quinta-feira, 25 de julho de 2019

Entre fé e razão


Não existe um modo melhor de ampliar nossa sensibilidade espiritual, do que orar ao Senhor. E foi nesta posição que eu hoje me senti admoestado, de um modo singular, pelo Santo Espírito de Deus. Senti o cajado do Senhor me tangendo... Em direção ao limite entre o jardim das oliveiras e o monte da transfiguração, entre a manjedoura e a cruz; enfim... Entre a fé e a razão. Então entendi que a vida depende de um perfeito equilíbrio, como o daquele que caminha entre as duas encostas de uma mesma montanha. Sim! Sou ajudado por orar, e nem sei dizer o quanto! Aleluia!

Na verdade, a vida é de um dualismo estremado. E em saber caminhar equilibradamente entre ambos, está o processo de paz e segurança que se aprimora na vida de quem vive equilibradamente. O secular adágio propõe que a vida é para ser vivida, "nem tanto ao mar, nem tanto à terra". Nas santas Escrituras está implícito que não devemos ser "demasiadamente" qualquer coisa... Ou seja: Tudo em demasia provoca esgotamento, estresse, e por fim frustração. Isto significa que devemos ser santos e sábios, com vida temperada, vivendo nos limites entre a fé e a razão. Assim eu creio!

Creio que este texto vem ao encontro do que eu disse:

"Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto? No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso."
(Eclesiastes 7:13-18)

Segundo Watchman Nee, a vida cristã deve ser normal.

A vida cristã deve ser perfeito equilíbrio entre fé e razão:
https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar