terça-feira, 14 de maio de 2024

A fonte do saber


Ao longo dos séculos, pensadores vêm citando esta frase atribuída a Sócrates: "Só sei que nada sei". E ela resume o fato que no mundo que vivemos, o saber humano quase beira a ignorância total. Pois, por mais que venhamos a conhecer, será sempre como se nada soubéssemos. Todavia, qualquer ignorância perde importância, quando aprendemos e conhecemos o essencial que é conhecer Jesus.

Na verdade, temos muitos exêmplos bíblicos que devemos imitar. Dentre eles, o do cego de nascença; o qual teve um encontro com Jesus e disse: "uma coisa sei, eu era cego e agora vejo." (Jo 9:25). Ou o do apóstolo paulo que assim testemunhou: "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tm 1:12). Creio ser este saber essencial.

Neste mundo, o ser humano vale aquilo que sabe. Então, para que o nosso valor seja positivo, o nosso conhecimento deve ter finalidade proveitosa. E em se tratando de qualidade de vida, o importante não é o saber; mas sim, o que se sabe. Pois, há conhecimento que não agrega valor algum a quem o possui. Enfim... "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3). Assim seja.

A Bíblia diz que "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus." (1 Co 1:21-24). https://youtu.be/gxc3gitq390

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar