sábado, 12 de novembro de 2022

Sobre juízo crítico


Logo no início de minha vida cristã evangélica, aprendi sobre valores, lições que trago comigo. E dentre os muitos valores que eu aprendi, família e igreja são aqueles que se conjugam e devem ser praticados e defendidos. Neles, nem sequer são admitidas traições; até porque as mesmas podem ter consequências trágicas e eternas. Então, jamais levantarei a voz, nem farei críticas ferinas, seja contra a família, seja contra Igreja de Jesus. Há quem discorde dizendo que nem toda igreja é de Jesus. A estes digo que é difícel reconhecer isto; difícil mesmo e distinguir a verdadeira da falsa... Como separar o joio do trigo. Então, é melhor deixar isto com o Senhor.

É importante frisar que o fato de não podermos emitir juizo temerário, não significa que sejamos proibidos de emitir juízo crítico saudável. Pois em nosso direito de liberdade e de crítica - sempre nos limites da honestidade e do respeito, podemos opinar sobre muitas coisas e pessoas. Todavia, devemos ter cuidado no modo como as expressar - sem ódio, rancor e desprezo. E digo isto, porque tenho visto irmãos em Cristo criticarem sua própria família (e a dos outros) e sua própria igreja (e a dos outros) com linguagem carregada de mágoa e rancor. Há até quem use palavras chulas para adjetivar as pessoas e até igrejas. Meus irmãos, isto não é bom.

Tiago disse: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4:11-12). E Jesus nos advertiu:"com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?" (Mateus 7:2-4).

Preservar os bons costumes e evitar más conversações:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

  1. Palavras colocadas de forma acertadas , nas quais devemos refletir. !!!! " juízo Critico"

    ResponderExcluir

Compartilhar