Tem sido comum entre nós, usar a expressão "amei" para objetos, prazeres e outras coisas deste mundo. Longe de ser "cisco no olho" de alguém, preciso dizer que este modo de falar é errado. Pois a Bíblia diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 Jo 2:15). Logo, certo será dizer "gostei". Pois o verbo amar deve ser usado só para o ser humano e o Ser divino; assim como, o verbo adorar só deve ser usado em referência ao Ser divino; mas o verbo gostar deve ser aplicado às coisas. Ou seja: podemos gostar ou não gostar das coisas. Senhor! Até para orar, devemos ter cuidado em nosso falar.
Este é um tempo de inversão de valores. No qual o amor do mundo nos afasta do amor de Deus. "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 Jo 2:16-17). Então, sobre este tema, o bom uso destas palavras pode ser assim resumido: ADORAR: só a Deus. AMAR: a Deus e ao próximo; GOSTAR: das coisas. E sobre o que dizer, "Seja, o vosso falar: Sim, sim; Não, não" (Mt 5:37). Enfim, até na oração, devemos saber o que dizer e que não dizer.
A Palavra de Deus, assim nos orienta: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5:15-20). E nela fica evidente que o nosso falar deve ser agradável ao Senhor e abençoador ao próximo. Amém.
Ouça esta música. É este texto transformado em canção:
https://youtu.be/JKaw7224Tzw
Cordialmente;
Bispo Calegari
É amado bispo parece que estamos vivendo o que o profeta Isaías proferiu sobre inversão de valores capítulo 5:20 a 23; "20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
ResponderExcluir21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;
23 Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!
Triste verdade, caro amigo e irmão. Vivemos tempos difíceis.
ExcluirParece que estamos vivendo o que o profeta Isaías 5:20 a 23, proferiu sobre inversão de valores " 20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
ResponderExcluir21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;
23 Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!
É exatamente assim, Pr Wanderley. Só Jesus na causa!
Excluir