quarta-feira, 17 de julho de 2024

Falando consigo


Em nosso viver neste mundo, há momentos em que precisamos falar com nossa própria alma... A Bíblia, em alguns textos, nos dá esta indicação. Davi, se sentindo abatido (este é sentimento da alma, refletido no corpo) falou consigo dizendo: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença." (Sal 42:5). E o filho pródigo (da parábola) "caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti." (Luc 15:17-18).

Na verdade, há ocasiões que nos vemos a falar sozinhos (a conversar conosco mesmo, sem nos darmos conta). Em tais ocasiões, o que estamos a fazer é advertir, motivar, ou questionar a nossa própria alma. Enfim, não há mal algum nisto. Porém, tudo será bem melhor se - após falarmos com a alma, fazermos como Davi; o qual, após falar consigo mesmo, se voltou para o Senhor dizendo: "Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte" (Sal 42:6). Esta sim, é uma conversa com princípio, meio e fim... Porém, um fim proveitoso.

Em outro texto, assim fala o salmista consigo: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez notórios os seus caminhos a Moisés e os seus feitos, aos filhos de Israel." (Salmo 103:1-7). E assim podemos fazer.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar