sexta-feira, 5 de agosto de 2022

A grande comissão


Anos atrás, escrevi sobre os três gritos de largada para a Obra Missionária. E nós os encontramos no NT. No primeiro, Jesus chama "seus doze discípulos" e os envia (Lc 9. 1-6). No segundo, "designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir." (Lc 10:1). E finalmente no terceiro, pouco antes de ser arrebatado, Jesus reuniu os seus discípulos "e disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16.15-16). Amém Jesus!

Na verdade, os três "gritos" são três comissões. A primeira, vamos chamar de pequena comissão; pois ela envolve um pequeno grupo (os doze); é de curta duração e tem um universo restrito. Já a segunda, que chamamos de média comissão; é cumprida por um grupo bem maior (os setenta) e tem um universo mais longo; e que, como na primeira, seus agentes não precisavam levar recursos suplementares. Enfim, a terceira comissão - popularizada como a "Grande Comissão". Ou seja: ela não é mais dirigida a um grupo distinto; mas sim, a todos os crentes, em todo o mundo, a todas as gerações. Até que Jesus volte.

Assim falou Jesus: "Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém" (Mc 16:15-20). E nós dizemos: Amém!

Este é o chamado, esta é a missão, esta deve ser a visão:
https://youtu.be/4fHmB6KNiZk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar