quarta-feira, 31 de julho de 2024

Lavagem cerebral


Não é de hoje, vemos a grande Mídia (com raríssimas exceções) tentando se infiltrar em nossa mente e mudar nossos valores. Pode ser esta a causa maior do enfraquecimento espiritual e moral de tantos crentes; muitos deles já bem enfraquecidos e distantes do convívio com seus irmãos mais próximos, e com o povo de Deus em geral. Que o Senhor Jesus nos guarde de um tão grande mal!

Dias atrás, a Mídia global levou ao mundo, cena grotesca, blasfema, de um dos mais importantes símbolos do cristanismo; e como se não bastasse, em cena não menos grotesca, se vê um bisonho cavaleiro montado em um cavalo branco arrastando nações... Seria ele, figura icônica do Anticristo? Então, eu me pergunto: O que estas cenas tão cruéis têm a ver com esta festa olímpica?

Na verdade, apenas o cristianismo foi ofendido nestas encenações. Porque budismo, induísmo, islamismo, e as demais religiões, foram poupados? Fico a pensar... Em plena Europa, berço de abençoadoras tradições cristãs (e por elas ajudadas) o deus do paganismo exibiu finalmente a sua desfaçatez, sobrepondo em sua mesa blasfema a representação de Baco, deus das orgias.

A Bíblia diz: "E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a sua mão direita e a sua mão esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas essas coisas serão cumpridas." (Daniel 12:7). Virá o Senhor Jesus! Amém.

Esta é uma boa canção para este tempo:
https://youtu.be/b3NR_By5w5w

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 30 de julho de 2024

A boa educação


Conta-se que Licurgo, lendário legislador grego, sendo convidado a fazer uma palestra sobre educação, pediu algum tempo para se preparar. Todos estranharam seu pedido, pois sabiam de sua capacidade. Após esse tempo, voltou trazendo quatro criados com quatro gaiolas; duas delas, com dois cães; outras duas, com duas lebres. Os dois primeiros soltaram sua lebre e seu cão, tendo este trucidado o frágil animal e assustando os assistentes. Em seguida, os outros dois soltaram a outra lebre, e o outro cão; e estes, uma vez soltos, começaram a brincar. Então, ele explicou que gastara o tempo solicitado ensinando e treinando os dois últimos (extraído do blog Ararêtama). A lição que nos fica é que uma boa educação pode mudar até mesmo animais.

A Bíblia oferece valiosas lições sobre o valor da educação. Em uma delas, está dito: "Ensina o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." (Pv 22:6). Na verdade, o ensino oral deve ser marcado por treinamento e com a experiência e exemplo de quem se propos a ensinar. Em outro texto, lemos que "As mulheres idosas ... que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-5). Enfim, educando para transformar.

Em suas últimas palavras escritas, o profeta Daniel registra este trecho da Palavra do Senhor que lhe foi dirigida: "E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente." (Daniel 12:1-3). Observando atentamente este texto, podemos ver o brilho dos mestres sábios.

Na canção abaixo, vemos que o bem ensinar educa e edifica a nação:
https://youtu.be/kVJwJtH4zYI

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de julho de 2024

A lei e a graça


Neste sábado, Maria Célia & eu falamos aos casais... Momento muito edificante. E na EBD, falando aos adultos, pontuei que a revelação da Palavra, na Antiga Aliança, é essencialmente profética... E que nela, o foco é: "Assim diz o Senhor" (a Lei e os Profetas). Já a revelação da Palavra na Nova Aliança é essencialmente doutrinária... E seu foco é: "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós" (a Doutrina dos Apóstolos). São duas alianças: do Sinai e do Calvário. E ambas, diferentes entre si.

Tenho ciência que, sobre a revelação sobrenatural (e mesmo a natural) ninguém tem a última palavra... Só o nosso Deus, eterno criador, sempre criativo. A Palavra Profética, após indagar sobre quem estará no lugar santo, assim profetiza: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração" (Sal 24:4). E a Palavra Doutrinária, assim nos doutrina: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" (1 Tim 2:8). E por elas, somos advertidos e ensinados.

Se tivermos que resumir a realidade judaico-cristã, podemos afirmar que Israel é legítimo depositário da Lei e os Profetas, e que a Igreja é fiel depositária da Doutrina dos Apóstolos. Ou seja: Israel tem a lei de Moisés; e a Igreja, a graça de Cristo (João 1:17). E que apesar de suas diferenças, ambas as revelações (do Sinai e do Calvário) têm relação direta entre si - sendo a lei transitória e a doutrina sua sucessora; e que, ambas. dependem da graça manifesta por amor, na pessoa de Jesus. Que bênção!

Está escrito que "em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Ef 2:13-16). Amém.

Enfim, a Bíblia diz que Jesus alcançou "ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, não segundo o concerto que fiz com seus pais" (Heb 8:6-9). Amém Senhor!

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 27 de julho de 2024

Oraçao sustenta


Ao longo do tempo, fui sendo convencido da necessidade de orar sempre... Nossa luta vai além da carne e sangue (Ef 6:12). E a oração é um componente essencial a este combate. E se minha experiência pessoal não fosse suficiente, sempre tive apoio da Palavra de Deus, para chegar a esta feliz conclusão... Preciso orar sempre (1 Ts 5:17). Além do que, Jesus deixou claro aos seus discípulos (e eu sou um deles) sobre o imperativo da oração dizendo: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26:41). Então, para sermos vencedores nas lutas, precisamos orar sempre; quanto mais, melhor. Assim seja.

Na verdade, em nosso dia-a-dia, as obrigações sempre se apresentarão... Isto é inevitável. Família, saúde, trabalho, enfim... Os cuidados são diversos. Porém, enfrentar tais encargos, sem a ajuda de Jesus, é uma temeridade beirando até mesmo a insanidade. Uma antiga canção cristã chama a nossa atenção dizendo simplesmente que "quando o sol brilhar, em qualquer lugar, tu precisas de Jesus; quando escurecer, tudo fenecer, tu precisas de Jesus. Eu preciso de Jesus, tu precisas de Jesus. Pecador vem para a luz que resplandeceu na cruz." Enfim... Somos carecentes de Jesus! E ao orarmos com fé, dele nos aproximamos. Pois, oração nunca é demais; é sempre de menos.

Leia esta oração do salmista Davi: "Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende à minha meditação. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que proferem a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.Mas eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo." (Sal 5:1-7). Amém Jesus.

Esta é a canção que citei nesta reflexão sobre oração:
https://youtu.be/KFyVW446JRg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de julho de 2024

A Palavra ficará


Hoje, Maria Célia & eu iremos, rumo a duas missões. Logo, precisamos que Deus nos conceda graça. Pois, quando se trata da obra de Deus, Nem sempre estamos preparados (preparação é algo complexo, mais subjetivo que objetivo). Porém, temos a Palavra que diz: "não vos preocupeis com o que haveis de falar... Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós." (Mt 10:19-20).

Na missão, importa saber - seja qual for a situação, que temos a Palavra de Deus a nos valer. E a grande questão é saber (ou não saber) o que fazer com ela. Porém, como afirmou Lutero no hino da reforma: "Sim, que a Palavra ficará, sabemos com certeza; pois, ela nos ajudará com armas de defesa..." Disse Jesus: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós" (Jo 15:7). Que bênção Jesus.

O cumprimento de missões cristãs - bem mais que preparo objetivo, exige sujeição ao Senhor da missão. Logo, tanto o corpo, como a alma e o espírito, devem estar conjugados num só propósito. Pois está escrito: "o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus" (1 Tes 5:23). Amém Jesus.

Sobre a Palavra, está escrito que é "luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pd 1:19-21). Meu Senhor! Maranata.

O hino "Castelo Forte" deveria ser ouvido por todos!
https://youtu.be/wnppOxujLvQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de julho de 2024

A família bíblica


Gosto de pensar família... Bênção de Deus para perpetuação da vida! Infelizmente, muitos não pensam assim. Pois, se assim pensassem, veríamos menos divórcio e mais estabilidade na terra. O mundo está repleto de maus exemplos de família resultando em lares desfeitos, filhos vitimados, conflitos a perder de vista... Fico a pensar na origem da família... Deus modelou o homem e lhe deu uma terra para sujeitar. Fez também, a primeira cirugia que se tem notícia; e após a terminar, deu ao homem feito à sua imagem e semelhança, a mulher feita a imagem e semelhança do varão (Gn 2:21-22). E assim, tivemos o primeiro lar no mundo.

Pensar a família como dádiva de Deus ao mundo vazio de gente é o melhor jeito de celebrar sua existência... Infelizmente, não é o que a maioria faz. Então, em um mundo cheio de gente (graças a família) e vazio de amor; cheio de lares desfeitos e vazio de paz; vemos crescer o desafeto e aumentar a decadência... Senhor! Que falta faz a família no modelo bíblico! Como diz o saudoso Janires, em uma de suas canções: "é faca com faca, bala com bala, metralhadoras e canhões..." Tão triste verdade. O que nos vale é que Jesus veio "buscar e salvar o perdido" (Lc 19:10). Enfim, ainda há esperança na terra; mas... Em Cristo Jesus.

Sim! Ainda há no mundo, "a fé, a esperança e o amor" (1 Co 13:13). E isto, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:16-19). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Bondade de Deus


Hoje despertei antes dos galos... É sempre bom levantar e orar bem cedo! Na verdade, eu sei que meu deitar e levantar é dádiva do Senhor que tudo pode! Sei que em Jesus Cristo, tenho vida e paz. Pois, ao dar ele a sua vida por mim, me deu a vida que hoje vivo... Aleluia! Este dom me tráz o grande conforto e segurança sinto, por saber que Deus é o criador do universo e o Senhor de tudo e de todos! E que dele eu me tornei filho, por meio de Cristo.

Posso dizer, com certeza, que me faz bem saber que - mesmo nada tendo, eu tenho tudo! Pois tenho de Deus, o criador de tudo, a graça que me faz sorrir e cantar, lutar e vencer, amar e servir... Ó meu Deus! Que maravilha! Reconheço que, algumas vezes, me sinto cansado e enfraquecido. Porém, logo sinto em mim, a força que me faz forte; pois, o poder de Deus, a quem eu sirvo, me fortalece e aperfeiçoa. Logo, que devo eu querer? Se já tenho tudo!

Infelizmente, a maioria (e até certos cristãos) não percebe que somos frutos do amor e da bondade do Deus vivo... Que bênção é saber que Jesus nos ama! E isto é mais que suficiente. Porém, a maldade do mundo imprime nos que a ele se apegam, um sentimento de autosuficiencia que os torna arrogantes e incapazes de reconhecer a bondade de Deus. Enfim, presos a este mundo condenado, um dia saberão (talvez tarde demais) o que perderam.

Oração: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando. Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Salmo 27:11-14). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de julho de 2024

Ardilosa serpente


Neste mundo, sempre que um cristão se sentir só e incomodado, o melhor que ele tem a fazer é orar. Pois, para o cristão que se sente só, sempre haverá uma serpente ao derredor... Aconteceu com Eva. Pois, longe de Adão, sentindo solidão, nem se deu conta da proximidade da serpente. Em horas assim, um diálogo cabuloso - mais parecendo um monólogo, se inicia (foi assim com Eva). Então, distante de Adão e sem pensar nas coisas que são de cima, se tornou um alvo do ataque da serpente... Acontece com crente queixoso. Ao conversar pra dentro (sem a sustentação da Palavra) pode estar dialogando com a serpente.

Em pleno deserto, no auge de prolongada consagração, Jesus - já bastante cansado e faminto, foi assediado pela serpente... No chão, o convite ao pão de pedra foi a primeira tentativa; e Jesus respondeu com a Palavra (Mt 4:4). No pináculo do templo, a sugestão ao salto em altura foi a segunda tentativa; mas, Jesus respondeu com a Palavra (Mt 4:7). No pico da montanha, proposta indecente foi a terceira tentativa; contudo, Jesus respondeu com a Palavra (Mt 4:10). Enfim... No jogo da sedução, só vencerá quem responder com a Palavra. Sei de cristãos (alguns famosos) que foram vencidos e arruinados neste perigoso jogo.

Devemos perdoar: "a quem perdoardes... também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis. Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e abrindo-se-me uma porta no Senhor, não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento." (2 Co 2:10-14). Então, oremos.

Esta canção, muito me ajudou, em minhas lutas:
https://youtu.be/bOwca71ArxU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Segunda bênção


Estou convencido que, nesta vida, não há nada melhor que ter Jesus no coração. Se assim eu creio é porque, em Cristo, as coisas boas se tornam ainda melhores. Pois, se nele estamos, até mesmo as piores coisas contribuem para o nosso bem. A Bíblia diz que "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5:17). Amém Senhor!

Nós que cremos em Jesus, podemos usufruir das divinas promessas... A Bíblia é repleta delas! Uma das mais importantes é o revestimento do Espírito. A Bíblia diz que esta "promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar." (Atos 2:39). E como diz Paulo: "enchei-vos do Espírito." (Efé 5:18). A nossa segunda Bênção!

Na verdade, o cristão cheio do Espírito, se torna consciente de suas obrigações espirituais, familiares e cidadãs. E vem daí a necessidade de revestimento do Espírito. Pois, antes de subir, Jesus reuniu os seus discípulos e "determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes" (At 1:4). Uma alusão ao batismo com Fogo!

Paulo diz: "Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2 Co 1:19-22). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de julho de 2024

Dormir e acordar


Para os que servem ao Senhor, riqueza e beleza, podem ser vistas, nas coisas simples da vida... Dormir e acordar é vem que Deus nos dá. Pois a Bíblia diz que "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Sal 3:5). Grande riqueza! Então, a vida - mesmo sendo um desafio constante, é também um canteiro de beleza. Pois assim falou Jesus: "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles." (Mat 6:28-29). Viver em família, trabalhar, pensar "nas coisas que são de cima" (Col 3:2). Que abençoado prazer!

Na verdade, a Palavra de Deus ensina que "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados." (Tito 1:15). Então, vez por outra, precisamos repensar o modo como vemos as coisas e as pessoas. Há um mundo para ser amado, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" (Jo 3:16). E há um mundo que não deve ser amado, "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 Jo 2:15). Este é o mundo que nos odeia (Jo 15:19). Pois dele não somos.

A Bíblia diz que "Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." (Rom 8:3-7). Enfim, viver no espírito ensina a saber o que e  quem amar.

Esta canção sempre me inspira a confiar em Deus.
https://youtu.be/mmydSNLvUPU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de julho de 2024

Mente e coração


Amados irmãos, nós que servimos a Deus em espírito... "que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz" (Heb 12:1-2). Querido Jesus!

Então, irmãos... "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça" (Heb 4:14-16). Que bênção!

Meus amados irmãos... "quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.,, Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo." (Fil 3:13-16). Maranata!

Enfim, rmãos... "necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Heb 10:35-37).

Esta canção reflete uma realidade cristã:
https://youtu.be/GKU_ErxDSoI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Oremos sempre


Canções de louvor e adoração, fazem sempre grande bem ao coração humano; especialmente, os que são voltados para Deus... Me lembro de uma antiga canção que diz: "Uma voz me disse, la do céu: cante, cante, cante para mim; ore, ore, ore uma vez mais; segue, segue, segue após mim." Perdi a conta, das vezes que ouvi e cantei. Então, se nós hoje oramos, oremos uma vez mais! Oração nunca é demais.

Orar, ao menos, uma vez ao dia já é um bom começo; orar mais que uma vez é uma boa medida; orar sem cessar é a atitude ideal, para o cristão que deseja vencer suas lutas, e tentações, e se impor sobre o mundo e sua maldade. Gosto de ouvir Jesus dizer a Pedro: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti" (Lucas 22:31-32). Então, orar e interceder é melhor!

Na dimensão da oração, temos permanente ajuda de Jesus, "o qual está à direita de Deus e também intercede por nós." (Rm 8:34); temos também "o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:26). Enfim, o que devemos fazer é orar e participar desta conexão. Orar sempre!

A Bíblia diz que Pedro estava na prisão; "mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus... E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me." (Atos 12:5-8).

Esta é a canção que acima eu citei: https://youtu.be/n5MAfJdY8no

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Minha inspiração


Em meu viver diário, sinto necessidade de me edificar espiritualmente buscando inspiração na Bíblia e no cancioneiro evangélico... Hoje, esta antiga canção me veio ao espírito: "De madrugada, ainda escuro, eu já buscava a face do Senhor; de madrugada, ainda escuro, eu já falava com o Senhor Jesus. Senhor, Senhor, tem compaixão de mim, resolve os meus problemas, entrego tudo a ti." Aleluia!

Nas Escrituras, este texto tem me inspirado a orar e buscar a Deus de madrugada: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão." (Pv 8:17). Com efeito, assim como ocorria com o maná em pleno deserto, a divina sabedoria é encontrada e colhida em terra quente (o lugar de oração) nas madrugadas, estando agachados aos pés do Senhor. Que maravilha! Glória a Deus!

Na verdade, todos nós que cremos em Cristo Jesus, e o esperamos, e nos propusemos a servi-lo e segui-lo, devemos buscar a Alto refúgio e conforto na Palavra de Deus e nas canções cristãs. Estou a me lembrar de outra antiga canção que diz assim: "Vamos cantar corinhos e hinos de louvor; vamos anunciar que Jesus é o Salvador, vamos anunciar que Jesus é o Salvador." Amém Jesus!

Segundo a Bíblia, os invejosos e divisionistas, sua sabedoria não vem do alto, "mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia" (Tiago 3:14-17). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Falando consigo


Em nosso viver neste mundo, há momentos em que precisamos falar com nossa própria alma... A Bíblia, em alguns textos, nos dá esta indicação. Davi, se sentindo abatido (este é sentimento da alma, refletido no corpo) falou consigo dizendo: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença." (Sal 42:5). E o filho pródigo (da parábola) "caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti." (Luc 15:17-18).

Na verdade, há ocasiões que nos vemos a falar sozinhos (a conversar conosco mesmo, sem nos darmos conta). Em tais ocasiões, o que estamos a fazer é advertir, motivar, ou questionar a nossa própria alma. Enfim, não há mal algum nisto. Porém, tudo será bem melhor se - após falarmos com a alma, fazermos como Davi; o qual, após falar consigo mesmo, se voltou para o Senhor dizendo: "Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte" (Sal 42:6). Esta sim, é uma conversa com princípio, meio e fim... Porém, um fim proveitoso.

Em outro texto, assim fala o salmista consigo: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez notórios os seus caminhos a Moisés e os seus feitos, aos filhos de Israel." (Salmo 103:1-7). E assim podemos fazer.

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de julho de 2024

Viver aprendendo


Hoje de manhã, ainda bem escuro, cantei duas vezes o estribilho da canção "Faz um milagre em mim" que diz: "Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas, me ensina a ter santidade"... As verdadeiras e bíblicas canções de louvor, permeiam adoração e doutrinação, podendo vier a ser poderosas orações. Sou grato a Deus, por me fazer aprender!

Na existência humana, o aprendizado se inicia com o nascer, e o início da respiração, e termina com o morrer. Vem daí o conceito: "Vivendo e aprendendo." Não tenho a menor dúvida em dizer que a maior fonte de conhecimento e inspiração é a Bíblia sagrada. Pois ela ensina sobre Deus e a criação, o pecado e a redenção, o céu e o inferno, e sobre a verdadeira religião... Eu aprendo muito!

Em meu viver, agradeço a Deus, por poder entender um pouco mais, sobre erro e acerto, sobre pecado e perdão, sobre verdade e mentira, sobre vida e propósito. E tudo isto passou a ter o correto significado em meu viver, após entregar minha vida a Jesus e encontrar na Bíblia, as respostas que a minha alma tanto necessitava. Obrigado, ó meu Senhor, por abrir meus olhos e minha mente!

A Bíblia assim nos diz: "Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra." (Oséias 6:1-3). Aleluia!

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Bem-aventurado


No início da madrugada, fui levado a orar, em profunda contrição. Os cristãos devem se pôr de joelhos. Minha atenção logo se voltou para o salmo que diz: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). Nele se lê que o varão bem-aventurado "tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (salmo 1:2). Então, este tempo - longe de ser para esfriamento, é um tempo para meditação. Portanto, alerta cristão!

O salmo primeiro, segue dizendo que o crente fiel "será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará." (salmo 1:3). E que os ímpios "são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos." (salmo 1:4-5). Então... Devemos definir e alicerçar a nossa fé no Senhor Jesus, "Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá." (salmo 1:6). Amém Senhor Jesus!

Em Patmos, Jesus disse a João: "ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu: Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza ( mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer.. Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Ap 2:8-11). Enfim... Nossa maior missão, permanecer firmes! Que bênção! Maranata!

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de julho de 2024

Oração constante


Hoje de manhã, lutando contra o frio, me prostrei e orei... Faço isto, todos os dias. Porém, percebo quão difícil vai se tornando a vida de oração... E não é só fraqueza física. Então, precisamos reagir - seja contra os bloqueios sobrenaturais, seja contra os fatores adversos, seja contra a indisposição da alma. O que nós não devemos (seja qual for o fator impeditivo) é deixar de orar.

Enquanto eu me dirigia ao meu lugar preferencial de oração, me veio ao espírito, esta canção de Asaph Borba: "Infinitamente Mais". Em um de seus trechos, ela reverbera: "Fiel é tua palavra, ó Senhor! Perfeitos teus caminhos, ó Senhor". Que momento inspirativo experimentou este abençoado servo de Deus, ao compor esta edificante canção. Nada deve nos impedir de orar.

No passado, mesmo sob as circunstâncias mais difíceis, mulheres e homens de Deus se curvaram diante de Deus. Daniel orava sempre. Ele orou, antes e depois da caverna; Moisés orou, antes e depois do mar se abrir; Davi orou, antes e depois de Golias. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego oraram, antes e depois da fornalha. Enfim... Orando sempre, antes e depois de qualquer coisa!

Após o agir de Deus no Monte carmelo, "Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes." Enfim, Elias orou, sete vezes, e a chuva veio. (1 Reis 18:42-43).

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de julho de 2024

Louvor e adoração


Fim de madrugada fria e chuvosa, e eu - fazendo coro com os galos, entoei o cântico "Quão grande és tu"... Como não chorar? A Palavra de Deus emite diversos convites à adoração. Tenho mil razões para os aceitar! O povo de Deus sempre contracenou com anjos, na exaltação do Deus vivo que enviou seu amado filho Jesus... Ainda hoje, podemos ver e ouvir grandes corais interpretando o sentimento do verdadeiro adorador. Pois é este adorador que o Pai procura (João 4:23). Então, atendendo ao convite do salmista - "Vinde, cantemos ao Senhor! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!" (Sal 95:1) louvemos ao Senhor! Aleluia!

São tantas as canções cristãs, sobre louvor e adoração, que nem dá para as enumerar. A Bíblia recomenda que estejamos perante a face do Senhor, com salmos e louvores (Sal 95:2). É bom explicar que o simples ato de cantar louvores não significa que estejamos adorando. Adorar inclui o cantar; porém, é bem mais que isto! Adoração verdadeira une céu e terra, sem que se saiba onde começa um e termina o outro. Ao adorarmos, gemidos e suspiros podem ser ouvidos... Indizível é o sentir do verdadeiro adorador! "Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou" (Sal 95:7). Adoremos!

Junto ao poço de Jacó, a samaritana disse ao Senhor: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:20-24). Que bênção! Vamos Adorar!

Esta canção, dá uma ideia do que procurei ensinar:
https://youtu.be/1x_a0tO7Esg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Tempo e propósito


Todo cristão precisa ter em mente estas duas realidades inevitáveis: A primeira é que, ao longo da vida, ele terá aflições. Pois, assim nos disse Jesus: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33). A segunda é que chegará o seu dia de partir. Pois, assim a Bíblia diz: "o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ec 12:7). Portanto, todo cristão de verdade, precisa se guardar.

A Bíblia ensina que entre o nascer e o morrer, há tempo e propósito; e diz que "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer" (Ec 3:1-2). Então, devemos buscar na Palavra, o real sentido do viver. Pois, está escrito que fomos criados para a glória de Deus (Is 43:7); e sendo mortos no Eden (Gn 2:17), fomos recriados na cruz (Jo 3:5). Que bênção!

No mundo, se alguém quer viver eternamente, deve fazer o que fez o filho pródigo: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti." (Lc 15:18); e atender ao convite de Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Enfim, como nos diz a Palavra: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16:31). Obrigado Jesus!!!

Está escrito: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor" (Isaías 55:6-8). Amém. Glória ao Senhor!

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Bem-aventurados


Ao me prostrar em oração, meu espírito foi lembrado do texto que diz: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade" (Sal 32:1-2). A graça de Deus é maravilhosa! Então garimpei nas Escrituras, em busca das bem-aventuranças... Elas são mais do que esta reflexão comportaria. O salmista orou dizendo: "Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." (Sal 130:3-4). O divino perdão consegue provocar, naquele que é perdoado, o temor que a Deus é devido. Amém.

Meu Senhor! Está escrito na Bíblia que são "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente." (Sal 84:4); e que é "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados" (Sal 84:5). Na verdade, a tua Palavra trata como "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!" (Sal 128:1). Que bênção! Infelizmente, por falta deste temor, a humanidade segue se aprofundando no poço do abismo (o inferno) onde "o fogo nunca se apaga" (Mar 9:46). Assim diz o Senhor: "bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos." (Prov 8:32). Meu Jesus!

Este texto é um santo remédio para a alma contaminada pelo pecado: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." (Sal 32:1-5). Isto é bem-aventurança!

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Fiel perseverança


Acordei com este texto: "a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." (Rom 13:11). Ele faz saber que a salvação é um processo, continuado e progressivo. A salvação é pela graça, porém, depende da perseverança. A Bíblia diz que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pro 4:18). Respeitando os que pensam diferente, permanecerei firme e constante, no novo e vivo Caminho.

O crente perseverante é salvo hoje, continuará salvo amanhã, e será eternamente salvo, se for perseverante. Pois, Jesus falou que "aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:13). Ou seja: Salvação é imediata, porém, progressiva. Vejamos deste modo: Jesus salva para sempre, os que para sempre permanecem nele. Ele disse: "Estai em mim, e eu em vós" (Jo 15:4); pois, "se alguém não estiver em mim, será lançado fora" (Jo 15:6). Isto diz tudo!

Dentre tantas mulheres fieis do passado, Jesus nos mandou lembrar apenas de uma, e esta, infiel: "Lembrai-vos da mulher de Ló." (Luc 17:32). E o que fez ela? Ela olhou para trás! Estes dois textos devem balizar nossa jornada: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apo 13:11) e "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apo 2:10). Enfim, fidelidade e perseverança são componentes indispensáveis.

A Bíblia diz: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Heb 10:35-39). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de julho de 2024

Vivendo fé bíblica


Sempre que vemos e pensamos o estado geral deste mundo, somos tendentes à decepção e angústia. O homem de Deus Asafe, em seus dias, assim se sentiu (leia o salmo 73); e só entendeu este cruel estado, quando entrou na presença de Deus (verso 17). A Palavra demonstra que não basta discordar do mundo; é preciso concordar com Deus! Na dimensão do Espírito, precisamos aprender a olhar os sinais - não com o olhar da razão, mas pelos olhos da fé. Pois crer pela razão e pelos sentidos é praticar a fé de Tomé (João 20:25). Precisamos crer contra as circunstâncias, como fez Abraão (Romanos 4:18). Para quem não sabe, é a fé bíblica!

No mundo sobrenatural, a realidade é outra. A Bíblia diz que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:1-3). Portanto, a fé bíblica é diferente da fé natural; pois, enquanto esta crê em qualquer coisa que lhe é dita, a fé bíblica crê naquilo que Deus disse. Enfim, é a fé que - quando focada em Cristo Jesus, nos torna capazes de tornar real aquilo que o mundo chama de impossibilidade. Maravilha!

A Bíblia testifica que Abraão "em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça." (Romanos 4:18-22). É a fé bíblica dos antigos crentes.

Jesus disse que "tudo é possível ao que crê" (Lc 9:23).
https://youtu.be/vZ8zCpXzlDE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Valor da unidade


Ontem preguei sobre unidade... A Bíblia compara a unidade ao corpo, ao dizer que "assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também" (1 Co 12:12 - leia até o versículo 25). A unidade é essencial para a paz no lar e na igreja. A Bíblia diz que "é bom e agradável que o povo de Deus viva unido." (Sl 133:1). Aleluia!

Nas Escrituras, percebemos que Deus tem dois povos na terra: Os judeus e os cristãos. Os judeus, eleitos pela fé de Abraão; os cristãos, salvos pela graça de Jesus. Ambos os povos (judeus e gentios) antes separados, foram reconciliados com Deus em um corpo, pela cruz de Cristo. E agora, ambos os povos, pela graça de Jesus, viram desabar a parede que os separava. Maravilhosa graça!

Ao analisar os problemas causados pela falta de unidade, podemos dizer que o mal de muitos (até mesmo bons cristãos) é o fato de não praticarem a unidade. Famílias se desfazem e igrejas se dividem. Pois, quando falta unidade, sobra divisão. E até entre quem cobra unidade, encontramos quem ajuda a dividir. Enfim, unidade - bem mais que ser ensinada, é para ser praticada. Pratiquemos!

A Bíblia diz que Cristo "é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Ef 2:14-16).

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de julho de 2024

Estas mil razões


Em meu pedacinho de chão, prostrado aos pés do Senhor, ouvindo meus garnisés - a competirem entre si, em seu cantar, orei por dias melhores... Não sei se serei atendido. Pois, o cronograma profético não pode ser alterado. Porém, só de ouvir as vozes da natureza, em harmonia com as vozes do céu, me sinto tão confortado... Como diz esta antiga canção: "Temos mil razões pra te louvar Senhor..." (eu a cantei, muitas vezes, durante o meu ministério). Obrigado, meu amado Jesus, por ter em minha abençoada vida, cultivo de boas lembranças; quanto as más lembranças, prefiro usar como adubo e fertilizante.

Sei que os dias de um verdadeiro cristão, aqui na terra, é marcado por lutas e provações; as quais devem ser encaradas como desafios, e não como motivo de queixa e pesar, e sim, como desafios a ser vencidos e superados, sempre em nome de Jesus. Portanto, enquanto ainda lido com conflitos e desafios, devo pensar em minha vida cristã e familiar; pois elas fazem de minha vida o que ela é. Bendito seja Deus! Enfim, não me deixarei mover por meus sentimentos - sejam eles bons ou maus; pois, prefiro manter a minha mente arejada pelas coisas de cima (Col 3:2) e o meu coração iluminado pelo Espírito Santo.

A Palavra assim ordena: "Suportando-vos ...e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." (Col 3:13-16). E devemos obedecer.

Esta canção nos traz importantes lições:
https://youtu.be/yMfCErHZLow

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de julho de 2024

Veros adoradores


Nesta madrugada, enquanto eu orava, veio ao meu espírito esta antiga canção sobre adoração: "Em adoração, eu me rendo a ti, tu és como um rio, rio de agua viva..." Uma outra canção nos convida a adorar dizendo: "Vem, esta é a hora da adoração..." (postarei ao fim da palavra). São muitas as canções que nos movem e nos inspiram à verdadeira adoração. Bênção maravilhosa!

Diante da tragédia que se abateu sobre sua casa: "Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor." (Jó 1:20-21). Com este grande homem de Deus, aprendemos a adorar em meio a dor. Louvado seja Jesus!

Na Bíblia, o salmista nos ordena adorar dizendo: "Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra" (Sal 96:6-9). Maravilha!

Junto ao poço de Jacó, o Senhor Jesus assim orientou a mulher samaritana dizendo "que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:23-24)). Palavras para serem gravadas no coração. https://youtu.be/RltQ4USrWoA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Mundo maldoso


Desde a Queda, homens maus estão presentes em todos os setores, sejam eles políticos ou religiosos... Desde que o mal se instalou na terra, eles estão em toda parte. E a razão pela qual não sou de esquerda, nem de direita, nem de extremos, nem de centro, é bem simples: Eu sou do Alto! Vejo gente com viés político-ideológico (uns mais, outros menos), propensos a julgar com brandura excessiva, seus afetos ideológicos; e com cruel dureza, seus desafetos ideológicos; e segundo a sua paixão, fazem de vilões, heróis; e de inocentes, culpados. Os frutos indicam o tipo de árvore (Lc 6:44). Só Jesus liberta do mal.

Neste mundo enganoso em que vivemos, desde que o mal nele se instalou, só Jesus nos pode salvar do afogamento na lama do pecado. A maldade no coração humano é tão influente que consegue ver o mal feito como algo bom; e chamar o bem feito de coisa ruim. O mal desfigura a imagem de Deus impressa no ser humano; e este, eivado de maldade, insiste em tratar o criminoso como inocente e o inocente como criminoso... Pura alienação. A degeneração humana corrompeu o seu modo de pensar e de julgar. Enfim, em seu coração, seus valores estão invertidos; e deste terrível destino, só o Senhor pode salvar.

Paulo assim nos alerta: "se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:19-24). E João assim nos consola: "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 Jo 1:7). Cristo liberta!

Somente pela graça de Jesus, podemos escapar do mal:
https://youtu.be/knwlfVKa7bo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Tenho consciência


Tenho consciência de que o cuidado do Senhor para comigo, tem sido causa e razão do meu viver e caminhar com segurança. E estou ciente que, sem esta consciência, eu seria mais um daqueles que atribuem ao acaso, as coisas boas que lhe ocorrem; e à sorte, os bons resultados que valorizam sua vida. Creio que do Pai vem "Toda boa dádiva e todo dom perfeito" (tg 1:17).

Tenho consciência da existência do Deus criador de tudo. Portanto, não estou entre os que pensam que o universo surgiu de uma grande explosão e que a vida humana surgiu de um processo evolucionário... Não mesmo! Pois, minha consciência bíblica me sustenta na fé e na verdade. Logo, eu sou abençoado por viver, "de fé em fé" (Rm 1:17) e "de glória em glória" (2 Co 3:18).

Tenho consciência de que aqueles que me levaram a Jesus, foram providência de Deus para minha vida. Sou grato ao Senhor que os pôs em meu caminho como testemunhas e intercessores, para meu eterno bem. assim, consciente da graça de Deus em meu favor, só me resta agradecer e ser feliz - com Jesus, com a família, com os amigos. Enfim, em Jesus tenho tudo que preciso.

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fl 4:11-13). https://youtu.be/c8i5TGeyqqs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Assim devo viver


Enquanto eu orava e o dia raiou. Que bênção! Haverá um novo dia, no qual os redimidos estarão definitivamente livres. Aleluia! Ainda em oração, me veio ao espírito esta antiga canção: "O meu Deus é vivo, o meu Salvador está aqui. Ele venceu a morte, o meu Redentor vive!" É assim que me sinto! Minha esperança está em Jesus! Porque "o viver é Cristo e o morrer é ganho" (Fil 1:21). Glória a Jesus!

A mesma canção que acima destaquei, assim continua: "Jesus me deu vida nova, Jesus me deu poder para vencer; por isto eu sempre hei de dizer: O meu Redentor vive!" Sinceramente, eu não saberia dizer todas as vezes e lugares onde cantei esta canção. Porém, isto eu posso dizer com certeza: A divina graça que me deu a alegria que hoje eu sinto me permite cantar esta e muitas outras canções afins. Maravilha!

Enfim, o viver em Cristo traz consigo uma sucessão de experiências gratificantes. Louvado seja Deus! Como diz uma outra canção: "Porque ele vive, posso crer no amanhã..." O prazer de viver em Cristo, traz consigo o dever de testemunhar sobre ele. Aleluia! Que bom seria, se todos os crentes focassem o prazer de assim viver... Tenho certeza que, se assim fosse, não haveria tanta murmuração entre cristãos.

Acho salutar, ler e praticar, este pedido feito por Paulo: "E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo para glória e louvor de Deus" (Filipenses 1:9-11). Grande bênção! https://youtu.be/5yhXoscAypk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar