sexta-feira, 27 de julho de 2018

Discernimento


Existem inúmeras palavras que, devido ao seu significado bíblico e doutrinário, fazem parte do vocabulário do cristão. O discernimento é uma delas; e, provavelmente, uma das mais importantes. Em suas definições mais simples, discernimento é a capacidade para avaliar, julgar, e fazer a melhor escolha. Portanto, mais importante que a semântica; o discernimento sábio e prático pode nos dar uma larga vantagem, nas escolhas de alternativas que a vida oferece. E mesmo, diante de propostas de conteúdo temerário; fato é que o discernimento é um dos recursos menos utilizados pela maioria dos crentes.

A Bíblia diz que "Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo." (Eclesiastes 8:5). Portanto, as coisas têm o melhor modo e o melhor tempo para serem feitas; e as palavras, para serem ditas. E quando tempo e modo não são levados em conta; o falar e o agir pode nos trazer grandes problemas; tais como: boas amizades e lares desfeitos, empregos perdidos... Assim advertiu Jesus os líderes judeus: "Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?" (Lucas 12:56). E como precisamos de discernimento!

Só o discernimento pode nos facultar o entendimento de textos, como este: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." (1 Coríntios 11:28-32). Pois alguns texto não são facilmente entendidos.

Algumas vezes, sabedoria e discernimento propõem o silêncio:
https://youtu.be/lMx7rzh3qHM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar