quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Mansidão e humildade


Ao longo de meu ministério, percebi que a ambição pelo poder acabou por submergir muitos líderes espirituais em ruína. Daí a necessidade de atentarmos à esta denúncia que João faz, da ambição pelo poder que dominava Diótrefes: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja" (3 João 9-10). Neste texto, vemos neste obreiro, o perfil de um líder embriagado pelo poder procurando ter domínio sobre a herança do Deus vivo.

Creio que ser esta a razão que levou o servo Pedro a advertir aqueles que presidem o rebanho do Senhor, com estas palavras exortativas: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força... mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória" (1 Pedro 5.2-3). Neste texto, vemos com clareza que os líderes espirituais devem presidir o rebanho do Senhor, com amor e exemplo, não com o autoritarismo que sinaliza carnalidade. Enfim, somente envoltos no amor do Pai, na graça do Filho e na unção do Espírito, poderemos cumprir com humildade e segurança esta sagrada missão.

Disse Pedro aos líderes de seu tempo: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (1 Pedro 5:1-4). Isto cabe em todos nós.

Deus nos honra com conhecimento; e nós o honramos com obediência:
https://youtu.be/9HEFj0RKLAU

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar