sábado, 30 de setembro de 2023

Deus o Criador


Prostrado perante o Senhor, só tenho razões para ser grato... Por ser membro do Corpo de Cristo, por ser parte da família de Deus, por ser coberto pela graça que me salva, por ser justificado pela fé que me foi dada, por ser lavado pelo sangue que me purifica de todo pecado.... Sim, sou grato ao Senhor que põe o pão de cada dia em minha mesa, saúde em meu corpo, alegria em meu coração, e paz em meu espírito. Meu Jesus! É evidente que o mundo segue rumo aos seus piores dias. Porém, para os que andam contigo - os perseverantes na fé, sempre haverá dias melhores. Então, sempre que prostro em oração, só vejo razões para agradecer!

Os mais otimistas poetas tem dito que a vida é bela... Concordo em parte, sou realista! Pois, os mais consagrados profetas tem dito que o mundo será envolto em chamas. E se alguém me perguntar, onde estão esses profetas? Eu responderei que eles estão na Bíblia! E quanto a beleza da vida, concordo apenas em parte. Poís, a vida só é bela, quando olhamos seu lado belo que Deus fez e que o ser humano não estragou... É pura verdade. Ainda bem que, a despeito do mal feito pelo diabo, podemos ver a côr das flores, o verde das matas, o borbulhar das nascentes... Pois Deus fez tudo belo! Enfim... Jesus veio desfazer as obras do diabo.

A Palavra de Deus assim nos adverte: "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." (1 João 3:7-10). Enfim, auele que vive em Jesus, ama o irmão, rejeita o pecado, e ama o pecador.

Que bênção e saber que Deus tudo restaura por Jesus:
https://youtu.be/WrhDX3um7KA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Perder e ganhar


Em uma de minhas recordações, me lembro do dia em que minha mãe me levou (eu ainda um pre-adolescente) a assistir um culto em uma igreja evangélica, sem imaginar que seria o meu futuro. Com o passar do tempo valorando o sentido do existir, entendi o valor da vida com Jesus. E, se Jesus valorizou minha vida dando a sua por ela; valorizei a minha vida a dando a Jesus.

Pensando na vida, chego a conclusão que a existência humana é um jogo de perde-ganha. Ou seja: Algumas coisas, devemos perder; para que outras, possamos ganhar... Exemplos: Perder prazer, para ganhar saúde; perder lazer, para ganhar trabalho; perder privacidade, para ganhar companhia... Pois, no jogo da vida, importa saber o que devemos perder e o que vamos ganhar.

Fico a pensar em Jesus... Nosso encontro com Cristo restitui o que perdemos após a Queda. Em Adão, perdemos o direito a vida plena (vem daí, as dores, as perdas, a morte). Mas, em Jesus, recuperamos o direito a vida eterna (dele vem a graça que nos salva, as bênçãos de cada dia, a paz que não se finda). Enfim, encontrar Jesus é reencontrar valores que o pecar nos fez perder.

A Palavra de Deus nos diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). E nós devemos entender que "conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." (1 João 3:16). Meu Senhor! https://youtu.be/E83aNjbWNbk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Raízes regadas


Semanas atrás, cortei um galho florido de uma das orquídeas aqui de casa, para enfeitar a mesa de nossa pequena sala. Alguns dias depois, o galho estava murcho e prestes a secar. Logo fiquei a pensar... Quão frágil é um galho, cuja vida se esvai, ao ser cortado de suas raízes. É natural que - na inevitável relação de causa e efeito, por mais viçosa e florida que seja uma planta, ela perde o seu viço e vigor ao ser separada de suas raízes. Então, isto me levou a pensar na vida. Seja ela vegetal ou animal, toda ela é nutrida por raízes que estão em sua base de sustentação. Portanto, assim como delicada orquídea, ou imponente sequoia, somos dependentes de nossas raízes. Elas são base!

Segundo as Escrituras sagradas, assim como recebemos Jesus, devemos andar nele "Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé" (Col 2:7). Infelizmente há os que, influenciados por conselhos de crentes sem raízes, vivem em busca de novidades e sendo seduzidos por vaidades do mundo, perdem suas raízes. Está escrito que aquele tem prazer na Palavra de Deus "será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Sal 1:3). É triste ver crentes imitadores de Esaú que trocou sua benção por lentilhas. Devemos nos manter sobre nossas raízes. Louvado seja Jesus!

Disse Jesus: "Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:2-7). Aleluia!

Procurando uma canção para concluir, encontrei esta:
https://youtu.be/v9A02H_qhXI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Minhas raízes


Creio em Deus que criou todas as coisas, visíveis e invisíveis; o qual se revelou em forma humana, através de seu santo Filho Jesus; o qual nos ama e deu sua vida em nosso resgate; o qual veio para refazer o que Adão, pelo pecado, havia desfeito. Pois, Jesus (o último Adão) na rude cruz, "se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Heb 9:26). Amém!

Creio na Palavra de Deus, a Verdade eterna; a qual se revelou em Jesus (a Palavra viva) e na Bíblia (a Palavra escrita). Pois Cristo Jesus, sendo o Verbo eterno "estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:2-3). Em Apocalipse ele tem sua"veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus" (Apoc 19:13).

Creio no Pai, o qual enviou seu Filho, o qual enviou seu Espírito: Pai, Filho, Espírito (os três são UM). Deus que disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra" (Gn 1:26). Amém! Eu creio na vida eterna! Louvado seja Deus!

A Bíblia diz que Jesus "é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Col 1:15-17). https://youtu.be/5CNBn42NrgY

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Santos valores


Existem valores que devemos guardar; os quais, a oração perseverante ajuda a sustentar. Entre eles, o amor do Pai, a graça do Filho e a unção do Espírito são os mais importantes. Pois, eles ajudam na preservação dos demais valores que temos; tais como: a fé, a paz, a família, boas amizades, bons costumes... E há outros valores (geralmente, periféricos) que não devemos dispensar.

Existem condições estabelecidas por Deus que ajudam na preservação de nossos valores. Dentre elas, devemos manter as mãos limpas e o coração puro. Pois "aquele que é limpo de mãos e puro de coração" (Sal 24:4) subirá ao monte de Deus. E devemos viver em "santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Heb 12:14). Pois, vida com Deus tem os seus deveres e privilégios. Amém.

Se queremos viver vida real com Deus, devemos pensar nisto que diz o salmo primeiro: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1:1-2). Pois, se assim vivermos, felizes seremos.

"sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:13-16). Amém.
https://youtu.be/bv-b20nUTYg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Em Jesus confio


A luz no horizonte anuncia a chegada do sol, que dentro em breve inundará esta parte do planeta, de luz e calor; enquanto eu, prostrado aos pés do Senhor, procuro permanecer no abrigo de Deus... Ele é o meu refúgio e fortaleza (Sl 91:1-2). Infelizmente, vejo tantos buscarem segurança nos homens, nos bens terrenos, nas religiões... Ó meu Jesus! Quão grande será a decepção deles.

A Palavra de Deus nos diz que "O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." (Sl 18:2). E se assim é, podemos então dizer como Davi: "O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem." (Sl 118:6). Obrigado Senhor, por teu amor!

Segundo as Escrituras, o amor de Deus por nós é maior que o amor de u'a mãe pelo filho que gerou (Is 49:15). Então, neste mundo, nem no outro, jamais encontraremos maior amor que o de Deus... Deus que nos amou tanto, que nos deu o seu único Filho. Jesus disse: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10:11). Enfim, na cruz, Jesus nos amou e salvou.

"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade." (Salmos 125:1-3). https://youtu.be/6zM1jyKUa3s

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de setembro de 2023

Assim devo ser


Neste novo dia que está pra nascer, agradeço a Deus: Pela noite bem dormida e pelo despertar com saúde (Sl 3:5) pela mente renovada (Rm 12:2) pelas mãos limpas, coração puro (Sl 24:4) e pés iluminados pela Palavra de Deus (Sl 119:105); pela paz que vem pela justificação (Rm 5:1), pela salvação pela graça (Ef 2:8), pela cura pela oração da fé (Tg 5:15). Pois, "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1:17). E "Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação." (2 Co 5:18). Assim vivo!

Em meu viver, nunca sei como será o amanhã... Na verdade, nem sei se verei o raiar do novo dia. Porém, tenho certeza que os dias que eu viver serão abençoados com a presença de Jesus! Pois Jesus mesmo disse: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28:20). Então, não devo me preocupar com o dia seguinte, pois Jesus disse que "o dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mt 6:34). Enfim, a Palavra de Deus diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Fl 4:6). E eu creio na exatidão da Palavra!

A Bíblia diz: "E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade." (Filipenses 4:7-10). E eu digo: Amém!

Esta canção ajuda a dosar emoção e conter inquietação:
https://youtu.be/w4vFs9BPAyc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de setembro de 2023

Adorar e louvar


Estou a pensar... Tendo chegado à idade que cheguei, devo eterna gratidão ao Senhor. Pois, tenho consciência que o Senhor preparou um lugar terreno, para o meu viver terreno; e um lugar eterno, para meu viver eterno... Obrigado Jesus! Sei que fomos criados para a glória de Deus. Foi o que ele mesmo disse sobre nós: "os criei para minha própria glória e alegria." (Isa 43:7). Amém.

Em meu viver, tenho consciência que devo adorar somente a Deus. Pois, na Bíblia "Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto" (Luc 4:8). E quanto ao louvor a Deus, devo te-lo sempre no coração e nos lábios. Pois, em sua Palavra, assim está escrito: "Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades" (Sal 103:3). Glória a Deus!

Fico a pensar... É tão comum, vermos cristãos preferirem a alegria pessoal, em detrimento da alegria do Senhor, sob a alegação de que querem ser felizes (como se a felicidade viesse da busca por satisfação pecaminosa). Não consigo deixar de pensar que aos que escolhem viver fora da Palavra desdenhando a santidade bíblica, a fatura será dolorosa; pois, esta pesada fatura, um dia chegará.

Na leitura das Escrituras em praça pública, Neemias e Esdras assim encorajaram o povo de Deus: "Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:10). Glória ao Senhor! https://youtu.be/GNPtJK4hoNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Amor e justiça


Meu Senhor! Orar e pensar o teu amor é um perfeito conjunto... Eu não saberia como conceituar! Penso que se a justiça é teu modus operandi, o amor é teu modus vivendi. Então, só se pratica verdadeira justiça quando se vive o verdadeiro amor. E teu é o amor verdadeiro! Dele, deriva a justiça e a verdade. Tua Palavra diz que "A justiça e o direito são as bases de teu trono; amor e fidelidade precedem a tua passagem." (Salmo 89:14). Enfim, justiça e direito sustentam teu trono, amor e fidelidade motivam o teu agir. A mais perfeita conjugação. Louvado seja Deus!

Na verdade, é no amor de Deus que "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." (Salmo 85:10). Então, ninguém será perfeito em misericórdia e verdade, nem promotor de justiça e paz, se não é perfeito em amor. Pois, amor perfeito é o amor de Deus! É por isto que disse Jesus: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35). Amém. Glória a Jesus!

Meu Senhor, a tua Palavra de Deus declara que "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá" (1 Coríntios 13:4-8). Meu Jesus! Creio ser esta razão de ser, do verdadeiro cristão.

Esta é uma das mais lindas canções que eu conheço:
https://youtu.be/LuALbwcdJBo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A agenda 2030


Meus irmãos, até 2019, vivíamos uma realidade. Mas hoje, o que muitos chamam de novo normal, eu chamo de nova realidade. Desde a Queda no Éden, a anormalidade prevalece no mundo... Guerras, traições, miséria, pecado. E nesta nova realidade, as máscaras cairam. Até o diabo - que antes se apresentava com rosto e olhar sedutor, hoje se apresenta em sua forma original.

Se no mar vermelho, o cajado de Moisés se tornou divisor de águas, entre escolhidos e rejeitados; no Gólgota, a cruz de Cristo se tornou divisor de águas, entre salvos e perdidos. Pois, se no Sinai, "a lei foi dada por meio de Moisés"; no Calvário, "graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). Parece difícil entender; e não é! Ocorre que muitos se fazem de desentendidos... Pena.

Nesta nova realidade, o 666 se expande na terra, preparando o mundo para o governo global. A boca do mundo declara que o ano será 2030. Porém, antes que isto venha a acontecer, haverá uma saída para o povo do Senhor... Se aproxima o Arrebatamento! Pois, a boca de Deus assim já falou. Enfim, temos dois grupos de cristãos: Os que têm e os que não têm o azeite. Esta decisão é nossa.

A Bíblia diz que Jesus "na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." (Hebreus 9:26-28). https://youtu.be/Zk_YP8g8DPg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Na casa do Pai


Há ocasiões que nos aproximamos de Deus, sem saber o que dizer... Hoje mesmo aconteceu comigo. Então, senti que ele me fez lembrar a canção "Casa do Pai" (postarei seu vídeo no comentário)... Que segurança eu senti! Não há um dia que seu amor não seja aplicado; até mesmo quando executa atos de justiça... Que amor tão grande este! Seria tão bom se os descrentes, e os crentes desviados, e até cristãos desanimados, dessem um reset em sua vida e reiniciassem do marco zero... Pois, na vida de todos nós, há tantas coisas a serem revistas e até descartadas.

Assim ordenou o Senhor Jesus ao anjo (pastor) da igreja de Éfeso: "Tenho, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apo 2:4-5). Penso que todos nós que servimos a Deus - em algum momento, nos sentimos tão fracos e cansados... São sentimentos comuns. Porém, este Deus que tanto nos ama, até ao ponto de enviar seu único filho por nós, está sempre pronto a nos abraçar e revigorar.

Disse o Senhor ao anjo da igreja de Pérgamo: "Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti... Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca." (Apocalipse 2:12-14,16). Enfim, na vida do crente, sempre existe algo a ser corrigido.

Esta é a canção à qual me referi na mensagem... Linda!
https://youtu.be/urBoWmpbU1k

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Fomos avisados


Pai, preciso manter aquecido o meu lugar de oração, para que o meu coração esteja sempre aquecido... Oração é como um manto que nos aquece em dias frios. Pois nós (o teu povo) precisamos de ti, para sabermos lidar com estes dias tão perigosos, de provação que está a tentar os moradores do mundo. Pois, fora de tua presença, não há lugar seguro na terra... Maranata!

Pai, precisamos estar guardados em ti. Pois, a besta-fera, o anticristo e o falso profeta, estão no mundo enganando há muitos, nutrindo os perversos e corrompendo - até alguns cristãos, mal intencionados e desprecavidos... Avisados, todos nós estamos. Jesus nos advertiu acerca do engano (Mat 24:4) e nos encorajou a perseverar até o fim (Mat 24:13) de olho na Promessa!

Pai, o que nos vale é que Jesus veio nos "salvar" (Luc 19:10) levando sobre si "nossas dores" (Is 53:4) morrendo por "nossos pecados" (1 Co 15:3)... Ele veio para "desfazer as obras do diabo" (1 João 3:8). Enfim, Jesus veio ao mundo para nos lavar dos pecados, libertar do engano e livrar do inferno. Porém, a maioria não quer ser salva; porque preferem viver nos seus pecados.

A Palavra de Deus nos diz que "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna" (1 Timóteo 1:15-16). É crer em Jesus: https://youtu.be/7NCn3w_FHe4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

A pura Verdade


Hoje estive orando e buscando respostas... E onde as encontrar, puras e verdadeiras, como elas devem ser? Então, devo busca-las na Bíblia! Pois, fora dela, jamais as encontraremos. Assim, se tenho a Palavra de Deus, não preciso de nenhuma outra fonfe! Na verdade, as demais fontes de informação - sejam elas religiosas ou seculares, sempre que forem consultadas, elas devem ser examinadas sob a ótica da Palavra de Deus. Pois, sem o crivo das Escrituras sagradas, a chance de sermos enganados é altíssima ... Assim eu penso e assim creio.

Ontém, preguei sobre fé... Me refiro à fé bíblica, a única capaz de nos oferecer margem de segurança. Infelizmente, muitos são os que têm sido enganados, ao depositarem confiança cega em escritos apócrifos e profanos. Buscar a verdade é como iir em busca de boa comida. Ou seja: Como as aparências geralmente enganam, precisamos nos pautar em fonte informativa segura e credível. A Bíblia é o parâmetro e Jesus, a Porta de acesso. Enfim, quando os que informam são contra jesus e contra a Bíblia, nada de bom encontraremos neles.

Assim falou Jesus: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32). Ao interrogar Jesus, "Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus" (João 18:38). Jesus, ao se apresentar aos discípulos, declarou: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Sim, Pilatos até quis conhecer a verdade e a teve diante de si; mas teve medo de a ouvir. Muitos vivem deste modo: buscam a verdade; porém, aliançados com a mentira. Só mesmo Jesus pode libertar do engano.

Só pelo Sangue de Jesus, podemos viver na Verdade:
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de setembro de 2023

O Verbo divino


Há na Bíblia, evidências sobre a eternidade de Jesus. Falando aos judeus, disse Jesus: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se" (João 8:56). "Em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou" (João 8:58). E nela, ele é chamado de "Pai da Eternidade" (Isaías 9:6). E nela, atributos exclusivos da divindade são atribuídos ao Senhor Jesus. Glória a Deus!

Há na Bíblia, evidências sobre a superioridade de Jesus. Ao citar Jonas, disse Jesus: "eis que está aqui quem é maior do que Jonas." (Mat 12:41). E sobre Salomão, ele disse: "E eis que está aqui quem é maior do que Salomão." (Mat 12:42). E quanto aos anjos, a Bíblia diz: "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." (Heb 1:4-6). Maranata!

Há na Bíblia, evidências sobre a divindade de Jesus. Ela diz que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Jo 1:1-2). Nela, Jesus é adorado por anjos e homens. Filipe pediu: "Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta." (Jo 14:8) e Jesus respondeu: "Quem me vê a mim vê o Pai." (Jo 14:9). Enfim, Jesus é "Emanuel, Que traduzido é: "Deus conosco" (Mat 1:23).

Sobre Jesus, a Bíblia diz que seu nome é: "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto." (Isaías 9:6-7). Amém. https://youtu.be/dw5a65AOgTw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de setembro de 2023

Paz verdadeira


Neste tempo, tanto ouvimos falar de paz... E nos perguntamos: Por onde anda a paz que tanto falam? Então, me volto para a Palavra de Deus que assim nos diz: "quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo algum aescaparão" (1 Tes 5:3). Porém, o povo de Deus tem esta declaração de Jesus em seu favor: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:26-27). E esta - bem diferente da paz que este mundo oferece, é a paz de Deus, perfeita e verdadeira.

Que benção, poder desfrutar da paz do Senhor e poder dizer como o salmista: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Salmo 4:8). Que existem lutas na vida, até o novo convertido sabe; e estas lutas trazem a todos nós, pequenas e grandes aflições. Todavia, não devemos esmorecer; porquanto, nós que "andamos por fé e não por vista" (2 Cor 5:7) temos esta promessa do Senhor Jesus: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Enfim, em Jesus, temos vida segura e perfeita paz.

Em tempos difíceis (como estes que vivemos) devemos ser perseverantes! E atentos à Palavra de Deus. Como esta que é dirigida aos cristãos de todos os tempos: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:3-7). Amém Senhor Jesus! Paz verdadeira, só em ti!

O cristão precisa perseverar e resistir, até a vitória final:
https://youtu.be/u-zHBWjy-aw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Breve vem o dia


Senti desejo de parafrasear este dito de Amós: "Eu não sou profeta, nem filho de profeta" (Amós 7:14). Pois, mesmo não sendo eu profeta, nem filho de profeta (como Amós) ouso dizer que está perto o dia em que o Senhor Deus fará "que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro." (Amós 8:9). Então, nesse dia, se verá a diferença entre o santo e o profano.

Na Palavra de Deus, vemos muitos ais. Este é um deles: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18:7). E também este aqui: "Ai dos que decretam leis injustas ...Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo" (Isaías 10:1-3). Amém.

Ando cansado de tanto ver gente maldosa usar leis como pretexto, para prender inocentes e libertar criminosos. Porém, eu sei que até que venha a justiça eterna, a maldade praticada por perversos seguirá seu curso levando junto seus cruéis mentores, até a beira do eterno abismo onde serão lançados. Enfim, até que esse dia chegue, muitas orações serão ouvidas e muita dor será sentida.

Deus falou: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!" (Isaías 5:20-23).
https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Hoje é meu dia


Ontem já noite, chegamos em Petrópolis; e agora mesmo, me levantei do lugar de oração sendo marcado pela canção que diz: "Senhor eis-me aqui, eu quero trabalhar; Senhor envia-me, o teu nome anunciar. Mas sem a tua ajuda eu não posso ir; porém, se tu quiseres, Senhor eis-me aqui"... Que bem eu senti! Esta antiga canção tem sido por mim cantada; desde que a ouvi pela primeira vez. Pois sua mensagem é como lasca de lenha que ajuda a manter acesa, a chama que trago em meu peito; desde que fui alcançado pelo Senhor e chamado para a sua obra. Amém Jesus!

Segundo o meu entender, a nossa vida se processa no "hoje". Por alguns textos da Bíblia; e estes são dois deles: 1) "Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Heb 3:15); 2) "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mat 6:34). Então, eu preciso - HOJE - dar ouvidos à voz de Deus; pois, o dia de amanhã é incerto. Além do mais, Jesus deixa bem claro que devo viver ocupado com o meu HOJE; pois, o amanhã (se houver) será outro dia... HOJE é o meu dia e meu dever.

Assim a Bíblia diz: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. ...Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." (Hebreus 3:7-14). Hoje.. E sempre!

Esta é uma canção que me inspira, a qual acima eu citei:
https://youtu.be/dF6WZdQ5uwE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Dever de gratidão


Em alta madrugada, eu olho para o céu e agradeço ao Senhor, pelo tempo nublado e pelo céu estrelado, pelos bons dias e pelos dias maus... Oh meu Deus! Convivendo em bom ou mau tempo, sempre encontro razão para pensar na bondade do Senhor. Pois, se houver em meu espírito, razões para agradecer e adorar; então, não haverá razão para lamento e queixumes. Amém Jesus!

Sempre acreditei na perene validade existente nos votos matrimoniais. Ou seja: O amor, a lealdade e o companheirismo, na felicidade ou na desventura, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na enfermidade. Enfim, os votos nupciais que são presença obrigatória na relação entre os cônjuges; devem também se aplicar à nossa relação com Deus; pois são os dois mais importantes relacionamentos.

Na verdade, ser grato ao Senhor deve ser uma pauta atual, que deve ser por nós fielmente cumprida, em o todo tempo de nossa existência; qualquer que seja as circunstâncias do nosso viver. Sei que, com a queda adâmica nos tornamos refens do pecado capital e propensos ao pecado venial. Porém, Cristo veio nos buscar, salvar, e nos tirar do "vale da sombra da morte" (Salmo 23:4). Que benção!

A Bíblia nos manda perdoarmos e suportarmos "uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." (Col 3:13-15). https://youtu.be/_iGtSUCfsVg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de setembro de 2023

O meu novo viver


Na Bíblia, vemos o Deus que diz "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21:5) nos encorajar a que "andemos nós também em novidade de vida." (Rm 6:4). Porém, isto só é possível se nascermos de novo em Cristo. Pois o próprio Jesus disse que "aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). Há crentes que vivem a suspirar dizendo: "Ah... como eu gostaria de viver uma vida diferente desta que vivo." A estes, a Bíblia ordena: "quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente" (Ef 4:22-23).

Na verdade, a vida nova almejada por tantos (descrentes e crentes mal informados) para ser vivida em plenitude, precisa estar aliançada com Deus e alinhada com sua Palavra. E para chegarmos a este nível de vida, devemos praticar esta trilogia do sucesso: não andar "segundo o conselho dos ímpios", nem se deter "no caminho dos pecadores", nem buscar assento "na roda dos escarnecedores" (Sal 1:1). Porém, isto só será possível aos que se revestirem "do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Ef 4:24). Enfim, vida nova é aquela que respira e transpira a santidade bíblica. Amém Jesus.

Temos o testemunho da Palavra de Deus a nos dizer que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." (2 Coríntios 5:17-20). Amém Senhor Jesus!

Se vivermos segundo a Palavra, viveremos algo novo:
https://youtu.be/jl3c5-U_fnw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Devo pensar bem


Enquanto aqui vivermos, só podemos tocar o céu pelo pensamento. Daí, a necessidade de pensarmos "nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3:2). E não basta pensar nas coisas do céu. Se vivemos em Cristo, devemos buscar "as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Cl 3:1); porque precisamos abastecer nossa mente com tudo aquilo que é de Deus.

No mundo, cresce o número de cristãos que passam a maior parte de seu tempo pensando nas coisas da terra. Naturalmente, não é errado pensar nas coisas terrenas; tais como: Compromisso social e famíliar, atividades lícitas do dia-a-dia, etc. Mas, se relegarmos coisas de Deus ao esquecimento; ou então, as descartarmos completamente; certamente que elas vão nos fazer muita falta no final da vida.

Enfim, um outro perigoso erro cometido pelos que pensam, sobretudo, nas coisas terrenas; é cultivar pensamentos depressivos, pessimistas, e hipocondríacos. Quando a mente pensa errado, ela agrava a saúde, diminue a qualidade de vida e enfraquece a fé. Pois, o pensar e falar doentio, pode destruir os bons sonhos, enfraquecer os laços de família e pôr em risco a segurança cristã e psicológica.

A Bíblia diz: "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:7-8). https://youtu.be/E9KRM49WWRA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de setembro de 2023

Estar em oração


Já estive orando, pois, daqui há pouco estarei ministrando a Palavra... Palavra de Deus que jamais volta vazia e promessas que nunca falham! Em tempos de paz, devemos orar para mante-la em nós; em tempos de guerra, devemos orar pra lutar e vencer. Ou seja: Na luta ou na paz, devemos orar, sempre! Porque, na vida do cristão, oração é como antiga panaceia (remédio para qualquer doença ou enfermidade) sem efeitos colaterais indesejáveis. Pois, a mesma oração, feita com fé e em nome de Jesus, é remédio para dor, solução para problema, e descanso para o cansado.

Quando o crente ora, soluções aparecem e milagres acontecem... Orar só faz bem! Pois é como remédio sem contrandicação. E eu pergunto: Por que tantos cristãos oram tão pouco (alguns nem oram mais)? E também respondo: Ou eles cansaram de lutar; ou enfraqueceram na fé; ou então, simplesmente desistiram de perseverar em oração. Enfim, a Bíblia nos traz esta tríplice ordenança: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." (Romanos 12:12). Porquanto, alegria, paciência e oração estão entre os mais importantes valores na vida do cristão.

A Palavra de Deus assim nos ordena: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." (Colossenses 4:2-6). Enfim, para sabermos como lidar com as lutas da vida, devemos sempre orar.

Prostrados, devemos orar e chorar que a vitória vem:
https://youtu.be/307vg3JuUPI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de setembro de 2023

As nossas opções


Irmãos, todos nós que andamos por este mundo, sob o manto do temor de Deus, precisamos pensar no quanto dependemos de Jesus. Pois, com a Queda ocorrida no Édem, a vida humana - além da ordem de despejo, se tornou contaminada, cativa do pecado e dependente de suas escolhas. Então, o paraiso recebido de Deus por herança, se transformou num vale de lágrimas e dor.

Na verdade, Deus nos criou para vivermos eternamente; e o pecado nos tirou este direito. Então, a vida que seria paradisíaca, se tornou inferno em vida, terminando em desventura eterna. Porque, "como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom 5:12). Meu Salvador Jesus!

Enfim, Deus que tanto nos amou, enviou o Seu Filho Jesus. "E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:2). Então, ficamos com estas duas opões: Ou ficar dependentes dos humores de Satã; ou ficar dependentes dos favores de Jesus. Como eu tenho direito de escolha, escolhi ser dependente de Jesus. Amém.

Assim está escrito: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia" (Salmos 37:3-6). https://youtu.be/rJPQWxga6kw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Uma ruím atitude


Estou a pensar... Parece ser tão fácil apontar os pecados alheios. Há quem acuse os pecados de Adão e Eva, de sansão, de Davi, de Pedro... Isto não é bom. A Bíblia diz que "Não há um justo, nem um sequer" (Rom 3:10); pois, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus," (Rom 3:23). E o próprio Jesus, ao ser confrontado com o pecado da mulher pega em adultério, de imediato respondeu aos seus inquisitores: "Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra" (João 8:7). E hoje, diferentemente dos que Jesus interpelou, muitos insistem em querer apedrejar seus iguais.

Enfim, chego a seguinte conclusão: A tendência humana - tanto para cultivar seus próprios pecados, como a criticar pecados alheios, não respeita limites. Ou seja: Se Jesus não se tivesse humanizado, para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10) o ser humano já teria sido extinto. Pois, por menos pecados que hoje, Deus condenou a geração de Noé com um dilúvio global. E Noé só escapou por achar "graça aos olhos do Senhor" (Gên 6:8); e por ser "varão justo e reto em suas gerações" (Gên 6:9). E nós, como escaparemos, "se não atentarmos para uma tão grande salvação" (Heb 2:3) oferecida por Jesus?

A Palavra de Deus revela "a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." (Romanos 3:22-26). Jesus é a nossa justiça!

Como recomenda a canção, pensemos nas coisas de cima:
https://youtu.be/LWAmVsahMtM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Visões distorcidas


O capítulo 6 aos romanos, ensina o que não dizer: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rom 6:1-2). Este é um texto, tão claro como água cristalina; o qual, com esta indagação - "Que diremos, pois?", e esta exclamação - "De modo nenhum!", não deixa qualquer duvida, quando ao que o cristão não deve dizer.

Este outro texto, deste mesmo capítulo explica o porque: "Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. (Rom 6:5-6). Diante da clareza deste texto, não devemos defender visões contradizentes, temerárias e distorcidas.

O capítulo em análise tem este desfecho: "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rom 6:22-23). Enfim, a defesa apostólica da doutrina da santidade bíblica é vista em todo este capítulo, nos desafiando a viver e andar "em novidade de vida" (Rom 6:4).

Este texto do salmo 24, soa como introdução ao capítulo aos romanos: "Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó." (Salmo 24:3-6). Amém Jesus!
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Temor e adoração


Já orei e agora estou a pensar... Temor e adoração são sentimentos nobres que devem andar sempre de mãos dadas. Foi com eles que Noé foi, por Deus, chamado a construir a arca antes do dilúvio. E neles envolto, Abrão foi desafiado a deixar sua terra e parentela, para seguir no rumo da terra da promessa. E também Moisés, por eles tomado, foi surpreendido no monte de Deus, pela sarça ardente e pelo divino chamado, para ser o libertador de Israel. Pois, temor e adoração sempre marcaram a vida dos que Deus levantou; os quais, mesmo sob cruéis ameaças e dolorosas provações, venceram o mundo de seu tempo.

Na verdade, temor e adoração devem ser traços dominantes, na vida daquele que se dispõe a servir a Deus. Marcado por temor e adoração, José resistiu na casa de Potifar, serviu a Deus na prisão, governou o Egito e deu pão ao mundo de seu tempo. E marcado por temor e adoração, Daniel serviu ao Senhor em impérios hostís; e neles, quando ameaçado, manteve sua vida de oração sempre atuante convivendo com terríveis feras e perversos homens, a vida inteira, sem que sofresse dano algum. Temor e adoração são valores inegociaveis! E todos aqueles que os adquirem, são admirados no céu e temidos no inferno.

Escrevendo ao povo de Deus, sobre os antigos heróis da fé, o escritor da epístola aos hebreus assim concluiu: "E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos" (Hebreus 11:32-34). Enfim, temor e adoração marcaram presença naqueles heróis da Bíblia.

Vejo temor e adoração como imperativos da vida cristã:
https://youtu.be/bf3_W2iSKPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Confissão bíblica


As confissões bíblicas se resumem em duas mais importantes: Confissão de pecados e confissão de fé. Na Bíblia, lemos sobre a confissão de pecados dos judeus A Bíblia relata que muitos, de Jerusalém e Judeia, "iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados" (Mc 1:5); e a confissão de pecados do crente: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1:9). Amém.

A confissão de fé pode ser resumida em dois tipos: a que está detalhada no credo apostólico e a confissão de fé no nome de Jesus. A do credo apostólico reune um conjunto de valores cristãos que devem ser cridos e confessados. E a do nome de Jesus traz implícito o recurso da graça nele revelada. E sobre ela, assim está escrito: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." (Rm 10:9). Jesus é o Senhor!

O nome Jesus carrega poder e autoridade, no céu e na terra. Jesus mesmo declara: "É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mt 28:18). E isto faz de Jesus, o único com direito legal e eterno de fazer esta declaração: "todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus." (Mt 10:32-33). Enfim, confessemos o nome de Jesus.

A Bíblia diz que Jesus "aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor" (Filipenses 2:7-11). https://youtu.be/knwlfVKa7bo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

As visões de Deus


Falando sobre visão de Deus, na Bíblia, temos este testemunho de Isaías: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo." (Is 6:1). Temos também este testemunho de Ezequiel: "E aconteceu, no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que, estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus." (Ez 1:1). Segundo seu testemunho, foram visões tão claras e precisas que eles tiveram o cuidado de as preservar, registrando - até mesmo, o dia, mês e ano.

Estou convencido que a visão de Deus - seja ela evidente (como as citadas acima) ou envolta em sombras, como a que teve Moisés (Êx 33:23); ela pode transformar para sempre a vida de alguém por ela afetado. Trazendo para este contexto, compartilho a palavra de Jesus a Tomé: "Bem-aventurados os que não viram, e creram!" (Jo 20:29). Ou seja: Em nosso viver em Cristo, a fé deve ser "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem." (Heb 11:1). É muito bom saber que Deus se revela por meio de Jesus. Devemos crer para ver!

Assim falou Jesus: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tuque eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo,não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai e o Pai em mim" (João 14:7-11). Amém Jesus!

Esta música sempre me edificou... Louvado seja Deus!
https://youtu.be/8LMg9i8fCD4
Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de setembro de 2023

Estas três coisas


Em nossa vida cristã, existem três coisas (dentre muitas outras) que precisamos fazer. Paulo fala sobre uma delas dizendo: "uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fil 3:13-14). Sei que não é fácil; porém, é possível!

Outra, das três coisas, é que devemos perdoar. Pois Jesus nos adverte: "se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mat 6:15). E a Bíblia assim nos ensina: "perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós" (Col 3:13-14). Amém Jesus!

Entre as três coisas que um cristão não deve deixar de fazer, esta que Jesus nos propõe é fundamento para todas as outras: Jesus "dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9:23). Em uma relação de causa e efeito, viver eternamente no céu é efeito e tomar a cruz e seguir Jesus é causa. Glória a Jesus!

Na Bíblia, temos esta declaração de Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco." (João 14:23-25).  https://youtu.be/WVPl_FX2ZiE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 2 de setembro de 2023

Oração bem feita


Sempre que eu oro, devo ter em mente duas coisas: 1) Deus nem sempre responde conforme pedimos (Assim orou Jesus ao Pai: "que não seja feita a minha e sim a tua vontade" (Lc 22:42). 2) Na maioria das vezes a resposta de Deus parece ser demorada (a Bíblia diz que ele "não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia" (2 Pd 3:9). Deus sempre sabe o que faz. Louvado seja Deus! Aleluia!

Sempre que eu oro, preciso incluir na oração, estas três atitudes: 1) Adoração (está escrito: "Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade" (Sl 96:9). 2) Contrição (está escrito que Deus não desprezará "um coração quebrantado e contrito" (Sl 51:17). 3) Fé (está escrito que "aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6). Que benção! Glória a Deus!

Sempre que eu oro, busco faze-lo em meu lugar de oração. Porém, não existe lugar especial para orar; e sim, tempo oportuno para orar. Paulo orou em um navio em perigo (At 27:3); Jonas orou no ventre do peixe (Jn 2:1) Daniel orou em seu quarto (Dn 6:10). Jesus orou no jardim (Mc 14:32). Enfim, quem ora deve saber que o valor da oração não está no lugar em que é feita; e sim, no espírito com que ela é feita.

Na Bíblia, temos este relato dos discípulos buscando lugar para orar: "no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração... E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores" (Atos 16:13,16). Enfim, aquele demônio foi expulso! https://youtu.be/smqG3ulTVlo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

A fé que vem e vai


Ontem, Maria Célia & eu estivemos visitando alguns irmãos... Meu Senhor! A visitação traz em seu bojo, as lembranças guardadas e experiências compartilhadas. No culto, o Senhor me levou a pregar sobre a indispensável proclamação da Palavra da fé. E a fé bíblica se move em via de mão dupla: Ela VEM pelo ouvir da Palavra de Deus; e ela VAI pelo falar desta mesma Palavra de Deus.

Explicando melhor o parágrafo acima, a Bíblia diz que a fé vem "pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rom 10:17). E que a fé vai pela "palavra da fé, que pregamos" (Rom 10:8). Para que isto ocorra, a palavra deve estar "junto de ti, na tua boca e no teu coração" (Rom 10:8). Segundo este texto: "com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão" (Rom 10:10). Que benção!

Enfim, está escrito que "Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" (Rom 4:3). Este texto é tão importante que a Bíblia, tanto no antigo como no novo testamento, o replica algumas vezes. Está escrito que Abraão "em esperança, creu contra a esperança", "não enfraquecendo na fé", e que "não duvidou da promessa de Deus por incredulidade" (Rom 4:18-20). Meu Senhor Jesus!

Eis o questionamento Bíblico: "recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?" (Gálatas 3:2-5).
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar