segunda-feira, 11 de maio de 2020

Nossa culpa


Penso que não haja quem não esteja preocupado com este estado de pandemia - nem mesmo aqueles que dela se utilizam, para conspirar contra pessoas de bem e se apropriar daquilo que não é seu. Sei que o quadro atual é angustiante para povos e nações da terra; pois o inimigo que não pode ser notado consegue assustar até mesmo os poderosos. Mas a questão não é o agente da disseminação deste mal; pois a Bíblia nos diz que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" e que "Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra." (Eclesiastes 3:1 e 17). Somente em Jesus estaremos seguros, livres do temor do mal.

Penso que esta grande questão pode ser dividida em dois pontos: 1. Em que medida, a maldade e a decadência humana pode chegar, antes da intervenção divina para punir a humanidade rebelde? 2. Pelo nível de decadência e de maldade que podemos ver, teremos chegado ao limite desta medida ou já a ultrapassamos? Posso dar um exemplo aqui no Brasil: Algumas instituições do poder proclamam luto por dez mil mortos pela pandemia; mas não fizeram sequer um dia de luto, por dezenas de milhares que morreram, cada ano dos últimos anos, vítimas da violência e da corrupção. Enfim, pergunto: O que podemos esperar dos que procuram as causas do mal, sem considerar suas próprias culpas?

Devemos pensar nisto que Deus falou: "Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal." (Provérbios 1:27-33). E de fato, nos arrepender.

Te agradeço Senhor, por tudo que tens feito:
https://youtu.be/qTXeK5sQwVk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar