segunda-feira, 30 de abril de 2018

Tua santa presença


Como é bom poder estar em Tua presença, nesta manhã, querido Pai; para dizer que Tu és minha paz, refúgio e segurança. És o meu Libertador forte e o meu Bem maior. Te adoro Pai! Enquanto eu sinto a tua paz fluir e confortar minha vida, sei que a minha família está guardada sob teus olhos, aleluia! Então, não devo me preocupar quanto à nossa proteção e segurança; pois não existe lugar melhor para nos proteger da tempestade, do que a tua santa presença. E protegido assim, não devo me assustar com aquilo que não me pode fazer mal (salvo se o Senhor permitir). Bendito seja o Senhor!

Ao orar, sou lembrado que minha única preocupação deve ser a de conhecer e fazer a vontade de Deus. Somente ao Senhor cabe decidir o rumo de minha vida. No deserto, Moisés sabia quando parar ou prosseguir, conforme o mover da Shekinah. Portanto, a direção que devo considerar, sempre estará em cima; e não em baixo. Ignorar este princípio deve ser uma das principais razões que fazem tantos cristãos se embaraçarem quando avançam; e se embaraçarem quando param; pois não é o prosseguir ou o parar que define resultados; e sim, o comando que determina as nossas ações.

Lindo este salmo: "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta." (Salmos 127:1-5). Ele diz tudo.

Pois é... Este deve ser o modo de um cristão viver:
https://youtu.be/JGcDPPjyqks

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de abril de 2018

Nos céus e na terra

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

A Palavra de Deus diz que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Prov. 4:18). Como é bom saber que pertencemos ao Deus vivo - único soberano, nos céus e na terra. Glória a Deus! E sinto alegria por saber que a minha vida, com tudo que lhe concerne, pertence ao Dono de tudo. Nós somos dele por direito de criação; pois... Pelo Senhor nos foi dito: "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz." (Isaías 43:7). Que maravilha! Fomos criados para Sua glória!

Não tenho como conter minha gratidão! Por saber que os meus dons e talentos foram dados por Ele; que o meu ministério veio da Sua soberana vontade; que a minha família é dádiva Sua. Aleluia! O Rei do universo tem minha vida em Suas mãos! Sei que não sou o melhor dos servos (nem mesmo estou entre os melhores); mas... Ele me fez filho e servo, por meio de Jesus. Bom é para o cristão crer assim; pois esta é a fé que nos faz crescer e prevalecer, contra tudo aquilo que procura nos afastar de Deus. E à quem diz que não temos mérito; devemos responder que nosso mérito é Jesus.

Sobre nós, os crentes, a Palavra de Deus declara que "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:5-9). Então, é só confiarmos e perseverarmos na verdade.

Que bênção! Esta canção é riquíssima em conteúdo:
https://youtu.be/JpWXH8TM5oU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 28 de abril de 2018

Lugar de destaque

A imagem pode conter: texto

Sempre que orarmos, devemos demonstrar gratidão; pois em nossas orações, a gratidão deve ter lugar de destaque. E os motivos são os mais diversos - desde a saúde (ou falta a dela) ao alimento (ou a falta dele) - passando pelos laços de família. Ocorre que, geralmente, esquecemos as inúmeras dádivas do dia a dia... Preferindo manter os olhos fitos nos problemas e os sentimentos presos na dor que, nesta vida, todos nós sofremos. Em minha vida, tenho percebido que a oração bem colocada (sem ser superficial e lamurienta) pode trazer o céu à nós, atenuando efeitos das lutas passadas. 

Quando eu me debruço em oração; sou levado a contemplar bens e prazeres que não estão ligados à mediocridade humana. Pois, afinal, o mundo não é apenas "pão e circo" (ainda que muitos pensem que seja). Sempre existe graça disponível e valores sagrados, que dinheiro e fama jamais poderão comprar. Assim, na medida que buscamos, sempre alcançamos: "...buscai, e encontrareis;" (Mateus 7:7). Todavia; antes de buscarmos os bens de Deus, precisamos buscar o próprio Deus: "Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente." (Salmos 105:4); pois este é o caminho!

Esta promessa é para a ser abraçada: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jeremias 29:11-14). Crida, recebida e desfrutada.

Realmente... No lugar de oração Deus se faz presente:
https://youtu.be/E4lsPetJucw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de abril de 2018

O coração humano

A imagem pode conter: texto

Neste mundo, todos nós temos uma missão à cumprir - que é a de adorar e servir a Deus e honrar e servir o próximo. Porém, a queda humana na vala do pecado (de onde alguém só pode sair, se o Senhor Jesus o libertar) desviou o ser humano desta nobre missão. É esta a razão pela qual existe tanta opressão, miséria, e dor na terra. As pessoas se agridem e se matam, sem que possa haver trégua neste campo de batalha; pois o pecado tornou endurecido o coração humano - esvaziado do sagrado e repleto do profano. Enfim, somente com jesus no coração pode haver paz na terra. 

Segundo a Bíblia; o coração humano (conforme o seu conteúdo) pode ser uma fonte de palavras sadias ou de palavras doentias: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lucas 6:45). Assim, podemos supor que a boca de alguém cujo coração esteja cheio de Deus, se abrirá em palavras edificantes e abençoadoras. Ao passo que a boca, de quem não tem o Senhor Jesus, se abre em ofensa, arrogância, e blasfêmia, causando mal sempre que fala.

Meditemos nesta advertência de Jesus: "Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem." (Mateus 15:16-20). Ela é uma preciosa máxima, para o cristão consagrado.

Vez por outra, eu paro para ouvir e cantar esta canção:
https://youtu.be/aqtzFoDNirw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Nada mais que isto

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

O meu lugar de oração, hoje de manhã, foi ocupado um pouco mais tarde. Entretanto, minhas visitantes matutinas não faltaram ao nosso encontro, no alvorecer de cada dia. São elas: A misericórdia do Senhor! Que se renova todas as manhãs (Lamentações 3;22-23); e a alegria do Senhor! A qual - ainda que o choro perdure a noite inteira - sempre marca presença na manhã de um novo dia (Salmo 30.5). Pois isto é promessa do Senhor! Portanto... É só desfrutar! E é o que eu faço! Nada mais que isto! Como faz bem confiar nas promessas de Deus - imersas no amor divino.

Enquanto eu orava... Fui tentado a pensar, nas injúrias e golpes que sofremos na vida. Porém, de imediato, o Santo Espírito me repreendeu dizendo que, injúrias e golpes - por mais que doam - são como bumerangues; os quais, após trajetória longa ou curta, sempre retornam ao seu ponto de partida. Então, é bem melhor interceder por quem nos fere e injuria; pois a sua dor pode vir a ser bem maior do que a que nos inflige. E ali, mais uma vez, o Senhor me fez saber que a provação é temporária; e que a recompensa a quem vive uma vida digna, compensa os males sofridos. 

Este salmo é bálsamo, para os que se apegam a Deus:

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
(Salmos 1:1-6)

Devemos viver sempre em função da Palavra de Deus!

Esta canção, em sua declaração, jamais se esgota:
https://youtu.be/uOK4JZlHLtI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Deus tem remédio

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Hoje de manhã, me lembrei do profeta Elias... De seu momento mais difícil (todos nós temos momentos difíceis na vida). Depois de uma retumbante vitória no Carmelo, Elias fugiu. Existem ao menos dois motivos que nos podem pôr à fugir: Medo e mágoa. Eu não creio que o de Elias fosse medo. Conheço pessoas que vivem sempre a fugir ... Sem motivo aparente. Algumas vezes passa por minha cabeça vontade de fugir; todavia, não permito que tal vontade se instale em meu coração... E sigo em frente na missão. Na verdade, a mágoa é responsável pela maioria das fugas. Só Jesus para nos sustentar!

Como eu já disse acima: Pensei em Elias. Ele não fugiu de Jezabel; mas, fugiu da missão. A caverna não foi seu lugar de segurança; mas, seu lugar de isolamento (vez por outra, todos nós somos tentados à fugir). Algumas vezes, nos cansamos - de tudo e de todos; porém, posso garantir que isto é sintoma passageiro... Ao qual devemos sempre resistir. Elias estava cansado, depressivo (alguns sinais indicam isto). Todavia... O nosso Deus tem remédio para todos os males! Ele curou Elias. Ele cura a todos nós! Portanto... Precisamos lutar e resistir; nunca cedendo aos impulsos dos sentimentos conflitantes.

Medite nestas palavras exortativas, do apóstolo Paulo à Timóteo: "Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:5-8). Pois nelas podemos perceber que o imperativo da missão se sobrepõe ao desejo de fugir.

Perdi a conta, das vezes que cantei esta canção:
https://youtu.be/84s1idjrS8Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de abril de 2018

Mistérios da vida

A imagem pode conter: texto

Maria Célia e eu estivemos em Estoril, nos arredores de Lisboa, hospedados na casa de amigos e irmãos de longa data. Após orar de madrugada, fiquei a pensar... Que bom é poder reencontrar amigos. E esta família se inclui entre os nossos grandes amigos. Enquanto escrevo, não consigo deixar de considerar a importância de um reencontro entre amigos de verdade - um momento de prazer e paz, que deveria durar para sempre. Obrigado, meu Deus! Ainda em oração (após uma viagem cansativa) o meu espírito se voltou aos mistérios da vida... Dentre eles, o de não saber dia e hora da partida ao lugar de origem: Com o Deus que nos criou.

Na verdade, a existência é envolta em mistério; não cabendo ao ser humano o seu pleno desvendar. Um deles (a vida após a morte) só o Senhor Jesus pode desvendar; posto que esteve, no alvorecer da criação, como Logos eterno. Ele veio ao mundo para nos salvar (Salvador eterno); e subiu ao céu (de onde havia vindo) para nos preparar lugar. Mas um dia, voltará ao mundo (em dia e hora que não sabemos) para buscar os que se tornaram Seus, mediante o novo nascimento. Portanto... Chegará o dia, em que veremos como somos vistos. Este será o Dia, em que a revelação parcial concedida aos crentes irá se completar, nas bodas do Cordeiro.

Este texto nos ajuda a entender um pouco mais este mistério: "Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:9-13). Bendito é o Senhor!

Nosso Deus é grandioso e maravilhoso! Ouça e cante:
https://youtu.be/tYKnh7CkoZw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de abril de 2018

O combate é certo

A imagem pode conter: planta, texto, atividades ao ar livre e natureza

Se Deus permitir, daqui há pouco estaremos retornando à casa - com passagem por Lisboa (talvez paremos por lá). Creio termos alcançado o objetivo de nossa vinda ao Algarve. Enquanto tento organizar as lembranças; fico a pensar na vida e seus desafios (Não há quem não os tenha). Existem preparações prévias para cada tipo de desafio - desde o condicionamento físico, passando pelo emocional, até o espiritual. Então, precisamos estar prontos para enfrentar lutas e provações na vida; pois o combate é certo. Mas... As armas para este combate, estão disponíveis na Bíblia.

Sei de inúmeros casos, de final bem triste; que teriam sido bem melhores, se as partes envolvidas estivessem preparadas para lidar com o imprevisível e o inevitável. Percebo que, para muitos, a vida cristã é tão somente um recurso a mais para se melhorar na vida... E não é bem assim! Pois a vida cristã é vida com Deus, e para Deus, com todas as suas nuances. Na vida com o Senhor, há o perfume das rosas e a perfuração dos espinhos; há o sorriso nos lábios e a lágrima nos olhos. É a dor convivendo com alívio. Todavia... O fim do Caminho vai compensar toda a dureza do percurso.

Há uma guerra espiritual: "Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne. Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:2-5). E nossas armas também são espirituais.

Nesta guerra é só lutar, pois Jesus venceu o inimigo por nós:
https://youtu.be/6i33n2YlSOI

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de abril de 2018

Foi benção demais

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Nesta madrugada, a sala do Pastor Miguel Silva se tornou meu lugar de oração. O que senti, não posso descrever em detalhes. Obrigado, Senhor! Por tua bondade e por tão grande amor! Foram momentos de quebrantamento e intercessão, com preocupações colocadas em seu devido lugar: Ao pé da cruz. Louvo a Deus por ter estado com líderes potenciais e ter desfrutado de algum tempo com os pastores algarvios. Foi benção demais! Sou muito feliz; só não sei dizer o quanto (nem é preciso). E hoje, o Senhor permitiu que eu pregasse em Portimão e Lagos; e Sua unção esteve sobre mim.

Como eu já adiantei... Nem sempre podemos descrever detalhes, sobre o que nos acontece. Tenho aprendido que, em nossa vida, Deus pode permitir coisas más (as vezes, muito más)... Porém, sempre com um fim proveitoso. No "seminário do joelho" aprendi que - quando Deus está no processo - não há dor que seja sem divino fim (parte da letra de uma antiga canção). Portanto, todos nós cristãos professos, devemos sempre primar pelo melhor de Deus. Todavia... Sem esquecer que, em certos casos, o "melhor" de Deus pode ter componente doloroso. Enfim... Em tudo dai graças!

Este salmo é um poderoso testemunho:

"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair. Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.) Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado."
(Salmos 62:1-6)

É também grande conforto para o cristão.

Glória a Deus! Ouça atentamente esta canção:
https://youtu.be/CGXH4jadJ7Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 21 de abril de 2018

Falando por mim

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Manhã de sábado chuvosa, aqui em Faro... Maria Célia & eu ainda no Algarve (eu ministrando aos presbíteros, diáconos, e demais oficiais inscritos no curso preparatório para oficiais locais). Ontem, sentimos o agir de Deus; e hoje, estamos a contar com a graça de Deus e unção do Espírito, para que o aproveitamento seja total. Amanhã, estaremos pregando nas IMW de Portimão e Lagos, desfrutando da agradável companhia de seus Pastores (Miguel Silva e Saulo Santos) e suas respectivas famílias. Então, me ponho a pensar.... Serei eu perseverante; ou um teimoso que insiste em ir além da jubilação imposta?

Na verdade.. A vida é breve para todos nós. E (falando por mim) o tempo dirá se fui um perseverante; ou, simplesmente, um teimoso. Todavia, em qualquer dos casos, terá valido à pena; se em mim houver o sentimento de Jesus, ao dizer: "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." (João 9:4); e, se eu me manter nesta posição de Paulo: "esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14). Glória a Deus!

Examinei inúmeras vezes, este maravilhoso testemunho de Paulo: "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:22-24). Ao meditar nele, vi com clareza que o mesmo prioriza o cumprimento do propósito de Deus em nossa vida.

Esta canção aponta o alvo e indica quem nos ajuda a alcançar:
https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Orar sempre é bom

A imagem pode conter: texto e natureza

Uma das maiores lições que eu aprendi; é que, faz tempo, deixei de orar "PARA" fazer um bom trabalho; pois, o bom trabalho é feito quando oramos "SEMPRE" (ainda que, algumas vezes, um pouco mais; outras vezes, um pouco menos). O importante é estarmos sempre no lugar de oração - por pouco ou muito tempo (é lógico, quanto mais tempo melhor). Jamais vou aqui dizer que a oração sazonal não é importante. Afinal, orar (pouco ou muito) sempre é bom! Porém, os que gastam mais tempo em oração, fazem maiores colheitas, saboreiam melhores frutos, e... Alcançam maiores vitórias.

Sei que, quando falo em oração, parece que estou entoando o "samba de uma nota só"... E me tornando repetitivo. Todavia, preciso falar sobre oração (embora eu saiba que o que preciso mesmo é orar); pois, ao abordar o tema - antes de alertar os meus seguidores - estou exortando à mim mesmo. Glória a Deus! Bem sei que, logo ao início de um novo dia, tenho muitos assuntos a tratar e não devo me omitir. Entretanto... Antes de cuidar de qualquer coisa (até mesmo desta postagem que estou fazendo) devo orar primeiro; pois tenho importantes lutas a travar - seja dentro, ou fora de mim mesmo.

Paulo orou, pois o espinho na carne é sempre doloroso:

"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas."(2 Coríntios 12:7-12)

Também precisamos tratar nossos espinhos com oração.

Canção linda! Ela é uma das minhas preferidas:
https://youtu.be/Qs8Jbflu1vY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Creio poder dizer

A imagem pode conter: texto e natureza

Vez por outra, fico a pensar na vida humana (a ideal e a real); e sempre vejo uma grande interrogação, ao final do meu pensar... Até quando, o ser humano cultivará conceitos e valores que não fazem parte do propósito divino? Interessante.. Nesta indagação eu não distingo cristão de não cristão; pois (fica patente aos meus olhos) há desvios de conduta e de finalidade em ambos os grupos. Enfim... Pessoas priorizando valores carnais e buscando atender paixões e apetites que, na maioria das vezes, não se coadunam com a vontade do Criador. E no entanto... A nossa vida é tão breve.

A natureza humana é instável; e vem daí a necessidade dela ser substituída por uma nova natureza (este processo, Jesus chama de "novo nascimento"). Só nascendo de novo o ser humano será capaz de viver uma vida espiritual segundo o padrão bíblico, que é a vida no espírito. A Bíblia declara que "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Romanos 8:5). Creio poder dizer, que os idosos não estão fora desse contexto; pois a carne, seja ela nova ou velha, é capaz de causar os maiores estragos.

A Palavra de Deus nos diz que "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:1-4). Isto é nascer de novo!

Uma obra prima esta canção! Salvação só mediante o novo nascimento:
https://youtu.be/35HKNdCo4NE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Decisão que tomei

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Estive orando, como sempre faço. Entretanto, ante a maldade existente no mundo, fui movido a me refugiar em Deus. Senti profunda paz enquanto orava. Que bênção! Pedi ao Senhor que fortaleça a minha fé; para que a injúria e injustiça presente no ser humano não me contamine. E orei assim porque tenho visto bons crentes mergulharem em profunda mágoa, devido as injustiças e injúrias sofridas. Então, Deus me fez lembrar uma decisão que tomei muito tempo atrás: A de jamais permitir ao meu espírito que se angustie, nem à minha alma que se revolte, com as dores que me são causadas.

Não tenho a menor dúvida, ao declarar que as lutas passadas e as injustiças sofridas - longe de me afogarem no mar morto - deram fôlego e asas à minha fé. Que bênção! Estou consciente que as provações amadureceram e fizeram crescer a minha fé. Glória a Deus! Sei que a jornada de um cristão precisa intercalar vales e montanhas, calor e frio, multidão e solidão, enfim... Não existe um caminho fácil, para quem se dispõe a seguir Jesus. Eu confesso: Lamento muito, quando vejo cristãos desistirem da fé e da visão, pelo simples fato de que tudo está difícil. Não mesmo! Pois vivo pela fé!

Este é um bom texto, para ler e refletir: "Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:10-13). Obrigado meu Senhor, por todas as provisões!

Glória a Deus! Sigo perseverante, rompendo em fé!
https://youtu.be/kjh4q3FwQkQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de abril de 2018

Ponte que nos une

A imagem pode conter: texto e atividades ao ar livre

Neste novo dia, fico a pensar... Que, na vida, o importante não é como ou quando morremos; mas sim, o estado espiritual em que morremos: se com ou sem Cristo. A pregação do evangelho é a única mensagem capaz de repor o ser humano em seu rumo, direção à Vida (me refiro à vida plena, de paz e em harmonia com o Deus eterno). E a vida é Jesus, pois "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." (João 1:4,5). Sei que, para alguns, é difícil entender o drama humano: Tão perto do Senhor; e, ao mesmo tempo, tão longe dele. Jesus é a Ponte que nos une ao Deus eterno.

De manhã bem cedo, fui surpreendido com a notícia da morte do amigo e irmão Maurício Calixto da Cruz (e para seu bem, ele era da Cruz duas vezes). Eu creio que ele vivia no Senhor; portanto, estava pronto para partir. Não posso deixar de pensar no mistério da vida. Sua missão é - à semelhança da água cristalina, jorrada por uma bica - levar refrigério e alívio por onde passar; até que, vindo a sequidão, ela cesse de correr. Sim! Temos uma Fonte de onde jorramos (em Cristo) para alegrar e trazer ao Caminho os que estão a nossa volta. Tal como a água que corre, seguimos o leito do Rio de Vida (Jesus) até não sermos mais necessários.

Leia com atenção: "nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus." (Romanos 14:7-11). Depois medite sobre isto!

Por favor, ouça este hino! Tão lindo, quanto verdadeiro:
https://youtu.be/CGXH4jadJ7Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Meu lugar habitual

A imagem pode conter: texto

Sempre que retorno ao meu lugar habitual de oração, sinto um certo alívio e segurança... Algo, como se ali fosse o meu refúgio imediato, inviolado. Entretanto, sei que a segurança que sinto é por poder estar diante do meu Senhor Jesus, depositando aos seus pés lágrimas e sorrisos; alegrias e tristezas; erros e acertos; enfim... Todos os crentes em Jesus deveriam ter este lugar, seguro e tranquilo, que é o lugar de oração. Nele, os amigos são lembrados, as feridas são tratadas, e a família fortalecida. Ali, bons sonhos se condensam, sonhos maus se desfazem, e os sonhos de Deus se confirmam.

Digo que, em minha condição de pregador itinerante (sim! tenho sido um pastor itinerante, e bispo itinerante ao longo de toda minha vida cristã); posso testemunhar da emoção que causa, poder rever amigos e irmãos (Alguns, sem serem vistos há bastante tempo). E este foi um dos pontos altos do retiro de pastores (abraços efusivos, lágrimas furtivas, exclamações, sorrisos). Foi muito difícil conter as lágrimas! No dia que todos os cristãos puderem enfim compreender o que quero aqui dizer... Sempre haverá lágrimas e fortes abraços, onde os amigos e irmãos se encontrarem.

Este salmo, em sua linguagem clara e indiscutível, será sempre conhecido em toda a Igreja, como o salmo da comunhão: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Salmos 133:1-3). Sim! Porque sua mensagem é poderosa fonte de inspiração, para o fomento da perfeita unidade e comunhão entre os crentes.

Ouça o Sgt Almeida, da PM, cantando "Soldado ferido":
https://youtu.be/3OMdQCQlU3A

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de abril de 2018

Retiro edificante

A imagem pode conter: texto

Estivemos a participar do Retiro de Pastores da Região Europeia). Faz muito bem um tempo como este - para incremento da comunhão e fortalecimento dos laços de amizade (isto sem contar os novos amigos gerados em tais eventos). Todavia, enquanto dormíamos, as três nações mais poderosas do ocidente, atacaram a Síria, em resposta ao massacre de civis (e dentre eles muitas crianças) com terríveis armas químicas. Sem julgar o mérito da crise instalada; fico a pensar no risco que a humanidade está a correr.

Durante o retiro, Deus nos falou, de muitos modos (com canções, revelações, orações e fomento da alegria do Senhor). Entretanto, de um modo especial, fomos ricamente abençoados, com palavras de ensinamento - dos Bispos: Geraldo Lúcio e Sinvaldo Coelho; e dos Pastores: Paulo Souto, Moisés Coelho, e Maikel. Foi muito bom para todos os retirantes - despertados que fomos, para o que Deus quer falar e fazer em nossas vidas. Pois vivemos tempos difíceis; ante os quais, só o Senhor pode nos valer.

A Bíblia diz: "Haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lucas 21:25-28). Só mesmo Jesus!

Esta canção do Prisma diz tudo sobre a graça de Deus:
https://youtu.be/l8Zi3Ot78ZQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de abril de 2018

Retiro de Obreiros

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Hoje, precisei me derramar diante do Senhor (sempre sobram motivos); pois, logo mais, estarei ministrando uma palavra da parte do Senhor, no retiro dos obreiros da Região Europeia. Careço da graça e da unção de Deus, para que aqueles amados obreiros não ouçam "apenas" a minha voz. Na vida, existe circunstâncias que impõem que oremos um pouco mais. O paradoxo e que, na maioria das vezes - estando sob forte pressão - nossa tendência é de orar menos. Enquanto eu orava; também aproveitei para descansar. Bom é poder levar a alma à descansar em Deus. Hoje eu pude fazer isto.

Meu espírito se reportou ao cântico que diz: "Descansa ó alma". Sim! Por que não descansar no Senhor? Se dele vem o conforto e renovo de que tanto carecemos! Senti profunda paz, como um rio de vida fluindo em meu interior. Aleluia! À quem me pergunta se vale a pena pensar e viver assim; eu respondo: Sim! Esperar em Deus, e descansar enquanto espera, é a melhor atitude - em tempo de guerra ou de paz. Orei pela família e pelos amigos. Moisés nos diz: "o Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo." (Deuteronômio 9:20). Glória a Deus!

Meditemos neste incentivo apostólico à oração: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho" (Colossenses 1:1-5). Sim... Precisamos orar mais!

Belíssima melodia, composta pelo finlandês Sibelius:
https://youtu.be/1iK0I7efDUc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Inimigos de Deus

A imagem pode conter: texto

Ontem, por meio do wattsApp, o nosso neto Eduardo, com ar de surpresa, nos disse: "Vovô e vovó; estava escrito, no muro perto da nossa escola, que Deus não existe". E eu lhe respondi: Sabe, Eduardo; foram os inimigos de Deus que escreveram. E hoje, ao orar, fiquei a pensar... Como é bom sermos amigos de Deus! Ele nos presenteou com fé natural - a qual, pelo ouvir da Palavra, se transformou em fé salvadora (pela pregação do evangelho). E, em sua condição de fé bíblica, ela se torna importante fruto do espírito na vida de quem a possui. Ela cresce e nos faz crescer!

O Senhor, mediante o Seu Espírito, nos faz crescer na fé!  Assim tenho crido e vivido! E a fé que uma vez nos foi dada, ela nos torna capazes de crer contra as circunstâncias, contra a esperança, e contra a própria razão. Aleluia! A fé bíblica não busca sua base em fatos concretos; mas, sim, na Palavra de Deus. Ela se move sob a luz das promessas de Deus. Conheço uma antiga canção que fala: "Em nada ponho a minha fé senão na graça de Jesus. No sacrifício remidor, no sangue do bom Redentor". Enfim.. Crer em Deus é, antes de tudo, crer em Jesus. Enfim, é remar contra a maré.

Esta é a fé que herdamos dos nossos pais na fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11:1-4). Esta fé tem como base a Palavra de Deus!

Que benção! Esta é a canção à qual me referi:
https://youtu.be/ydNZbdCvR7k

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Convocados a orar

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Nesta manhã, ainda madrugada, ao me levantar para orar; senti a necessidade de sobrepor o meu dever ao meu desejo (estava tão boa a cama). São tantas as necessidades que nos convocam a orar... E tantos os obstáculos a tentar nos impedir de orar. E o maior deles está dentro de cada um de nós (uma certa resistência velada do próprio "eu"). Nessas horas, eu entendo melhor o fato - de que as pessoas que mais necessitam orar, são as que menos oram. Eu não estou pensando apenas naquele crente taxado de fraco ou de carnal; pois até mesmo certos obreiros de grande destaque na obra de Deus podem estar entre os que menos oram. Meu Deus!

Tenho forte convicção, de que o diabo encontra em nossa natureza carnal um forte aliado para paralisar a nossa vida de oração. As vezes, somos tão animados para nos envolvermos com qualquer assunto ou diversão que surge na igreja; todavia; quando se trata de orar... Parece que não sobra tempo. Talvez, este tipo de omissão esteja a enfraquecer e desanimar nossa própria família. Até mesmo boas igrejas definham e esfriam por falta de oração. E nossa falta de oração lança nossa alma em busca de diversão e prazer, ativa e interativa com tanta coisa que não convém à um líder cristão. E, pior... A cada dia, esta tendência vem crescendo entre nós!

Esta palavra escatológica de Jesus, que serve de advertência para todos nós: "como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar." (Lucas 17:26-30). Portanto... Cabe à nós perseverar em oração!

Gosto muito desta canção, do Quarteto Gileade:
https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Amar é servir bem

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

Após termos estado por mais de trinta dias na bela Ilha Graciosa, com amigos e irmãos que jamais esqueceremos; já estamos de volta à Aveiro. Lá ficaram, o PR Herculano Silva e sua esposa Manuela, para darem seguimento à obra wesleyana no Arquipélago dos Açores. Maria Célia e eu podemos dizer que nos trouxe grande alegria, termos servido à pequena comunidade cristã evangélica desta inesquecível ilha açoriana. E agora, o nosso pensamento se volta para a missão de servir aos amados irmãos da frente missionária de Ílhavo - o nosso dever imediato.

Estou convencido de que guardar a Palavra de Deus, e servir ao Seu povo, tem o efeito de remédio para os nossos males, com saúde para o nosso corpo. Digo isto, porque servir a Deus é servir ao próximo (sendo uma coisa decorrente da outra). Creio que um cônjuge que serve bem ao seu cônjuge; que pais que servem bem aos seus filhos e vice versa; que irmãos em Cristo que se servem; e que pastores que servem bem ao seu rebanho - estes adquirem excelente posição diante de Deus (e até dos homens); mesmo que as vezes, ao servir, não sejam bem compreendidos.

Este texto bíblico é serve, ao mesmo tempo, de advertência e de encorajamento a todos nós: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gálatas 5:13-16). Enfim, amar é servir - e bem!

Belíssima canção, interpretada por Mara e Sara:
https://youtu.be/t5_fPAZoons

Cordialmente;
bispo Calegari

terça-feira, 10 de abril de 2018

O leite derramado

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Em meu último dia na Ilha Graciosa, achei por bem buscar a face do Senhor; então, intercedi em profundidade. Não é de hoje, sei que não existe melhor medida preventiva para lidar com o novo dia; do que buscar em Deus a paz e segurança para lidar com a provação e surpresas que um novo dia nos oferece; princípio tão simples e eficaz; que, as vezes, me pergunto: Por que será, que tantos filhos de Deus - conhecedores da Palavra - se contentam apenas com a oração remedial? Ou seja; só se derramam a orar e "chorar o leite derramado". Inúmeros males seriam evitados e problemas resolvidos, se orassem com uma certa antecedência.

Ao me derramar diante de Deus, senti ser necessário interceder por minha querida família. Já me habituei ao fato de que Satã - em sua tentativa de me atingir por extensão - procura fazer de minha pequena casa, um de seus alvos preferidos. Mas conheço a Fonte do meu sustento e a Rocha do meu socorro. E quando estamos sob ataque, fico a pensar: Quem intentou acusar e ferir vidas que Deus tomou para Si e teve paz? É comum em minha vida, buscar a face do Senhor envolto em paz mesclada com dor, sem que eu saiba a causa ou razão da mesma (embora eu conheça muito bem a origem da paz). Então, Sua paz me tranquiliza e alenta. Aleluia!

Precisamos fazer esta oração com o Salmista: "Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.) Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos. Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.) Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor." (Salmos 140:1-7). Amém!!!

Esta canção acalenta e fortalece meu coração:
https://youtu.be/Bstkjtjh2TQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de abril de 2018

A paz que eu sinto

A imagem pode conter: texto

A frente missionária wesleyana da Ilha Graciosa (Arquipélago dos Açores) recebeu, em culto de posse, o Pastor Herculano Silva e sua esposa Manuela Silva. Foi um culto dinâmico, marcado por emoção. Maria Célia e eu estivemos com eles, neste fim de semana; e hoje, estamos retornando à Portugal deixando na Ilha os amigos e irmãos que granjeamos, e retornando ao convívio do rebanho na frente missionária de Ílhavo. Se tivéssemos que utilizar apenas uma palavra para explicar aquilo que sentimos; não tenho dúvida que PAZ seria a melhor palavra! 

Sempre entendi que percorrer a "linha de esplendor sem fim" é o curso natural - regrado pelo sobrenatural - daquele que abraçou a missão de servir a Deus. Ele se despede de amigos e irmãos por onde passa; e, deixando para trás lembranças e saudades, prossegue em direção a uma nova missão dada por Deus, com os seus desafios. Enfim... Alguém chamado por Deus para o ministério, não tem direito de arbitrar o seu próprio rumo e objetivo. Pois a Palavra de Deus já tem definido antecipadamente, o local e a missão daqueles que o Senhor chamou.

Sempre me sinto atraído para o desafio implícito neste testemunho de Paulo: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:12-14). Ó  meu Senhor! Que este seja também o meu testemunho.

Que maravilha é poder ouvir e cantar esta canção:
https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de abril de 2018

Pensar e repensar

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Creio que o momento de oração é um dos melhores momentos, para pensar e repensar diversas coisas; pois o lugar de oração é o lugar onde não vale o "faz de conta"... Lugar onde nada pode ser oculto; pois - sendo o Deus eterno onisciente, onipresente e onipotente; nada lhe pode ser encoberto. Portanto, somente a verdade deve prevalecer no santo lugar de oração. Hoje, assim se deu comigo: Orei, pensei, orei, repensei... Me vi como sou e como devo ser. Sei que não sou puro; então, devo me purificar. Sei que não sou perfeito; pois, eu bem sei, sou marcado por erros e acertos.

Em meu momento de oração, pensei e repensei... No que Deus fez comigo e no que preciso fazer para Deus. Sei que isto não é tão simples como parece; pois, fazer e deixar de fazer a vontade de Deus é conceito complexo - em meio ao qual (dependendo do nosso humor e desejo) é comum impormos à nós mesmos os nossos interesses pessoais, como se fossem "vontade de Deus". E em função deste equívoco, vemos boas famílias se desfazerem; bons casamentos falirem; bons ministérios se perderem; e bons crentes se desviarem. Enfim, precisamos estar a sós com Deus!

Sempre que eu penso neste texto:

"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."
(2 Coríntios 12:7-10)

Também repenso meus objetivos.

Esta agradável canção sempre me acompanha:
https://youtu.be/cRwJDIMj05M

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de abril de 2018

Grande é o perdão

A imagem pode conter: texto

Em 2012 postei uma palavra específica sobre o perdão - uma palavra que germinou em meu espirito. Na altura cresceu dentro de mim o real significado e valor do perdão de Deus. Então, refleti neste texto: "Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido" (salmo 130.3-4). À mim, pareceu que o salmista se encontrava em sérios apuros quando traçou estas linhas. Não pude controlar as lágrimas que correram dos meus olhos (nunca as consigo conter mesmo tentando). O perdão de Deus é o bem mais precioso ao pecador inveterado, sem chance alguma sem ele. Glória a Deus!

O fundador do Exército de Salvação (William Booth) resumiu o significado do perdão, no estribilho da canção que compôs - que se tornou hino oficial do Salvation Army: "Ó grande mar da graça, minh'alma refrigera; a minha vida transforma, aleluia, glória a Deus". Nela, o perdão é chamado de "oceano de amor". Ele tinha razão nesta sua definição; pois o perdão divino é um mar de graça pra quem vive em pecado, distante de Deus. Perdão maior que a miséria de todos nós; e de todo pecado que possamos cometer. Ele pode nos levar à lugares antes jamais sonhados! Grande é o perdão do Senhor... Somente menor que o Deus que perdoa!

Este texto resume os benefícios do perdão: "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (Atos 2:36-39). Todavia, sem diminuir em nada o seu alcance.

Deus no secreto... Perdão cheio de amor e graça:
https://youtu.be/KzvR1sG1YmY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Meus sentimentos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Estive no lugar de oração, orando ao Pai; e ali, considerei os meus sentimentos... E os estendi perante o Senhor. Na verdade, são duas as forças, que interferem em nosso modo de falar e de agir: Razão e emoção. E elas provocam os sentimentos mais diversos (alguns, maus; outros, bons). Em certas ocasiões, nos sentimos em baixo; noutras, em cima. Daí ser necessário levarmos a Deus, os problemas provocados pelos sentimentos (uns, à flor da pele; outros porém invisíveis aos olhos). Todos nós, vez por outra, esbarramos com pessoas magoadas, ressentidas, queixosas. Pois é... são os tais sentimentos, latentes, roubando a paz e alegria de suas vítimas.

Em minha vida, tenho entendido que os problemas e aflições que a oração não resolve; todavia, ela sempre diminui o seu impacto em nosso viver. Portanto, orar é preciso! Pois, sejam quais forem as lutas que tenhamos que enfrentar (doença, traição, injustiça e outros); sempre podemos contar com a graça e o poder do Deus que nos diz: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12:9). Abraão bem que podia se deixar levar por seus sentimentos (amortecidos pelos anos); entretanto, optou por crer nas promessas de Deus (Romanos 4.19). Aleluia! as promessas de Deus sempre se cumprirão na vida daqueles que creem.

Vejamos o exemplo de Abraão, que "em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Assim isso lhe foi também imputado como justiça." (Romanos 4:18-22). Faz bem saber que o descanso em Deus traz a cura.

Estou escrevendo embalado por esta linda canção:
https://youtu.be/agZVFHdsyc4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de abril de 2018

As ações e reações

A imagem pode conter: texto

Acordei pensando na jornada cristã... Em um mundo de engano e truculência. E o Senhor me fez ver que, em um mundo a exigir de nós ações e reações, devemos cultivar palavras-chave; pois são como pedra-de-toque. Então, organizei algumas. Para efeito agentivo, as palavras: Perseverança, equilíbrio e confiança. Para efeito reativo, as palavras: Fé, esperança e amor. Creio que se em nossas ações formos perseverantes, equilibrados e confiantes; iremos lidar melhor com a rotina do dia-a-dia. Se nossas reações (ante o inesperado, imprevisto e surpreendente) se basearem na fé, esperança e amor; nós vamos vencer, sem perder a compostura.

Em minha imaginação, contemplei Abraão agindo com equilíbrio, perseverança e confiança, ante a ordem de Deus! primeiro, para sair, estrada afora, sem saber antecipadamente o destino final; segundo, para oferecer Isaque (filho da promessa) em doloroso processo. É importante frisar que, sob tamanha pressão, em tais circunstâncias; Abraão reagiu com fé, esperança e amor. Glória a Deus! Penso que, com as devidas ressalvas; não é diferente com os cristãos do século 21. Como me referi no início, vivemos em um mundo enganoso e truculento; portanto, mesmo vivendo outro realidade, poderemos vencer, sem perder nossa compostura.

Esta é uma palavra motivadora: "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:54-58). Nela, vemos que a vitória é dos constantes!

Que maravilha! Segurança é viver e andar com Deus!
https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Assim eu devo ser

A imagem pode conter: texto

Senhor... Me rendo a ti. Guarda a minha vida, daqueles que me perseguem e me odeiam sem causa; daqueles que buscam atingir minha honra e meu ministério; e daqueles que, não satisfeitos em me ferir, procuram ferir também aqueles que me amam e respeitam. Ó Senhor... Me entrego aos teus cuidados. Tu me sondas e me conheces - por dentro e por fora - de tal modo, que o meu falar e pensar não te podem ser encobertos. O salmista me ensina esta oração: "Guia-me pelo caminho eterno" (Salmo 139.24). Enfim... Ser luz do mundo e sal da terra; para que o teu querer se cumpra em mim.

Senhor... Que a minha vida seja como as figuras bíblicas: Que ela seja como o monte de Sião que não se abala (salmo 125.2); ou, que seja como a palmeira, que floresce; ou como o cedro, que resiste (Salmo 92.12); ou como a vara da videira que, sendo limpa, frutifica (João 15.2). Senhor... Desejo ser alguém segundo o teu coração. Quero ser como a criança, que à tudo olha sem maldade; ser como Daniel - que buscava resposta da boca do Senhor; ou ser como Davi - que procurava ajudar, com canções, a um rei enfurecido. Enfim... Ser como Zaqueu, que procurou ter os olhos em Jesus.

Senhor... Assim disseste: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor." (João 15:4-9). Portanto... É assim que devo ser.

Esta canção soa como fruto de real encontro com Deus:
https://youtu.be/aqtzFoDNirw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de abril de 2018

Vida contraditória

A imagem pode conter: texto

Uma das coisas, em que sempre penso é naquelas declarações contraditórias, de muitos que se apresentam cheios de si mesmos... Por exemplo: Aquele que diz "eu sempre tenho razão" - quase nunca tem razão. Quem vive a dizer "eu sei o que digo" - vive sempre a dizer o que não deve. Aquele que diz "eu sigo a minha cabeça" - geralmente é guiado por cabeça alheia. O que diz "quem manda aqui sou eu" - nem se apercebe que não é dono de nada. E não são poucos os que cultivam tão grandes contradições; sem se darem conta de que o mundo não gira por sua causa. Tão triste isso.

Fico a pensar... Parece que a maioria nem se apercebe, que Deus é o real dono de tudo - até mesmo de nossa própria vida. Dele somos e não podemos fugir à esta realidade. Ele bem que poderia reduzir a pó, aquele que se lhe opõe; mas não o faz. E por que? Porque Ele não criou o ser humano apenas com um propósito temporal; mas, sobretudo, por seu amor. Sei que seu amor pode ser discutível (e como tem sido discutido, pelos prós e contras); todavia, é real e inevitável. O seu amor é causa (não efeito) do nosso existir. Este amor enviou Jesus - para nos salvar e corrigir nossa insensatez.

Amor tão grande! "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." (1 João 4:7-11). Glória a Deus!

Vamos cantar juntos esta bela e verdadeira canção:
https://youtu.be/uOK4JZlHLtI

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Estação em estação

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Que grande bênção eu usufruo, em poder estar no lugar de oração; onde posso orar Àquele por Quem minha alma suspira e anela. Sei que o mundo tenta excluir suas marcas e distorcer os sinais de sua estada entre nós, com figuras mitológicas (sobre o seu Natal, procuram substitui-lo por um velhinho de barbas brancas; e sobre sua ressurreição, focam a figura de um coelho que põe ovos... E de chocolate). Jesus! Sinto paz por em Te conhecer como meu Deus, Senhor e Salvador. Se tenho salvação (presente e futura), família, amigos, ministério... Tudo isto eu devo a ti, meu Senhor!

Sinto tua graça e perdão fluir em minha vida, como azeite, enquanto eu oro e descanso em Tua presença. E aproveito para dizer o quanto sou grato pela família que me deste (não é perfeita; mas, é a melhor família que um homem como eu poderia ter). Glória ao meu Senhor! Sei que a minha pequena casa permanecerá de pé enquanto nela houver graça aos teus olhos. E não preciso de mais nada que complete a satisfação que tenho! Pois com Jesus em minha vida e família; irei de estação em estação - me detendo apenas o tempo necessário à cada missão que eu recebi do Senhor.

Que testemunho lindo este de Paulo, meu apóstolo preferido: "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:22-24). Enfim... Fico a pensar: Se eu conseguir chegar perto deste nível, me darei por feliz.

Glória a Deus! Nosso Jesus está vivo! Cante esta canção:
https://youtu.be/CLBffgOmnVk

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 1 de abril de 2018

Jesus é só Alegria

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Jesus foi martirizado, morto e levado ao sepulcro... Todavia, não era o fim! Houve silêncio, no céu e na terra; pois, a ausência de Jesus causa a impressão de que o tempo segue em câmera lenta, bem devagar, quase parando. É o que percebo na vida de tantos que andam sem Jesus... Correm e se cansam sem sair do lugar - sempre girando em círculo (errando sempre e repetindo sempre os mesmos erros) presos em seus pecados; como se suas vidas estivessem paradas, prisioneiras no labirinto do pecado... Esta é a vida de quem anda sem Jesus: Vai devagar, quase parando.

Quando Jesus aparece entre os discípulos, tudo muda! A alegria volta, a paz se instala, a fé se robustece, a esperança se renova, o amor entra no ar... Aleluia! No passado, alguém compôs: "Na presença de Jesus não há dor nem pranto; fico cheio de alegria, cheio do Espírito Santo" (cantei esta canção, muitas vezes). Mas não basta Jesus estar entre nós discípulos; mas, em particular, na vida de cada um de nós. É como diz uma outra canção: "Com Jesus no coração, a gente é feliz" (eu a também a cantei bastante). E assim, tendo Jesus, a vida se refaz e segue feliz, estrada afora.

A vida com Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vô-la tirará." (João 16:20-22). Com Jesus é só Alegria!

Esta canção proporcionou muitos cultos de genuína alegria:
https://youtu.be/GIPeWXfSkXA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar