terça-feira, 30 de outubro de 2018

A efemeridade da vida


Hoje de manhã, enquanto eu orava ao Senhor, meus pensamentos se voltaram para a efemeridade da vida terrena e para a insignificância de muitas coisas às quais damos tanto valor. Afinal, o que é importante na vida? Tenho convivido com pessoas que brigam por títulos e oposições. Elas não veem que certas coisas valem muito pouco; quando comparadas com o valor da moral, da honra e da ética! Não digo que um título ou um tratamento não tenha seu valor; todavia, maior que o seu valor deve ser o valor daquele que o possui - seja médico ou gari, juiz ou zelador; pois, assim como o hábito não faz o monge; também o título não faz o seu possuidor.

Vejo crescer, nos meios eclesiásticos, uma espécie de "caça" aos títulos (fico sem saber se devo rir ou chorar). Me surpreende a facilidade com que se atribui ou se auto-atribui determinados títulos (algumas vezes, sem qualquer qualificação); sem que se veja a devida correspondência na vida e na obra de quem os exibe - como se o título fizesse a pessoa melhor e diferente, daquilo que ela é por dentro; ou mais importante aos olhos de Deus. Enfim, um servo de Deus jamais será um verdadeiro "apóstolo" ou "bispo"; ou mesmo um "pastor" ou "profeta" - se isso ficar TÃO SOMENTE na dependência de um título que ele venha a ostentar.

Este capítulo deve ser meditado por nós, em toda a sua magnitude: "Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva." (2 Coríntios 10:15-18). Pois ele põe em destaque, a nobreza, pureza e santidade do chamado do Senhor Jesus.

Esta linda canção, muitas vezes, me faz chorar:
https://youtu.be/PUZnivZANwQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar