sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Não devo julgar


Estou a pensar neste texto da Palavra de Deus: "Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo." (Rom 14:5). Na verdade, no tocante à fé bíblica, o autêntico cristão deve ter suas posições firmes. Isto não significa que devamos impor nosso modo de pensar aos outros; até porque, em um mundo tão enganoso, todos nós corremos o risco de sofrer influência nociva.

Ao tomar como exemplo a questão alimentar, Paulo falou que "O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu." (Rom 14:3). Isto, por si só, já demonstra que não devemos ser juízes de nossos irmãos. Pois, segundo a Palavra de Deus, "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Rom 14:12). Não devo julgar.

Na vida humana, há práticas pecaminosas (mentira e adultério, entre elas). E há usos e costumes diferentes entre povos e nações, nem sempre pecaminosos. Paulo nos deixou este testemunho: "nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor" (1 Co 4:3-4). Só Deus pode julgar!

Disse Jesus: "Não julgueis,para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?" (Mateus 7:1-4). https://youtu.be/YL5owxGCVM8

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar