sexta-feira, 26 de julho de 2019

Ainda sobre fé e razão


Ontem falei sobre minha tangência ao limite, entre fé e razão; mas, há duas questões que devo esclarecer melhor: A primeira, que em nenhum momento a fé deve dispensar o uso da razão; pois esta última é parte intrínseca da inteligência humana - sendo a mesma, um dos atributos que nos tornam à semelhança de Deus. Na verdade, quando se perde a razão, ou quando a razão se confunde, as complicações se avolumam - dentro e fora do ser humano. Famílias se agridem, direitos se perdem, juízos se confundem, e males ganham força, sempre que a razão perde sua capacidade de refletir e ponderar os valores da vida.

Esta é uma outra questão que devo esclarecer, na relação entre a fé e a razão: É que em momento algum, a fé deve ser capturada pela razão ou a ela se submeter. Ou seja: A fé deve ser guia da razão, sem deixar de considerar suas opiniões. Mas a fé deve ter a última palavra, nas questões que só a ela dizem respeito. Entendo que posições espirituais devem ser tomadas pela fé, sem desprezo aos palpites da razão; porém, sem ficar subalterna aos mesmos. Pois a percepção das promessas abstratas de Deus e a visão do Seu reino invisível, são prerrogativas suas. Afinal... Pela fé se percebe e se desvenda a realidade sobrenatural.

A fé e a eternidade se combinam:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus."
(Hebreus 11:1-5)

A fé é anterior e posterior à razão.

Como devemos andar, no limite entre a fé e a razão:
https://youtu.be/NgabR4yuNq8

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar