quarta-feira, 29 de maio de 2024

Deus insondável


Em uma biblioteca, abrindo livros de escritores contrários e favoráveis a Deus, encontramos a mais variada gama de conceitos e opiniões, sobre o existir e o não existir de Deus. E a Bíblia nos declara que "Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções" (Ec 7:29). Na verdade, Deus não depende de nossa fé para existir (ele era antes de nós e será depois de nós). Mas nós dependemos de nossa fé nele, para viver eternamente com ele. Pois, sobre Jesus, a Bíblia declara: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus." (Jo 3:18). Amém, Senhor.

Por mais que conheçamos sobre Deus (ou que sejamos criativos sobre ele) em nossas suposições e crenças; a nossa opinião é incapaz de definir, seja a sua natureza, seja o seu caráter. E seja qual for o nosso nível de entendimento sobre Deus, a Bíblia nos assevera que "em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos." (1 Co 13:9). Enfim, as teologias sistemáticas - desde as liberais, até as mais conservadoras, todas elas trazem em seu bojo, os erros e os acertos de seus escritores. Apenas a Palavra de Deus é inerrante! E o que dela se revela aos homens, tem seu ponto culminante em Jesus (Palavra viva) e na Bíblia (Palavra escrita).

Lindo este testemunho do apóstolo Paulo: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11:33-36). "agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido." (1 Co 13:12). Nosso Deus é insondável!

A nossa lógica sobre Deus se esgota, ainda na superfície:
https://youtu.be/JG_OQJvAaSw

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar