terça-feira, 23 de julho de 2019

A oração modelo


Ao longo da história do povo de Deus (Israel e Igreja), por mais que investiguemos; não temos como calcular a quantidade de orações feitas, em meio às mais variadas circunstâncias e pelas mais diversas razões. Entretanto, na Bíblia encontramos o registro de várias orações especiais feitas por homens, mulheres, jovens e velhos, que podemos considerar como orações modelo. Dentre elas, encontramos orações de Davi, nos salmos 8, 51 e 86; oração de Elias, em 1 Reis 18:36-37; oração de Salomão, em 2 Crônicas 6:14-42; oração de Sansão, em Juízes 16:28... E muitas outras. Assim, como podemos ver, a Bíblia registra preciosas orações; e dentre elas, aleatoriamente, relacionei estas para exemplificar.

Precisamos entender que, quando se fala em oração, sempre haverá um foco maior sobre a oração do "Pai nosso" (oração ensinada por Jesus). Na verdade, creio ser esta a mais importante, dentre as demais, justamente por ser o mais perfeito modelo para uma oração com começo, meio, e fim. E isto significa que toda e qualquer oração que seguir os princípios exarados no "Pai nosso", carregará sobre si a chancela do próprio Jesus. Ou seja: Sempre que orarmos, nossa oração deve ser feita ao nosso Pai, santificando o Seu nome, anelando o Seu reino priorizando a Sua vontade, declarando dependência, buscando e liberando perdão, e proclamando a Sua glória! E sempre finalizada em nome de Jesus.

Por favor, medite na oração do Pai nosso: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:9-13). Nela se percebe que o foco maior é perdão.

Ouça esta linda canção, interpretada pelo por Ozeias de Paula:
https://youtu.be/jQHdN2Mf89o

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar