quinta-feira, 27 de junho de 2019

O prazer e o dever


Vez por outra, eu me vejo a pensar na interessante relação que deveria existir, entre dever e prazer - seja ao lidamos com as nossas obrigações espirituais, ou quando cumprimos nossas obrigações seculares. Já tenho ouvido de alguns atletas, esta declaração: "Eu faço o que mais gosto e ainda sou bem pago para fazer". Na obra de Deus, já ouvi vários tipos de queixas; tais como: "os irmãos não me ajudam no que eu faço"; "a igreja não reconhece meu valor"; "vivo a gastar minha vida na obra e não sou recompensado"; e outras ainda piores. Mas se há um lugar, em que o prazer e dever devem se conjugar, é no ministério.

Ao refletir sobre esta importante questão, me pus à refletir: Se na vida secular, o prazer antecede o dever; na vida espiritual, o dever antecede o prazer. Ou seja: Na vida material, alguém começa a sentir prazer em alguma atividade para a qual se sente atraído e depois se qualifica para fazer ainda melhor aquilo que gosta - até ao ponto de ser valorizado e remunerado por sua habilidade. Porém, na vida espiritual, desde o início da conversão, somos desafiados pelo dever de buscar a Deus e de testemunhar de Jesus. E, após o dever cumprido, a alegria contagiante em fazer a vontade de Deus, transborda o coração do crente.

Que bênção Senhor! Como este texto exerce influência em minha vida e ministério:

"Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais."
(1 Coríntios 9:13-19)

Sou grato a Deus, por poder unir o dever deste imperativo ao prazer dele resultante.

Vida cristã deve unir o dever de fazer ao prazer de cumprir:
https://youtu.be/CLBffgOmnVk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar