terça-feira, 31 de outubro de 2023

Vou me cuidar


Cristão que sou, devo ter cuidado... O mundo é mau e jaz no maligno. E isto requer cuidados básicos. Ou seja: não devo ser admirador de minhas virtudes, nem beijar minha própria mão (Jó 31:27). Não devo ser admirador dos perversos travestidos de benfeitores, nem dos profanos travestidos de liberais, nem dos blasfemos travestidos de progressistas. Sou herdeiro se Deus.

Cristão que sou, devo me guardar... Sou observado por anjos, homens e demônios. Portanto, devo bem me comportar e me desviar do mal (Ecl 5:1) dosando as minhas palavras. Pois, a Bíblia diz: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus" (Ecl 5:2). Devo me cuidar.

Cristão que sou, devo priorizar o reino de Deus... O reino dos homens não tem futuro. Portanto, devo redobrar meus cuidados, não dando ouvidos ao que dizem, sem primeiro passar aquilo que ouço no filtro das sagradas Escrituras. Pois, neste mundo, ninguém me conhece e me ensina melhor que meu Deus. E para ser assim, devo combater na fé de Deus. Assim devo ser!

Na Palavra de Deus está escrito: "Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus." (Eclesiastes 5:6-7). Amém. https://youtu.be/hXMfqQSx7H0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Palavra da fé


Em certa ocasião, o Senhor Jesus assim advertiu seus discípulos: "eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." (Mat 12:36-37). Talvez, pelo fato de desconhecerem a Palavra, muitos cristãos dizem sem filtro, o que lhes vem à mente e aos ouvidos... Como carecemos da graça de Deus e da direção do Espírito Santo! Então, nós que almejamos viver eternamente com Jesus, precisamos filtrar melhor o que ouvimos e controlar o que falamos. Pois, as palavras caluniosas e injuriosas podem nos condenar.

A Bíblia assim nos adverte: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Efé 4:29). E suas advertências são suficientes para moderar nossas palavras e ações. Porém, certos crentes, ou ignoram ou menosprezam os ensinos bíblicos, ou não buscam a direção de Deus no que dizem e fazem. A Bíblia "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre." (1 Ped 4:11). Aleluia!

Neste mundo, somos "Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos." (2 Coríntios 4:9-13). Então, devemos falar o que nós cremos. Amém.

Falemos sobre o que cremos, e não o que se ouve por aí:
https://youtu.be/HuqWTm_ywzA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de outubro de 2023

Eis o novo dia


Hoje, se o Senhor assim permitir, anoiteceremos em Porto Velho e amanheceremos em Belo Horizonte. Na verdade, a Bíblia diz que "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Sal 118:24). Pois, cada dia que aqui vivermos é um milagre que pode não se repetir... Mas, infelizmente, nem todos parecem perceber que o Senhor cuida de todos nós! Louvado seja o Senhor!

Assim nos diz as Escrituras: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pd 5:6-7). Como é bom saber que Deus tem cuidado de nós! Sei que, as vezes, as circunstâncias parecem dizer o contrário. Tão certo como ar que respiro, há um fim previsto para o mal que nos aflige.

A Bíblia declara que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom 8:18). Então, resistamos "firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo" (1 Pd 5:9). Pois, Deus em Cristo nos levará à sua eterna glória "depois de havemos padecido um pouco" (1 Pd 5:10). Meu Jesus! Que maravilha!

"não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." (Mat 10:28-31):
https://youtu.be/orWXv0_cf1c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 28 de outubro de 2023

Orar sempre


Estive orando... Como precisamos orar. Percebo que é quando mais precisamos orar que oramos menos. É comum vermos cristãos que, em suas dores e tristezas, ouvem mais a voz dos homens que a voz do Senhor. Assim falou Jesus: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mat 7:7-8). E a condição básica continua sendo a fé. Pois, "sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Heb 11:6). Louvado seja Deus!

Assim nos diz o Deus eterno: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jer 29:11-13). Deus sinaliza com amor e graça, sempre pronto a ouvir as nossas orações. Mas, elas precisam ser perseverantes, de todo o coração. Enfim, Jesus nos advertiu: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26.41). Meu Senhor Jesus.

No episódio dos gibeonitas, Israel sofreu por não buscar o conselho de Deus: Pois, "os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor. E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles. ...E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo Senhor Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes" (Josué 9:14-18).

Seja qual for o problema, o melhor jeito de resolver é orar:
https://youtu.be/hFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Divino perdão


Nesta manhã, estou a pensar no cuidado de Deus... Isto é dever de todo ser humano... Quanto bem nos faz! E só para ilustrar, penso nisto que disse Davi: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades." (Sal 103:2-3). Como não pensar na bondade de Deus? Aleluia!

Ainda citando Davi, penso nisto que ele escreveu: "Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." (Sal 103:3-4). Davi tinha muitas razões para crer no divino perdão. Penso ser o salmo 51 o transpirar deste sentimento de contrição. O Deus de amor pode abraçar o mais vil pecador, e o perdoar, se este desejar. Amém.

A Bíblia diz: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Pro 28:13). Enfim, o divino perdão é concedido ao pecador arrependido. E disto, tenho certeza. Pois assim está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 Jo 1:9). Senhor Jesus!

O pecador perdido e o crente em pecado, devem se aproximar de Deus contritamente. Pois a Bíblia diz: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 João 2:1-2). Amém. https://youtu.be/0iUukqWEdHA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Nasci de novo


Hoje faz 59 anos que me entreguei a Jesus... Desde aquela segunda-feira fria, no templo quase em frente ao cais das barcas (em Niteroi) minha vida foi mudada. Pois ali, no trabalho promovido pelos cadetes do Exército de Salvação, minha alma foi salva e meu futuro mudado! Marcus Salles, em sua canção, diz que "não caminhamos pelo que vemos, o que nos move é o que nos cremos." Há tanta coisa que poderia ser contada! Deus me deu rumo, chamado, família, missão... Futuro envolto em graça e amor! Sou tão grato! "Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade" (Sal 100:5). Glória a Deus! Amém.

Além dos 78 anos que já vivi, não sei quanto tempo ainda viverei. Mas, saber não é importante. Importante mesmo é saber o que eu sou em Cristo. Então, prefiro dizer que sou um dos inúmeros filhos de Deus, salvos pela graça; e um daqueles que Jesus chamou para o ministério da Palavra. E dizer o que eu tenho: Tenho casa e família, tenho amigos e irmãos, tenho vida e propósito... Que mais dizer? Se são tantos os benefícios trazidos com a salvação que recebi de Jesus (alguns deles, nem sei como definir; e muito menos como explicar)... Deus é fiel! Que benção é ter Jesus, Senhor e Salvador nosso! Pois nele, Somos sua Igreja! Louvado seja Jesus! Amém.

A Bíblia diz: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado." (1 João 3:1-5). Amém Senhor Jesus!

Em Cristo, somos a Igreja! Esta é minha inteira convicção:
https://youtu.be/8plc25djqrw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Vaso de barro


Nós que pregamos a Palavra de Deus, não devemos nos inebriar com aquilo que falamos; mas, nos alegrarmos com o cuidado de Deus por nós, em nos usar para Sua glória. Este modo de reagir pode tornar vã e mortal nossa glória, como aconteceu com Herodes (Atos 12:21-23). Pois, até um animal, como a mula de Balaão (Nm 22:27-28) pode se tornar relevante se Deus o usar.

Na verdade, como vaso que é valorizado pelo perfume que carrega, o óleo sagrado que um pregador carrega consigo, agrega valor ao seu ministério. Pois, assim como o perfume valoriza o seu frasco, a unção do Espírito valoriza o pregador (e não o seu sermão). Pois, um sermão pode até ser esquecido; mas, a unção que o revestiu, deixará marcas inesquecíveis nos que o ouviram.

Um compositor cristão é aplaudido pelas canções que compõe, se as mesmas são geradas na atmosfera da divina unção. Ou seja: Não é a canção que imortaliza o seu compositor; e sim, a unção que o tornou capaz de a compor. Enfim, ele pode até perder certos direitos da canção que compôs; mas, é a perda da unção que o tornou capaz compor que pode transforma-lo em eterno perdedor.

Ouçamos o salmista: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Salmo 133:1-3). https://youtu.be/jl3c5-U_fnw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Saber que dizer


Aqui em Castanheira (sul de Rondônia) em madrugada tranquila, já estive em oração. E agora, enquanto escrevo, ouço galos em sua troca de canto por canto... Sinto paz e prazer - não porque os galos cantem tão bem, mas porque tenho Jesus comigo. Não há melhor companhia! Então, após momentos de prostração e oração chorosa, é bom estar pronto para o novo dia... Ele ainda nãos nasceu, mas que está prestes a surgir; tão certo como o ar que eu respiro e como Jesus está prestes a vir... Aleluia!

Na vida, sempre temos tanto a dizer; e nem sempre, as palavras certas para dizer o que pensamos e sentimos. Talvez por isto, tantos falem tantas coisas, impróprias aos lábios que louvam e indesejáveis aos ouvidos que as ouvem... Meu Senhor! Todavia, sempre haverá tempo e modo de melhorarmos a linguagem repensando e reformulando as palavras, para nosso próprio bem. Pois assim Jesus nos falou: "Por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado" (Mat 12:36). Amém.

"Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus;... Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras... Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus" (Eclesiastes 5:2-7). Amém.

Oração acalma o coração assustado com a insegurança:
https://youtu.be/yDC83IuXwzE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Jesus voltará


Penso que as decisões, que mergulharão o mundo em trevas, já foram tomadas... Os sinais estão aí! E dentre elas, a revolta contra o povo do Senhor (Israel e Igreja). Então, em resposta ao mal moral que se propaga como fogo na savana, virá o mal natural, remédio amargo e doloroso aplicado pelo Deus eterno, para debelar esta chaga mortal que se propaga e contagia.

Os dias se abreviam com tamanha rapidez, que já se faz notar... O Dia está perto! Então, neste panorama profético, "Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda" (Apo 22:11). Pois, não há como parar o tempo e conter este vento. O que se sabe é que o Dia do Senhor está perto!

Vivemos dias de inquietação e os que creem nas Escrituras sabem o que isto significa... O fim vem! Mas para o crente, Jesus é "a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro." (Isaías 25.4). Glória a Jesus! Nele nós podemos confiar e descansar. Amém.

Está escrito: "Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa." (1 Coríntios 7:29-31).
https://youtu.be/IYrOwg2VpvE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de outubro de 2023

Deus responde


Ontem, enquanto aguardávamos o momento de subir ao púlpito, minha querida esposa me perguntou se eu tinha mensagem; ao que lhe respondi que - entre o assento e a tribuna, Deus haveria de prover. Após pregar, me lembrei de Abraão dizer ao seu filho Isaque: "Deus proverá" (Gen 28:8). O Senhor é Deus das provisões... Isto é fato! Na vida de um crente que transpira - há um só tempo, deslumbramento e temor diante do Senhor, sempre haverá resposta do céu; ainda que, nem sempre, a resposta não venha de imediato. Portanto, cabe ao crente crer e esperar. Amém Senhor Jesus!

Na verdade, esperar em Deus, seja qual for a situação - ainda que nem sempre reconfortante, é sempre a melhor atitude. Pois, como Deus é amoroso e fiel, a resposta é sempre certa! Ao rei desesperançado, dissera Daniel que "Deus enviou o seu anjo" (Dan 6:22) que o livrou dos dentes das feras. E Paulo, respondendo ao capitão desesperado, falou: "o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo" (Atos 27:23) e o barco condenado não os levou a morte. Em lares marcados pela dor, "alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." (Heb 13:2). Sim! O nosso Deus é fiel!

Assim disse e orou Davi : "O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam. Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos. Pois quando inquire do derramamento de sangue, lembra-se deles: não se esquece do clamor dos aflitos. Tem misericórdia de mim, Senhor, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte" (Salmo 9:9-13).

Recomendo ouvir esta canção tão agradável de se ouvir:
https://youtu.be/lem0z6K4aXs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 21 de outubro de 2023

Santificados


Estou a pensar neste texto: "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gál 5:25). Meu Senhor Jesus! Não são poucas as vezes em que somos surpreendidos e desencaminhados pela voz da emoção... Isto não é bom. Porém, andando no Espírito, o roteiro é reposto. Pois é o Espírito que nos convence "do pecado, e da justiça e do juízo" (João 16:8). Nele, tudo se normaliza.

Na Bíblia sagrada está registrado que "os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gál 5:24). Por muitas vezes que Satã tenta, de todo jeito, nos afastar do caminho da santidade. Porém, aquele que é de Cristo "tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Sal 1:2). Pois seu viver cristão está voltado para coisas de Deus. Amém!

Como não pensar na relação de causa e efeito que existe entre vida em Cristo e vida de santidade? Se a própria Bíblia assevera que devemos seguir "a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 13.14). Infelizmente, assim como Adão caiu por um pedaço de fruta e Esaú caiu por um prato de lentilhas, muitos trocam a benção por coisas sem valor... Desperdício.

A Palavra de Deus nos traz esta advertência: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5:16-18). Amém Jesus! https://youtu.be/fE0JVkEMz3w

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Ele sabe tudo


Madrugada em terras rondonienses e eu orando... O nosso Deus tudo sabe! Era esta a convicção do Salmista ao dizer: "Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento." (Sal 139:2). Em Patmos respondendo ao ancião, disse João: "Senhor, tu sabes." (Apo 7:14). E Pedro, entristecido, respondeu a Jesus: "tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo." (João 21:17). Por mais discretas e ocultas que sejam nossas ações... Deus conhece! (Ananias e Safira, confirmariam o que digo, se pudessem (Atos 5:1-10). Não temos como esconder de Deus nossos atos e planos, mesmo os mais secretos pensamentos.

Fico a pensar na surpresa de Natanael, em seu encontro com Jesus, ao ouvir dele esta resposta: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira." (João 1:48). E naquele grande dia, muitos saberão que foi vã a sua tentativa de encobrir do Senhor, pecados (novos e antigos) mesmo os mais bem guardados ou já envelhecidos. Jesus conhece nossas tendências e tentações e nos manda orar e vigiar. A Palavra de Deus diz que "O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Pro 28:13). Enfim, confessar é dizer o que Deus sabe.

A Bíblia assim nos diz: "estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1 João 2:1-6). Que Palavra! Amém, Senhor Jesus.

Que segurança eu sinto sabendo que Deus tudo sabe:
https://youtu.be/urBoWmpbU1k

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Vivendo por fé


Em tempos, com estes que vivemos, não devemos nos descuidar... São tempos difíceis. Alguns podem até dizer: Mas, sempre foi assim. Não digo que não. Porém, os dias se abreviam e o mal se intensifica! Então, precisamos estar preparados para o que vem pela frente. A Igreja (nós com ela) pode até dormir... Porém, não deve esquecer sua história, nem abrir mão de seus valores.

Vivemos tempos de guerra e rumores de guerra... Os dias são maus. Ainda bem que a bondade de Jesus, na justa medida do mal que nos aflige, ameniza as nossas dores e acalma o nosso coração. Então, não devemos nos exasperar se o mal chegar sem aviso. Pois, temos Jesus conosco! E "a sua benignidade dura para sempre" (Salmo 136:1). Sim! O Senhor é bom o tempo todo!

Ao longo do tempo, o povo de Deus tem convivido com dores e aflições; e de todas elas, o Senhor o tem livrado. Hoje não é diferente... É só confiar e viver por fé! E se o mal vier nos afogar, o Deus que nos disse "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, não te submergirão" (Isaías 43:2) estará conosco. Enfim, até que Jesus venha, vamos ficar firmes.

"Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora, diga Israel: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles, então, nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; então, as águas teriam trasbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma" (Salmo 124:1-4). https://youtu.be/E83aNjbWNbk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Coração firme


Meus irmãos, em meio a dores aflitivas e tentações escancaradas, no mundo em vivemos, precisamos manter guarda fechada e vigilância constante; pois o diago ataca sem dar trégua. E para que a segurança seja maior, devemos tomar medidas em Deus. Tais como: Manter a mente sempre firmada "nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Col 3:2) e buscar a Deus de todo o coração, nele guardando a sua Palavra, para não pecar contra ele (Sal 119:10-11). Pois o mundo odeia tudo que está em Deus e vem de Deus; e neste tempo, como nunca antes, o mundo vocifera ódio extremo contra o povo de Deus.

Em meio as dores, do corpo e da alma, vamos manter a regularidade de nossas ações cristãs firmadas em Jesus, movidas e inspiradas em seus ensinos, para que o diabo não nos instile o veneno da amargura e da revolta. Que não haja em nós espírito de murmuração, nem juizo temerário, pois a Bíblia assim adverte: "nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor." (1 Cor 4:5). Enfim, boa e abençoadora atitude é entoar canções de louvor e gratidão ao Senhor.

Que benção! Davi preparou seu coração para buscar a Deus. "Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e salmodiarei com toda a minha alma. Despertai, saltério e harpa! Eu despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei salmos entre as nações. Porque a tua benignidade se eleva acima dos céus, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens. Exalta-te sobre os céus, ó Deus, e a tua glória sobre toda a terra, para que sejam livres os teus amados; salva-nos com a tua destra e ouve-nos." (Salmo 108:1-6). E nós, assim como Davi, precisamos ter nosso coração preparado.

Precisamos ter o coração firmado em Deus e sua Palavra:
https://youtu.be/mZO3OKPN4to

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Jesus é a Vida


A vida é como um rio em seu curso em direção ao mar - ora tranquilo, ora agitado; ora retilíneo, ora sinuoso; ora entre árvores, ora entre pedras... Assim é a vida. E nela, somos como pequeno barco a navegar - ora em águas calmas, ora em corredeiras. No início, Deus nos presenteou com vida santa; nós retribuimos com o pecado... E a morte veio! Pois, "todos pecaram." (Rom 3:23). Só Jesus!

A vida que era bela, o pecado tornou feia... As vezes, apavorante. Porém, ainda que isto nos assuste, viver vale a pena. Mesmo porque, a bondade de Deus nos socorre com graça; e a graça, tudo pode tranformar. Pois, sendo gerada no divino amor, a graça de Deus tem poder para nos salvar do pecado, ao nos tirar "do império das trevas" (Col 1:13) em Cristo Jesus Salvador nosso. Amém Jesus!

Enfim, em Jesus Cristo Filho de Deus, a vida desfigurada pelo pecado, pode se tornar uma nova vida cheia de graça e beleza. Pois, o mesmo Deus de amor que a criou, a pode recriar em Cristo Jesus, a tornando novamente bela e salubre. Porquanto, viver em Jesus é viver em plenitude de graça, crescendo e sendo nela aprimorado, até que o Rei da Glória se apresente e nos leve consigo. Aleluia!

Vivamos em Cristo, até que cheguemos "à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente." (Efésios 4:13-14). Só mesmo Jesus! https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

A oração aceita


Jesus, ao falar sobre a necessidade de orar, deixou estas duas advertências. Esta é uma delas: "quando orares, não sejas como os hipócritas" (Mat 6:5). Pois, hipocrisia é um dos graves pecados da conduta humana. E esta é a outra: "orando não useis de vãs repetições" (Mat 6:7). Senhor! Como somos propensos a cometer tais erros. Pois o fariseu da citação de Jesus (Luc 18:9-14) não é uma exceção a regra... Tantos agem deste modo! Então, devemos refletir sobre a oração do publicano (da mesma citação) que batia em seu peito dizendo: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Luc 18:13). Pois, foi dele, a oração muito bem feita e aceita.

Assim, meus amados irmãos, deve ser a vida do cristão: Até mesmo nas orações que ele faz, deve medir e dosar bem as suas palavras. Na verdade, sempre que orarmos, se não soubermos o que dizer, o melhor é ficar calado. Pois, o silêncio em oração é bem melhor que uma oração mal formulada. Pois, a Escritura adverte aos que oram de modo impróprio: "Pedis e não recebeis porque pedis mal" (Tiago 4:3). Aos seus inquisitores, o homem que fora cego disse: "Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve" (João 9:31). Enfim, o crente - como em tudo aquilo que ele fizer, deve ser assertivo em suas orações.

Assim orou Davi: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo ...as tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. ...eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. ...contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro" (Salmos 51:1-6). E Deus o atendeu.

Como faz bem ouvir esta oração em forma de canção:
https://youtu.be/OlmkoTneLKo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de outubro de 2023

Arrebatados sim


Onde eu estou, o dia está despontando. Já busquei favor de Deus e agora estou a pensar em Israel e nesta palavra de Jesus: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." (João 5:43).Será o dia mais triste (dia que está prestes a chegar); quando Israel, engodado pelo engano, consumará a troca do verdadeiro pelo falso Messias.

Penso também na Igreja, um dos dois povos de Deus, presentes no mundo: Israel (povo eleito com promessa) e a Igreja (povo adquirido pelo sangue). Mas, há um futuro glorioso para ambos os povos! Pois o Senhor Jesus "de ambos os povos fez um só e, derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo desfez toda a inimizade." (Efe 2:14-15). Aleluia! Louvado seja Jesus!

Enfim, esperando adormecidos (Mat 25:5) seremos depertados pelo toque da trombeta! "Porque a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados." (1 Cor 15:52). E "nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tes 4:17). Maranata!!

A Bíblia diz que "convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:52-54). https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de outubro de 2023

Obrigado Jesus


Me sinto bem ao respirar o ar de Rondônia... Nesta manhã, sem interrupção, as lembranças se sucedem. Sou grato ao Senhor! Ele é fiel! Deus que sabe tudo (onisciente) pode tudo (onipotente) e está sempre conosco (onipresente)... Que maravilha! É assim que eu vivo e creio! Segundo a Palavra "este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte" (Sal 48:14). Pois temos de Jesus, a promessa de sua presença sempre conosco (Mat 28:20). Jesus, o verbo vivo feito semelhante aos homens, veio dar a sua vida por nós para que, nele, possamos viver eternamente. Tanta gratidão trago comigo... Glória ao nome de Jesus!

Nós, cristãos renascidos das cinzas e vivendo pela fé, podemos desfrutar a paz do ceu no mundo em guerra... Guerra que se torna também nossa. Pois, como alguém já disse, o cristão não é um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado "que tão de perto nos rodeia" (Heb 12:1). Então, assim como a Bíblia é a Palavra escrita, Jesus é a Palavra viva. Ou seja: "o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14). Em Rondônia, ou em qualquer outro lugar deste mundo, viver bem é viver pela fé em Cristo que nos amou e salvou.

Assim falou Jesus: "Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica,assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, masdeu ao Filho todo o juízo, para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:20-24). Amém Jesus!

O Senhor está sempre conosco. Amém Senhor Jesus!
https://youtu.be/GNPtJK4hoNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Não devo julgar


Estou a pensar neste texto da Palavra de Deus: "Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo." (Rom 14:5). Na verdade, no tocante à fé bíblica, o autêntico cristão deve ter suas posições firmes. Isto não significa que devamos impor nosso modo de pensar aos outros; até porque, em um mundo tão enganoso, todos nós corremos o risco de sofrer influência nociva.

Ao tomar como exemplo a questão alimentar, Paulo falou que "O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu." (Rom 14:3). Isto, por si só, já demonstra que não devemos ser juízes de nossos irmãos. Pois, segundo a Palavra de Deus, "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Rom 14:12). Não devo julgar.

Na vida humana, há práticas pecaminosas (mentira e adultério, entre elas). E há usos e costumes diferentes entre povos e nações, nem sempre pecaminosos. Paulo nos deixou este testemunho: "nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor" (1 Co 4:3-4). Só Deus pode julgar!

Disse Jesus: "Não julgueis,para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?" (Mateus 7:1-4). https://youtu.be/YL5owxGCVM8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Eterna morada


Em meio a tantos males, sei que preciso orar mais; pois "o mundo todo está sob o poder do Maligno." (1 Jo 5:19). Pois, nestes dias, pérfido e sua amante perfídia governam o mundo e procuram a todo custo "destruir o poder do povo santo" (Dan 12:7). E quando isto acontecer, o Deus eterno fará "tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações." (Ageu 2:7). Israel e Igreja: Se preparem! Pois, "ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará" (Heb 10:37). Disse Jesus: "O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." (Mar 1:15). Vem Jesus!

Em meio às divinas promessas, devo guardar minha fé. E como diz uma antiga canção cristã, em nada pôr minha fé "senão na graça de Jesus". Pois, segundo a Escritura, crer em Jesus é crer no poder de seu nome e na eficácia de sua graça. Há esperança para o povo de Deus! Jesus assim falou: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar,virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que,onde eu estiver, estejais vós também." (João 14:1-3). Ó vem Jesus!

Segundo a Bíblia, "sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito." (2 Coríntios 5:1-5). Maranata! Ora vem Jesus!

Disse Jesus "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mat 24:35).
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Sinto segurança


Sinto um prazer especial ao ver o momento do nascer do novo dia antecipando o raiar do sol entre as montanhas... É maravilhoso! Prazer ainda maior é saber que o Deus Criador se revela na pessoa de seu Filho Jesus e se manifesta através de seu Espírito Santo... Que benção! A segurança que em Deus eu sinto, faz o meu coração descansar seguro e minha mente sentir paz.

Mesmo que - sendo humano, algumas vezes eu diga não sentir medo; sinto o peso causado por este desagradável sentimento. Mas, o Deus em quem eu tudo posso vem em meu socorro e me envolve em seu amor. Seu amor em mim, lança fora o medo. Pois, "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor" (1 Jo 4:18). E ele me capacita a transitar seguro.

A Bíblia diz que "o Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam" (Sal 118:7); e até mesmo entre os que me aborrecem e desejam meu mal, eu sinto leveza e segurança. Pois, sinto a presença de Jesus que disse: "eis que eu estou convosco todos os dias" (Mat 28:20). Enfim... "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala" (Sal 125:1). Aleluia!

Na Bíblia está escrito: "assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:1-2). Amém. https://youtu.be/Xhz_3Dv0Ld8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Deus dos antigos


Nós que servimos ao Deus dos antigos patriárcas, dos antigos reis, e dos antigos profetas, devemos firmar nossa posição em Cristo Jesus, nosso Salvador amado e Senhor eterno. E se digo isto, é porque hoje - assim como nos antigos tempos, se vê o enfraquecimento de muitos cristãos; uns, pelas perseguições do mundo; outros, pelos prazeres do mundo. Que o ser humano é tendente a se conformar com este mundo e suas escolhas, isto nós sabemos. E se alguém tem dúvida quanto a isto, basta examinar a História humana. Esta é a razão da Bíblia nos dizer: "não vos conformeis com este mundo" (Rom 12:2). Amém. Assim devemos ser.

Já no alvorecer da humanidade, vemos o triste resultado da tendência humana ao conformismo (a queda no Éden, o dilúvio universal, os conflitos no deserto, os altos e baixos em Canaã). Creio ser esta a razão maior desta advertência de Jesus: "Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Mat 24:13). No livro do Apocalipse, temos este incentivo ao anjo da igreja em Esmirna: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apo 2:10). Então, nós cristãos, temos estas advertências divinas à inconformação com este mundo de horror e à perseverança no Caminho da vida. Enfim, devemos a Deus, fidelidade e perseverança, sempre!

Isto diz a Bíblia: "Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:1-7). Amém.

Chorei ao ouvir novamente este antigo hino... Aleluia!
https://youtu.be/EpzCRAJyubE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Deus e família


Em minhas andanças, pregando aqui e ali, gosto de pensar no cuidado de Deus para comigo e minha família. Pois, fé e família, são valores que não se combinam apenas por iniciarem com a mesma letra do alfabeto. Porque vida em Deus e vida em família são bens essenciais; pois, fomos criados para servir a Deus e constituir a nossa família. Sou abençoado! Pois tenho ambas as coisas.

Na verdade, enquanto existir ser humano na terra, crença e família serão seus pilares indispensáveis. Infelizmente, muitos que tentam a todo custo, derrubar estes tão sagrados pilares. E há também os que corrompem a nobreza e finalidade dos mesmos sendo infiéis a Deus e ao cônjuge... Muitos que dizem amar a Deus vivem a contraria-lo; e dizendo amar a família vivem a maltrata-la.

Na Bíblia, lemos sobre recompensa de Deus aos que o temem e cuidam de seus familiares. Cuidar da família é tão importante que a Palavra de Deus solenemente adverte: "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua familia, negou a fé, e é pior do que o infiel." (1 Tim 5:8). Deus nos criou macho e fêmea, para que possamos constituir família e perpetuar a espécie.

A Bíblia assim ordena: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Colossenses 3:18-21). https://youtu.be/FoFbr6wYSrM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de outubro de 2023

Relógio de Deus


Hoje estive atendendo esta ordenança bíblica: "Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios." (Sal 122:6-7). Os ponteiros do relógio profético estão prestes a se unir, apontando para o céu. E os ataques contra o povo de Deus e seus valores se intensificarão cada vez mais. Oremos, irmãos!

Disse Jesus: "Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas" (Mat 25:6-7). Meus irmãos, conforme eu disse acima, a meia-noite profética está prestes a acontecer. Devemos estar atentos aos sinais! Pois eles se conjugam indicando que o tempo está se findando. Vem Senhor Jesus!

No cárcere de Filipos, "perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam" (Atos 16:25). Na continuação do relato, vemos que a ação de Deus foi repentina! Em meio ao espanto geral, a terra tremeu e as portas se abriram. As perseguições de hoje são ainda mais itensas e perversas do que no passado. Maranata! Jesus vem nos buscar!

Há textos bíblicos que podem ser alegóricos. Este pode ser um deles: "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." (Atos 16:25-26). https://youtu.be/cwOgDtyahVw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de outubro de 2023

Sigo louvando


Sei que tenho razões - e muitas, para louvar a Deus! Adhemar de Campos fala em mil razões (número que dá idéia de infinito). Tenho salvação, família, amigos, missão... Meu Jesus! Se não tivesses me olhado e me alcançado, o que seria de mim? Que benção é poder desfrutar teu amor e cuidado... Sou feliz! Porque sou amado e protegido pelo Deus eterno, através de Jesus.

São incontáveis as razões que temos, para louvarmos a Deus, pela graça de nascer e viver "com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). E se pensarmos em nossa origem pecaminosa, e o modo como Deus tratou com ela, logo veremos que a gratidão deve embasar todas as nossas palavras, ações e reações; pois, nosso Deus é bom o tempo todo!

Sim, temos razões para louvar! Mas, razões para queixas, não! Melhor dizendo, temos uma razão para queixa: os nossos pecados. Pois, a Bíblia diz: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lam 3:39). E se em nós houver desejo de queixa, devemos nos queixar de nossos pecados; e nos alegrar por Jesus, na cruz, os ter levado sobre si.

Devemos atentar para isto que nos diz a Bíblia: "que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." (Filipenses 1:9-11). Amém. https://youtu.be/yMfCErHZLow

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Escravos do mal


Fui levado a refletir sobre este texto: "Fostes comprados pelo mais elevado preço; não vos torneis escravos de homens!" (1 Co 7:23). Vivemos tempos de escravidão - antes explícita e neste nosso tempo, sutil e camuflada. Triste ver os que se deixam escravizar pelos barões da política, das drogas, do sexo... Senhor! Vemos vítimas descuidadas serem transformadas em escravas que sustentam o luxo e opulência de uns poucos. E este terrível processo sedutor que leva à escravidão é tão atraente que até servos de Deus (outrora consagrados) se fizeram escravos dos homens, defendendo o indefensável. Só mesmo Jesus pra nos valer!

O cristão precisa observar isto que disse Jesus: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas" (Mt 10:16).). Então, em nosso discernimento, precisamos unir a simplicidade da pomba com a prudência da serpente; pois, se assim não fizermos, de servos de Deus a escravos do pecado, é uma questão de como e quando. Os vícios e prazeres possuem luzes coloridas que atraem os incautos, assim como a infeliz mariposa é atraída, cega e morta, pelo brilho da luz que lhe destroi. Enfim... Ser escravo dos homens e ser escravo de Satã. Triste fim!

Disse Jesus: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai." (João 8:32-38). Jesus veio nos libertar do império das trevas e do domínio do mal.

No louvor congregacional, esta canção fez linda história:
https://youtu.be/vISYaPar3EE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

A vida mudada


Tempo agradável em Cabo Frio e eu a pensar... Moisés "Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, ...não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor" (Ex 34:29). Jacó saiu de Peniel com este testemunho: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva" (Gn 32:30). O encontro com Deus deixa marcas inesquecíveis!

Como não pensar nestas vidas: A mulher do fluxo de sangue, o cego de Jericó, o paralítico de Betesda, o endemoninhado gadareno... Pois, em todos estes, um encontro com Jesus mudou suas vidas, em antes e depois. Antes, miséria; depois, misericórdia. Antes, vergonha; depois, ventura. Eles são exemplo glorioso do que acontece na vida dos que têm um encontro com Jesus.

Enfim, penso em minha própria vida e família... Sei muito bem o que o Senhor tem feito por mim! E me rendo diante dele! Pois, sei das lutas que passei, "Perseguições e aflições tais... e o Senhor de todas me livrou" (2 Tm 3:11). Então, como Paulo, ouso dizer: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31). Glórias sejam dadas a Jesus!

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:35-37). https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Santa presença


Nesta madrugada, meu espírito foi movido a buscar a presença e direção do Deus eterno e "Pai celestial" (Mt 6:14) que enviou seu Filho Jesus "Emanuel Deus conosco" (Mt 1:23) para "para perdoar pecados" (Mt 9:6) e "salvar os pecadores" (1 Tm 1:15); o qual enviou seu Santo Espírito que para nos guiar "em toda a verdade" (Jo 16:13). O Deus criador de tudo que tanto nos ama! Na verdade, o cristão deve separar um momento do dia, para buscar a presença do Senhor. Porque o inimigo ataca sem parar!

Na oração, devemos orar ao "Pai nosso que está nos céus" (Mt 6:9) em nome de Jesus seu "amado Filho" (Mt 17:5) e pelo seu Santo Espírito que nos ajuda e "intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8:26). Ao orarmos, devemos saber o que e como pedir; pois a Bíblia adverte: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Devemos orar! São muitas as tentações (pornografia é uma delas) e provações (perseguição entre elas). E orar sempre!

Temos este texto da Bíblia que nos manda orar sem cessar: "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1 Tessalonicenses 5:15-22). Enfim... Devemos orar sempre!

Esta canção traz implícito o lugar seguro da oração:
https://youtu.be/IYrOwg2VpvE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Nascer de novo


Louvo a Deus, por não ter sido abortado. Pois, assim, eu pude nascer duas vezes: Da minha mãe e do meu pai, em 28/08/45; e da água e do Espírito em 26/10/64. Pela Bíblia, sei que "em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe" (Sal 51:5). Mas, ao nascer de novo, fui lavado no sangue de Jesus que "nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1:7). Que benção! Amém!

A vida humana, diferente dos animais, não é só física. Fomos criados a imagem de Deus que diz em sua Palavra: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1:26). Se fôssemos apenas seres carnais, seria normal vivermos para as coisas da carne. Porém, sendo criados seres espírituais, o normal será vivermos para a glória de Deus; pois, nos formou do barro.

Com o tempo, fomos esquecendo nossa origem... Que perigo! Pois este injustificável esquecimento pode pôr a perder tudo aquilo que Deus preparou para nós. Enfim, devemos como manter viva a lembrança de nossa origem, nos voltando para a Palavra de Deus e investindo em nosso novo nascimento. Pois, caso contrário, corremos o risco de nos perdermos... Que tragédia!

A Bíblia diz: "os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça" (Romanos 8:7-10). https://youtu.be/KDUsGua9wlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Ou bem ou mal


Por aqui, uma nova semana se inicia, com prenúncio do bem e do mal de cada dia, sem que possamos mudar o curso natural das coisas que se movem. Ou seja: Os fortes ventos continuarão a sibilar entre os bambuzais, as marés continuarão se movendo em seu fluxo e refluxo, os rios continuarão sua jornada sinuosa em direção ao mar... E a vida continuará seguindo seu curso, rumo ao seu destino. Portanto, entre os fatos e os sonhos, continuaremos nos movendo - entre bons e maus, entre a fé e a razão, sem que possamos com nossas forças e recursos, mudar o que não pode ser mudado; salvo, se Deus entrar com a providência.

Além do que vemos por aqui, num futuro distante dos olhos, algo novo nos espera. E se o que nos espera é bom ou mal, isto dependerá de nossas escolhas. Pois, somos responsáveis pelas escolhas que aqui fazemos. Então, no futuro, todos nós seremos surpreendidos pelos resultados de nossas escolhas. Diz o dito popular que "aqui se faz, aqui se paga"; e a Bíblia adverte ao dizer que "aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas, o que semeia para o Espírito do Espírito, colherá vida eterna" (Gal 6:7-8). Enfim... O nosso futuro dependerá de nós.

A Palavra de Deus diz que "se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gálatas 6:3-8). Então, sendo meu o direito de escolha, devo fazer as melhores escolhas.

A vida depende do saudável equilíbrio entre fé e razão:
https://youtu.be/CF-Bby0CIIg

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar