quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Bíblia e Constituição


Alguns censuram o presidente eleito Jair Bolsonaro, por pedir oração após o resultado das urnas e por ter a Bíblia junto com a Constituição; e o fazem, sob a alegação de que o Estado é laico. Entretanto, mesmo sendo laico, o Estado não é ateu (seus cidadãos, com sua diversidade de crença, atestam isso). Ao longo dos anos, já vi este Estado laico ser presidido por ateu, por ébrio, por ladrão... Por que então, não pode ser presidido por um cristão confesso; ainda que o seu modo de o ser não seja do agrado de muitos outros cristãos? Confesso que gostei de ver um presidente, antes de governar, pedir a bênção de Deus. Amém!

Fico a pensar... Na grandeza de Nabucodonosor (poderoso rei de uma Babilônia pagã); que louvou e engrandeceu o Deus dos hebreus (Daniel 4). Penso também no grande monarca Ciro (poderoso rei do grande império persa); que deu testemunho do Deus dos hebreus e fez um decreto ordenando a reconstrução do templo de Salomão em Jerusalém (Esdras 1). Então, por que não podemos ver, na pessoa do presidente eleito, alguém que o Senhor levantou para resgatar a dignidade de um país empobrecido e envergonhado, pelos mandos e desmandos que lhe foram impostos, ao longo dos anos? Glória a Jesus!

Estes dois textos representam um resumo, daquilo que foi testemunhado e decretados por dois reis pagãos do passado que virão a glória e o poder do Deus eterno: "Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba." (Daniel 4:37). "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá." (Esdras 1:2). Sim! Porque Deus pode erguer governantes e derrubar governantes. Amém!

Louvo a Deus por minha pátria e por seu povo:
https://youtu.be/UnDh2p2bOvk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 30 de outubro de 2018

A efemeridade da vida


Hoje de manhã, enquanto eu orava ao Senhor, meus pensamentos se voltaram para a efemeridade da vida terrena e para a insignificância de muitas coisas às quais damos tanto valor. Afinal, o que é importante na vida? Tenho convivido com pessoas que brigam por títulos e oposições. Elas não veem que certas coisas valem muito pouco; quando comparadas com o valor da moral, da honra e da ética! Não digo que um título ou um tratamento não tenha seu valor; todavia, maior que o seu valor deve ser o valor daquele que o possui - seja médico ou gari, juiz ou zelador; pois, assim como o hábito não faz o monge; também o título não faz o seu possuidor.

Vejo crescer, nos meios eclesiásticos, uma espécie de "caça" aos títulos (fico sem saber se devo rir ou chorar). Me surpreende a facilidade com que se atribui ou se auto-atribui determinados títulos (algumas vezes, sem qualquer qualificação); sem que se veja a devida correspondência na vida e na obra de quem os exibe - como se o título fizesse a pessoa melhor e diferente, daquilo que ela é por dentro; ou mais importante aos olhos de Deus. Enfim, um servo de Deus jamais será um verdadeiro "apóstolo" ou "bispo"; ou mesmo um "pastor" ou "profeta" - se isso ficar TÃO SOMENTE na dependência de um título que ele venha a ostentar.

Este capítulo deve ser meditado por nós, em toda a sua magnitude: "Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva." (2 Coríntios 10:15-18). Pois ele põe em destaque, a nobreza, pureza e santidade do chamado do Senhor Jesus.

Esta linda canção, muitas vezes, me faz chorar:
https://youtu.be/PUZnivZANwQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Pensar no que é do Alto


Nesta manhã - ainda me recuperando de forte gripe; estou a pensar na importância do agir de Deus na humanidade. Enquanto reflito; penso na poderosa voz do Senhor - capaz de conter a fúria das águas e de deter a força do vento (Marcos 4.37-39). Então, eu vi crescer em meu espírito confiança nas promessas do Pai. Na verdade, nós cristãos professos, precisamos entender que, fora da graça e do poder de Deus, não existe força ou recurso capaz de nos guardar e conduzir com segurança.

Ao pensar nisto, cresce em mim esta tríplice certeza: Que devo manter minha mente voltada para as coisas do céu, para ser fiel (Colossenses 3.2); que devo guardar o meu coração repleto da Palavra de Deus, para ser santo (Salmo 119.11); e que devo ter os meus olhos fixados na pessoa de Jesus, para ser firme (Hebreus 12.2). Enfim, nós cristãos professos, temos o dever de manter preservados os valores sagrados. De os demonstrar - tanto em nosso modo de ser, como no de viver.

Pense nestas instruções apostólicas de Paulo à Timóteo:

"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém."
(1 Timóteo 6:17-21)

Que elas possam ser aplicadas, na vida de todos nós.

Devo guardar os valores sagrados em minha vida:
https://youtu.be/_LoTzRtjYLA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 28 de outubro de 2018

Território pagão e ateu


Em dias tão complicados como estes, como precisamos buscar a face do Senhor! Nesta madrugada, enquanto eu orava, pensei na divisão existente entre os que se dizem cristãos... Então, o Espírito me fez lembrar que o rebanho de Cristo aqui na terra; está tipificado nos dois grupos, da parábola das dez virgens - onde cinco eram loucas e cinco prudentes. E tudo que estiver fora destes dois grupos pode ser visto como território pagão e ateu. Todavia, mesmo neste agrupamento; os que estiverem arrolados no grupo das cinco virgens loucas não terão a menor chance de subir com Jesus.

Enquanto escrevo, me recordo de uma experiência que tive em outubro de 2012. Após um culto em Volta Redonda, tomei a direção do carro e rumei de volta à Petrópolis (Célia ficara em casa); em viagem arriscada, devido ao cansaço e à chuva que caia. No entanto, em certo momento, olhei de relance e vi o anjo do Senhor assentado no banco ao lado. Foi rápido; porém, tempo suficiente para que eu pudesse vê-lo assentado, olhando firme e sereno em frente, cercado de certo tipo de luz. Chegando em casa, Célia me disse que havia orado pedindo ao Senhor que pusesse um anjo ao meu lado.

A presença do anjo do Senhor é promessa bíblica que tem se cumprido, inúmeras vezes, no passado e no presente: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." (Salmos 34:4-8). É de Deus uma promessa fiel - ainda que, nem sempre visível aos nossos olhos.

A promessa de Deus é real na vida de quem crê:
https://youtu.be/VlLhu1jTm3s

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 27 de outubro de 2018

Se alguém me perguntar


Se alguém me perguntar o que eu acho - sobre viver, amar e servir a Deus; eu respondo, com duas palavras: Bênção purinha! E não digo isso como se fosse um mantra, que precisa ser repetido até que creiamos nele. Antes, pelo contrário; digo e repito isso, por crer que viver em Cristo e o servir é o melhor tipo de vida que alguém pode viver. E não dependo da aquiescência dos homens, para sustentar esta posição que em Cristo eu adquiri. Dia lindo foi o dia do meu encontro com o Senhor (ontem fez 54 anos que isso se deu). Digo e repito - tantas vezes quanto for preciso: Sou feliz em Jesus!

O ser humano se firma e se confirma com lembranças... E isto eu digo com experiência própria. Logo, quanto mais lembrança ele consegue acumular; mais firmeza e confirmação ele poderá ter. Porém - assim como tudo nesta vida; existem alguns tipos de lembrança que são inconvenientes aos escaninhos da memória (ressentimento, revolta e amargura estão entre eles); pois eles fazem mal - ao espírito, à alma e ao próprio corpo. Assim disse o salmista: "De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou." (Salmos 77:6 ). Louvado seja nosso Deus!

A Bíblia nos concita à lembrança:

"Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas. Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade."
(2 Pedro 1:12-16)

Lembrança do ensino apostólico.

O agir de Deus é sempre lindo, na vida do crente fiel:
https://youtu.be/-_E69ShR6bo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Aniversário de conversão


Hoje, (26/10) estou completando 54 anos de conversão à Cristo. No início, vivia orando para não cair em tentação (faço isto até hoje). Em 1966, ingressei no Colégio de Cadetes do Exército de Salvação, onde me tornei oficial. Ao ser batizado no Espírito em 1969, ingressei na IMW; onde fui recebido e nomeado para várias igrejas. Fui o primeiro pastor em Campos, Aveiro, Gafanha, Estarreja, Benfica, e Ipatinga. Também fui pioneiro no Triângulo Mineiro (Uberaba) e em Portugal (Aveiro). Obrigado, Senhor Jesus!

Meu casamento com Maria Célia foi em 1970. Em 1978, fomos estabelecer a IMW em Portugal. Me lembro que, assim que cheguei (em setembro de 1978), escrevi ao meu sogro dizendo "o terreno aqui é duro como granito; mas vou lavra-lo de joelhos". E o gradei com louvor, semeei com a Palavra, fertilizei com gratidão, e reguei com lágrimas. Ao longo da vida, quando as tentações se aproximam, me refugio em Deus. E quando o inimigo me ataca, logo me prostro aos pés do Senhor. Louvado seja o meu Jesus!

Eleito Bispo em julho de 1992, fui nomeado para organizar e presidir a Região Europeia. Em 1997, fui reeleito e nomeado para organizar e presidir a 4ª Região. Em 2003, sendo novamente reeleito, continuei na 4ª Região. Em 2008 fui nomeado interinamente para a 2ª Região por um ano (mas, ainda presidindo a 4ª Região). Em 2009 foi minha última reeleição e nomeação para a 2ª Região. E em 2015, dispensado do ministério ativo pelo Concílio Geral. Antes, apresentei ao plenário, a proposta de criação da 8ª Região.

Enfim... Em minha família, fui o primeiro a me converter (venho de uma família dividida entre o catolicismo e o espiritismo). Com o passar do tempo, vi os meus pais e alguns irmãos meus se converterem. Maria Célia e eu, construímos uma família de quatro filhos, duas noras, um genro e sete netos. Tive a alegria de ganhar meu saudoso sogro para Cristo (minha sogra já era crente). Posso dizer que o testemunho que postei diz muito pouco sobre o que Deus fez, em nós e por nós. Obrigado Jesus!

Santa e bendita exortação: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." (Salmos 37:3-7). Louvado seja Deus!

O agir de Deus é lindo, na vida do crente fiel:
https://youtu.be/-_E69ShR6bo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Eleição: duas alternativas


Nesta eleição, só temos duas alternativas: Temos o candidato amigo de Israel que defende os valores da família e da crença cristã (seus adversários o acusam de ser racista e homofóbico; mas ele nega as acusações). E temos o candidato do partido que é inimigo de Israel e aliado do Irã; o qual tem uma vice afinada com sua posição; e defende a ideologia de gênero, a cartilha de erotização infantil e o aborto; que apoia a ditadura de Venezuela e Cuba; que fez um mau governo na cidade de São Paulo; e cujo partido dividiu nosso país entre "nós e eles" - protagonizando o maior escândalo de corrupção já visto na nação, que humilhou e empobreceu nosso Brasil.

É comum vermos cristãos que dizem estar insatisfeitos com ambos os candidatos (claro que não existe candidato perfeito); todavia, devemos dar preferência à quem é amigo de Israel e defende as tradições cristãs e os bons costumes. Quanto ao que denunciei no parágrafo anterior, digo que não é denúncia vazia ou visão preconceituosa; pois tudo está largamente comprovado e difundido, no Brasil e no mundo. Ou seja: O desvio de conduta de um partido que tem alguns de seus mais importantes líderes presos, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro; e muitos outros acusados dos mesmos crimes praticados pelos que já foram julgados e condenados.

O governante ímpio e ateu é como o espinheiro:

"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano."
(Juízes 9:8-15)

Pois ele aflige o povo e o corrompe com mentira.

Alerta povo! É uma boa oportunidade de fazermos boa escolha:
https://youtu.be/CTWFLq6tyMU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Somos a geração do fim


Tenho inúmeras razões para investir tempo em oração. Família, amigos, igreja e nação são apenas algumas delas. Algumas vezes, leio e ouço dizer que, em toda a história da Igreja a nossa geração é a que menos tem orado. Na verdade, quando vejo o programa de atividades de muitas igrejas, percebo que a oração não tem lugar de destaque (ao que me parece, o povo de Deus de nosso tempo prefere os grandes eventos cheios de luzes e cores e os programas sociais e recreativos). Todavia, em toda a história cristã, esta é a geração que mais precisa orar; pois ela é a geração do fim, previsto na Palavra de Deus.

Ao refletir sobre esta importante questão (a oração ou falta dela); logo fico a pensar que, se as famílias se reunirem para orar mais, isto pode até compensar a visível falta de oração na igreja. De outro modo, estou convencido que a oração na igreja não dispensa a oração em família! Portanto, segundo o meu juízo, igrejas e famílias precisam orar mais; pois há uma guerra de poderes sendo travada, cujo campo de batalha chega ao recesso da igreja e da família. Daí, ser comum os graves conflitos em uma família; que joga marido contra esposa, filho contra pai, e irmão contra irmão... E divisões na própria igreja.

Neste texto, vemos dois grupos de virgens:

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam."
(Mateus 25:1-8)

Em qual desses dois grupos estamos nós?

Alerta povo de Deus! Pois está chegando a nossa hora:
https://youtu.be/cwOgDtyahVw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Guardando meu coração


Não creio que haja alguém neste mundo, que não tenha sofrido algum tipo de angústia e decepção. Estes sentimentos são como cálice amargo que, as vezes, precisamos beber. Ou seja: Não devemos esperar carícias e afagos de um mundo que agride e maltrata sem olhar à quem; mas, sempre com uma hostilidade maior, aos que procuram promover a paz e que procuram viver piamente em Jesus Cristo. Ao longo de minha vida, tenho mantido o princípio de não revidar à quem me faz mal; pois estou certo que o mal não vai durar para sempre; e que, lá no fim, o amor do Deus eterno vai coroar aquele que permanece fiel ao Senhor Jesus.

Como cristão perseverante que eu sou; tenho plena convicção de que devo prosseguir,, mesmo quando me sentir cercado por violência e engano; amando e sendo amado, perdoando e sendo perdoado, servindo e sendo servido, protegendo e sendo protegido - até que do céu venha a recompensa de Deus aos fieis da terra. Preciso guardar com lente segura, meus olhos - janela onde minha alma se debruça para ver o bem e o mal; guardar com filtro bíblico meus ouvidos - receptor que me expõe à verdades e mentiras; e guardar meus lábios - transmissor daquilo que enche meu coração; mas, sobretudo, guardar meu próprio coração.

O povo de Deus precisa meditar neste texto: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 3:10-13). Pois, creio que em breve ele se cumprirá.

Procure ouvir e meditar no que propõe esta canção:
https://youtu.be/6yaumM85ZUE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Sentimentos que aponto


Ouço com frequência, crentes dizerem que estão cansados... Cansados de trabalhar, cansados de sofrer, e até cansados de viver. Em minha jornada, vejo crentes oprimidos... Oprimidos por injustiças, oprimidos por angústias, oprimidos por provações. Na verdade, Os sentimentos que aponto, podem levar os que são por eles dominados a um perigoso pessimismo; uma vez que o pessimismo é um dos sintomas da depressão (quando as pessoas chegam a desistir de viver). Sempre recomendo, aos crentes presos a tais sentimentos, que orem mais; e que procurem na oração, o seu lugar de recolhimento e descanso.

Desejei por em destaque este convite feito por Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30). Jamais conseguirei me lembrar de todas as vezes em que - sob intensa pressão interna e externa - recorri a este texto sagrado e fui poderosamente ajudado. Obrigado Senhor! Por poder orar com liberdade, ajudado por teu Santo Espírito, e encontrar descanso e paz em tua presença.

Precisamos entender melhor este texto: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:6-8). Ante as grandes provações, oração e súplica é a melhor atitude.

Quando eu chorar, vou me lembrar de orar:
https://youtu.be/firZUSKHi2U

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de outubro de 2018

Alguém que se diz cristão


Penso que, não somente os verdadeiros cristãos; mas, também muita gente de bem já se apercebeu do real estado deste mundo tenebroso; que, cada dia mais, se afunda no pântano do engano e da depravação. Sinceramente... Me surpreende ver muitos cristãos (até mesmo líderes evangélicos) se posicionarem publicamente ao lado dos maus (não que eu esteja a fazer distinção entre "bons e maus" - coisa que somente Deus pode fazer com exatidão). Todavia... É inegável que certas bandeiras erguidas por pessoas, agremiações e entidades, são afrontas contra a Palavra de Deus! Portanto, contra o próprio Deus.

Vejo cristãos, que não matriculariam os seus filhos em uma escola que defende ideologia de gênero; porém, votam em candidatos ao governo e ao parlamento deste país, com posição claramente favorável ao aborto, à ideologia de gênero, à legalização das drogas e à erotização das crianças. Penso que tais cristãos, ou devem ter sido vítimas de lavagem cerebral, ou foram seduzidos por espírito de engano. Afinal, como pode alguém se dizer cristão e - ao mesmo tempo - estar ao lado de quem promove princípios e valores ateus e blasfemos! Será isto tempo de apostasia... Ou somente engano meu?

Este é um texto profético:

"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias."
(Mateus 24:15-22)

E próximo de se cumprir.

Nossa identidade cristã precisa ser preservada:
https://youtu.be/p1P8iPz-eLw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de outubro de 2018

Antes de conhecer Jesus


Tenho pensado na relação entre o pecado e a morte. A Bíblia é clara ao dizer que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6.23); e que, "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte." (Romanos 5:12). Paulo assim define o seu estado, antes de ter conhecido Jesus: "Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento me enganou, e por ele me matou." (Romanos 7:11). na verdade, sem Jesus na vida, estamos mortos no pecado (Colossenses 2:13); pois este é o estado de alguém sem Cristo! Existem cristãos que nem se apercebem do domínio que o pecado ainda exerce sobre sua vida e conduta.

Meu Senhor! Só mesmo com a Palavra no coração e a oração nos lábios é que podemos entender esta relação de causa (o pecado) e efeito (a morte). Sei o quanto a disciplina é importante, para se viver uma vida regrada. No entanto, na luta contra o pecado, o esforço e a disciplina do ser humano não é suficiente; pois, em um momento, o pecado pode nos surpreender e nos derrubar (tenho visto isso acontecer, até com bons e dedicados crentes). Na oração do "Pai nosso", Jesus nos ensina a orar assim: "não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13). Enfim... Precisamos orar e vigiar!

Meditemos nesta tremenda advertência de Paulo:

"Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
(Romanos 6:19-23)

Na guerra contra o pecado, os heróis na glória.

Senhor! Entra na minha casa, entra na minha vida:
https://youtu.be/WJpW9_TXJxg/

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Deus governa céus e terra


Sei que não sou pessimista ou fatalista... Todavia, não consigo deixar de ver o tempo passar, com males se sucedendo um após outro; como se algumas coisas indesejáveis tivessem que se repetir, inevitáveis. Então, me recordo destas palavras do Senhor Jesus: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). E logo minha alma sente paz e descanso; pois sei que o Deus eterno, à quem eu sirvo em espírito e em verdade, governa céus e terra! E que, lá no final, tudo será restaurado e voltará ao seu perfeito estado original.

Tenho visto famílias se ferirem e se fragmentarem; vejo bens e valores esvoaçarem como pó; vejo honra e bons costumes se decomporem, como algo perecível; vejo pessoas marcadas por abjeção, se tornando bárbaras e criminosas incorrigíveis. E então me pergunto: Até quando será isto? E logo, minha mente se volta para a vida de Jó; e nela, percebo que haverá dias melhores para quem teme a Deus. A Bíblia diz que a justiça divina "será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo." (Tiago 2:13). Enfim, haverá misericórdia para quem ama e teme ao Senhor.

Na leitura do livro de Jó, vemos ter sido terrível sua dor. Mas o seu final é glorioso: "Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." (Jó 42:1-6). Glória a Deus! O melhor está por vir.

Antes era assim comigo; mas hoje sou diferente:
https://youtu.be/uUMIN4faGYs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Chorar faz um grande bem


Hoje, chorei muito no lugar de oração. Existem dias, que (na vida de um crente fiel) o choro se intensifica, sem que haja meio de o conter. Em mim mesmo, tenho aprendido que as lágrimas do crente podem ser públicas (lágrimas de júbilo e de gratidão); ou secretas (lágrimas geradas por dores intensas). Se eu posso dar aqui o meu testemunho; digo que foram inúmeras as ocasiões que chorei aos pés do Senhor - lágrimas de angústia e dor, no lugar de oração; e lágrimas de gratidão e louvor, na casa do Senhor. Entretanto, qualquer que seja o motivo, posso dizer que chorar faz um bem incalculável.

A Palavra de Deus diz que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5). Eu ponho fé na assertiva desta declaração profética. Ou seja: Quem, durante a noite, chora aos pés do Senhor; terá alegria diante do Senhor, ao longo do novo dia. Sei que existem crentes que vivem sempre a chorar e lamentar (de dia ou de noite); porém, eles são exceção à regra bíblica. Geralmente, o choro interminável está bem mais ligado à mágoa e queixume, fruto de mágoa e ressentimento; do que ao quebrantamento provocado por intercessão, arrependimento, e adoração. Precisamos chorar!

Que salmo lindo: "Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Salmos 126:1-6). Louvado seja Jesus!

Quando eu chorar, será sempre aos pés do Senhor:
https://youtu.be/firZUSKHi2U

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Nossa melhor prioridade


É comum nos perguntarmos à nós mesmos, qual deve ser nossa maior prioridade? (é lógico, me refiro aos que têm o hábito de estabelecer prioridades em sua vida). Percebo ser tão difícil organizar uma lista de prioridades; tanto quanto, dentre elas, definir qual seja a mais importante. Todavia, antes de definirmos a mais importante; devemos definir quais as mais relevantes: Serão os bens materiais? ou valores morais e espirituais? ou vida familiar e atividade social? ou carreira profissional e formação acadêmica? ou tudo isto junto? enfim, o que é mais importante? Isto tem que ser sabiamente definido.

Na verdade, a Bíblia (e até a própria lógica cristã) já define a nossa prioridade maior: Que é buscar "o reino de Deus, e a sua justiça" (Mateus 6.33). Entretanto, penso que Deus não deve fazer parte dessa lista; pois, sendo ele a realidade primeira e última do próprio existir; acaba também por ser a principal razão da necessidade de termos uma relação de objetivos. Enfim... Todas as nossas prioridades precisam convergir para o propósito de Deus, se alinhando com sua soberana e perfeita vontade. Portanto, mais importante que ter metas; é escolher aquelas que são deveras essenciais para a vida, presente e futura.

Tenho lido e relido este texto: "entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:38-42). Pois, ele indica aquilo que é mais importante.

Senhor, te entregar meu coração é minha prioridade:
https://youtu.be/Y8QWKwo5Vw8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Em Jesus há graça e paz


Nesta manhã estive orando pelos dois focos mais frequentes em minhas intercessões: A minha pequena casa (com seus 16 integrantes) e o meu pequeno rebanho (com cerca de 40 vidas). Deus é maravilhoso! E buscar tua face é por demais importante! Frequentemente, faço questão de dizer que não há atividade mais urgente e compensadora, do que buscar a face do Senhor. Somente em Deus eu encontro graça e paz - para minha vida e para a vida daqueles por quem intercedo; ainda que eles nem se apercebam). Obrigado meu Jesus!

Com grande prazer eu compartilho o bem que faz, logo de manhã, buscar a face do Senhor. Enquanto eu digo isto, não consigo deixar de pensar em como o mundo cristão seria bem melhor e mais agradável, se cada família cristã buscasse um pouco mais a presença de Deus em oração. Sinto certa angústia ao perceber que os crentes que mais carecem de graça e poder para lutar e vencer, são os que menos oram. Vejo muitas famílias vitimadas por falta de oração. Sei que a oração não resolve tudo; mas ela nos ajuda a entender e suportar.

Neste texto: "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." (Efésios 6:17-20). Vemos a oração no entremeio.

Orar de manhã! Ouça a canção e pratique oração:
https://youtu.be/FfB-lUdqG54

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Olhar por sobre o ombro


Dias atrás, presidi o ofício fúnebre de Camilo - um rapaz que foi minha ovelha quando criança, aqui em Portugal (como o tempo passa tão depressa). Em ocasiões assim, procuro olhar por sobre o ombro, para um passado marcado por tantas lembranças. Um longo caminho que intercalou alegrias (muitas) e tristezas (poucas). Se cheguei até aqui, foi porque a Palavra de Deus me incentivou e o Espírito de Deus me fortaleceu. Em suma, o próprio Jesus me protegeu e conduziu, em um caminho mesclado por largos sorrisos e copiosos prantos. Assim, foram muitos risos e lágrimas de gratidão a Deus.

Tenho todas as razões imagináveis para dizer, em alto e bom som, que me sinto servo bem-aventurado! Como não me sentir assim? Pois sou cuidado e guardado por Deus, desde o dia em que nasci! Creio poder dizer (sem medo de me enganar) que jamais recusei ou fugi de uma missão; que nunca me alonguei das bases do meu chamado; que nunca traí minha família... Enfim, sou um seguidor de Jesus, a moda antiga, que decidiu cuidar de vidas; pois cuidar de vidas é o que Jesus fez (e nos mandou fazer) ao deixar o Seu reino de luz e beleza, para nos salvar de um mundo de horror e tristeza.

Tente meditar nisto que Jesus disse a um Pedro quebrantado e perplexo: "Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras." (João 21:17,18). Que grande bênção é poder dizer AMÉM ao imperativo da missão!

Só mesmo em Jesus, podemos aprender a amar:
https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de outubro de 2018

Luz para o mundo inteiro


Deus eterno e Salvador meu! Venho me recolher em tua presença, pensativo, contemplativo... Pois sei que em tua presença, tenho segurança e paz para a vida inteira. Sei que não te conheço como devia... Mas te conheço o suficiente pra saber que és Salvação e Luz pra humanidade inteira - desde que ela queira. Sinto prazer em te buscar; pois, te buscando, encontro meu destino e minha razão de ser. Não sei o que seria de mim, se eu não te buscasse; entretanto, sei o que encontrei ao te buscar.

Desde que me entendo por gente, sei que existe um Deus no céu, poderoso e eterno. Desde que me entendo por crente, sei que o Deus eterno, por me amar, enviou seu Filho unigênito para me salvar. Então... Que mais posso querer se, tendo Jesus, eu tenho tudo! Enfim... O Deus que me amou e me salvou em Jesus, também me deu casa e família, propósito e missão. Sim! Sou remido - não por ter mérito; mas por ter graça, amor, perdão, e salvação da parte de Deus em Cristo Jesus.

Jesus tem todo poder:

"E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?"
(Marcos 4:37-41)

Jesus, salvador nosso!

Só em meu Jesus, eu encontro segurança e paz:
https://youtu.be/5BCuZ1tFcmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de outubro de 2018

Canções de louvor e paz


Sempre que preciso enfrentar algum tipo de luta ou problema, me dou conta da imperfeição de minha natureza e vontade. Então, percebo como é difícil sintonizar o meu desejo com a vontade de Deus. Em ocasiões assim, sou lembrado que não devo fugir de levar minhas cargas; e também, cargas alheias, ajudando alguém que não consegue levar suas próprias cargas. Como sinto conforto em saber que meus momentos maus e difíceis têm um divino propósito a tangê-los; e que as minhas dores são cuidadas pela graça do Pai, que sempre responde aos meus males e conflitos. Glória ao Senhor!

Em tempos de lutas e questionamentos, sou conduzido pelo Espírito Santo ao cântico que hoje de manhã, nos comentários, destaquei (o compositor sacro Paulo Cezar, do Grupo Logos, não podia imaginar o quanto esta canção me impactaria). Eu penso que não deve haver um crente sequer que não seja tangido por canções de louvor e de paz. Outra coisa que tenho notado é que, após uma provação sofrida, sempre vem alívio à quem crê e espera no Senhor (e se penso assim é por sentir este.cuidado de Deus em minha vida). Enfim, em qualquer situação, devemos expressar gratidão ao Senhor Jesus.

Assim devemos ser: "Rogamos-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal." (1 Tessalonicenses 5:14-22). Amém!

Após o temporal, sempre vem o entendimento:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Comprados por alto preço


Dias atrás, estávamos no Porto nos preparando para seguir viagem até Valença. Mas, como sempre faço, já estive em meu lugar de oração (ele anda comigo). Nele, me lancei diante do Senhor, longe dos tumultos do mundo. Ainda bem que não dependo apenas de minhas pernas e de minhas forças; pois, caso fosse assim, eu sei que não teria a menor chance de caminhar e vencer

Ainda em oração, agradeci a Deus por minha esperança futura. Naquele dia, Maria Célia e eu estaremos com a multidão de vestes brancas, diante do grande trono branco - não como marido e esposa (talvez nem nos reconheçamos); mas como comprados por alto preço, que Jesus pagou com sua própria vida. Sinto profunda alegria em saber que no céu não haverá dor ou tristeza.

Sinto grande alegria em saber que meus filhos, noras, genros e netos lá estarão - não como irmãos, filhos ou pais; mas, como lavados e remidos pelo sangue de Jesus. E ali, do nosso passado, a única coisa a ser lembrada será aquilo que Jesus fez por nós. Pois, no céu, não fará diferença alguma, o que fomos ou deixamos de ser; e sim, o que nos tornamos em Cristo: Filhos de Deus!

Aleluia! O céu é o nosso lugar:

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."
(1 Pedro 1:18-23)

Maranata! Vem Senhor Jesus!

Na cruz, Jesus pagou um alto preço que por nós:
https://youtu.be/mN_MXKmqETM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Uma cena deslumbrante


Na sexta-feira, por volta das dez e quinze da noite; ao sair do salão da IMW de Águeda e observando o céu estrelado, fomos surpreendidos com uma cena deslumbrante e deveras assustadora: Inúmeros objetos pontilhavam o céu sem nuvens, com formato de estrela, e piscavam em cadência perfeita (se eles não piscassem, pensaríamos serem estrelas). Não sei dizer o que eram; todavia... Posso dizer o que não eram: Não eram estrelas (as estrelas continuavam em sua posição fixa e com brilho contínuo); nem era chuva de meteoros (os meteoros caem atraídos pela força de gravidade). Foi uma cena chocante!

Calculei em centenas objetos. Alguns chegaram a pensar serem balões atmosféricos; mas não eram (os balões se movem com lentidão e dependem da direção do vento). Também estranhei o modo como se deslocavam (em grande velocidade); com vários grupos pequenos (entre três e oito objetos) vindos de diversas direções, e se dirigindo para o espaço onde estava o grupo maior e à ele se juntavam - como se obedecessem a um comando único. Depois, todos se alinharam e formaram enorme "cordão" que se estendia por longa distância. Em seguida, como se fosse programado, eles desapareceram.

Na Bíblia, os cristãos são exortados a estar vigilantes e atentos aos sinais - no céu e na terra: "Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho." (Lucas 21:10-13). Enfim, é assim que eu vejo este evento: Um sinal no céu.

Na verdade, nós cristãos precisamos estar sempre em alerta:
https://youtu.be/Zm1ZCRSzqH4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Na oração eu me preservo


Hoje não consegui me levantar tão cedo (ainda que no Brasil seja madrugada). Porém, já estive em meu lugar de oração, que é e sempre será o melhor lugar para se estar - do qual não devo me distanciar. Pois é na presença do Senhor que minha vida se restaura, minhas forças se renovam e minha paz se estabelece! Lugar onde me sinto mais feliz e seguro, Foi de um lugar de oração que Neemias assim respondeu aos seus adversários: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer" (Neemias 6:3). Portanto, esta posição é como um rochedo, do qual nunca devo descer.

É no lugar de oração que refino o meu caráter e amadureço a minha compreensão de tudo. Sei que não passo de um pecador redimido por Jesus, que o Senhor tornou seu filho. É na oração que eu me blindo, de pensar que minhas mãos me sustentam e meu trabalho me exalta. Orando, aprendo que não sou sábio em mim mesmo. Pois, se há em mim conhecimento; este vem pela Palavra de Deus; e, se há em mim sabedoria; esta vem pelo Espírito de Deus. Enfim... Trago gravada no coração a certeza que - se há brilho em meu viver ou virtude em meu pensar - eles veem pela luz de Jesus.

São textos assim que me motivam a buscar a presença de Deus, e nela permanecer: "Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça." (Salmo 92:11-15). Cristo Jesus minha Pedra angular.

Maravilhoso Jesus! Ele é meu refúgio e fortaleza:
https://youtu.be/c3HceHUIGsE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O engano sempre à porta


Vivemos tempos bem difíceis... Um tempo em que o engano está sempre à porta; como que esperando oportunidade de se infiltrar nos lares (na verdade, em alguns lares, o engano já penetrou e se instalou). Vemos tanto horror e sofrimento na terra, sem necessidade de sairmos de casa (os telejornais trazem até nós, ao vivo e à cores, imagens de cenas dantescas). E nesse "pacote" tem de tudo - de desastre natural e degradação ambiental, até degeneração moral - em uma escalada, como jamais se viu, que diariamente nos aflige. Vemos os grandes sinais nos céus e os graves problemas na terra.

Ao refletir sobre este tempo, meus sentimentos tentam se agitar e interferir... Mas não consinto! Não é de hoje, estou ciente que nós, cristãos professos e declarados, corremos todos os riscos previstos nas Sagradas Escrituras. Portanto, haja o que houver, crentes sintonizados com revelações bíblicas não serão pegos desprevenidos. É fácil perceber que o mundo intercala momentos de aparente paz e euforia, com momentos de angústia e inquietação. Enfim, nós precisamos estar preparados para lidar com este tempo. Assim, pedi ao Senhor - graça para viver, poder para vencer, e fé para chegar.

Este texto bíblico tem me ajudado muito:

"Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome."
(Lucas 21:8-12)

É bom manter este texto diante dos olhos.

O Apocalipse é importante escrito sagrado, para denunciar este tempo:
https://youtu.be/nsYcRlvHtQU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de outubro de 2018

Sim, o céu é bem melhor


Nesta manhã, me prostrei diante do Senhor, em gratidão por tudo. E, em meio ao tudo que Deus fez, agradeci pelos eventos desta semana (reunião de oração em casa de Helena, na terça; consagração matutina em jejum na frente missionária e reunião familiar vespertina em casa de Lurdes, na quarta; e ontem, o culto na frente missionária, com o PR Herculano & Manuela, da Graciosa). Tanta bênção! Já me habituei ao fato, que não consigo traduzir em palavras, a alegria contagiante que inunda meu coração. Digo que sou fortalecido na bendita esperança de morar no céu. E desta convicção, não abro mão!

Sei que, inúmeras vezes, somos atacados por tentações inesperadas. Me lembro de um amigo (já recolhido ao céu) que, vinte anos atrás, me confidenciou haver caído em um laço, sobre o qual me alertara, há quarenta anos atrás. Isto me fez pensar que não basta termos a revelação ou conhecimento acerca do perigo que vive a nos rondar; mas... Precisamos buscar no Senhor, clareza de visão e discernimento apurado; para combatermos males sem conta, que estão sempre à espreita. E a bendita esperança, movida em fé, é força propulsora! Afinal, o céu é melhor do que qualquer outro prazer!

Ao ler este texto, procuro auscultar a voz profética de Paulo: "Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:5-8). E se faço isto é porque, em minha condição de servo de Deus, me sinto encorajado por ela.

Tentação é fogo que se vence com a água do Espírito e o fogo da Palavra:
https://youtu.be/wfOiVyt6EeA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Cristãos cansados de tudo


Percebo ser cada dia mais comum, encontramos crentes cansados de tudo (até mesmo da igreja e da própria família); muitos dos quais chegam a dizer que o melhor mesmo é abandonar tudo. Em ocasiões assim, tento entender o que leva um cristão a este modo extremo de lidar com seus problemas e aflições. E me pergunto: Por que será que este tipo de crente procura solução tão diferente daquela que a Bíblia recomenda? A Palavra de Deus nos exorta a ter bom ânimo (Mateus 24.17); e também nos exorta a resistir, firmes na fé (1 Pedro 5.9). Eu acredito que todo cristão precisa ser animado e perseverante.

Sei por experiência própria que a tentação nos incita a "chutar o pau da barraca" ou a "jogar a toalha" (no Brasil, estes jargões são muito usados para definir a desistência); pois já fui muitas vezes cirandado. No entanto, sempre que me sinto tentado a desistir; eu me apego a estas palavras de Jesus a Pedro: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça" (Lucas 22:31,32). Em Jesus, temos um advogado e intercessor por excelência. E nele, somos mais que vencedores (Romanos 8.37). Somente em Jesus, nós podemos vencer e prosseguir.

Em Jesus, temos a vitória: "Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:29-33). Jesus nos dá forças para lutar e vencer!

Glória a Deus! A minha história não acaba aqui:
https://youtu.be/svD_76dkl3c

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Cultivando a oração diária


Estou convencido que o crente que ora será sempre bem-sucedido. E se ele for um pastor que cultiva oração diária, o seu ministério será bem mais dinâmico. Creio que um pastor de boa formação intelectual e bem ajustado psicologicamente, será bem mais eficiente em seu ministério pastoral. Porém, se ele não for um obreiro que ora; seu ministério pode não resistir às inúmeras provas que permeiam a sua jornada ministerial. O pastor precisa ser um crente de natureza simples e afetuosa, sempre de modos educados, finos e cordiais. Porém, atributo algum preenche a lacuna deixada pela falta de oração.

Sinto um grande prazer, quando o culto conjuga cordialidade com louvor fervoroso, sob indispensável unção de Deus. Nas vezes em que estive em uma igreja consagrada; após o culto, me habituei a ouvir de irmãos, que não tirasse o seu pastor (logicamente, nem sempre pude atender). E grande era o alivio, quando o próprio Presbitério da igreja visitada (em conversa reservada) me pedia para, na medida do possível, manter o seu pastor por mais tempo; com o argumento de que o seu trabalho pastoral havia devolvido a alegria, paz e fervor que a igreja - já fazia tanto tempo - já não sentia mais.

Meditemos nesta palavra: "disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:15-17). Amém.

Nós pastores precisamos cumprir nossa missão:
https://youtu.be/T2ZEJdVEd6s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Desafio das eleições-2018


O grande desafio das eleições-2018 é perceber que as alternativas prováveis são: O candidato BOLSONARO, muito atacado e combatido por tantos; até por vítimas dos males que ele tanto combate, pelos quais quase foi assassinado. E o candidato HADDAD, comprometido com os governos anteriores - tendo sido seu ministro da educação; o qual defende a ideologia de gênero (que questiona o sexo biológico); que defende o aborto; que tenta impor o cruel e perverso "kit gay" nas escolas infanto-juvenis brasileiras - erotizando nossas crianças; e que afronta valores sagrados da fé cristã da família brasileira.

Como se estes males não bastassem, o candidato da esquerda traz consigo uma vice que já tornou pública sua intenção de trabalhar com afinco em favor de tão terríveis propostas e de um projeto de poder; cujo retoque final será pintar de vermelho o verde e amarelo de nossa bandeira e tingir de opróbrio o nosso orgulho de ser brasileiro. Assim, nossa oportunidade de mudar este quadro é agora. Ou então... Chorar depois o leite derramado, sem poder dizer que não fomos avisados! Enfim... O único modo de votarmos "contra" o candidato do continuísmo (Haddad); é dar o voto "útil" ao candidato da mudança (Bolsonaro).

Por favor, leia e reflita sobre esta parábola do Antigo Testamento:

"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano."
(Juízes 9:8-15)

O Brasil tem estado, há muitos anos, sob a sombra do espinheiro.

Deus age em defesa dos que o temem e o buscam:
https://youtu.be/by8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Como cristão que sou


Como cristão que sou, creio que há um abençoado futuro e poderosas respostas à oração perseverante. E assim eu creio, por ter fortes razões bíblicas para sustentar minha posição: Tenho o ensinamento de Jesus: "E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Lucas 18:1). Tenho o testemunho apostólico: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (Atos 6:4). E tenho a exortação apostólica aos crentes: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" (Colossenses 4:2). Acredito que estas são razões suficientes.

No tocante à oração perseverante e seus resultados, na vida de quem a pratica, tenho meu próprio testemunho à me lembrar que importa perseverar em oração - mesmo quando a resposta à mesma parece ser demorada. E isto acontece, quando nos deixamos dominar por certa ânsia de resposta urgente (uma dor agressiva, um grave problema familiar, um desejo incontido). Sempre que desejamos ansiosamente alguma coisa, o tempo parece ficar lento. Logo, o problema não é demora no atendimento; Mas sim, o domínio que a nossa ansiedade exerce sobre a nossa razão e emoções.

No momento em que escrevo, vem à minha lembrança este maravilhoso texto bíblico. E sou lembrado que, em minha vida e ministério, não foram poucas as vezes em que precisei buscar e rebuscar a ajuda dele: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6,7). Orar com perseverança requer paciência e plena confiança no cuidado de Deus.

O crente deve perseverar em oração secreta:
https://youtu.be/by8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Sinal de advertência


Logo no início de minha carreira cristã evangélica, eu aprendi que existem entidades maléficas que trabalham contra nós. As quais, como uma sombra de maldade, estão sempre a procurar nos enfraquecer e nos afastar do Senhor Jesus. E hoje, após tantos anos passados, mantenho em meu espírito este sinal de advertência sempre ativo; pois a ameaça que ronda os cristãos (ainda que nem sempre visível) é real e capaz de nos afastar da verdade e nos acorrentar na mentira.

Na verdade, ao longo de minha jornada cristã evangélica, tenho visto muitos crentes se desviarem (uns, conscientes; outros, sem se dar conta). Já encontrei crentes cientes do seu estado de desvio; os quais, sempre que encontram um crente fiel, pedem oração em seu favor. E também tenho visto crentes que, mesmo estando na contra-mão do propósito de Deus e presos ao engano, não se veem como desviados; antes pelo contrário, se autoproclamam seguidores de Cristo.

Este texto bíblico soa como uma forte advertência à todos os crentes:

"Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. orque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado"
(2 Pedro 2:17-21)

Precisamos ter os nossos olhos na Palavra e nossos pés no Caminho.

Sonda-me Senhor e guia-me pelo caminho eterno:
https://youtu.be/SWGtZDVJ_3o

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar