sexta-feira, 31 de maio de 2024

Louvor e oração


Fico a pensar no grande valor da oração e do louvor... Na Bíblia está escrito que o profeta Daniel "três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus" (Dn 6:10). E nela, o salmista assim nos diz: "Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça" (Sl 119:164). Ó Senhor! Pela Palavra, sabemos que louvor e oração são instrumentos de graça e de paz, na vida daqueles que os praticam. Talvez, por isto, o inimigo procura por todos os meios, nos impedir de louvar e buscar tua face. Talvez seja por falta de oração que vemos bons crentes sucumbirem aos encantos da serpente... Ó Jesus!

Na Bíblia, temos exemplos de homens e mulheres que perseveraram orando e louvando, até alcançarem a bênção que tanto desejavam. Pois o louvor (não o que aflora de lábios enganosos) que brota do coração grato e sincero; o qual, associado com a oração que nasce no coração crédulo e temente, forma uma força motriz capaz de mudar o curso de uma vida. Na verdade, não é tão simples saber o quanto um crente ora; porém, é fácil saber quando ele não ora... Ou deixou de orar. Enfim, o próprio Deus assim nos exortou: "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jer 29:13).

Temos na Bíblia este registro: "E o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Cro 7:12-15). Devemos orar e louvar.

Nesta canção, louvor e oração caminham juntos:
https://youtu.be/ld_lEAPd1lw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Os preparados


O Deus a quem servimos é tão grande que não pode ser medido; seu poder é maior que tudo, e sua graça é salvadora, e sua misericórdia renovável, e o seu amor - conforme a canção abaixo, é "mais vasto que o mundo, ainda mais alto que o céu, mais fundo que os mares..." Aleluia! E nós seus servos, devemos ao Deus poderoso, amor por seu amor e fidelidade por sua fidelidade.

No grande dia em que havemos de comparecer perante ele, devemos estar cobertos de graça, imersos em gratidão, puros de purificados e firmes de mente. E para que isto seja possível, precisamos estar lavados no sangue de Jesus. Pois o seu sangue nos lava de todo o pecado. E como dissera o Senhor: "vendo eu sangue, passarei por cima de vós." (Ex 12:13). Louvado seja Deus!

Enfim, ser por este Deus amado e perdoado, compensa toda e qualquer perda e injustiça sofrida. Digo sem medo de errar: todo aquele que se diz cristão, e que vive sempre a lamentar suas dores e perdas - atribuindo a outrem suas perdas e danos, ainda não está inteiramente limpo e preparado para o encontro no Dia do Senhor. Portanto, para estes, o arrependimento é palavra de ordem.

Assim diz o Senhor ao pastor de Éfeso: "sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Ap 2:3-5). https://youtu.be/aZOoEVHxSiM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Deus insondável


Em uma biblioteca, abrindo livros de escritores contrários e favoráveis a Deus, encontramos a mais variada gama de conceitos e opiniões, sobre o existir e o não existir de Deus. E a Bíblia nos declara que "Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções" (Ec 7:29). Na verdade, Deus não depende de nossa fé para existir (ele era antes de nós e será depois de nós). Mas nós dependemos de nossa fé nele, para viver eternamente com ele. Pois, sobre Jesus, a Bíblia declara: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus." (Jo 3:18). Amém, Senhor.

Por mais que conheçamos sobre Deus (ou que sejamos criativos sobre ele) em nossas suposições e crenças; a nossa opinião é incapaz de definir, seja a sua natureza, seja o seu caráter. E seja qual for o nosso nível de entendimento sobre Deus, a Bíblia nos assevera que "em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos." (1 Co 13:9). Enfim, as teologias sistemáticas - desde as liberais, até as mais conservadoras, todas elas trazem em seu bojo, os erros e os acertos de seus escritores. Apenas a Palavra de Deus é inerrante! E o que dela se revela aos homens, tem seu ponto culminante em Jesus (Palavra viva) e na Bíblia (Palavra escrita).

Lindo este testemunho do apóstolo Paulo: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11:33-36). "agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido." (1 Co 13:12). Nosso Deus é insondável!

A nossa lógica sobre Deus se esgota, ainda na superfície:
https://youtu.be/JG_OQJvAaSw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de maio de 2024

Está escrito


No deserto, Jesus confrontou o diabo, com o "está escrito", ao fazer referência às Escrituras sagradas. Também na Bíblia está escrito que devo me cuidar. Pois, assim ela diz: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Tm 4:16). Então devo me cuidar, para preservar minha vida.

A Palavra de Deus declara que eu devo guardar o que o Senhor me deu. Pois, nela está escrito: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Ap 3:11). Então, devo guardar minha fé (2 Tm 4:7) não me deixando andar em círculo "por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente." (Ef 4:14).

Enfim, está escrito que devo me amar. Assim a Bíblia diz: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22:39). A falta de amor próprio, leva muitos a maltratarem seu próprio corpo enchendo-o de tóxicos e lhe imprimindo marcas indeléveis (as populares tatuagens); as quais, no início do processo, são só marcas discretas que, com o passar do tempo vão enchendo o corpo... Jesus!

Devo me resguardar, pois a Bíblia diz: "Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Ts 5:19-23). Amém. https://youtu.be/MUkBHCm1rEo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de maio de 2024

O dever de orar


Uma famosa frase, atribuída ao não menos famoso Billy Graham, assim preconiza: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder." E Paulo assim alerta: "irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6:10); "orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança" (Ef 6:18). E o próprio Senhor Jesus assim ordena: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26:41). Logo, temos valiosas advertências sobre o imperativo da oração.

Para melhor organizar nosso período de oração, podemos dividi-lo em três etapas: A primeira, deve ser de oração devocional, marcada por louvor e adoração: Louvor, pelo que Deus faz; adoração, pelo que ele é. A segunda, deve ser marcada por súplica e intercessão: súplica por saúde, paz e harmonia na família e no ambiente em que vivemos e trabalhamos. E a terceira, deve ser dedicada à gratidão - agradecendo a Deus por graça alcançada e favor recebido. Enfim, orando sempre, antes e depois. Antes, para pedirmos algo de que precisamos; depois, para agradecermos as bênçãos alcançadas. Amém.

Uma oração de Davi: "Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite." (Salmo 63:1-6). Amém Senhor.

A oração de um verdadeiro adorador o leva além de seus limites:
https://youtu.be/rkrXpkcQVWY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de maio de 2024

Os sentimentos


Em dias que à nós parecem ser tão difíceis, e em meio a lutas que parecem ser insustentáveis, e lidando com sentimentos que não dão trégua, somos assaltados pelo desejo de desistir... Eva sentiu esse desejo e sucumbiu, Davi também o sentiu e fracassou, José - este sim, soube lidar com a ardente tentação... Sofreu, mas venceu! E isto, porque ele seguiu perseverante em direção as promessas de Deus.

Assim, algumas vezes, eu me sinto - uns dias mais, outros menos... Parece ser normal sentir-se assim. Porém, aos que tem fome e sede de justiça, o que não deve ser vista como normal é a desistência de lutar e a rendição ao desejo impróprio. Em dias assim, os que são de Jesus só têm uma coisa a fazer: Combater o bom combate, concluir a carreira, e guardar a fé (2 Tm 4:7). Amém Senhor Jesus.

Enfim, quando certos sentimentos tentarem interferir em nossa vida espiritual, precisamos ser firmes e dizer não a estes sentimentos. Pois, a corôa da vitória final e o galardão da herança eterna pertence aos perseverantes. A canção indicada, composta por Anderson Rangel e cantada por amanda Wanessa, descreve o que sentimos e o que fazer em tais situações: https://youtu.be/YwDO0BDfGXs

Devemos dizer como Paulo: "quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo." (Filipenses 3:13-16).

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de maio de 2024

Pastor de Israel


Meus irmãos, Jesus é o nosso Bom Pastor, que deu a vida por todos nós (Jo 10:11). Davi foi um pastor de ovelhas e em suas visões, ele contemplava o Supremo Pastor a cuidar de sua vida. Isto o fez declarar: "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas." (Sl 23:2). E por ter o Senhor como seu Pastor, Davi podia dizer: "Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria." (Sl 27:3). Pois é, amados irmãos, o Pastor de Davi é o "Pastor de Israel" (Sl 80:1). E ele é Jesus, o Filho de Deus que deu sua vida na cruz e assim se tornou nosso Bom Pastor.

Nós cristãos, sabemos que este é um mundo povoado por maus governantes, maus juízes, maus pastores... O que mais dizer? Se a Bíblia diz que "o mundo jaz no maligno" (1 Jo 5:19). Porque, des'que o diabo desceu a terra (Ap 12:12) o mundo se tornou palco de males sem conta. O pecado abriu a porta da terra ao diabo que é o mau senhor; e este, ajudado por maus senhores, faz obras diabólicas, que transformaram o mundo em antecâmara do inferno. Enfim, "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 Jo 3:8). E "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado." (João 3:18).

Disse Jesus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:11-16).

Esta canção dá uma idéia do preço pago por Jesus:
https://youtu.be/4iDAy7Njk0w

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Amigos de Deus


Fico a pensar... Quanto tudo vai bem, muitos dizem ser amigos de Deus. Mas sabemos que nem todos os que dizem ser amigos de Deus, são realmente seus amigos... A Bíblia diz que o Senhor teve suas mãos feridas em casa de seus amigos (Zc 13:6). E ela diz também que um de seus amigos o traiu com um beijo (Lc 22:48). Jesus sabe quem são os seus verdadeiros amigos. Amém.

A Bíblia assim nos adverte: "o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade." (2 Tm 2:19). Pois é... Assim como existe um selo para qualificar os que são do Senhor, há também um selo de autenticidade que identifica os seus amigos. Este selo é a obediência (Jo 15:14). Assim seja.

Na verdade, Jesus nunca deixa de ser nosso amigo. A nossa amizade é que se põe em causa. Ou seja: somos realmente seus amigos? A bíblia diz que "Se formos infiéis, ele permanece fiel" (2 Tm 2:13). Enfim... Por analogia, podemos pensar que, dada a natureza de nosso caráter, se deixarmos de ser seus amigos e dada a nobreza de seu caráter, ele permanece amigo. Amém Senhor.

Em um de seus textos mas tristes, a Bíblia revela o desfecho da traíção: "o traidor tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo Rabi. E beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam." (Mt 26:48-50). https://youtu.be/98tZa1SMZDY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Nosso bom senso


O cristão, antes de qualquer coisa, deve orar. Pois, sobre cada um de nós pesa os nossos medos e até desvios. Mas, o Deus que tudo sabe, está a nos olhar. Estudando a história, vemos que vidas se perderam, para nunca mais se encontrarem, por terem dado mais ouvido as suas presunções e suposições que a voz do Senhor. Este modo de agir pode causar grandes prejuizos. Esaú, com fome, presupôs que trocar com Jacó, sua primogenitura por um prato de lentilhas, não lhe faria qualquer mal. E na história, Esaú continuou sendo Esaú; e Jacó se tornou Israel, sucessor de Abraão, na linhagem patriarcal. Que perda!

Se o mundo está como está, isto se deve às presunções e suposições, erradas e desastrosas, que levaram a humanidade ao beco sem saída em que se encontra. Mas o crente deve se manter neste tripé: "pensar bem, falar bem, agir bem." Cultivando sua inteligência espiritual e controlando sua inteligência emocional. Então, o bom senso ordena que o crente precisa pensar, falar e agir segundo a Palavra de Deus; para depois não dizer: "pensei que isto era o certo a ser feito." Enfim, negócios se acabam e famílias se desfazem, prefereindo dar ouvidos a vozes suspeitas, sem buscar aprovação do Senhor... Isto é grande desperdício.

A Bíblia responde às questões da vida, com orientação específica para cada caso e situação. E nela esta escrito: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza. Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração, mas o homem bom se fartará de si mesmo. O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo encoleriza-se e dá-se por seguro. O que presto se ira fará doidices, e o homem de más imaginações será aborrecido." (Provérbios 14:12-17). Amém Senhor Jesus.

Eis uma boa canção para se ouvir neste abençoado dia:
https://youtu.be/HBM4I3afuVw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Quarto de guerra


Anos atrás, assisti o filme "Quarto de guerra", baseado em fatos reais; um filme que muito me edificou. Até porque a palavra de Deus nos oferece exemplos de quartos de guerra e orações feita no quarto: Ezequias orou em sua cama, voltado para parede, e obteve mais 15 anos de vida; Daniel, transformou travava suas guerras em seu quarto, onde ele orava três vezes ao dia... Que belos exemplos.

Eu me lembro do dia em que cheguei com o jovem Carlos (já falecido) em Uberaba, para iniciar a obra wesleyana naquela cidade mineira... Transformamos o quarto da pensão em que dormíamos em quarto de guerra, onde havia sonhos visões e revelações. Nem imaginávamos que aquele humilde quarto seria uma trincheira contra os adversários e adversidades que enfrentaríamos... Era nossa guerra!

Me lembro também dos primeiros dias em Aveiro, com o jovem Zetó, no quarto cedido pelo irmão Joaquim Soares (hoje Pastor Joaquim). Transformamos aquele quarto em nosso quarto de guerra, onde as orações pela madrugada, traziam o céu à terra... E fluiam sonhos, revelações e profecias que estabeleceram o espaço e os limites de nossas conquistas. Que bênção, ó meu Senhor Jesus!

Assim ensinou Jesus: "quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens... Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará" (Mt 6:5-6). Amém Senhor Jesus! https://youtu.be/KzvR1sG1YmY

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de maio de 2024

Bens preciosos


Em dias de tantos valores perdidos (alguns sagrados), precisamos achar (se é que ainda não os achamos) e preservar alguns valores inegociáveis. Para os acharmos, devemos seguir as recomendações bíblicas; pois eles estão na Palavra de Deus. Jesus compara o reino de Deus a "um tesouro escondido num campo" e "uma pérola de grande valor" (Mt 13:44,46). Este bem precioso, levou os que o acharam a abrir mão de tudo. O reino de Deus é tão valioso que devemos investir tempo e talentos, tendo este reino bendito como riqueza melhor que os bens terrenos. "Venha o teu reino" (Mt 6:10). Amém.

Um outro bem (mais valioso que ouro e prata) é a Palavra de Deus. Ela é um bem de valor incalculável a ser guardado! O salmo 119 testifica o seu valor, em cada versículo do mesmo. Um de seus pontos mais altos é esta declaração do salmista: "Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti" (Sl 119:11). Ou seja: ela é bem imunizante e santificador! Jesus em oração, pediu ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17). E assim falou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." (Jo 14:23). Que bênçao!

Esta foi a Palavra de Deus à igreja de Filadélfia: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." (Apoc 3:10-12). Bendito e exaltado seja o nome de Jesus!

O cidadão do Reino de Deus, guarda a Palavra de Deus:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Fala a Palavra


Na vida do cristão, há momentos que, para se dizer o que sente, as palavras não são achadas. As vezes, passo por momentos assim. Então, o recurso que tenho é o que costumo usar; dizendo como Jó: "eu sei que o meu redentor vive" (Jó 19:25); como Paulo: "eu sei em quem tenho crido" (2 Tm 1:12); e como Maria: "minha alma engrandece ao Senhor" (Lc 1:46). Que bênção! Glória ao Senhor!

A Palavra de Deus está acima de todo e qualquer recurso humano que tenhamos. Pedro percebeu isto e fez sua maior pescaria dizendo: "sobre a tua palavra, lançarei a rede" (Lc 5:5). E o próprio Deus assim falou: "a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55:11). A maravilhosa Palavra de Deus!

Todo crente em Jesus precisa crer e se firmar sobre a Palavra de Deus. No passado, distante e recente, homens e mulheres viveram sob o poder da Palavra de Deus. E por nela crerem, eles venceram as suas guerras e renovaram suas forças. Enfim, a fé na Palavra devolveu mortos à vida e cativos à liberdade; mudos falaram, cegos enxergaram. Meu Senhor, tua Palavra é nossa arma e alimento!

Em certa ocasião, Paulo orou por resposta de Deus. E Deus lhe respondeu dizendo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..." E Paulo concluiu: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." (2 Cor 12:8-10). https://youtu.be/wf5v4aFceA0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de maio de 2024

Vem nos livrar


Ó Senhor, tua Palavra diz que os impios "não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém" (Pv 4:16). Ó meu Senhor, vem nos livrar dos perversos disfarçados de juízes, de governantes, de legisladores, de ministros, até de apóstolos, pastores, profetas... No mundo que vivemos é comum ver boas e más pessoas. Envia-nos os bons e livra-nos dos maus, em nome de Jesus.

Ó meu Senhor, tua Palavra fala que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados" (2 Tm 3:12-13). Ó Senhor Deus e Pai, que ao final de nossa oração, sempre nos lembremos de concluir com este componente do "Pai nosso" que diz: "livra-nos do mal." E que seja sempre em nome de Jesus.

Meu Senhor! Vivemos em um mundo tão agitado e perverso que, se não mantivermos nossa vida devocional compatível com a adoração verdadeira e real necessidade, corremos o risco de nos perdermos ao longo da estrada. Enfim, até que os maus dias acabem, e Jesus venha com poder e grande glória trazendo consigo a justiça eterna aos fiéis da terra, devemos ser firmes e fiéis, em nome de Jesus.

Diz o Senhor: "aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas" (Malaquias 4:1-2). Amém Jesus! https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de maio de 2024

Mundo odiento


Sobre este mundo, não canso de dizer o que a Bíblia diz: "que todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19). Ela também diz que "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo 2:17). E ela nos adverte: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 Jo 2:15).

Este mundo é como um labirinto... Ele faz tanta gende andar em círculo. Algumas vezes, temos dificuldades, até pra entender nossos próprios sentimentos... Paulo passou por isto (1 Co 4:4). Logo, o melhor a fazer é seguir na vida, pelo novo e vivo Caminho que é Jesus! Nos alegrando por estar na presença de Deus, o único lugar onde falta canseira e sobra descanso. Senhor!

Estando a pensar no mundo hodierno, eu o vejo continuamente mau e perverso. Mundo que premia e aplaude malfeitores e que impõe duras penas aos benfeitores... Isto salta aos olhos. Melhor mesmo é, estando no mundo, perseverarmos em Cristo. Pois, se aqui somos cruelmente odiados e perseguidos, e no inferno, tão temidos; lá no céu, somos por Deus amados. Que bênção Jesus!

Aos cristãos, a Palavra de Deus assim declara: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro" (1 João 3:2-3). Amém. https://youtu.be/rmefSJ7EnKE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de maio de 2024

A força do verbo


Ontem pensei no salmo 37... Nos primeiros versículos deste salmo, saltou aos meus olhos, o emprego dos seguintes verbos: confiar, fazer, deleitar, entregar, descansar, esperar, deixar, abandonar. Sabemos que a gramática regula a linguagem e que o verbo dá força e sentido às frases. Portanto, em qualquer idioma, o verbo confere vida e define o real sentido da escrita e da fala. Portanto, ao considerar esta regra da comunicação, deixo claro meu entendimento que a vida plena só é possível, nos limites deste texto bíblico. Resumindo: o texto escolhido inicia com confiança em Deus e termina com abandono da ira e do perfil iracundo.

Neste salmo, o verso 3 assim exorta: "Confia no Senhor e faze o bem"; já o verso 4 nos diz: "Deleita-te também no Senhor"; e o verso 5 assim incentiva: "Entrega o teu caminho ao Senhor"; e o verso 7 diz: "Descansa no Senhor e espera nele"; e o verso 8 assim nos adverte: "Deixa a ira e abandona o furor." Não tenho qualquer dúvida que os incentivos explícitados nestes textos sob análise, formam um conjunto de princípios fundamentais, para uma vida fortalecida, abençoada, grata e longeva. Enfim, a depender apenas de esforço pessoal, jamais conseguiremos pratica-los, se não contarmos com ajuda de Jesus, pelo divino Espírito.

Disse Jesus: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:1-7). Amém.

A bondade de Deus é resposta do seu amor a todos nós:
https://youtu.be/JW9c_lWCJkI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de maio de 2024

São dois lados


Desde que me entreguei a Cristo, passei a entender o imperativo da escolha. Existem situações e conceitos que só a visão de Jesus pode aclarar. Assim, transitando neste mundo, entre as muralhas do bem e do mal, devemos escolher o lado que pretendemos ocupar. Parece escolha fácil; porém, não é! Pois, entre essas duas muralhas - além dos sinais de alerta, há várias indicações enganosas.

Na verdade, assim como alguns espelhos, este mundo tem duas faces: uma virtuosa, outra enganosa. Por incrível que pareça, o lado perigoso é o virtuoso, porque os seus nobres valores ofuscam nossa visão e nos impedem de ver a cruel realidade do lado vicioso. Já o seu lado enganoso, este é corruptor e trágico. No mundo de duas faces, há também dois caminhos: um, leva a vida e outro leva a morte.

Enfim, neste mundo, seja a indecisão sobre a escolha a ser feita; seja a atração imposta pelo brilho das luzes e cores que o lado mau projeta; ambas são suficientes para levar ao lado perverso da estrada. Portanto, a falta de escolha não favorece o indeciso. Assim diz o Senhor: "tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe a vida, para que vivas." (Dt 30:19). Amém, Jesus!

Disse Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mt 7:13-14). Amém Jesus. https://youtu.be/KFCIiwns1g8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de maio de 2024

A oração sábia


Desde cedo, percebi que a oração do Pai nosso é um conjunto de princípios. Jesus nos ensinou a orar dizendo: "vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6:9-10). Na oração, o nome de Deus deve ser temido, e seu reino e sua vontade devem ser priorizados. Amém. Louvado seja seu santo nome!

Nesta oração modelo, somos instruídos a buscar em Deus, perdão e sustento: Ou seja: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mt 6:11-12). Nela somos lembrados que Deus é a fonte de todo bem. Porquanto, "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes" (Tg 1:17). Então, busquemos sua provisão.

Jesus encerra este maravilhoso ensinamento do seguinte modo: "não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, o poder, e a glória, para sempre. Amém." (Mt 6:13). Enfim, em seu desfecho está implícito que não se vence a tentação apenas com boas intenções e grande esforço; precisamos da ajuda do Senhor! Pois dele é todo poder e o reino eterno sendo somente dele a glória.

Entre os princípios exarados na oração bem sucedida, está o princípio do perdão. E ao fim da mesma, Jesus volta ao assunto do perdão dizendo: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mt 6:14-15). Amém Jesus. https://youtu.be/-ljq8fDbbRI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de maio de 2024

A fonte do saber


Ao longo dos séculos, pensadores vêm citando esta frase atribuída a Sócrates: "Só sei que nada sei". E ela resume o fato que no mundo que vivemos, o saber humano quase beira a ignorância total. Pois, por mais que venhamos a conhecer, será sempre como se nada soubéssemos. Todavia, qualquer ignorância perde importância, quando aprendemos e conhecemos o essencial que é conhecer Jesus.

Na verdade, temos muitos exêmplos bíblicos que devemos imitar. Dentre eles, o do cego de nascença; o qual teve um encontro com Jesus e disse: "uma coisa sei, eu era cego e agora vejo." (Jo 9:25). Ou o do apóstolo paulo que assim testemunhou: "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tm 1:12). Creio ser este saber essencial.

Neste mundo, o ser humano vale aquilo que sabe. Então, para que o nosso valor seja positivo, o nosso conhecimento deve ter finalidade proveitosa. E em se tratando de qualidade de vida, o importante não é o saber; mas sim, o que se sabe. Pois, há conhecimento que não agrega valor algum a quem o possui. Enfim... "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3). Assim seja.

A Bíblia diz que "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus." (1 Co 1:21-24). https://youtu.be/gxc3gitq390

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de maio de 2024

Cheios do Espírito


Meus amados irmãos, na rapidez com que o tempo se abrevia, precisamos estar atentos ao sinais (me refiro aos sinais citados nas Escrituras). É importante saber que, entre o toque da trombeta e a ascenção da noiva, não haverá tempo para arranjos de última hora (a parábola das dez vírgens indica isto). Devemos manter na lembrança que "como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem" (Mt 24:37). O iminente dilúvio anunciado por "Noé, pregoeiro da justiça" (2 Pd 2:5) não foi levado em conta por aqueles que, devido à sua indiferença e incredulidade, foram surpreendidos e afogados no dilúvio.

Na verdade, a preparação para o arrebatamento da Igreja é bem mais simples do que muitos pensam; todavia, não tão simples ao ponto de dispensar luz e azeite. A Bíblia diz que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4:18). Porém, para que a luz que há em nós se intensifique, precisamos alimentar a combustão com a indispensável reserva de azeite. Não é sem razão que as duas testemunhas que resistirão ao Anticristo são chamadas de "os dois filhos do óleo" (Zc 4:14). O óleo é símbolo do Espírito Santo, e ser filho do óleo significa ser cheio do Espírito. Maranata.

Nos dias em que vivemos, devemos fortificar nossa posição de "filhos da Luz" (Jesus Cristo) e "filhos do Óleo" (Espírito Santo). Então, como está escrito na Bíblia: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais seus companheiros. 8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz. (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Ef 5:6-11). Amém.

Esta canção faz lembrar que chegou o tempo de pensar:
https://youtu.be/siz2S83kNn8

Cordialmente;
Bispo Calegari

A vinda do Senhor


Estou a pensar... Somos privilegiados, por ser parte da geração do arrebatamento. O avivamento é como uma onda que se move pelo mundo, marcando um ou mais lugares da terra - avivamento nacional, comunitário ou individual. É obra do Espírito que se move sobre a face das águas. Triste, as cinco vírgens imprudentes não terem entendido a importância do azeite... É triste.

Enquanto aguardamos a vinda de Jesus, nos damos conta que a maldade vai crescendo a nossa volta... O povo do Senhor é como o branco lírio crescendo no charco. Pois, no charco em que este mundo se tornou, vivem os filhos de Abraão e os salvos por Jesus... E digo sinceramente: Sei que acima do ver e pensar dos homens, a guerra espiritual está em curso, do bem contra o mal.

Sabemos que a vinda de Jesus, em sua primeira fase, sera inesperada e repentina... Um misto de prazer e temor marcam a vida dos que amam e aguardam Jesus. Pois ver o Verbo que se tornou carne e habitou entre nós, perceber as feridas que nos salvam e nos curam, e sentir a densidade do amor com que nos ama... Meu Jesus! Só por este prazer, vale a pena sofrer, chorar... Maranata!

Os discípulos viram Jesus subir "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 2:10-11). Amém. https://youtu.be/kR9RSFrFXZI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de maio de 2024

Pecado no mundo


Orando, chorei pelo sul e pelo norte, pelos bons e pelos maus, pelo Rio Grande do Sul e seus moradores... Sua dor é de todos nós. O que hoje vemos? Vulcões, tsunamis, terremotos e enchentes... Estes males nunca estiveram tão cadenciados em suas manifestações. Fato é que, todas as vezes que o ser humano afrontou a natureza, teve resposta da mesma; e todas as vezes que afrontou o Deus de poder, teve como resposta a demonstração do seu poder. Na vida, nem sempre foram os pais, ou os filhos, a causa de nossos males... Não é tão simples entender o mal no mundo. Hoje, os gaúchos... E amanha? Só Deus sabe!

Na verdade, no mundo dos homens, o pecado foi sempre causa de males... Nações corrompidas, famílias desfeitas, vidas arruinadas. No passado remoto, o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas; e nos dias atuais, este mesmo Espírito se move sobre a face da terra. Se no passado ele via o caos natural, hoje ele vê o caos moral... Maus perseguindo bons, grandes ferindo pequenos... Enfim, o ódio ao invés do amor. Na Bíblia, tres coisas coisas são ditas sobre o pecado: Que "o pecado jaz à porta" (Gn 4:7); que "o pecado é o opróbrio dos povos" (Pv 14:34); e que só Jesus pode tirar "o pecado do mundo" (Jo 1:29). Amém Jesus!

No passado, disse Deus a Salomão: "Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. (2 Cro 7:12-15). Certos males podem ser contidos com ações; outros, só com orações.

Nas crises, somos exortados a buscar Deus no secreto:
https://youtu.be/A8lE3hUO3fg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Aflição e desafio


Sei que os tempos mudam, mas Deus é sempre o mesmo... Adão o conhecia, bem como abel e Enoque. E de Noé a José, de Abraão a Samuel, de Davi a Daniel... Ó Senhor! Não sei medir a distância (entre mim e eles) no tempo, no espaço, na visão. Senhor Jesus meu amado Salvador! Que me deu vida para viver, e fé para vencer, e a família que eu tenho. Gratidão é o que eu sinto!

Sei que os tempos são outros, bem diferentes do tempo em que estes (e outros) servos do passado viveram... Jesus é o ponto de referência "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas" (Rm 11:36). Ele é também o ponto de união entre judeus e gentios; pois "de ambos os povos fez um derribando a parede de separação que estava no meio" (Ef 2:14). Ó Jesus!

Na verdade, ainda que os tempos mudem, as aflições e desafios dos servos de Deus são sempre os mesmos. Assim, cada um deles, em seu tempo, enfrentaram o mesmo adversário e adversidades que hoje enfrentamos. Pois, o mundo é sempre mau e o diabo engana sempre. Enfim, como no dizer de antiga canção, "vou passando pela prova dando glória a Deus". Aleluia!

Nós cristãos, devemos falar em conformidade com a Bíblia que diz: "O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente" (Hb 13:6-8). Amém. https://youtu.be/EpzCRAJyubE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Três expressões


Existem três expressões, muito usadas pelos cristãos, que são: Temor do Senhor, discernimento espiritual e mente de Cristo. Penso que as três devem coexistir interativamente, trazendo inestimável benefício ao seu possuidor. Precisamos de temor do Senhor, para saber onde ir e onde ficar. De igual modo, precisamos do discernimento de espírito, para entender realidades com forma abastratas, as quais - sem este recurso, seríamos cativos da intuição e dos palpiteiros. E precisamos ter a mente de Cristo, para pensarmos como ele e podermos usar com mais acerto e precisão, os outros dois importantes recursos aqui colocados.

Sobre o temor de Deus, temos esta palavra do anjo do Senhor a todos os povos: "Temei a Deus e dai-lhe glória" (Ap 14:7). E a Bíblia nos diz que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10). Então, sem temor de Deus, não há futuro. Sobre discernimento espiritual, a Bíblia diz "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo" (1 Co 2:14-15). E sobre a mente de Cristo, o mundo vive a pensar mal, "Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Co 2:16). Grande bênção!

Sendo nós cristãos, devemos considerar este viver: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1 Ts 5:18-24). Porém, só conseguirão viver assim, os que têm o temor do Senhor, o discernimento espiritual e a mente de Cristo. Glória a Jesus!

Devemos ter temor, discernimento e mente de Cristo:
https://youtu.be/MUkBHCm1rEo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Nascidos de novo


Sempre penso no privilégio que é fazer parte da família de Deus... Que bênção! O crente em Jesus precisa saber viver envolto nesta certeza se deixando guiar pelo Espírito Santo, pois "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8:14). Até porque, o Espírito Santo - além de guiar os filhos de Deus pelo caminho, ilumina as suas noites mais escuras. Glória ao Senhor!

Para fazermos parte da família de Deus, precisamos nascer dentro dela. E vemos isto nestas palavras proferidas por Jesus: "aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." (Jo 3:3). Então, diferentemente de mera adesão religiosa (mesmo cristã) o filho de Deus é alguém renascido "da água e do Espírito" (Jo 3:5). Ou seja: não é aderir à família, mas nascer dentro dela! Renascimento!

Des'que me converti a Cristo, tenho experimentado um tão grande prazer... Difícil explicar! Enfim... Este prazer não diminue na dor, nem aumenta no alívio... É diferente. Penso que esta sensação deve ser semelhante a de alguém que - após competir em uma maratona, rompe a linha de chegada e recebe os louros da vitória... Como diz esta canção: "Vitória Deus dará a mim, eu sei!" Amém Jesus!

Estando em Cristo, fazemos parte "da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito." (Ef 2:19-22). Bênção maravilhosa! https://youtu.be/vSUy1To_PgE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de maio de 2024

O tempo se finda


Hoje, mais que nunca, os cristãos precisam orar e vigiar. Meus irmãos, atentem ao que digo! Pois, vivemos um momento que é ponto culminante e profético de Romanos 1:18-32... A humanidade perdeu seus freios e contrapesos; e por esta razão, "Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si" (Rm 1:24). Porque, "Deus os abandonou às paixões infames" (Rm 1:26) e "os entregou a um sentimento perverso" (Rm 1:28). Amados irmãos, deste lado do universo, é isto que estamos vendo! E esta é a fase do quadro profético que antecede a segunda vinda de Jesus, em seu primeiro momento, quando iremos ao "encontro com o Senhor nos ares." (1 Ts 4:17). Maranata!

Vivemos na vigência da enganação, da profanação e da abominação; sim, as três, juntas e misturadas. Então, acho por bem colocar a atual situação, nos seguintes termos: A humanidade estando cada dia mais e mais distante de Jerusalém e próxima de Sodoma. E a cristandade, transitando entre Filadélfia e Laodicéia, tendo que optar entre uma ou outra... Sim, porque este é o quadro que vejo! E durante este nosso tempo, dois eventos se sucedem: "O princípio de dores" (Mt 24:8) e a "grande tribulaçao" (Mt 24:21). Estou crendo que no lapso de tempo entre eles, se dará o arrebatamento da Igreja. E ao fim de ambos, se dará a segunda fase da vinda de Jesus, para livrar o povo judeu e julgar as nações da terra. Maranata!

A Bíblia diz: "Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas? E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo." (2 Ts 2:1-6). Amém Jesus. Maranata!

Muito tempo já se faz e hoje o tempo se abrevia:
https://youtu.be/XcTJnsCMq0o

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Governo de justos


Pensando em meu Brasil, expresso o desejo que ele tenha o governo dos justos. Ou seja: Um que respeite valores sagrados e cuide de seu povo. Já tivemos alguém assim, por pouco tempo, que nos deu uma mostra de que é possível criticar quem pensa diferente (alguém que já tivemos falava até demais, sem ir além da fala) sem se vingar ou perseguir os que pensam diferente.

Que vivemos em uma espécie de limbo histórico - no qual a verdade é maltratada e a mentira bem vestida e valorizada, isto nós sabemos. Nessa bolha contagiante, devemos nos manter conectados com Jesus, para não sermos enganados com os que já perderam a noção do que é certo e errado. O próprio Jesus assim advertiu: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mt 24:4).

Infelizmente, em maior ou menor escala, o mundo sempre escolheu o engano em detrimento da verdade. E esta é a razão maior de tanta confusão na terra... Guerras e rumores de guerra, ódio e perversão, crenças absurdas, inimigos convivendo na mesma família... Ó meu Senhor Jesus! Nem devemos perguntar: Até quando? A Bíblia responde! Lendo, entendemos.

A Bíblia fala sobre o "tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Tm 4:3-5). https://youtu.be/wxEabNAdlD0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de maio de 2024

A Palavra de Deus


Aprendi na Escritura que a Palavra de Deus é como "espada de dois gumes" (Hb 4:12) capaz de dividir alma e espírito, juntas e medulas. Ela é também chamada de "espada do Espírito" (Ef 6:17). Com esta mesma Palavra em seus lábios, Jesus promete estar conosco, "todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mt 28:20). E esta mesma Palavra, na boca do anjo do Senhor, está a nos dizer que Jesus voltará, do mesmo modo como foi visto subir (Atos 1:11). Então, devemos crer na Palavra de Deus e viver segundo seus ensinos. Pois Jesus disse que se alguém o ama, guardará a Palavra e será amado pelo Pai (Jo 14:23). Amém.

Desde cedo aprendi a ver a Palavra de Deus como preciosa semente; a qual, "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Sl 126:5-6). Então, em nossos dias - ante a iminência da vinda de Jesus, e sofrendo crescente perseguição contra judeus e cristãos, devemos agir como os antigos crentes anunciando a Palavra que salva, cura e liberta. Enfim, o Deus que disse: "Haja luz. E houve luz" (Gn 1:3) disse também: "a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia." (Isaías 55:11).

Assim diz a Palavra: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Tm 4:1-5). Bom é praticar o que ela diz!

O Senhor é fiel para cumprir toda a Palavra dita a nós:
https://youtu.be/1h0h_KWuRJc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de maio de 2024

Orar nos faz bem


Meu pensar sobre o dever de orar é bem conhecido... Oração é ao mesmo tempo remédio e alimento. A Bíblia diz que "homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo" (Pv 28:5). Ouvi dizer (não verifiquei a procedência) sobre uma pesquisa científica, a qual constatou que orar aumenta a irrigação do lóbulo pre-frontal (há vídeo sobre o assunto).

A oração ajuda, tanto na conservação da vida, com na ampliação do conhecimento... Josué orou e muros foram derrubados (Js 6:20); Neemias orou e muros foram reconstruídos (Ne 1:3-5); Esdras orou e o templo foi restaurado (Es 8:21-23); Daniel orou e leões foram contidos (Dn 7:10-11). Quem ora vence a tentação, pois "o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41).

Sempre que soubermos de alguém que serve bem ao Senhor, ou de alguém que se mantém puro e probo, ou de alguém que é sensível e serviçal, devemos presumir que este alguém dedica uma parte de seu tempo à oração. Na verdade, a oração, tanto faz diminuir o mal, como faz aumentar o bem. Enfim, se orando nos sentimos mal, se não orássemos nos sentiríamos bem pior.

A Bíblia diz que "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?" (1 Cor 2:14-16). https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Bons governantes


Ontem, Maria Célia e eu estivemos na terra de meus avós... Obrigado Senhor! Tudo tão limpo e bem organizado pelos que a governam. O poeta compôs que "minha terra tem palmeiras, onde cantam sabiás..." Pena eu sinto que as sabiás não possam lá fazer o que bons gestores fazem por aqui. Pois, amo minha terra e oro sempre por ela. Que Deus abençoe o nosso Brasil. Amém Senhor!

Infelizmente, as nações da terra não são o que seus povos querem e desejam; são sim, o que seus governantes, legisladores e magistrados querem que sejam... Só mesmo a misericórdia de Deus. Ele entregou a terra aos homens, para dela cuidarem; mas, eles romperam com teu propósito. E como o mal é contagiante, a maldade se espalha na terra, e se torna uma pandemia sem remédio.

Ainda bem que Jesus veio, "para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). E então, "o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou." (Mt 4:16). Enfim, sabemos pela Bíblia que - por mais que o mal se propague, ele não durará para sempre; e que, ao fim de tudo isto, nosso Deus transformará o mal em bênção.

A Bíblia diz que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre" (Isaías 9:6). https://youtu.be/Tar39wAGjAE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Estes são dias maus


Penso que, ao longo de dois milênios da era cristã, o povo de Deus sempre conviveu e lidou com sofrimento (sob o império romano, sob o catolicismo romano, sob os ditadores de plantão, etc). Portanto, os filhos de Deus viveram e cresceram em meio ao sofrimento. Todavia, nos últimos tempos, as lutas enfrentadas pelos santos do Altíssimo se intensificaram. E há orientação profética sobre isto.

A Bíblia sempre nos advertiu quanto aos perigos dos últimos dias... E creio vivermos estes últimos dias. Portanto, creio que o incremento da perseguição se intensificará, até ao limiar do dia do arrebatamento da Igreja. E a medida em que este dia se aproxima, vejo cristãos feridos, perseguidos e até martirizados em certos países, por professar o nome de Cristo. Ó meu Senhor Jesus! Vem livrar-nos de todo o mal.

Na verdade, Jesus nos deixou de sobreaviso, quanto aos dias aflitivos e odiosos contra os seus discípulos. E nesta postagem, achei por bem pôr a palavra CAUTELA em destaque! Pois... Se José foi cauteloso no Egito, e se Daniel foi cauteloso na Babilônia, nós cristãos que servimos a Jesus, neste tempo do fim, devemos também ser cautelosos! Porque estes são dias tenebrosos. Enfim... Vigiemos!

Ao reunir seus doze discípulos, Jesus assim os advertiu: "Acautelai-vos, porém, dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis até conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios" (Mt 10:17-18). Amados irmãos, esta divina advertência cabe a todos nós. https://youtu.be/3lBB9AuisRY

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar