Conta-se que Licurgo, lendário legislador grego, sendo convidado a fazer uma palestra sobre educação, pediu algum tempo para se preparar. Todos estranharam seu pedido, pois sabiam de sua capacidade. Após esse tempo, voltou trazendo quatro criados com quatro gaiolas; duas delas, com dois cães; outras duas, com duas lebres. Os dois primeiros soltaram sua lebre e seu cão, tendo este trucidado o frágil animal e assustando os assistentes. Em seguida, os outros dois soltaram a outra lebre, e o outro cão; e estes, uma vez soltos, começaram a brincar. Então, ele explicou que gastara o tempo solicitado ensinando e treinando os dois últimos (extraído do blog Ararêtama). A lição que nos fica é que uma boa educação pode mudar até mesmo animais.
A Bíblia oferece valiosas lições sobre o valor da educação. Em uma delas, está dito: "Ensina o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." (Pv 22:6). Na verdade, o ensino oral deve ser marcado por treinamento e com a experiência e exemplo de quem se propos a ensinar. Em outro texto, lemos que "As mulheres idosas ... que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-5). Enfim, educando para transformar.
Em suas últimas palavras escritas, o profeta Daniel registra este trecho da Palavra do Senhor que lhe foi dirigida: "E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente." (Daniel 12:1-3). Observando atentamente este texto, podemos ver o brilho dos mestres sábios.
Na canção abaixo, vemos que o bem ensinar educa e edifica a nação:
https://youtu.be/kVJwJtH4zYI
Cordialmente;
Bispo Calegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário