terça-feira, 22 de março de 2022

Educando nossos filhos

Vemos na Bíblia que "a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" (Pv 29:15).

Ao me recordar deste antigo ditado - "quem dá o pão, dá o ensino"; penso com preocupação que muitos pais - seja por necessidade ou opção, estão terceirizando este dever (que é dos pais) aos professores e até aos programas televisivos. Afinal outro adágio diz que "educação se dá em casa". Será que tais pais não percebem que tal transferência de responsabilidade pode criar filhos despreparados e deformados?

Na verdade, ensinar não deve se limitar ao conhecimento. Pois, o ensinar, além de qualificar a criança - intectual e profissionalmente, engloba diversas ações para a vida; e entre elas, podemos destacar o respeito às leis, o respeito ao próximo e a idoneidade moral, e outros deveres afins. Ou seja: Os pais e mestres precisam dar ensino integral, tanto por conhecimento intelectual, como por exemplo de vida.

Reprovo o espancamento dos filhos; porém, entendo que na disciplina dos filhos, autoridade espiritual e idoneidade moral - se oferecerem valores tais como o aprendizado bíblico e o aprendizado de tarefas rotineiras (deveres sociais, limpeza ambiental, higiene pessoal, cuidado da casa e da família, etc); pois estes são valores essenciais à uma boa formação. E os pais que assim fizerem, colherão bons frutos.

A Bíblia diz: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Pv 22:6). E Paulo assim exorta Timóteo a trazer "à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti" (2 Tim 1:5); e o insta a conservar "o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus" (2 Tim 1:13). https://youtu.be/ZfYwZOKVKcs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar