sexta-feira, 17 de maio de 2024

A força do verbo


Ontem pensei no salmo 37... Nos primeiros versículos deste salmo, saltou aos meus olhos, o emprego dos seguintes verbos: confiar, fazer, deleitar, entregar, descansar, esperar, deixar, abandonar. Sabemos que a gramática regula a linguagem e que o verbo dá força e sentido às frases. Portanto, em qualquer idioma, o verbo confere vida e define o real sentido da escrita e da fala. Portanto, ao considerar esta regra da comunicação, deixo claro meu entendimento que a vida plena só é possível, nos limites deste texto bíblico. Resumindo: o texto escolhido inicia com confiança em Deus e termina com abandono da ira e do perfil iracundo.

Neste salmo, o verso 3 assim exorta: "Confia no Senhor e faze o bem"; já o verso 4 nos diz: "Deleita-te também no Senhor"; e o verso 5 assim incentiva: "Entrega o teu caminho ao Senhor"; e o verso 7 diz: "Descansa no Senhor e espera nele"; e o verso 8 assim nos adverte: "Deixa a ira e abandona o furor." Não tenho qualquer dúvida que os incentivos explícitados nestes textos sob análise, formam um conjunto de princípios fundamentais, para uma vida fortalecida, abençoada, grata e longeva. Enfim, a depender apenas de esforço pessoal, jamais conseguiremos pratica-los, se não contarmos com ajuda de Jesus, pelo divino Espírito.

Disse Jesus: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:1-7). Amém.

A bondade de Deus é resposta do seu amor a todos nós:
https://youtu.be/JW9c_lWCJkI

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar