sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O narcisismo


O cristão que valoriza a santidade bíblica - mesmo conhecedor da graça que opera em sua vida e através dela, não deve viver se louvando à si mesmo. Penso ser normal que - ao crente consagrado, não faltem as melhores virtudes. Todavia, sempre que nos vangloriamos das virtudes que Deus nos deu, corremos o risco de as perder. Pois, quando nos tornamos admiradores de nós mesmos, ficamos prisioneiros do narcisismo. Então, se há alguma virtude em nós, que as pessoas à nossa volta sejam por elas levadas a glorificar a Deus. E assim, as nossas virtudes farão de nós "o bom perfume de Cristo" (2 Coríntios 2:15). Glória a Deus!

O apóstolo Paulo disse que Jesus "subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens." (Efésios 4:8); o apóstolo João testemunhou que "O homem não pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu" (João 3:27); e o apóstolo Tiago declarou que "toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes" (Tiago 1:17). Enfim, se temos dons e virtudes; ao invés de nos gloriarmos em nós mesmos, devemos nos gloriar em Jesus! Salvador nosso, e Senhor de tudo que temos e somos. Enfim... Devemos dar glória a Deus e nos deixar usar para a edificação de vidas pelas quais Jesus morreu!

Que benção: "Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:1-5). Assim devemos ser.

Jesus! Meus dons e talentos são pra te servir:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Luta contra o "eu"


Hoje, em oração, agradeci ao Senhor por me conduzir ao meu lugar de oração. Pois, ainda que orar seja da iniciativa daquele que ora; entretanto, creio que não haja bem que façamos que não seja por inspiração e motivação do Senhor.. Enquanto eu oro, aproveito para trazer diante do Pai, minhas lutas e limitações; especialmente os combates que travo comigo mesmo. Na verdade, um grande erro nosso é pensar que nossa maior luta é contra alguém de carne e osso, ou mesmo algum demônio. Já tenho dito que nossa maior luta é contra o próprio "eu" que vive a tentar se impor sobre nosso pensar, falar e agir.

Vez por outra, ministro sobre a necessidade de equilíbrio constante entre estas nossas três esferas: Espiritualidade, emoção, e razão. Então, preciso buscar discernimento e segurança em Deus; para saber como impedir que minha emoção e razão interfiram em minha espiritualidade. Jesus assim nos advertiu: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41). Enfim, quanto mais buscarmos de Deus; mais tentados seremos à enveredar o caminho do fanatismo, do legalismo, e da carnalidade pura e simples. O antídoto é orar e vigiar em todo tempo.

Quando Paulo soube do estado espiritual dos colossenses, enviou-lhes esta palavra:

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:9-13).

E nela, vemos com clareza a necessidade que nós temos de intercessão e vigilância.

Viver com Deus é colidir com este mundo maligno:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Francamente


Falando francamente aos crentes conhecedores da Palavra de Deus: Não temos como acompanhar os acontecimentos destes nossos dias (os desastres naturais e os desastres provocados pelo ser humano; as chagas morais e as pragas epidêmicas; a banalização da vida e a profanação do sagrado; os governos profanos e pagãos e a humanidade conivente com eles; e outros mais), sem voltar os olhos e o coração para as profecias do Apocalipse. Pois estou convencido de que este texto bíblico - "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição" (I Tes 5.3) - é para nossos dias.

Os atuais governantes tentam afinar seus discursos, enquanto firmam seus acordos de paz e cooperação. Porém, já se ouve ao longe o rufar dos tambores de guerra; ainda que abafados por canções de paz e gritos de liberdade - em nome da falsa segurança que muitos ingenuamente celebram. Vemos armas de hoje tornarem obsoletas armas de ontem que por si só já assustavam. Vemos uma imprensa "livre", cativada por ideologias do mal; enquanto povos se desmoralizam e famílias se fragmentam... Vivemos uma crise nunca vista; que alguns setores da Igreja nem percebem. Desperta Igreja! Jesus está voltando!

Sobre este tempo, os apóstolos e profetas nos alertaram: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas." (1 Tes 5:1-5). O tempo do fim.

Jesus, o Autor da Vida que a cruz não pôde vencer:
https://youtu.be/f4VF-Qaglis

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A linha de defesa


O cristão que pretende vencer suas lutas e se impor sobre as forças do mal, precisa manter proximidade com seu lugar de oração; pois não há como vencer os problemas da vida e as tentações da carne deixando de orar ao Senhor. Sei que a oração não é o único elemento condutor da vitória; no entanto, sem ela, todas as demais defesas que o crente tem se enfraquecem, Por experiência própria, digo que a oração - além do conforto que traz à quem orar, fortalece a linha de defesa que o Senhor deu aos seus servos. Somente orando, consigo vencer o meu inimigo mais perigoso: Que é o meu próprio "eu". Glória a Deus!

Sempre que oramos ao Pai com temor e verdade, em nome de Jesus, o amor de Deus nos abraça, a chama do Espírito nos aquece, e a fé em Jesus nos fortalece. Portanto, vou continuar minha jornada em direção à Vida, orando diariamente; mesmo ouvindo por vezes a voz do comodismo e da incredulidade, tentando me afastar do lugar de oração. Mas, lutarei! E não vou me deixar influenciar pelas vozes do mundo - ainda que elas soem dentro de mim. Segundo a Palavra de Deus, nós "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37). Logo, não vou me deixar intimidar! Mas, vou seguir com fé!

Este texto bíblico sempre me traz conforto: "Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:36-39). Mas, somente vigiando e orando com fé, seremos capazes de o viver.

Obrigado Jesus! Derrota não é coisa de cristão:
https://youtu.be/ZIGsi5_P6ii

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Lute e vença


Não há um dia sequer que o cristão não seja confrontado com lutas, provações, e pesadelos (problemas no trabalho, crise na família, conflitos existenciais, ataques à sua fé, e tentações diversas). E são de tal modo que, em certos casos, ele chega a pensar que o seu mundo desabou. É quando se vê em um beco sem saída; do qual só conseguirá sair se olhar pra cima e voar como a águia; e isto, se conseguir crer nisto que a Bíblia diz acerca dos filhos de Deus: "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37). Sim! Porque somente em Jesus, nossa vitória é garantida!

Todos nós que somos nascidos de novo, fomos levantados por Deus para lutar e vencer. Portanto, não devemos nos intimidar com as adversidades; mesmo quando elas nos incomodam e nos magoam, até à lágrimas. E assim, se formos assediados pelo inimigo; ou feridos em combate contra o adversário; ou até mesmo, exauridos em nossas forças; então, devemos dizer como o apóstolo Paulo, em seus combates: "graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:57). Para poder dizer, também como ele: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7). Aleluia!

João ouviu esta voz: "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Apocalipse 12:10-12). Voz que todos os salvos um dia ouvirão.

Glória a Deus! Com Cristo é vencer ou vencer:
https://youtu.be/KPNDdSXdVX0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de janeiro de 2020

A igreja deve orar


Hoje, estarei em um abençoado culto, em nossa igreja em Lagos. Já orei e intercedi; portanto, creio que o Senhor irá agir em nosso meio, em nossas vidas. Tenho notado que a igreja só consegue andar de cabeça erguida diante dos homens, quando permanece de rosto inclinado e joelhos dobrados diante de Deus. Sei que parece ser algo tão fácil e simples estar em oração e intercessão. Todavia, pergunto: Se é tão simples e fácil, por que isto parece não acontecer? E eu digo "parece"; porque não me cabe julgar. Também digo "não acontecer"; pois, quando acontece, a igreja entra na dimensão do Espírito. E isto tem acontecido?

Na verdade, a igreja que anda em oração segue rumo ao sobrenatural de Deus. Quando isto acontece, milagres acontecem. O Senhor Jesus, antes de subir, instituiu a Sua Igreja; a qual, teve seu histórico e suas normas definidas pela doutrina dos apóstolos. A Bíblia diz que "Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." (Atos 12:5). Infelizmente, na maioria das vezes, nos empolgamos tanto com os eventos festivos e programações da igreja - até ao ponto de esquecer que a oração é a mola mestra que move o avanço da Igreja e promove sua autoridade e credibilidade na terra.

A igreja só consegue se mover em oração: "Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns." (Atos 4:29-32). Amém.

Na igreja que ora, vemos milagres acontecerem:
https://youtu.be/62tcsIPyZpI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de janeiro de 2020

Testemunho


Segundo as Escrituras, todo cristão tem o dever sagrado de testemunhar de Cristo, levando a Palavra de Deus à todos e em todo lugar. Isto pode parecer simples; porém, exige uma forte convicção pessoal de que é missão imposta por Deus e desprendimento pessoal inquebrantável. Muitos se arvoram de pregador do evangelho; mas, ao examinarmos o escopo do que pretendem, vemos que a pregação é só um pretexto para se atingir um fim que nada tem à ver com o propósito da missão.

A pregação do evangelho é tarefa inevitável e missão urgente, na vida de um pregador do evangelho. Todavia, o que vem a ser pregação do evangelho não é tão simples quanto parece. Evangelho é verdade sem sofisma; é graça sem desgraça; é unção sem encenação. Enfim, pregar o evangelho é pregar a verdade da Palavra na graça de Cristo e na unção do Espírito Santo. Enfim, pregar o evangelho é pregar a Cristo, a tempo e fora de tempo; sem medo ou constrangimento de dizer a verdade.

Esta é uma ordenança apostólica:

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
(2 Timóteo 4:1-5)

E sagrada missão a ser cumprida.

Pregar a Palavra é anunciar Jesus e seus ensinos:
https://youtu.be/ipEOnMfuUN0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

As desigualdades


Vivemos em um mundo de desigualdades (religiosas, raciais, culturais, físicas, e tantas outras); e as desigualdades são vistas em uma mesma família (cônjuges desiguais, filhos desiguais). Logo, os problemas do mundo não são afetos às desigualdades existentes; pois a intolerância tem sido causadora da crise entre os desiguais. Alguém disse que, sob a pele humana, todo leite é branco, todo sangue é vermelho, e todo gênero é humano. E o mentor dos conflitos é o próprio diabo que jogou anjos contra Deus, Eva contra a ordenança, e os homens uns contra os outros - usando as diferenças como pretexto. Precisamos pensar!

Creio que o cristão de hoje, mais do que o de ontem, precisa orar (orar pela família, orar pela igreja, orar por Israel, orar pelas nações, orar por si mesmo). Podemos ver os inimigos (da paz e do Príncipe da paz) exercendo tanta influência no mundo, que já não se restringem só aos países não cristãos - se fazendo presentes e atuantes mesmo nos países, outrora, baluartes da fé cristã. Na verdade, o que vemos é a luta entre os poderes - das trevas tentando se sobrepor à luz. Todavia, o Deus fiel e justo, poderoso em palavras e obras, e eterno Senhor, dará o último golpe nesta guerra. E os salvos celebrarão eternamente. Louvado seja Deus!

Isto diz a Palavra de Deus:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos".
(Efésios 6:11-18)

Isto nós devemos nós fazer.

Tu é fiel Senhor! Louvo a Deus por sua fidelidade:
https://youtu.be/hBG8qDEEpd8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Vigia cristão


Ao refletir sobre a necessidade de perseverança, me veio à mente a imagem da perseverante Gabrielle Andersen, na maratona de 1984; que chegou à linha de chegada quase se arrastando - cena que comoveu o mundo. A maratona exige cuidado especial na reta final. Na altura, esta atleta nos mostrou que o mais importante não é ser o primeiro; e sim, chegar ao fim da jornada. Quanto a mim, penso ser este um tempo de perseverança, pois o Rei Jesus está voltando (os sinais estão se cumprindo com admirável rapidez). Segundo a parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), uns crentes vão subir e outros vão ficar.

Em minha vida cristã, tenho convivido com muitos crentes descuidados, indolentes, distantes da vontade de Deus. Uns vão se corrigindo; mas outros vão se endurecendo ainda mais. E hoje em dia, são muitos os que confundem cumplicidade com amor e graça com permissividade - como se Deus fosse conivente com os desvarios pecaminosos de ser humano. Uma canção de nosso tempo proclama que "Este é um tempo de festa", omitindo que este é um tempo de dor que exige perseverança. Nada contra a canção; Mas, ela mostra apenas um lado. O cristão precisa vigiar sempre, firme na verdade e perseverante na fé.

Jesus nos adverte com estas duas comparações: Dias de Noé e dias de Ló:

"Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração. E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar."
(Lucas 17:24-30)

Enfim... Precisamos perseverar! Em santidade, amor, e fé diante do Senhor.

Quando sopra o Espírito, nossa vida volta ao lugar:
https://youtu.be/c9oIoTDwShM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Presença de Jesus


Meu Senhor! Madrugada tão fria... Quase gelada. Em plena madrugada, tomado de choro intenso, açoitado por um profundo sentimento de tristeza (coisa que raramente me acontece); me refugiei na presença daquele que está sempre comigo. Me veio à lembrança esta antiga canção gravada por Ozeias de Paula: "Não me deixa só" (postarei abaixo). Chorei, talvez como nunca. E fui movido pelo Senhor, de modo intenso, em incontrolável quebrantamento. Meu Jesus! Em meu espírito, percebi que o meu passado é um baú de lembranças; o meu presente, um laboratório de experimentos; e meu futuro, uma caixinha de surpresas.

Meu Jesus! Como faz bem saber que nossa vida é guardada e nossos passos conduzidos. Aleluia! A verdade é que nada se compara ao Amor maior que nos abraça. Aleluia! Na verdade, ser feliz com Deus é passaporte para a felicidade eterna. Glória a Deus! Então, quando a tristeza chegar, sorrateira, e os sentimentos conflitantes tentarem toldar nosso discernimento, é só clamarmos pelo socorro do Alto. Então, a unção do Espírito trará o fogo que aquece e o vento que refresca. O sangue de Jesus purificará o coração manchado do pecado praticado. E a Palavra de Deus trará luz às nossas trevas e verdade ao nosso espírito. Amém.

Neste texto, Jesus revela o antídoto para a solidão: "Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:29-33). E assim, Deus não nos deixará sozinhos.

Aleluia! O Senhor jamais nos deixará sozinhos:
https://youtu.be/O0VXA2bJqcI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

O Justo Jesus


A Bíblia registra as últimas palavras de Davi, quando ele testemunha sobre o Justo que viria para reger os homens no temor de Deus (texto transcrito no fim da mensagem). E tempos antes de Jesus nascer, o Espírito de Deus falou através do último profeta da Antiga Aliança: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Malaquias 4:2). Creio não existir entre os intérpretes, exegetas, e historiadores e cristãos, qualquer dúvida concernente ao personagem implícito nestas profecias. A Palavra diz que Jesus é o Verbo divino que se fez carne e habitou entre nós. Aleluia!

O profeta Isaías, o mais messiânico profeta do Antigo testamento, proclama o nascimento de Jesus: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6). E o mesmo Davi declara que "O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado." (Salmos 72:17). E assim, o evangelho da graça anunciado pelos apóstolos, chegou até nós declarando ser Jesus, o eterno salvador dos pecadores.

Esta é a palavra profética anunciada por Davi:

"E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra. Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar."
(2 Samuel 23:1-5)

Profecia esta cumprida na pessoa de Jesus.

Jesus é o justo da profecia que reinará sobre toda a terra:
https://youtu.be/kUzK8XYyk8U

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Ore um pouco mais


Penso que a maioria dos cristãos ora um pouco mais no domingo (se assim não fazem, deveriam fazer); posto que é nos dias de descanso que nos tornamos mais vulneráveis às artimanhas do diabo, nosso arqui-inimigo. E aos que acham que não é bem assim, recomendo ler a experiência de Davi e Bate-seba, em um dia de descanso, de triste lembrança na história do povo de Deus. Isto não quer dizer que, em dias de trabalho, podemos orar menos. Pois, proponho o contrário: Em dia de descanso, devemos orar um pouco mais! Pois o nosso inimigo ataca sem parar - mormente em dias de descanso ou ócio.

Eu não saberia dizer o quanto me quebrantei, na oração que fiz ontem... Minha filha fez anos, minha esposa está passeando com eles, tivemos culto de aniversário na IMW de Lagos, e tantas outras razões. Enfim... São muitas razões para buscarmos a Deus - mormente naqueles dias considerados "de descanso" (embora eu saiba que verdadeiro descanso é só no céu); pois são dias em que nos "desarmamos" e nos tornamos mais vulneráveis. Alguns dizem que "precaução e caldo de galinha não faz mal à ninguém". E eu parafraseio dizendo que "oração e caldo de galinha não faz mal a ninguém". Amém Jesus.

Existe uma guerra espiritual:

"Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor, Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a macedônia. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" 
(2 Coríntios 2:12-16)

Não devemos nos descuidar!

Em tempos de guerra, não podemos parar de lutar:
https://youtu.be/cZHU9lmGF3M

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de janeiro de 2020

Idade madura


A vida humana é cheia de contradições. Quando se fala sobre idosos; uns dizem que com os idosos está a sabedoria (esta é a opinião da maioria dos idosos); outros dizem que os idosos precisam dar lugar aos mais jovens (geralmente, são os jovens que defendem esta ideia). Dou graças ao meu Deus - o Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel; por ter chegado ao que chamam de terceira idade; e por ter aprendido que idosos e jovens se interdependem. E também aprendi que, na vivência humana, há um mal ainda maior do que a lentidão e confusão de um idoso; que é um jovem confuso e apressado, achando que sabe tudo.

Creio que o jovem que mais precisa do idoso é aquele que vive a dizer que sabe andar sozinho; pois o menos preparado para ocupar o lugar de um idoso é aquele que se julga o mais capaz para ocupar sua vaga. Digo isso porque passei por estas fases. Em minha adolescência, me sentia inseguro para dirigir a própria vida vida; depois, tornei-me um jovem, cheio de auto suficiência - me sentindo preparado para o que desse e viesse, mas destemperado o bastante para ser mantido à distância; e hoje, sou um idoso certo de que cada dia menos sei; e que tudo o que faço corre o risco de não dar certo, caso Deus não interfira.

A Palavra de Deus diz: "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada." (Salmos 37:23-28). Jesus cuida dos jovens e dos idosos.

O Espírito Santo: Presença que nos cura e renova:
https://youtu.be/HDxPQiH6wwM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de janeiro de 2020

Buscar ao Senhor


Hoje pela manhã, após orar, senti desejo de buscar direção para a minha vida. Mas não uma direção qualquer; e sim, a direção que se coadune com o propósito de Deus. Então, recorri à fonte da sabedoria (a Palavra de Deus), para beber um pouco mais de suas águas; pois na Bíblia encontro a linha divisória, entre a vontade do Senhor e a minha própria vontade. Sempre peço ao Senhor que me ajude a distinguir o que é verdade e o que é mentira, para que eu não seja enganado; e a entender o sentido da existência; para que não seja levado por certos caminhos que as contingências de nossa vida tentam nos impor.

Na verdade, somos tendentes à nos julgamos capazes de entender por nós mesmos, aquilo que em certas ocasiões, sucede à todos nós. E assim, baseados no pressuposto da "percepção infalível", respondemos de modo inadvertido e prematuro às questões; atitude esta que pode trazer instabilidade à família e, até mesmo, afastar os amigos. É evidente que nossa consciência está sempre atrás da nossa precipitação. Portanto, precisamos buscar a direção de Deus sobre qualquer assunto; pois, algumas vezes, julgamos poder resolver certas coisas por nós mesmos, correndo o risco de desagradar ao Deus que servimos.

Devemos atentar para este texto (e muitos outros) da Palavra de Deus: "Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam." (2 Crônicas 15:1-4). A Bíblia sagrada nos ensina que devemos buscar primeiro o Senhor.

Ó Jesus! Ajuda-me a viver cada dia no Senhor:
https://youtu.be/TWDqErHtcWw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O ser humano


Neste mundo, todos nós temos as nossas imperfeições; elas podem ir - desde simples defeitos, até graves pecados. Segundo as Escrituras, "não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque." (Eclesiastes 7:20); uma vez que "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12). E esta imperfeição não é defeito de fabricação (Deus nos fez perfeitos); porém, mau uso do livre arbítrio e liberdade que ele deu ao ser humano. E assim... Somos responsáveis por nossas imperfeições e pecados.

Na Bíblia está escrito que Jesus é "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1:29). Pois, segundo a Palavra de Deus, Cristo "levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." (Isaías 53:12). Então, temos provisão divina para nossas imperfeições e pecados; pois está escrito que o Senhor quer "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4:12); "até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:13). Amém Jesus.

É isto que o Senhor propõe:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."
(Efésios 4:17-24)

E é assim que devemos ser.

Quando o vento do Espírito soprar, tudo voltará ao lugar:
https://youtu.be/vqylvJYif8I

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O mover de Deus


Ontem fez uma semana que cheguei à Ilha Graciosa (os dias passam como um conto ligeiro). Pude rever e abracar amigos e participar da inauguração das novas instalações, constatando o progresso da obra sob a liderança do Pr Herculano e Manuela. E hoje levantei voo para casa... Idas e vindas que fazem parte da vida de um missionário. É isto que sou! Já louvei a Deus, pelo que tenho visto. E nesta manhã, já orei e senti o mover de Deus em minha vida. Pois, no início de um novo dia, não creio haver atividade que seja mais importante do que buscar a face do Senhor em oração. Sim! Nós crentes precisamos orar... E muito!

Em nosso viver neste mundo, há ocasiões em que o dia fica mais frio e a noite mais escura. É quando a oração se torna ato mais urgente! Porquanto orar é como lançar lenha no fogo do Espírito - aquecendo a frieza do dia e iluminando a escuridão da noite. Pois neste mundo, vivemos dias marcados por provações e tentações que tentam derrubar o filho de Deus. Porém, nós cristãos temos a bandeira do amor de Deus sobre nós e sua Palavra a nosso favor - com provisões e promessas que dão suporte para vencermos. E orando, trazemos à nós o braço do Pai, lutando nossas lutas e dirigindo nossa vida. Enfim... Preciso orar.

Este capítulo da Bíblia é um texto muito edificante para quem quer crescer espiritualmente: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:1-5). Jesus é nossa bendita esperança!

A graça de Cristo presente nos momentos maus:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Jesus na casa


Jesus disse ao gadareno que libertara: "Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti" (Marcos 5.19). E assim, testemunhar de Cristo no lar deve ser a primeira atitude tomada por alguém que Jesus salvou e libertou; pois, ao levarmos Jesus ao lar, levamos cura à família. Foi o que fez Jairo, quando foi a Jesus e lhe disse: "Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva" (Marcos 5.23). Devemos agir como Jairo; que, ao levar Jesus à sua casa, teve prazer de ver ressurgir a sua querida filha.

Estou convencido que viver e falar de Cristo no lar é acender a chama da fé e da esperança na família - fortalecendo, ou até restaurando, os laços conjugais do casal; pois é isto que Deus deseja: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade" (Provérbios 5:18). Pois o testemunho cristão é o melhor antídoto contra a infidelidade, que por Deus é condenada: "Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança" (Malaquias 2:14). Como é bom ter Jesus em nossa casa!

Com enfermidade em sua casa, foi isto fez Jairo: "E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele... E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto." (Marcos 5:21-24, 41-42). E como resposta ao desejo de Jairo, foi isto que fez Jesus. Glória ao Senhor!

Esta canção é excelente oração em favor do lar:
https://youtu.be/DOXP6RlN67M

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Nível de violência


Em nosso tempo (talvez, mais que nos tempos anteriores) vejo crescer uma tentativa perigosa de alguns grupos - tendo como pretexto a liberdade de expressão e a defesa de seus direitos; de procurar impor seus hábitos e ideologia sobre os que pensam diferente dos mesmos. E assim, leis preconceituosas são criadas, que colidem com leis definidas em textos constitucionais em vigor, que impõem limites aos direitos e liberdades de expressão. E deste modo, o que hoje se vê não é só a insistência destes grupos de serem "iguais perante a lei" (como se já não fossem); mas, a de se sobreporem aos demais segmentos sociais.

Em nossos dias, vemos crescer a agressão contra a moral e os bons costumes. E em sua esteira, vemos evoluir sentimentos, de intolerância e de agressividade, contra os praticantes e os mensageiros da fé cristã. É bem verdade que o nível de violência contra crentes no ocidente ainda é brando (restrito às ofensas verbais contra o cristianismo e seus adeptos); se comparado aos atos de violência e barbárie que martiriza e mata membros do "Corpo de Cristo" em alguns países do oriente médio, Ásia, e África. Mas, não devemos nos surpreender se esta violência assassina se estender aos países considerados cristãos.

A Palavra de Deus nos previne acerca dos tempos difíceis:

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte."
(1 Pedro 4:12-16)

Creio ser este o tempo declarado por Deus em sua Palavra.

Breve as trombetas soarão e os salvos vão subir:
https://youtu.be/1-lVF6Yyysk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

A devocional


Sábado findo, inicio do programa de inauguração, das novas instalações da IMW na Ilha Graciosa - com oração de manhã, seguida de ministrações (meu compromisso foi discorrer sobre o tema: "Intimidade com Deus e coração missionário"). Tenho alegria em poder dizer que minha vida devocional - ainda que não tenha chegado ao seu ponto ideal (e não sei se algum dia chegará); tem me ajudado a aprimorar o meu modo de tratar as pessoas. Pois, quando a devoção diminui, a impaciência e irritabilidade aumenta na mesma proporção. Assim, mantendo a devocional em dia, o fruto do Espírito frutifica em nós.

Estou convencido de que a diminuição da vida devocional faz aumentar, na mesma proporção, as obras da carne em nossos atos e palavras. Tenho testemunhado o fracasso de alguns servos de Deus - outrora dedicados e consagrados, que se julgando inatingíveis, se descuidaram em buscar direção do Senhor para a sua vida. Então, como fruto de sua negligência, suas defesas espirituais foram rompidas - permitindo a infiltração de maus pensamentos e desejos lascivos (a Bíblia diz que um abismo chama outro abismo). Enfim, o amadurecimento de nossa intimidade com Deus faz melhorar a nossa qualidade de vida.

Esta orientação bíblica é bem conhecida: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jeremias 29:11-14). Entretanto... Ela tem sido muito pouco obedecida.

Fogo divino e consumidor, vem arder em nós:
https://youtu.be/T9VVjwQmhFE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de janeiro de 2020

Cuidar de ovelhas


Apesar da noite fria, nos açores, hoje precisei orar mais cedo; pois o meu espírito foi despertado à buscar a face do Senhor. Faz algum tempo, cheguei a pensar que com a dispensa das funções formais (pastorais e administrativas) a minha visão missionária e minha ocupação devocional diminuiria de ritmo. Mas não foi assim. Continuo a me sentir responsável (as vezes eu até gostaria que fosse diferente). Logo, enquanto houver fôlego em mim, tentarei me manter junto ao fogo e no rumo do "IDE"; servindo de coração ao Deus que enviou Jesus para me salvar - seja na linha de frente ou seja na retaguarda.

Conheço cristãos que só encontram sentido devocional e motivação serviçal se estiverem envolvidos em alguma ocupação formal na igreja. Tais atitudes explicam o despreparo e destempero de alguns líderes, cujas ovelhas sofrem muito com os efeitos de sua insatisfação com aquilo que, no seu juízo, entendem ser falta de valor dado à sua pessoa (já tenho visto este triste quadro). São os que se julgam merecedores de privilégios, pois o "SEU" ministério tem valor, blá, blá, blá... E se tornam mau humorados e queixosos; esquecendo que sua missão é cuidar das ovelhas - independente de lugar ou posição.

Este texto deveria ser um quadro visível aos olhos de quem preside ou pastoreia:

"Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes."
(Mateus 24:45-51)

Nele vemos ver que a advertência aos servos é dura e a recompensa é inevitável.

Esta canção é um modelo de oração à ser feita:
https://youtu.be/oSViKIDL0zE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Dom de Deus


Ante-ontem em Lagos; ontem em Lisboa; hoje na Graciosa; e amanhã... Não tenho como saber (O futuro à Deus pertence). Sou chamado pelo próprio Dono da seara, para nela servir. E tenho plena certeza de que é propósito de Deus para minha vida. Na verdade, a vida é dom de Deus - que Ele dá, que Ele tira. Portanto, sirvo a Deus com a minha vida; e o adoro com o meu espírito. Sei que sou imperfeito; mas... Fazer o que? Procuro me render à Sua vontade, tentando cumpri-la plenamente (isto não é tão fácil como as vezes parece ser). Assim... Agradeço a Deus - por meu passado, presente, e futuro.

Sei que a vida é um dom de Deus (não me lembro de algum dia ter tido dúvida quanto a isto). E que a graça de Deus é melhor que a própria vida, também aprendi; pois sem a graça, a vida não é vida. A Bíblia diz que - antes que a graça se manifestasse, éramos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). E assim está escrito: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8). Se a lei de Deus veio por Moisés, a graça de Deus veio por Jesus Cristo (João 1:17). Enfim.. Agradeço ao Senhor, por ter experimentado Sua graça em minha vida.

Maravilhosa graça: "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze." (Tito 2:11-15). É a graça de Deus dada por Jesus!

Que benção! A graça de Deus é maravilhosa:
https://youtu.be/VhIT1S17QpM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

As chagas morais


Ontem estando a caminho dos Açores, pernoitei em Lisboa. Como sempre faço, procurei apoiar com oração, os que me são caros. Também intercedi por alvos rotineiros e por vidas e casos que o Espírito Santo me faz lembrar... Vejo com tristeza o estado de muitos - desde pessoas simples, até às mais complexas. Vejo os valores morais e espirituais sendo tão descaracterizados que chega a assustar. Vejo as leis que regem a família e a sociedade, sendo violadas e se distanciando do propósito de Deus na criação.

Na verdade, sinto o estado de insegurança em que a humanidade vive. Vejo cristãos "de carteirinha" mudando de lado e surfando nas ondas deste mar de engano. Vejo o modo como algumas famílias - já enfraquecidas e devastadas por conceitos e preconceitos que afrontam a Palavra, são tratadas por seus próprios integrantes. Vejo separações e divórcios acontecendo por motivos fúteis, banais; e até os meios evangélicos vão sendo feridos por terríveis chagas morais, afetando até mesmo alguns ministros de Deus.

A Palavra de Deus alerta para um terrível tempo: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças" (1 Timóteo 4:1-4). Que é nosso tempo.

Voltemos ao que Deus preparou para nós:
https://youtu.be/3tMVBc-hRnU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Senhor Jesus


Sempre penso no milagre feito por Jesus em Betânia: A ressurreição de Lázaro. Em lá chegando Jesus encontra Marta, tão ferida e queixosa com a morte de seu irmão. Jesus lhe conforta dizendo que Lázaro ia ressuscitar; e isto não lhe bastou. Então Jesus lhe diz: "Eu Sou a Ressurreição e a Vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá" (João 11.25). Este mesmo Jesus nos tem proposto: "Vinde a mim ...e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28). Assim como em Betânia Marta teve a sua esperança confirmada e Lázaro a sua vida devolvida. Assim, também nós, que cremos em Cristo Jesus, jamais seremos vencidos, se nele confiarmos.

Segundo o meu entendimento, a única esperança para quem desceu tanto (por doença ou por pecado) - tendo chegando ao fracasso moral e ao degrau que antecede a morte; é o caminho de volta à vida que temos na pessoa de Cristo, o Salvador de todo o que crê. E tantos são os "lázaros sepultados"! À espera que as "martas" mantenham a chama da fé acesa - até mesmo estando acossadas pelo espírito de enfermidade e de desânimo. Enfim, o mesmo Jesus que esteve em Betânia, está pronto a nos valer - por pior que seja nosso estado. Só ele pode por fim à nossa dor, envolvendo nossa vida no manto da graça e do amor inefável.

Jesus, o nosso amigo e salvador: "Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo." (João 11:21-27). Louvado seja o nome de Jesus! 

Glória a Jesus! Creio no Deus que tudo pode:
https://youtu.be/Kp4nMO1WLoE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Meu lugar seguro


No primeiro domingo do ano, em uma noite fria e um cálido culto, participamos da Ceia do Senhor na IMW de Lagos, E nesta manhã, oração quente perante o Senhor. Faz muito tempo que ouvi este mote: "de lembranças também se vive" (penso ser verdadeiro este ditado). Vez por outra, sou levado à lembranças que me fazem muito bem! Lembranças que - ao longo do tempo - mantém sua validade, nos movendo em busca da presença de Deus e perpetuando bens e pessoas de grande valor para nós. Me lembro das vezes que me senti cansado e oprimido, quando o Senhor me fez saber que Ele era o meu refúgio e o meu descanso em meios às lutas. Louvado seja Deus!

Não são poucas as vezes que sou lembrado de algumas ocasiões em que me senti a beira da queda (de tão enfraquecido que estava e sob o fogo de terríveis e cruéis tentações) e do modo como Deus, em Seu infinito amor e misericórdia, me tomou pela mão e me conduziu, passo a passo, à um lugar seguro. Também me lembro de ocasiões em que murmurei contra situações e pessoas; e como o Senhor me alertou para o fato de que fui chamado para servir, não para ser servido; para ser adorador, não murmurador. Sou grato ao Senhor, por estas lembranças que tenho! Lamento ver cristãos que se tornaram murmuradores; perdendo a visão de Deus e a alegria da salvação.

O Senhor é o meu refúgio: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias." (Salmos 23:1-6). Ele é o meu lugar de descanso.

Há um bendito lugar de descanso e refrigério. Ouça:
https://youtu.be/VIrOTbyYoAE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Futuro melhor


Sempre que me deparo com a triste situação em que vive a maioria dos cristãos (e até mesmo não cristãos) no Oriente Médio, África, na Indochina; logo percebo que vivemos como se estivéssemos no paraíso e nem nos apercebemos... Meu Deus! Na verdade, há pessoas que somente se dão conta dos valores que possuíram, após os mesmos se perderem. E isto se aplica - não só à qualidade de vida e à democracia robusta (as vezes, até demais); mas também ao acervo moral que ainda nos resta, recebido de uma herança sagrada, herdada do bom nome de nossos pais e dos limites de conduta antes respeitados.

Segundo penso, a herança dos pais e avós - ainda que tão dilapidada e mal utilizada; continua resistindo às agressões que sofre no dia-a-dia (é só dar uma olhada no foco que a própria mídia dá à descrença, à anarquia, e aos maus costumes). Tenho visto a ruína de vidas, famílias, de nações inteiras, provocada por endividamento sem limites, amizades nocivas, e cumplicidade profana. E, como consequência, vejo a ruína física e moral causada por vícios adquiridos, capazes de levar ao fundo do poço alguém que poderia ter tido um futuro melhor, se tivesse guardado a sua fé em Jesus e vivido para glória de Deus.

Este é o quadro profético para os nossos dias:

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."
(Mateus 24:7-14)

Estas profecias estão em franco cumprimento.

O tempo vai passando e o amor de muitos esfriando:
https://youtu.be/BdIv_HfdOPg

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de janeiro de 2020

A grande viagem


Tenho orado por um avivamento na Igreja que alcance ilhas, nações, continentes... Hoje meu espírito refletiu sobre duas figuras bíblicas que tipificam a Igreja: Uma delas, visível ao longo da história, é revelada na "parábola das dez virgens"; figura que nos mostra os dois lados de uma mesma Igreja (como se fossem duas igrejas). Ambas mantinham acesa a chama da esperança, aguardando o Noivo; ambas dormiam enquanto aguardavam; ambas exibiam sua bela e iluminada candeia. Porém, uma delas, talvez ocupada com outras coisas, abriu mão do avivamento... Ou seja: minimizou a presença do Espírito Santo e perdeu sua viagem.

Vejo, nestes dias, esta parábola ganhar corpo e circunstância... Meu Deus! Uma Igreja... Não! Duas Igrejas chamando para si o direito de representar o "Corpo de Cristo" e exibir sua luminosa candeia. Porém, uma preparada, outra despreparada. Enfim... Não basta nos decidirmos pelo lado certo da parábola; temos que preencher seus itens essenciais. Ou seja: Devemos manter o fogo aceso na candeia e priorizar o azeite na vasilha (vida cheia do Espírito). Sim! Posso contemplar em nossos dias, os dois grupos da parábola. Um deles, iluminado e prevenido; e o outro, candeia acesa e vida vazia. E o Noivo (Jesus) está às portas!

Vem Espírito de Deus:

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25:1-13)

Jesus! Eu preciso de ti!

Ó meu Senhor! Enche-nos com o Teu Espírito:
https://youtu.be/2oCsB929bSY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de janeiro de 2020

Vida espiritual


Meus irmãos; vivendo num mundo contra Deus e Sua Palavra, devemos pensar em nossa vida espiritual. E digo isto porque somos tendentes a ultrapassar os limites do bom senso e da segurança apontada na Bíblia. É tão comum ao ser humano, se deixar guiar pelo ver de seus olhos e ouvir de seus ouvidos, sem usar os filtros postos por Deus em Sua Palavra. Assim, é próprio do ser humano - ao desejar alguma coisa ou pessoa, a tendência de criar auto-convencimento de que o que tanto deseja é vontade do Senhor.

Algo bem comum é pessoas (mesmo alguns crentes) considerarem o que sua mente cobiça, como benção de Deus pra sua vida. Posso até dar exemplos: Se desejo muito um carro, logo tento me convencer de que Deus é quem me inspira tal desejo; se sinto atração por alguém (até para relacionamento ilícito) procuro me convencer de que é o que Deus preparou para minha vida. Enfim, esta é uma tendência nossa: A de tentar fazer de Deus o nosso cúmplice naquilo que desejamos - ao lhe atribuir a autoria do nosso desejo!

Procuro pensar em minha vida com Deus! E tenho plena convicção de que o único modo de escapar, das armadilhas do desejo e da vontade, é enquadrar o meu sentir e desejar nos ensinos da Palavra de Deus. Se ela abonar o que desejo, tudo bem. Mas, em caso contrário, devo abrir mão do meu próprio desejo e da minha própria vontade - sujeitando-me inteiramente à santa vontade de Deus que é boa, agradável, perfeita! Pois, contrariar a vontade e propósito de Deus em nossa vida, pode levar a um beco sem saída.

Medite neste texto: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Filipenses 4:7-9). Que benção de Palavra!

É assim mesmo! Bater de frente com os desejos:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Caminho estreito


Há dias em que é tão difícil orar... Hoje foi um desses dias. As vezes, oramos sem saber o que dizer... Graças dou ao Pai, por ele poder ouvir o meu silêncio, tanto quanto ouve a minha voz. Prostrado e contrito no lugar de oração, não consegui conter as lágrimas... Deus sabe porque eu choro. Não tenho como saber se 2020 será um ano melhor ou pior que 2019... Mas sei que o Senhor estará comigo e com aqueles que o invocam em espírito e em verdade. Sou grato por saber que estar na presença do Senhor não é mera devoção religiosa; mas sim, uma experiência que tenho desfrutado - na alegria e na tristeza.

Sempre que eu oro, agradeço a Deus por lhe pertencer; ainda que não me julgue digno de tamanha graça. Logo, seja na alegria ou na tristeza, vou seguir com fé pelo Caminho estreito... E não vou esconder isso de ninguém. Sei que preciso dar mais ouvidos à Tua voz, atento ao que Tu queres falar... Isto faz toda diferença entre aquilo que preciso dizer e o que não devo dizer. Obrigado Jesus, por me enviar teu Espírito... Pois sem ele, a unção diminui e minha desatenção aumenta. Sem o teu Espírito, posso até ferir pessoas que amo com palavras e atitudes impróprias. Obrigado Jesus, por teu Espírito em minha vida!

Sou grande admirador deste testemunho de Paulo:

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."
(1 Coríntios 15:3-10)

Pois tenho sido muito ajudado por seu testemunho.

Jesus! Pelo teu Espírito, eu vou seguir com fé:
https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Uma nova vida


Sempre penso neste adágio bem popular na passagem de ano: "Ano novo, vida nova". Gosto do modo como ele sintetiza esta grande verdade; Que a vida deve ser dia-a-dia sempre nova, e renovada a cada ano que passa. E gosto de ouvir Aquele que está assentado sobre o trono eterno dizer: "Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis." (Apocalipse 21:5). É patente, nas Escrituras sagradas, que o Senhor deseja nos tornar "novas criaturas" (2 Coríntios 5:17) para que "andemos nós também em novidade de vida" (Romanos 6:4). Vida nova em ano novo!

É natural que as pessoas banalizem esta exigência da Palavra de Deus, por entenderem que a vida nova à qual ela se refere está atrelada à religiosidade humana. Entretanto, face à triste verdade de vivermos em um mundo marcado pelos pecados dos homens, ser uma nova criatura é uma nobre experiência que não pode ser adquirida sem a graça salvadora revelada em Cristo Jesus. Pois a natureza pecaminosa, e os pecados dela decorrentes, torna o ser humano incapaz de a obter por seus próprios meios. Só Jesus pode salvar - mediante o novo nascimento, nos tornando nova criatura para vivermos em novidade de vida.

Que benção é a experiência do novo nascimento: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3:3-6). Enfim, se formos renascidos em Jesus, poderemos neste novo ano viver uma nova vida!

Meu Deus! É disto que todos nós precisamos:
https://youtu.be/jvbdvHIEeMk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Nós e o novo ano


Neste novo ano, precisamos buscar mais a Deus. Pois esta vida, há caminhos de morte - alguns até podem levar à fama e riqueza; mas outros levam ao vício e à marginalidade... São caminhos e atalhos que levam aos labirintos da vida, ao beco sem saída, ao fundo do poço. Precisamos orar; pois, aos que desejam viver para sempre com Deus, há o Caminho da Vida (a Bíblia chama de caminho estreito). Este Caminho é vivo (Hebreus 10:20), tem nome (Jesus), e sobrenome (Cristo). O próprio Jesus desfaz a dúvida de Tomé (João 14:5) ao lhe responder: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Aleluia!

Bom seria se, neste no novo ano, todas as pessoas seguissem no Caminho santo. E para quem deseja entender melhor meu sentimento, recomendo pensar em uma avalanche de lama e rocha rolando em uma encosta, surpreendendo seus moradores, e deixando em sua esteira um rastro de destruição - com famílias destroçadas, pensando que ser o fim mundo; pois mesmo sendo avisados da possibilidade de tais tragédias, acabam sendo surpreendidos por elas. Estou convencido que o fim desta geração será assim: Uma multidão incontável em desespero, correndo sem saber para onde. Só mesmo Jesus, o Caminho da Vida, pode garantir graça e salvação eterna.

A humanidade não está preparada para este grande Dia:

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis."
(Mateus 24:37-44)

E até muitos crentes demonstram flagrante despreparo.

Tu estás aqui Senhor, aleluia! Pronto pra salvar:
https://youtu.be/bWz7KV_x0us

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar