segunda-feira, 23 de março de 2020

Justo castigo


Nos últimos 30 anos, os surtos de vírus assustaram, e doenças se espalham pelo mundo (ebola, peste suína, AIDS, H1N1, gripe aviária, Zika, Dengue, Chikungunya). O vírus do momento é o COVID 19. Mas... POR QUE? O pecado do Egito provocou a ira de Deus e dez pragas destruíram a saúde e a economia da nação. O pecado de Israel no deserto acionou a ira de Deus e pragas consumiram gerações. Em todas as gerações, vemos as marcas do amor de Deus. Porém... O amor de Deus não impede a sua ira. E hoje não é diferente! Ou seja: O pecado dos homens, em qualquer época e lugar, sempre receberá o justo castigo de Deus. E este castigo é sempre proporcional ao tamanho da maldade do pecado praticado.

No passado, Deus falou à Salomão sobre possibilidade de castigo: "Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo..." (2 Crô 7:13). Examinando melhor o texto, vemos que estes males naturais podem ser usados por Deus, para punir o pecado dos homens. Pois a Bíblia diz que "A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações." (Prov 14:34). Vejamos a triste atitude de nossa nação: Enquanto o coronavirus nascia na China e chegava à Europa; no Brasil, Jesus era zombado e blasfemado na Marquês de Sapucaí. Meu Deus! Até mesmo algumas "igrejas" - em certo "faz-de-conta" evangelístico, botaram o seu bloco na rua.

No texto seguinte, Deus revelou à Salomão que o pecado é a causa do castigo: "E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Crônicas 7:12-15). Todavia, neste mesmo texto, Deus prescreve a fórmula do livramento.

Se pequei contra ti meu Deus, perdão Senhor!
https://youtu.be/oSViKIDL0zE

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar