes dias parecem ser bem piores que os dias passados... E eu pergunto: E DAÍ? Temos Deus, o nosso refúgio! Davi, frente às perseguições sofridas, assim declarou: "O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio" (Sal 18:2). E Moisés, dirigido por Deus, teve o seu lugar na fenda da rocha (Ex 33:22); E Alda Célia, inspirada em Moisés e pelo Espírito, compôs a canção, na qual diz que "existe um lugar na fenda da rocha bem junto a ti."

É evidente que vivemos tempos difíceis, em que a euforia de crentes imaturos contracena com a angústia de crentes instáveis. E enquanto o mundo parece desabar, crentes inspirados nas promessas de Deus e fortalecidos em sua Palavra, não se deixam abater pelo desânimo, nem pelo fragor da tempestade; pois, eles sabem que "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:12-13). Enfim, nossa lutas e aflições - assim comos as ondas do mar, elas vêm e vão, sem que possamos evitar. Entretanto "Deus é o nosso refúgio e fortaleza" (Sal 46:1).

Moisés pediu a Deus que lhe mostrasse sua glória. Ao que o Senhor lhe respondeu: "Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e apregoarei o nome do Senhor diante de ti: e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado." (Êxodo 33:18-22). Louvado seja Deus!

Escondidos com Cristo em Deus, nos mantemos de pé:
https://youtu.be/6KHalsURr2c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de janeiro de 2024

Desperta coração


Ou o tico-tico rei (meu vizinho de mata) e o garnisé (meu vizinho de porta) acordaram mais tarde; ou então, acordei mais cedo. Pois, mal terminei de orar, a cantoria começou... Obrigado Senhor! Pois, ainda que eu não possa ter tudo que quero, tenho comigo o Dono de tudo... Aleluia! E assim crendo, posso falar como falou Davi: "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará" (Salmo 23:1).

Meu otimismo matinal não me faz ignorar que o mundo vai de mal a pior (e isto está dito pela revelação e confirmado pela visão). Porém, a minha fé centrada em Jesus, desperta meu coração para a adoração e o louvor... Glória a Deus! E assim crendo e pensando, a minha alma sente descanso e paz em Cristo. Portanto, o que se vê no mundo, não me demoverá da fé nas fiéis promessas do Senhor.

Na verdade, nós que cremos na Bíblia e esperamos de Jesus, podemos (e devemos) declarar nossa firmeza em Deus, sem medo daquilo que o mundo vocifera. Enfim... Temos firme confiança no Senhor Jesus, pois tem cuidado de nós! "Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares" (Salmo 46:2). Louvado seja nosso Deus!

Todos nós que cremos em Jesus, devemos crer e aceitar este seu convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30). Amém. https://youtu.be/QRjAcmal3Bw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

O Filho do homem


Meu Senhor do céu e terra... Criaste o ser humano e o colocaste num belo jardim. Fizeste de Noé um hábil construtor fazendo a arca da aliança. Chamaste Abrão e lhe mudaste o nome para ser condizente com a grandeza de seu chamado. Tiraste Moisés do palácio, para guiar o seu povo à terra da promessa feita a Abraão - o conduzindo por mar e deserto, até a terra prometida. Levantaste Josué e o tornaste guerreiro capaz, para travar batalhas com milagres, em Jericó e Gibeão... Não tenho como listar tantos outros nomes; mas não posso esquecer Elias, o maior entre os profetas; nem Daniel, o sábio príncipe forjado no exílio.

Senhor meu e Deus meu... Enviaste teu Filho (Filho do homem) na plenitude dos tempos, para salvar o homem que se perdera. Nascido em forma humana, foi exaltado por anjos, pastores e reis; odiado e perseguido, desde o seu nascimento na manjedoura em Belém, até o seu padecimento na cruz em Jerusalem; pois, seres perversos e profanos (vasos de desonra) viram nele, aquele que viera "desfazer as obras do diabo" (1 João 3:8) e "buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10). Mas, naquela cruz, tão somente sua humanidade morrera (Deus não morre nunca); pois, isto era parte do plano redentor dos que se perderam.

Temos, na Palavra de Deus, este resumo da razão da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus: "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito." (Romanos 8:1-4).

Que graça maravilhosa! Jesus é de Deus o Plano Perfeito:
https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Então a Luz raiou


Antes do alvorecer da criação, o mundo estava no caos e nas trevas. Então, "Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas" (Gn 1:3-4). Isto deixa evidente que no relato bíblico da criação, a luz veio em primeiro Lugar. E também deixa bem claro que, após criação da luz, o universo jamais seria o mesmo. Louvado seja o nosso Deus!

O salmista assim falou: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?" Sl 27:1). E nós, seguidores de Jesus, podemos dizer que somos "filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas." (1 Ts 5:5). Pois, sobre quem o segue, Jesus assim falou: "quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12). A Luz deste mundo é o Senhor Jesus!

Disse o salmista Davi: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos" (Sl 119:105). E por crer assim, ele também declarou: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo" (Sl 23:3-4). Enfim, neste mundo em trevas, digamos com Miqueias: "se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz" (Mq 7:8). Amém.

A Bíblia diz que "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1:5-7). Amém, Senhor Jesus! https://youtu.be/Cy5YOEbGBCg

cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Verdadeiro cristão


Como diz uma antiga canção, "há momentos que as palavras não resolvem..." Ou seja: Nossas ações precisam ser motivadas e movidas pela Palavra de Deus. Então, não nos enganemos a nós mesmos. Pois, pensamentos e palavras sobre fé, devem ser demonstrados em obras de fé. Neste mundo, somos luz&sal, para iluminar e temperar. Para que aqueles que nos olham vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está no céu (Mat 5:16). Viver assim é um grande privilégio! Pois, aos que assim vivem, a Palavra de Deus os chama de "luzeiros no mundo" (Fil 2:15). Então, devemos viver sempre assim: Iluminados iluminando.

Os verdadeiros cristãos - mesmo quando sob intensa provação ou perversa tentação, precisam crer e praticar esta recomendação da Palavra: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9). Também está escrito: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7). Enfim, como cristãos que somos - seja passando por lutas ou provas, devemos conservar: Na fé, ousadia; na tentação, resistência; e na provação, resiliência.

A Palavra de Deus, assim assim nos adverte: "Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz." (Efésios 5:3-8). Amém.

Os que assim viverem, estarão para sempre com Jesus:
https://youtu.be/PfNM2bLrwZA

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Nosso sofrimento


Penso na fé, como uma placa de aviso, sempre apontando para a frente e para o alto. Ou seja: Ela nos motiva a olhar além da linha horizonte, até ao limite imposto pelo invisivel. E pela fé, entendo que o viver é um processo que intercala alívio e sofrimento, tristeza e alegria... Tudo com a finalidade de amadurecer nosso homem interior. E sofrimento é ferramenta do aprendizado.

No processo da existência, os males sofridos e as dores impostas (se entendermos seu propósito e nos ajustarmos a vontade de Deus) resultarão em um fim proveitoso. O apóstolo Paulo chegou a este entendimento; o qual o levou a dizer que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28). Amém.

Uma antiga canção, muito cantada no século passado, diz que "não há dor que seja sem divino fim". Ela era uma resposta para a doutrina do sofrimento. E Jesus nos diz que são "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5:10). Enfim, viver não é só desfrutar prazer; as dores e aflições, também fazem parte do viver. Aleluia!

A Bíblia diz que "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos." (2 Coríntios 4:8-10). Amém Senhor. https://youtu.be/B4b4x51P43k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Oração é benção


Estou a pensar... Em sua canção, Elizeu Gomes diz: "Deus não rejeita a oração, oração é alimento"; e Anderson Freire, na sua, diz: "Entrei no meu jardim, fechei a porta, abri meu coração"; e Beatriz, na sua, diz que "É na oração que o mal desaparece e o céu inteiro desce". E eu pergunto: Se estas e outras declarações afins são tão importantes, porque então, nós oramos tão pouco?

Jesus assim nos advertiu: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26.41). E o apóstolo Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada, nos recomenda que precisamos estar "orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança" (Efésios 6:18). Orar é atitude urgente.

Perante estes e outros argumentos, sem contra-indicação, fico a pensar... Porque os cultos de oração são tão esvaziados? Será por desinformação ou por desinteresse? A Bíblia nos diz que "Pedro, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus" (Atos 12:4-5). Enfim, "sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão" (Atos 12:7). Amém Senhor Jesus!

Paulo revela o quão resultante é a oração, ao afirmar aos efésios: "Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior" (Efésios 3:14-16). https://youtu.be/4wGVtlliRj0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de janeiro de 2024

Sentados à mesa


Estou a pensar em Jesus com dois de seus discípulos, ambos tristes e cansados após a longa jornada, de Jerusalém para Emaús (chegaram ao anoitecer). Eles ainda não tinha percebido que seu acompanhante era o próprio Jesus; pois, com seus olhos toldados de tristeza, não reconheceram seu mestre ao seu lado. Mas, estando com eles à mesa e partindo o pão, eles o reconheceram.

Mesa é lugar de comunhão, onde a família se reúne a sua volta, para comer e comungar... Sou devedor deste momento. Nela, a família - enquanto come, pode pôr em dia os seus assuntos; e em volta dela, com os pratos ainda emborcados, aquele que a preside pode ordenar a oração e desejar bom apetite aos integrantes... Sem perceber, estamos perdendo este tão valioso hábito.

Antes desta reunião em volta da mesa, Jesus participou de uma outra (bem mais importante) pouco antes de seu martírio. E a conversa em torno dessa outra mesa foi tão profunda e enriquecedora que ocupou cinco capítulos do Evangelho de João. Na verdade, se trouxermos Jesus para estar conosco à mesa (no almoço e no jantar) os nossos olhos estarão bem mais abertos.

Jesus em Emaús com 2 discípulos, "estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?" (Lucas 24:30-32). https://youtu.be/mJBkt47amgg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de janeiro de 2024

Os usos e abusos


Meus irmãos, vivemos tempos preocupantes. Há quem diga que não; mas... É só ouvir as notícias e olhar em redor. E há quem diga que o amor venceu; pois, há quem chame de amor, certas práticas profanas e abusivas... Pura loucura! Não nos deixemos enganar com as falácias e aparências deste mundo. Pois a Bíblia assim adverte aos que vivem no mundo: "os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa" (1 Cor 7:30-31). Creio ser este um mundo de usos e abusos. E nele, o uso legitimamente chancelado pela Palavra é proveitoso. Já o uso indevido é abuso. Vigiemos irmãos!

Leiam isto que Jesus disse sobre este tempo: "Nesse tempo, muitos serão escandalizados,e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão" (Mat 24:10). É correto pensar que há escândalos, traições e aborrecimentos? Sim! E sobre o amor, Jesus assim nos diz: "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará" (Mat 24:12). É certo dizer que a iniquidade está se multiplicando? Sim! Jesus também nos alerta que "surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos." (Mat 24:11). É lícito dizer que este é o tempo do engano? Sim! Enfim... Disse Jesus: "aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:13).

O Senhor não quer "que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pedro 3:9-13). Amém, Senhor!

Devemos ouvir a Palavra de Deus e crer no que ele diz:
https://youtu.be/LF1UnPP4MvY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Eis a oração da fé


Estou a pensar na fé bíblica... As vezes, o que pedimos parece ser tão demorado. Mas Jesus nos alertou, sobre a necessidade de orar sempre, sem esmorecer; pois, do céu virá resposta, ainda que pareça demorada. Foi assim com a viuva insistente; será assim também conosco (Lucas 18). Pois, oração e fé - na receita para a vitória, são ingredientes inseparáveis. É a poderosa oração da fé.

Em tempo hábil aprendi que a oração, para se tornar oração da fé, precisa ser feita com fé - e ser feita segundo a Palavra. Pois pedir a Deus algo fora dos limites da Palavra é pedir mal. Porquanto a palavra pregada ou orada precisa estar "misturada com a fé" (Hebreus 4:2); tanto no que prega, como no que ouve e no que que ora. Oração não é demais e deve ser feita com fé. Simples assim.

Enfim, a Palavra da fé abre nossos olhos e ouvidos para as verdades sagradas; tanto aquelas que vemos e ouvimos em nosso dia-a-dia (os sons, as cores, os ventos, as águas); como as que, mesmo estando longe dos olhos (o céu e o reino de Deus) seja pela razão, seja pelo coração, nós sabemos existir. Mas só é possivel "pela fé que uma vez foi dada aos santos." (Judas 1:3). Benção de Jesus.

"se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." (Tiago 1:5-7). https://youtu.be/1dAlEBcGkD4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Os antigos servos


Em madrugada chuvosa, orei a Deus e me dei conta que buscando ao Senhor (como fez Davi) fico livre dos meus medos (Sal 34:4); e que vivendo em paz e santidade (como diz Paulo) um dia verei o Senhor (Heb 12:14); e que andando na presença de Deus (como fez Abraão) poderei um dia ser perfeito (Gen 17:1). Então, se desejo ter uma boa vida cristã, devo estar buscando a Deus, andando em sua presença, e (se possível) vivendo em paz com todos. Assim, devemos viver como estes homens viveram. Pois, os que assim viverem (mesmo tendo lutas e provações) serão abençoados na terra e terminarão bem os seus dias. Amém Jesus!

Preciso orar e meditar na Palavra, para ser abençoado na terra. Pois, "aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta." (Salmo 34:10). Então, se eu viver por fé, não preciso seguir sinais; pois, os "sinais seguirão aos que crerem" (Marcos 16:17). Se eu for um cristão perdoador, também serei perdoado; pois, Jesus assim nos diz: "quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas" (Marcos 11:25). Enfim, devo ser um cristão que ama... Disse Jesus: "conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35). Amém.

A Bíblia diz que "qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor." (1 João 4:7-12). Amém Senhor!

Viver e andar com Jesus, sempre será a melhor decisão:
https://youtu.be/8FQX47vl3cw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Nossa crucificação


Na cena da cruz eu pude ver que não basta estar crucificado com Cristo (que o diga o ladrão que se perdeu); é preciso refazer opiniões e decisões, para redirecionar nossa visão (que o diga o ladrão que se salvou). O ladrão inconverso nos ensina que a cruz não nos impede de reclamar e maldizer; ao passo que o ladrão convertido nos ensina que, na cruz, o melhor que temos a fazer é orar.

Crucificação não nos impede de dizer blasfêmias. Pois, o ladrão perdido "blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós" (Lc 23:39). Nem nos impede de orar. Pois o ladrão achado assim orou: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino." (Lc 23:42); e logo ouviu de Jesus: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23:43). Amém.

Na verdade, nenhum ser humano escapa da crucificação. Só que, infelizmente, uns estão presos na cruz dos malditos (Mt 25:41); estes são os que se perdem. E outros, na cruz dos benditos (Mt 25:34); estes são os que se salvam. Enfim, o que faz diferença (entre estar na cruz dos benditos ou na cruz dos malditos) é a confissão do nome de Jesus e aceitação de seu Senhorio. Amém Jesus!

Eis a diferença entre Judas e Paulo: Judas andava com Cristo; porém, o diabo nele vivia. E Paulo também andava; porém, nele vivia Jesus. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20). https://youtu.be/KDUsGua9wlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar