terça-feira, 30 de julho de 2019

Mutações


Fico a pensar nas estranhas mutações, pelas quais passam certos crentes e certas igrejas. Nestes últimos dias, tenho ouvido falar das "igrejas vestidas de preto" (me refiro ao crescente número de igrejas que estão sendo pintadas de preto); e tenho ouvido um novo termo que é usado para definir os crentes que se ausentam dos cultos: "crentes desigrejados". Será que esta nova forma de tratamento é para substituir estes dois antigos e desagradáveis termos: "crente afastado" e "crente desviado"? Sinceramente, não sei. O que com certeza eu sei é que tanto os crentes primitivos, como os crentes modernos têm sido conhecidos por sua alegria em estar na "casa de Deus" (termo aplicado ao local onde os cristãos costumam se reunir). Penso serem estas mutações, um sintoma do tempo do fim?

Ao nos voltarmos para o antigo testamento, encontramos esta tão linda declaração do salmista: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Salmos 122:1). E no novo testamento, vemos a preocupação apostólica com os que se ausentam do culto; os quais são exortados a permanecerem congregados: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:25). E "aquele dia" ao qual o apóstolo se refere, está cada vez mais próximo. Quanto às igrejas pintadas de preto... Mais parece ser imitação grosseira de casa de show noturno (local onde pintura negra e luzes negras escondem o que ali se pratica); ou então... Um evidente sinal de mal gosto.

Os judeus primitivos se reuniam em suas sinagogas: "Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado. E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." (Lucas 4:14-16). E os primitivos cristãos se reuniam em lugares de culto: "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." (Atos 1:13-14). Os judeus e cristãos de hoje, se reúnem em seus templos.

O culto congregacional implica em estar na casa de Deus:
https://youtu.be/Q19Lz_BEjig

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar