Vivemos em um mundo que se auto-divide em culpados e inocentes. Na verdade - seja em uma família, em uma comunidade, e até mesmo em uma igreja; os inocentes são raros e inúmeros os culpados. A Bíblia diz que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rom 3:23). Então, todos nós somos pecadores e devedores. O salmista diz: "Se tu Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?" (Salmo 130:3). Pois, aos olhos do Senhor, "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." (Romanos 3:10). E assim, nas relações humanas, precisamos acusar menos e perdoar mais.
Sabemos que o ser humano tem uma predisposição para queixas... Todos se queixando de tudo. Porém, a Palavra de Deus assim nos questiona e - ao mesmo tempo, determina: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lamentações 3:39). Todos nós carecemos de perdão e precisamos perdoar. Mas, para tanto, precisamos adotar duas preciosas virtudes: Arrependimento e compaixão. Enfim, arrependimento para confessar nossas dívidas; compaixão, para perdoar os nossos devedores. E se nós cristãos assim vivermos, seremos muito abençoados e bem mais felizes seremos.
Este texto indica que - para sermos perdoados, devemos perdoar: "Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai que está nos céus vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:23-26). Amém.
Meu Senhor Jesus! Ensina-me a amar e perdoar:
https://youtu.be/xK9KlbAoqCk
Cordialmente;
Bispo Calegari