quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Alianças quebradas


Em meu viver, logo cedo, percebi que é mais fácil amar os inimigos do que perdoar os amigos. Pois o inimigo nunca trai; ele prefere odiar e desprezar. Ao passo que o amigo (quanto mais amigo for, mais difícil será perdoar) nos magoa muito ao trair. Ao longo da vida, as pessoas estabelecem e se ligam às alianças que fazem; e o seu mundo parece vir abaixo, quando alianças são quebradas. Com o passar do tempo, entendi quão frágeis podem ser as alianças; pois unem duas ou mais vontades que nem sempre se combinam. E este entendimento me ajudou a lidar com alianças que não resistiram às diferenças.

Duas qualidades especiais ajudam a sustentar alianças difíceis e vulneráveis: uma delas é o amor; e a outra, o perdão. Então, nos laços de família e de amizade, se sobrar amor e perdão, faltará rancor e ruptura. E fico a pensar na aliança de Deus conosco... Quantas vezes traimos a sua confiança em nós, com a quebra (temporária ou permanente) de nossa aliança com ele. Enfim, como diz a Escritura: "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tim 2:13). Geralmente, quando há traição entre as partes, o mundo desaba muito mais sobre a cabeça do traidor, do que sobre o traído.

Abraão e Abimeleque fizeram aliança: "jura-me aqui por Deus, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste. E disse Abraão: Eu jurarei. Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força. Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje. E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança" (Gênesis 21:23-27). Alianças devem ser feitas em Deus!

Aliançados e juntos, lado a lado, andando com Jesus:
https://youtu.be/HkVKA2UPNwM

Cordialmente;
Bispo Calegari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar